14/06/2021

RESENHA #35 - “SHERLOCK HOLMES – "O VALE DO MEDO” - ARTHUR CONAN DOYLE

 

LIVRO:  “SHERLOCK HOLMES – O VALE DO MEDO”

AUTOR: ARTHUR CONAN DOYLE

TÍTULO ORIGINAL: “THE VALLEY OF FEAR”

SÉRIE: SHERLOCK HOLMES

VOLUME: 03

TRADUTOR: MONIQUE D’ORAZIO

EDITORA: PRINCIPIS

 PÁGINAS – 224

  EDIÇÃO 2019

CATEGORIA: LITERAURA ESTRANGEIRA  JUVENIL

ASSUNTO: AVENTURA/MISTÉRIO/SUSPENSE/FICÇÃO

ISBN: -  978-85-94318-17-6




 

PRIMEIRO PARÁGRAFO:

 

“-ESTOU INCLINADO A PENSAR...-DISSE  EU.

-EU É QUE DEVERIA FAZÊ-LO – SHERLOCK HOLMES SALIENTOU COM IMPACIÊNCIA.”

 


CITAÇÃO:


"-Notável! - Meu companheiro disse, quando a históriaa foi desvelada. -Notabilísimo! Não me lembro de nenhum caso cujos contornos tenham sido mais peculiares." (pág. 44)


ANÁLISE TÉCNICA:

 

-CAPA-

 

Toda azul  e a frente a sombra de um castelo cinza.

Projeto gráfico:  Project Nine Editorial

 

NOTA: 4,50  DE 5,OO

 

-DIAGRAMAÇÃO:

 

As páginas são levemente amareladas e letra pretas medianas.







Conteúdo: sumário; dividido em duas partes; parte um com seis capítulos numerados e com títulos; parte dois com seis capítulos numerados e com títulos.

A diagramação é simples e eficaz para o que o livro propõe.

 

NOTA: 4,50  DE 5,00

 

- ESCRITA:

 

A narrativa é descritiva em terceira pessoa com diálogos complementares e algumas missivas.

A linguagem tem uma tradução bem moderna, de fácil entendimento, bem atualizada.

Tradução: Monique D”Orazio

 

 

NOTA: 4,50  DE 5,00

 

CITAÇÃO: 


"Tendo  feito uma ou duas observações vacilantes para o mineiro mais próximo, e recebendo apenas resmungos curtos e ríspidos como respostas, o viajante se resignou ao silêncio hostil, olhando de mau humor pela janela e vendo a paisagem sumir pouco a pouco." (pág. 113)


SINOPSE:

 

“Holmes e Dr. Watson investigam um assassinato no interior da Inglaterra que os coloca em uma situação perigosa por conta do envolvimento de uma organização secreta de operários de uma mina de carvão.”

 

 

RESUMO SINÓPTICO:

 

O excêntrico Sherlock Holmes vai ajudar uma vez mais a  Scotland Yard que tem  um crime aparentemente insolúvel. Um homem aparece morto com um tiro que ninguém ouviu dentro de uma residência antiga fortificada e com um fosso que a rodeia. Há apenas uma  entrada para a casa com uma ponte levadiça que estava subida no momento do assassinato e não há sinais de que alguém tenha atravessado o fosso.

 

 CITAÇÃO:


"A história foi contada e recontada em meio a brados de alegria e gritos de riso. Haviam esperado por seu homem enquanto ele se dirigia para casa ao cair da noite, montando  campana no topo de uma colina íngreme, onde seu cavalo deveria passar em caminhada. Ele estava tão encapotado protegendo-se do frio que não conseguiu colocar a mão na pistola. Interceptaram o homem e atiraran nele de novo e de novo. Ele gritara por misericórdia. Os gritos foram repetidos para a diversão da loja." (pág. 190)



ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

 

Acredito que esse seja um dos livros mais macabros e misterioso, porque os assassinatos são terríveis e difíceis de serem solucionados, nada que o fabuloso Sherlock Holmes e seu parceiro Watson não consigam resolver.

A primeira parte do livro mostra uma grande trama quase indecifrável e que vai sendo desvendada aos poucos, através de missivas que vão surgindo. O mistério só aumenta a cada instante, atingindo o pico e termina com uma grande reviravolta.

A segunda parte trata mais sobre a mina de carvão do Vale e torna a leitura um pouquinho de nada menos empolgante até determinado trecho, para depois, voltar a ser aquele êxtase, onde Sherlock explana todas suas conjecturas e acaba encerrando o caso de forma magistral, como sempre.

Ler um livro do Conan Doyle com Sherlock como protagonista é sempre uma experiência de desenvolvimento intelectual, porque ele tem aquele jeito próprio de juntar os pequenos detalhes, montando um quebra cabeças que está apenas na mente dele e que sempre acaba resolvendo tudo.

O livro é mais que recomendado para quem gosta de um  mistério e grande suspense com reviravoltas inesperadas e um fechamento perfeito.

 

NOTA : 4,80 DE 5,00








 

SOBRE O AUTOR:




 

Foi um escritor e médico britânico, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal. Foi um escritor prolífico cujos trabalhos incluem histórias de ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesias e obras de não-ficção.

Arthur Conan Doyle viveu e escreveu parte de suas obras em Southsea, um bairro elegante de Portsmouth.


CHEIRINHOS

RUDY


8 comentários:

  1. Sherlock Holmes maravilhoso sempre.
    Esse ano vou ler Um Estudo em Vermelho no projeto #LendoClassicoCP

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy
    Curto muito as histórias de Sherlock Holmes, preciso voltar a ler seus livros, gosto muito de aventura, mistério e suspense.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li nada de Sherlock. Mas em contrapartida, vi a série há um tempo e amei cada capítulo.
    Eu amo isso da investigação, apesar de nunca acertar quem é o culpado rs
    Com certeza, são livros que ainda pretendo ler!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. OLá Rudy!
    Gosto muito dos livros do de Sherlock Holmes, eu amo livro com mistério e suspense ainda mais quando tem um final inesperadas! Mais um para minha imensa lista de desejados!

    ResponderExcluir
  5. Olá Rudy
    Ainda não li nenhum livro do Sherlock Holmes .mas como gosto muito de suspense espero ainda esse ano conhecer a escrita do autor é conhecer esse detetive táo famoso e seu inseparável amigo Watson
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rudy
    Li só um de contos dele e amei.
    Esse parece ótimo mesmo. Bem interessante e pra quebrar a cabeça.
    O Sherlock e o Watson são muito engraçados também.
    Vai pra lista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rudy!
    Amo livros de mistério com suspense, mas faz tempo que li algo do gênero... Sou fascinada pela personalidade do Sherlock e em como ele desvenda os mistérios, mas nunca li nada sobre ele, espero ler algum dia :)
    Bjos, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy! Adoro as histórias de Sherlock Holmes! Acompanhar as deduções e observações dele é algo fantástico!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy