29/07/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #103 - JAYANE MIRANDA - Como a comunicação visual pode auxiliar lojas online a vender mais

 Olá alegres e felizes!







A comunicação visual é uma excelente maneira de criar conteúdo de qualidade para se conectar com seu público, sendo que existem diversas atividades que podem ser usadas para esse fim. Inclusive, estas técnicas têm sido muito importantes para o marketing.

A comunicação é um dos principais pilares para qualquer empresa. Então, trabalhar em cima deste conceito é importante, porque abre muitas possibilidades para o engajamento de uma empresa, seja ela de estandes para feiras ou de outro ramo de atuação.

Por conta do processo conhecido como transformação digital, os avanços têm feito muitas mudanças nesta área, permitindo que as empresas tenham uma conexão mais profunda e pessoal com seus consumidores.

O perfil do cliente mudou drasticamente nos últimos anos. Antes, o usuário era muito mais reativo, recebendo publicidades diretas ou rasas e se interessando eventualmente por comprar algum produto ou serviço.

Entretanto, com a tecnologia, surgiram novas possibilidades, e isso acabou aquecendo o mercado com possibilidades. Em meio a concorrência cada vez mais crescente, as empresas de, por exemplo, sistema de caixa para restaurante tiveram que se adaptar.

Junto a isso, o cliente começou a ter muito mais acesso à informação, utilizando motores de busca para encontrar possíveis soluções para seus problemas. Ou seja, esse tipo de recurso permitiu que o usuário identificasse todas as suas possibilidades.

A importância da comunicação visual

A comunicação visual é um grande diferencial para sua empresa, que a destaca no mercado e atrai mais clientes para conhecer o que ela tem a oferecer. Essa frente é uma espécie de sucessora do marketing de conteúdo, uma vez que tem a mesma função.

Entretanto, a comunicação visual se foca em elementos diferentes. Enquanto o marketing de conteúdo tem sua base principalmente na criação de textos e elementos de destaque para esse tipo de ação, a comunicação visual prioriza:

  • Imagens;

  • Ilustrações;

  • Audiovisual;

  • Recursos gráficos em geral.

Ao utilizar esses recursos, você consegue ter uma interação muito maior com seus clientes. Inclusive, a maioria destes elementos começou a ser usado como uma forma de complementar o texto, mas isso tomou uma proporção maior e mais impactante.

Desse modo, a maioria dos profissionais já entende o quanto é importante possuir esse tipo de recursos dentro de empresas, independentemente de qual seja o ramo de atuação.

Por conta disso, muitas empresas de catraca biométrica, assim como de outros setores, estão investindo cada vez mais nesse modelo de estratégia, buscando uma comunicação mais ampla e mais próxima a seus consumidores.

A ideia da comunicação visual é otimizar a jornada do cliente. O conteúdo visual normalmente é muito mais fácil de absorver, além de levar menos tempo para a compreensão completa do que você está tentando passar.

Por conta disso, muitos clientes procuram inicialmente estes recursos adicionais para não precisarem ler grandes quantidades de texto antes de uma decisão. Um vídeo bem explicativo ou um infográfico com as qualidades de um determinado produto são o suficiente.

Além disso, a comunicação visual é uma importante ferramenta de propaganda, uma vez que é um incentivo para que consumidores que concluem suas operações voltem mais vezes.

Dessa forma, você tem um alcance maior para conseguir trabalhar corretamente com sua empresa, seja ela do ramo de contador de fluxo de pessoas ou de qualquer outra frente de atuação.

Quanto mais você fizer conexões entre consumidor e marca, maiores são as chances de eles voltarem mais vezes, fidelizando-se e se tornando até mesmo promotores de sua marca, apresentando-a para suas redes de amigos e familiares.

Por que fazer a comunicação visual?

Realizar ações de comunicação visual depende de uma série de elementos, e é importante entender as razões para investir nesse tipo de ação de marketing e como ela pode melhorar ainda mais seus recursos. Alguns dos principais pontos são:

Busca por informações

O primeiro ponto que funciona a favor da comunicação visual é a busca por informações. A maioria dos consumidores hoje não tem vontade de comprar um produto ou serviço do qual não sabe nada a respeito.

Entretanto, o mundo se move a rápidos passos, e não há tempo para o cliente ficar pesquisando sites e comparando fontes para conseguir entender sua necessidade. Ele precisa de respostas, e essas respostas precisam ser rápidas.

Com elementos visuais, você acelera o processo de aprendizado drasticamente, o que não passa despercebido pelo consumidor.

Ele terá um acesso muito maior ao material que necessita, e manterá sua oficina de direçao hidraulica, por exemplo, em mente, principalmente quando precisar identificar alguma coisa.

Com os infográficos, a maioria das informações pode ser condensada de maneira simples de entender e com um design agradável, que facilita a leitura e compreensão. Esse tipo de ferramenta é muito importante para a comunicação visual.

Utilizar melhor as redes sociais

De todo o tempo que um usuário passa na internet, a maior parte desse período é navegando nas redes sociais. Estas plataformas de interação têm um importante impacto no mercado, e são relevantes para que você consiga explorar todo o seu potencial.

Quanto mais você utiliza seus recursos para conseguir uma boa comunicação através das redes, maior a chance de impacto que sua empresa de, por exemplo, máquinas empacotadoras terá, uma vez que se trata de um ambiente muito vantajoso.

Todos os dias, milhões de usuários entram nas redes sociais em busca de material para conversar. Por isso, a comunicação visual é uma excelente maneira de trazer mais clientes para conhecer sua estrutura e o que você tem a oferecer.

Além disso, é importante ter em mente que você terá muitas oportunidades de engajamento. Isso porque as próprias redes sociais possuem ferramentas para que as empresas tenham mais liberdade para explorar suas ferramentas de marketing.

A comunicação visual nesse aspecto também tem um forte impacto de viralização. Lembre-se, o conteúdo viral é aquele que é constantemente compartilhado e espalhado, tal qual um vírus.

Uma imagem interessante ou um vídeo informativo tem uma chance muito maior de viralizar do que um longo texto informativo, ainda que a qualidade dele seja ímpar.

Trabalhar com newsletters

As newsletters são uma importante oportunidade de explorar melhor seu conceito de comunicação visual.

Através destas ferramentas, você consegue um contato muito mais direto com seus clientes, podendo aproveitar melhor esse tipo de ação para oferecer, por exemplo, um suporte para extintor.

A personalização se tornou uma importante ferramenta de marketing, e isso significa criar e-mails interessantes e otimizados. Por isso, você pode aproveitar a comunicação visual para chamar a atenção do leitor de diversas maneiras, explorando os recursos.

Para conseguir atrair a atenção de seus consumidores, sobretudo em uma mídia mais profissional como o email, é preciso saber utilizar corretamente as imagens e as CTA’s (Call to Action) para conseguir as reações desejadas.

Dessa maneira, você tem muito mais possibilidades para conseguir efetuar mais vendas.

Vantagens da comunicação visual

Agora que você conhece um pouco mais deste recurso, é importante ter em mente as vantagens que ele pode oferecer para sua estrutura. Embora cada empresa seja única, trabalhar duro com esse tipo de ação pode render ótimos resultados. Por exemplo:

Atração de clientes

A comunicação visual chama a atenção. Através dela, você consegue atrair pessoas que estão, até mesmo, fora de seu público-alvo, criando ações interessantes e elementos divertidos para aumentar seu engajamento.

Fortalecimento de marca

A comunicação visual é um importante meio de conseguir estruturar melhor sua marca, alcançando um status maior e possibilitando uma abertura no mercado que o coloque em um bom posicionamento.

Por conta disso, é fundamental que você tenha uma comunicação visual forte e impactante, que faça as pessoas lembrarem de sua empresa.

Destaque da concorrência

A comunicação visual é uma excelente maneira de se destacar da concorrência, explorando melhor seus recursos e aproveitando para se tornar uma liderança no mercado de, por exemplo, disco de alumínio.

Por se tratar de uma ferramenta nova, algumas empresas ainda não estão adaptadas a esse modelo.

Então trabalhar bem sua comunicação visual pode ser a chave para conquistar um espaço maior no mercado, explorando suas possibilidades e aproveitando melhor sua estrutura para conseguir um bom resultado com sua empresa.

Transmita informações diretas

A objetividade é um dos principais focos da comunicação visual. Você não precisa escrever longos textos de legenda para explicar o que quer passar. A imagem, foto ou vídeo que você está compartilhando deve ser o suficiente.

Dessa maneira, você consegue uma qualidade muito maior em sua produção de conteúdo, trabalhando com mais garantia em cima desse tipo de atividade para conseguir alcançar o público que você deseja.

Considerações finais

A comunicação visual é uma importante ferramenta de marketing nos dias atuais. A maioria das pessoas tem uma clara preferência pelo conteúdo direto e principalmente multimídia. A frase “uma imagem vale mais que mil palavras” é verdadeira no conceito de marketing.

Isso porque o conteúdo visual tem muito mais potencial de conversão, uma vez que toma menos tempo do consumidor para conseguir identificar e escolher exatamente suas ações, além de ser uma ferramenta de qualidade para esse tipo de ação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


cheirinhos

Rudy






6 comentários:

  1. Oii,
    Comunicação visual é um meio incrível de conquistar público, além de ser muito interessante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Quem não é visto não é lembrado.
    Então é um investimento necessário!

    ResponderExcluir
  3. Com a pandemia, o comércio on line precisou se modificar e eu amei isso. Moro no interior, maioria de tudo que compro sempre foi pela internet. Então, trabalhar com isso, a parte visual, canais de conversa diretas, ajuda e muito no processo tanto para quem vende, quanto para quem compra!!!
    Só adorei as dicas, pra variar!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Ótimas dicas como sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. OLá Rudy!
    Comunicação visual é uma ferramenta incrível para mostrar seus produtos e serviços, hoje em dia muitas pessoas só compra pela internet pela facilidade!

    ResponderExcluir
  6. Olá Rudy
    Comunicação visual é tudo hoje em dia para vida de uma empresa, uma ferramenta imprescindível, excelentes dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy