Olá alegres e felizes!
Mais uma matéria da nossa parceira.
Grande parte das lembranças de uma infância feliz são as festas. Receber os amigos para uma tarde animada, com diversos jogos e recreação, em um ambiente decorado com seu tema preferido do momento, com certeza, são imagens que ficam gravadas na memória.
Engana-se, porém, quem pensa que para criar momentos memoráveis é necessário que haja um gasto grande, o aluguel de um buffet caro ou uma decoração toda exclusiva, que depois não será mais utilizada e será desperdiçada.
O mais importante, para a criança que será celebrada, é ter uma recordação feliz e animada, sem que haja a menor importância se a comemoração foi realizada em um buffet alugado ou no quintal grande da casa de um parente, onde foi possível brincar e se divertir.
Assim, com esse texto, pretendemos trazer algumas dicas para você focar no que realmente interessa, sem maiores gastos, nem estresse, criando um dia feliz para a criança que você quer comemorar e para você também!
Chegou o momento de montar a festa
A primeira coisa que você deve fazer é tentar entender as expectativas que você tem e que seu filho tem para realização da comemoração. O que é imprescindível para você pode ter pouca importância para o aniversariante, por isso, é bom alinhar tudo desde o início.
Outro ponto muito importante é entender qual a decoração que seu filho gostaria no momento, de acordo com os interesses que ele demonstra e o tipo de brincadeiras que está se engajando nessa fase.
Cuidado: evite perguntar para seu filho de forma abrangente qual decoração ou estilo de festa ele gostaria, especialmente se ainda for muito novo. Você pode se deparar com respostas como “quero 15 cachorros presentes” e isso será inviável para realizar.
Uma ótima alternativa é sondar preferências entre duas ou três opções, limitando-as entre as que estão dentro de suas possibilidades, para evitar criar expectativas na criança, bem como frustrações para você.
Conheça os tipos de decoração
Entre as possibilidades existentes para realizar uma festa infantil temática, está o pacote em buffet, que costuma ser a opção mais custosa. Alguns locais oferecem a locação do espaço, cardápio e locação de decoração, fazendo um pacote completo.
Se está dentro do seu orçamento e correr atrás de cada detalhe para buscar melhores valores não for importante, o buffet será a opção mais prática, porém o valor poderá ser de 5 a 10 vezes maior se você optar por decoração, alimentação e recreação do local.
Pondere entre suas possibilidades e o que está disposto a pagar. Uma alternativa que pode sair mais vantajosa é apenas a locação do espaço, com decoração e alimentação por fora, garantindo que você possa buscar opções mais baratas em cenografia para eventos.
Isso também vale quando as opções oferecidas pelo local não forem saudáveis, como frituras e alimentos ultraprocessados. Nesse caso, pode ser interessante providenciar a alimentação em um local próprio, com salgados assados e opções mais naturais.
Outra alternativa para realização da festa são jardins e áreas abertas, sendo comum a utilização de parques para essa finalidade. Se essa for sua escolha, apenas garanta que não haja necessidade de agendamento ou obtenção de autorização.
Pode ser interessante, para garantir que apenas os convidados estejam presentes, a instalação de faixa refletiva, que delimite a área da festa e facilite para pessoas que não foram convidadas não invadam o espaço sem querer.
Para realizar a festa temática nesse tipo de espaço, é importante providenciar uma mesa para que a decoração possa ser arrumada e outra para que sejam colocados os alimentos e bebidas, garantindo que haja espaço para tudo e que fique fácil para que os convidados consumam.
Por fim, uma das melhores opções para quem pretende economizar e ainda assim fazer uma comemoração memorável é buscar salão de festas de seu prédio ou quintal da própria casa, podendo fazer a decoração da forma que mais agradar aos pais e ao aniversariante.
Vale a pena ter em mente que haverá um trabalho a mais na montagem da comemoração, portanto, tente obter ajuda entre amigos e parentes que se ofereçam para dar uma mão, bem como tente encomendar o máximo de coisas.
Pode ser interessante encarregar alguém de colocar e tirar os salgados do forno, caso sejam comprados congelados, para garantir que essa responsabilidade não recaia apenas sobre um dos pais, que aproveitará menos a festa.
Outra opção é oferecer balde de pipoca para cada convidado, este que possa ser enchido a cada vez que sair uma nova leva desse petisco tão festivo.
Mas como decorar?
Hoje em dia, existem inúmeras empresas que alugam peças, como mesas e painéis, bem como outras que realizam impressão de artigos para festa em papelão, garantindo que apenas seja realizada a montagem de acordo com as instruções enviadas.
Isso faz com que haja menos desperdício, especialmente evitando imagens em isopor, que é um material nocivo ao meio ambiente e que depois dificilmente será reaproveitado. Pode ser interessante, para painéis, substituir por impressão em madeira.
Para ter ideias para decoração, pesquise inúmeras referências e tente entender que materiais já estão presentes em casa para poder facilitar no momento de realizar a decoração.
Se o tema escolhido for algo que seu filho já tem brinquedos e esculturas, estas podem fazer figuração na mesa do bolo, garantindo que os objetos que já são queridos pela criança estejam presentes também nesse momento.
Outro ponto importante e que faz toda a diferença quando falamos de decoração personalizada e feita em casa é engajar a criança em algumas atividades que sejam divertidas, como encher balões ou montar placas de homenagem.
Ao contrário de uma festa em buffet, que será lembrada apenas em sua duração, ajudar a organizar a própria festa será parte da comemoração e isso será lembrado com muito carinho por seu filho quando for adulto.
Com as referências presentes, temas escolhidos e local determinado, é chegado o momento de realizar o planejamento para a comemoração.
Hora de planejar a festa temática
O primeiro ponto a ser determinado é a data, considerando se será um feriado ou final de semana, tendo em vista que outras comemorações podem acontecer e garantindo que não haja conflito de agendas que divida os convidados.
Com isso em mente, deve-se listar o que será necessário para a festa. Em uma relação padrão, estarão, por exemplo:
Bolo;
Impressão de banner com o tema;
Música;
Salgados;
Doces;
Bebidas;
Decoração;
Mesas e demais móveis;
Atividades ou recreação;
Lembrancinhas.
Com isso tudo em mente, deve-se criar um cronograma para realizar as encomendas e planejar os preparos do que for feito em casa, para garantir que você não vire a madrugada anterior a festa embrulhando lembrancinhas (o que, provavelmente, ocorrerá).
Se você pretende realizar parte da comida em casa, organize o que pode ser congelado e faça com antecedência, mantendo tudo em embalagens plasticas e anotando no cronograma o congelamento no tempo necessário.
É importante ter anotado qual será o orçamento e separar em categorias, para garantir que cada encomenda tenha seu pagamento certo e que não haja necessidade de gastos extras e inesperados.
Outro ponto importante é garantir que a retirada de todos os produtos necessários não seja deixada para a véspera da comemoração, sendo importante que sejam distribuídas ao longo da semana, mesmo que isso deixe sua casa mais bagunçada entre balões e cartazes.
Um dos aspectos mais essenciais é buscar gastar menos e improvisar mais, garantindo não somente economia, mas também uma cara exclusiva para a festa de seu filho, uma vez que é possível realizar muita coisa com ideias retiradas da internet.
É possível garantir que a festa saia ainda mais barata se contar com amigos e parentes que estejam dispostos a ajudar com alguns elementos. Se a avó faz um bolo divino, pode ser o momento de dispensar a confeiteira profissional e pedir para sua sogra levar o bolo.
Dicas para a melhor festa infantil
Ao invés de optar por doces personalizados, escolha doces simples e embrulhe, colocando etiquetas com o nome do aniversariante e tema da festa, tendo o mesmo efeito de decoração com um gasto muito menor.
A mesma coisa pode ser dita em relação às lembrancinhas, que podem ser facilmente personalizadas com etiquetas que você pode imprimir em casa mesmo e colar, garantindo que chaveiros personalizados saiam bem mais em conta que se fossem encomendados.
Outras boas opções são tubos com balas ou opções mais saudáveis, que sejam entregues com um cartãozinho agradecendo a presença, com o nome do aniversariante, o personagem da festa e a idade comemorada.
Para que as lembrancinhas sejam realmente entregues uma para cada convidado, sem que alguém pegue duas, deixando outro convidado sem, pode ser interessante realizar etiquetas adesivas personalizadas com os nomes de cada um.
Considerações finais
É importante que a comemoração de um aniversário infantil seja um momento feliz para toda a família, criando memórias que serão guardadas para sempre em todos os corações.
Para isso, pouco importa o local ou se você serviu coxinha ao invés de um opção assada, mas sim o quanto seu filho estava contente, como pôde se reunir com familiares e amigos queridos e as belas recordações que permanecerão.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
cheirinhos
Rudy
Oi, Rudy!
ResponderExcluirAmei a matéria! Durante alguns anos eu e minha família trabalhamos com decoração de festas e buffet, com isso aprendemos a organizar as festas das crianças de nossa família com o preço bem em conta, sem falar que, como diz na matéria, o importante é ter uma recordação feliz e animada :)
Bjos!
Olá
ResponderExcluirÓtima matéria
Importante é a satisfação do cliente.
Eu amo aprender com essas dicas!!
ResponderExcluirEu sou meio do time do contra com relação a festas infantis rs
Sou mais oferecer algo somente a criança, sabe, um passeio, um parque, uma viagem. Sempre torci o nariz, mas claro que sei da importância do estar com amigos,família e tudo mais!
Por isso, amei as dicas!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/ O Vazio na flor
OLá Rudy!
ResponderExcluirDicas valiosas! Eu adoro festa infantis! No primeiro aninho da Yasmin só fizemos uma festinha só para os parentes mais íntimos por conta da Pandemia! Mas ano que vem quero fazer uma festa maior e adorei as dicas!
Guardo na memória os meus aniversários! Durante toda a infância minha amada e saudosa avó era a responsável pela decoração e comes e bebes.
ResponderExcluirAmei as dicas! Jayane como sempre,não canso de repetir, muito sensata e com ótimas dicas
Olá Rudy
ResponderExcluirMatéria muito interessante, porém nunca tive esse presente, pois nunca tive festa de aniversário.
Bjs
Oii,
ResponderExcluirAmei as dicas.
Amo festas de crianças kkkk sempre tem docinhos gostosos kkk
Nossa, ameeei a ideia do balde de pipoca, ótima mesmo.
Bjs