18/06/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #79 - JAYANE MIRANDA - Festa junina 2021: Como decorar sua casa para curtir a data em família

 Olá alegres e felizes!





O período de festa junina é um dos mais aguardados do ano, afinal, trata-se de uma festa agradável, alegre e cheia de comida boa. Bairros, igrejas e escolas promovem suas festas todos os anos, arrecadando dinheiro para reformas e melhorias revertidas para o bem-estar da sociedade.

Com certeza você já deve ter ido em, pelo menos, uma festa junina ao longo de toda a sua vida. É uma tradição do mês de junho no Brasil, celebrado em todo o país. trata-se de uma festa católica, onde são comemorados três santos: Santo Antônio, São Pedro e São João.

Apesar de ser católica hoje em dia, essa festa é originalmente pagã, e costumava homenagear os deuses da natureza e da fertilidade. Nessa época, as pessoas pediam fartura, visto que junho era o período de início das colheitas.

Só que em tempos de pandemia, é difícil comemorar a festa junina como estamos acostumados. Entretanto, em casa, é possível curtir bons momentos, e é sobre isso que vamos falar.

Entenda mais detalhes sobre a origem da festa junina

Como falamos no trecho anterior, a festa junina é, originalmente, uma festa pagã, portanto, não tinha caráter ou finalidade religiosa, como é hoje.

No hemisfério norte, as pessoas comemoram, em junho, a chegada do verão, além de ser o mês da colheita de cereais. Por isso, elas homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade e pediam uma colheita farta.

Um dos cereais colhidos naquela época era o milho, por isso ele é símbolo das comidas típicas de festa junina. A fogueira também era costume e foi adaptada para a versão cristã que conhecemos hoje.

Inclusive, hoje em dia, muitas instituições, como uma escola de cursos online técnico, e até mesmo empresas variadas, celebram essa tradição, bem como igrejas e pessoas, juntamente com seus familiares.

Importante ressaltar, ainda, que essa festa chegou ao Brasil por meio dos portugueses no período colonial, sendo que em Portugal ela era conhecida como “Festa Joanina”.

Trata-se de uma junção de junho e João, santo celebrado, o que fez com que essa celebração também fosse conhecida como Dia de São João. Inclusive, os três santos celebrados na versão católica foram escolhidos por serem mais populares em junho.

Mas ao longo do tempo, a festa junina brasileira também passou a ser influenciada pela cultura africana e indígena, o que deu a ela características peculiares em cada região do país.

De modo geral, no que diz respeito às características dessa festa, muitas tradições envolvidas deram origem aos símbolos juninos que conhecemos hoje, como:

  • Comidas;

  • Danças;

  • Balões;

  • Fogueira;

  • Brincadeiras;

  • Roupas.

No que tange à comida, o milho é o alimento principal. Se você for a uma festa de igreja ou a uma celebração em um escritório de contabilidade de apuração de tributos, vai encontrar o milho cozido, bolo de milho, pamonha, dentre outros pratos.

Mas outros alimentos também fazem parte da festa, como pipoca, pé de moleque, cachorro quente, canjica, tapioca, bolo de fubá, entre outros. E as bebidas mais consumidas são vinho quente e quentão.

O ambiente da festa onde as comidas se concentram é conhecido como arraial, e as famosas barraquinhas são decoradas com bandeirinhas.

As danças típicas são forró e quadrilha, e esta última tem origem nas danças de salão francesas, com vestimentas caipiras e feita em dupla. Uma mistura cultural, não é mesmo?

E para homenagear Santo Antônio é feita uma dança para celebrar um casamento caipira. Os balões são tradicionais também, entretanto, foram proibidos porque podem causar incêndios.

A fogueira, ainda presente, tem forte influência pagã e era feita para espantar os maus espíritos. Dentre as brincadeiras mais conhecidas estão pescaria, correio elegante, argola, dentre outras.

Nas celebrações em geral, como em um negócio de soluções financeiras para empresas, nas escolas e igrejas, muitas outras brincadeiras podem ser implementadas.

Ademais, as pessoas costumam ir vestidas com roupas caipiras, sendo vestimentas bem coloridas, com estampa xadrez e chapéu de palha.

Essas festas agradam pessoas de todas as idades e são muito populares no Brasil, e durante todo o mês de junho (e julho), é possível encontrar as famosas quermesses de igrejas, além de eventos promovidos por escolas e empresas.

Só que a pandemia, infelizmente, influenciou negativamente as festas juninas, e com a situação ainda sem controle, festas com aglomerações estão proibidas.

Em vista disso, muita gente passou a organizar arraiais em casa com a família, e você também pode se adaptar. Por isso, no próximo tópico, selecionamos algumas dicas para te ajudar na ação. Confira!

Dicas de festa junina em casa

Para não deixar o mês de junho passar em branco, prepare a sua casa e entre no clima de festa junina com a sua família. E quanto à decoração, as dicas principais e mais legais são as seguintes:

Usar chapéu de palha

O chapéu de palha pode se transformar em cumbucas para algumas comidinhas da festa. Ou seja, essa parte da vestimenta pode ser usada na decoração e dar um ar lúdico a ela.

Por isso, use um revestimento no interior do chapéu com algum tecido ou guardanapo colorido, para deixar a mesa de comida ainda mais bonita.

Cones de pipoca

A pipoca, além de ser um alimento fácil de preparar, ajuda na decoração da festa. Com papel colorido, forme cones e junte as partes com etiquetas em branco com os nomes dos convidados.

Depois, os participantes podem repor mais pipoca em seu cone, evitando que você precise lavar aquele monte de louça depois da festa.

Usar chita

Esse material é muito fácil de ser trabalhado, e pode ser encontrado em qualquer loja de embalagens. Use retalhos que sobrarem para enfeitar a mesa e revestir caixinhas de quitutes.

Faça bandeirinhas de tecido e balões de papel e EVA para colocar em cima da mesa. Se preferir, use sacola ecologica personalizada para guardar itens que sobrarem da decoração, para a festa do ano que vem.

Decorar as árvores

Se você tem um pequeno jardim ou uma árvore na frente de casa, decore-a para a festa também. Pendure fitas coloridas, pisca-pisca e flores de papel crepom.

Aliás, você pode fazer uma fogueira artificial de papel celofane perto da árvore, para deixar tudo com aspecto mais junino.

Explore o xadrez

Para criar um ambiente mais rural, o xadrez faz toda a diferença. Use essa estampa com cores misturadas, pois isso vai deixar a decoração ainda mais típica e cheia de vida.

Use toalhas de estampa xadrez e empregue-as em puffs, almofadas e cortinas. Com certeza, o espaço vai ficar lindo e a cara do tema da festa.

Use palha

Se você for a uma festa junina em um fabricante de mochilas personalizadas, vai encontrar muito vime e palha na sua decoração, e podemos incluir esses elementos em casa também.

Com a palha, crie uma decoração mais rústica e que combine perfeitamente com pallets, que podem ser usados na mesa da festa. O vime pode ser usado em refratários, cestos e móveis, enquanto a palha compõe outros objetos decorativos.

Bandeirinhas e balões

As bandeirinhas de retalhos e os balões de papel não podem faltar na decoração da festa junina. Você pode fazer aluguel de impressoras para imprimir as bandeirinhas ou fazê-las com tecido para usar nos próximos anos.

Este enfeite é um ícone da celebração e você também pode comprá-lo pronto, por um valor bem acessível.

Quanto aos balões, eles inspiram várias canções e podem ajudar na decoração da mesa. Também é possível pendurá-los junto com outros enfeites, para deixar sua casa ainda mais no clima.

Flores

As flores remetem ao campo, e quando se trata de festa caipira, elas não podem faltar. Por isso, invista em vasos de plantas e flores, como margarida e girassol.

Além de serem muito coloridas, elas remetem aos espaços rurais. E uma dica é fazer alguns arranjos e usar caixotes de madeira como vaso.

Luzinhas pela casa

Sabe aquelas luzinhas que você usa como enfeites de natal para arvore? Pois bem, elas são ótimas para completar a decoração de sua festa junina.

Você por usá-las no teto ou na parede, intercalando-as com as bandeirinhas. Além de deixar a decoração mais bonita, o ambiente vai ficar muito mais alegre.

Conclusão

O mês de junho é um período festivo, e mesmo diante das dificuldades impostas pelo novo coronavírus, é possível aproveitar um pouco fazendo uma festa em casa, junto com a família.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre o que há por trás dessa festa e está pronto para fazer a sua casa entrar no clima. No ano que vem, se tudo der certo, será possível curtir as queridas quermesses, com segurança.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 



cheirinhos

Rudy




8 comentários:

  1. ola
    que tempo gostoso ! tempo de guloseimas ,de alegrias ,de forró.
    uma pena que com essa pandemia as festas juninas não podem ser realizadas.

    ResponderExcluir
  2. OLá Rudy!
    Adorei a Postagem, adoro festa junina, pena que esse ano não vai ter, mas se Deus quiser ano que vem teremos festa Junina!

    ResponderExcluir
  3. Que saudades de uma quermesse!!!!! E todas as guloseimas típicas.
    Jayane além das dicas nos conta a origem dessa festa tão querida e popular

    ResponderExcluir
  4. Oii,
    É ótima ideia fazer uma festa junina em casa. Nos anima nesse tempo triste e podemos comer aquelas boas guloseimas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Segundo ano sem as tradicionais festas juninas. Por isso, amei as dicas da Jayane,por acreditar ser preciso não deixar a tradição morrer de jeito nenhum.
    E é possível sim, adaptar tanto em casa, quando em nosso trabalho!!!
    E claro, fazer muitas delícias rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  6. Olá Rudy
    Excelentes dicas, curto muito festa junina, mesmo com pandemia dá pra curtir em casa sem aglomeração, comendo canjica e assistindo alguma das várias live que vão ter nesse tema.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rudy!
    Na minha infância bandeirinhas predominava na decoração da festa junina, os moradores da mesma rua se juntavam e penduravam bandeiras coloridas para enfeitar as ruas, era lindo... Pena que com o passar do tempo essas tradições se perderam :(
    Mas eu amei o texto e dicas!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy! Festa junina tem um clima tão gostoso. Eu adoro! Adorei ainda mais as dicas da Jayane.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy