30/05/2021

RESENHA #34 - “A PEQUENA LIVRARIA DOS CORAÇÕES SOLITÁRIOS” - ANNIE DARLLING

 

LIVRO:  “A PEQUENA LIVRARIA DOS CORAÇÕES SOLITÁRIOS”

AUTORA: ANNIE DARLLING

TÍTULO ORIGINAL: “THE LITTLE BOOKSHOP OF LONELY HEARTS”

SÉRIE: A LIVRARIA DOS CORAÇÕES SOLITÁRIOS

VOLUME : 1

TRADUTOR: CECÍLIA CAMARGO BARTALOTTI

EDITORA: VERUS

 PÁGINAS –418

  EDIÇÃO 2017

CATEGORIA: LITERATURA ESTRANGEIRA

ASSUNTO: ROMANCE/FICÇÃO/CHICH-LIT

ISBN: -  978-85-7686-611-4




 

PRIMEIRO PARÁGRAFO:

 

‘LIVREIRA, MENTORA  E INCANSÁVEL DEFENSORA DA LITERATURA, LAVINIA THORNDYKE  FALECEU AOS 84 ANOS.”

 

ANÁLISE TÉCNICA:

 

-CAPA-

 

Pequena construção cor de rosa, janela de vidro, rua de pedras, casal dentro abraçado.

Capa: adaptação do original (ALEXANDRA ALLDEN @HARPERCOLINS PLUBISHER 2016).

Ilustração da capa: © CARRIE MAY

 

NOTA: 5,00  DE 5,OO

 

-DIAGRAMAÇÃO:

 

CONTEÚDO: sumário; obituário; vinte e dois capítulos numerados; violada pelo devasso; e, agradecimentos.

PROJETO GRÁFICO: ANDRÉ S. TAVARES DA SILVA

DIAGRAMAÇÃO DA VERSÃO IMPRESSA: DAIANA CRISTINA AVELINO SILVA

 

NOTA: 4,80 DE 5,00

 

- ESCRITA:

 

A narrativa é descritiva em terceira pessoa e diálogos complementares.

A linguagem é bem contemporânea, de fácil entendimento, um tanto descritiva e envolvente.

REVISÃO: CLEIDE SALME.

 

 

NOTA: 4,80 DE 5,00

 

SINOPSE:

 

“O primeiro livro da série A Livraria dos Corações Solitários. Era uma vez uma pequena livraria em Londres, onde Posy Morland passou a vida perdida entre as páginas de seus romances favoritos. Assim, quando Lavinia, a excêntrica dona da Bookends, morre e deixa a loja para Posy, ela se vê obrigada a colocar os livros de lado e encarar o mundo real. Porque Posy não herdou apenas um negócio quase falido, mas também a atenção indesejada do neto de Lavinia, Sebastian, conhecido como o homem mais grosseiro de Londres.

Posy tem um plano astucioso e seis meses para transformar a Bookends na livraria dos seus sonhos — isso se Sebastian deixá-la em paz para trabalhar. Enquanto Posy e os amigos lutam para salvar sua amada livraria, ela se envolve em uma batalha com Sebastian, com quem começou a ter fantasias um tanto ardentes... Resta saber se, como as heroínas de seus romances favoritos, Posy vai conseguir o seu "felizes para sempre".”

 

 

RESUMO SINÓPTICO:

 

POSY MORLAND teve um passado doloroso, perdeu os pais e LAVÍNIA a dona da livraria BOOKENDS a acolhe e a deixa morar em cima da livraria com seu irmão SAM. Posy vive entre seus livros e no mundos dos sonhos até que Lavínia morre e deixa a livraria para ela em testamento.

Agora tem de enfrentar o mundo real e não deixar a livraria falir de vez, ela tem um prazo de dois anos para isso, caso contrário, a livraria fica a encargo de SEBASTIAN, NETO DE Lavínia e seu desafeto desde a infância.

Tem um plano de em seis meses estabilizar a livraria isso se Sebastian deixasse, porque ele interfere o tempo todo em tudo e não a deixa colocar nada em prática. Ele é um tremendo grosseirão e milionário com seus próprios projetos, por que então, quer acabar com a livraria de sua avó?

 

 

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

 

Estava preparada para uma leitura tranquila e um romance, entretanto, encontrei uma leitura intensa, com muitas risadas e algumas partes que não gostei tanto.

É um verdadeiro chick lit, onde encontramos situações inusitadas e bem engraçadas, mas também com personagens intensos, carregados de sentimentos e força de vontade para ir em busca do que realmente desejam.

Algumas coisas me deixaram um tanto incomodadas... primeiro o fato da protagonista reclamar muito, se tornando de certa forma repetitiva e cansativa em alguns trechos. O protagonista a tenta sabotar o tempo todo e achei até um tanto desleal. Daí de repente, quase no final do livro, descobrem que se amam desde a infância e foram feitos sum para o outro. O livro é muito bom, não resta dúvidas, mas tem coisas que me indignam um pouco.

Gostei da forma como ela acaba amadurecimento com o revés que a vida lhe proporcionou, o cuidado com o irmão, a preocupação com a equipe da livraria (que é uma das melhores coisas do livro), e claro o final feliz. Gostei da grande paixão da protagonista por livros e isso ir em busca de lutar pelo que quer.

Recomendo a leitura para quem gosta de romance e boas risadas. E de protagonistas que a princípio não ‘se bicam’, ficam naquele jogo de ‘gato e rato’, mas no final, acabam melhorando um ao outro e descobrindo o quanto se complementam e são perfeitos um para o outro.

 

NOTA : 4,00 DE 5,00








 

SOBRE O AUTORA:






 

Annie Darling mora em Londres, em um pequeno apartamento entupido de pilhas de livros perigosamente altas. Suas duas maiores paixões são livros românticos e Mr. Mackenzie, seu gato de pelo curto inglês. A Pequena Livraria dos Corações Solitários é seu primeiro romance.


CHEIRINHOS

RUDY


8 comentários:

  1. Oi, Rudy
    Essa capa é linda né.
    Dizem que esse mocinho é um grosso kkk daí fiquei meio assim de ler.
    Mas a Posy parece merecer a livraria e ser bem apaixonada pelos livros.
    em breve quero ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ola .
    ainda não li esse livro a vi algumas resenhas positivas ,outras nem tanto
    mas quero ler sim . eu fiquei supresa com o numero de paginas ,não achei que tivesse isso tudo .

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Rudy
    Ainda não li nenhum livro dessa série, essa capa é linda e cada resenha que vejo dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história, curto muito esse gênero
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li esse livro,mas admito que morro de vontade. Até por trazer uma livraria, coisinha que nós leitores amamos né? rs
    Posy parece ser o tipo de personagem tão intensa, do jeitinho que amo e sim, ainda espero de coração, poder ler este o os outros livros!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. OLá Rudy!
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro! Achei a capa lindíssima e gosto muito de chick lit, é bom sair da zona de conforto e ler um livro que dá para dar muitas risadas! Também gosto quando o casal não se dão bem e depois descobrem que se gostam! Adorei a resenha e já quero ler!

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada pelos livros dessa série.
    A Pequena Livraria dos Corações Solitários me conquistou.
    Adorei Posy e seu jeitinho romântico
    E também curti Sebastian

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rudy!
    Eu amo quando o romance fica naquele jogo de ‘gato e rato', mas não curto protagonistas que reclamam demais, e isso do Sebastian ficar sabotando a Posy o tempo todo achei bastante negativo... Sinceramente nunca me interessei em ler A Pequena Livraria dos Corações Solitários, mas se a oportunidade de o ler surgir arriscarei a leitura, quem sabe no final eu acabe gostando?!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy! O gênero não me atrai tanto, mas as vezes precisamos de leituras leves e divertidas. Não tenho muita paciência com personagens reclamões rsrs... isso seria difícil suportar no livro.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy