23/09/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #134 - JAYANE MIRANDA - Mulheres empreendedoras no Brasil: os maiores desafios e receios

 Olá alegres e felizes!





Mulheres empreendedoras no Brasil: os maiores desafios e receios

As mulheres empreendedoras têm ganhado cada vez mais espaço dentro do mercado. Porém, elas ainda enfrentam dificuldades e obstáculos que poderiam ser amenizados dependendo de como as pessoas vissem o empreendedorismo feminino.

Essas dificuldades e obstáculos se colocam à frente delas simplesmente por serem mulheres. Ou seja, já não é nada fácil empreender, e com esses obstáculos, tal atitude acaba desencorajando muitas que cogitam o assunto.

O texto de hoje irá abordar as mulheres empreendedoras no Brasil e quais as dificuldades que elas enfrentam em sua jornada, seja para abrir uma empresa de imóveis ou um escritório de assessoria contábil.

Ao final do texto, serão abordadas algumas dicas e orientações de como se sentir mais confiante para enfrentar todas as barreiras, facilitando parte do processo de empreender.

As mulheres têm ganhado a cada dia que passa mais e mais influência em todo mundo, ocupando lugares importantes e desempenhando funções tão bem, e muitas vezes melhor, do que diversos homens que são vistos no meio de trabalho.

Essas funções variam bastante, desde donas de uma empresa de uniformes profissionais em São Paulo até mesmo a gerência de uma grande empresa logística. Tudo depende da particularidade de cada uma e da situação e organização de diversos fatores.

Porém, uma coisa é verdade, mulheres encontram muito mais dificuldades em seu caminho do que os homens, mesmo quando são igualmente capacitadas ou até superiores. Em outras palavras, a busca por igualdade ainda é grande.

Essa é uma palavra que, embora seja muito usada nos dias de hoje, diversas pessoas não entendem o seu peso e como ela pode impactar o dia a dia de uma mulher empreendedora no Brasil.

Seguindo essa linha de raciocínio, os próximos tópicos irão abordar como tais obstáculos podem surgir em sua busca para abrir sua própria empresa, como oferecer um curso de excel avançado EAD (Ensino a Distância), e o que fazer para tentar se sentir mais confiante diante da situação.

O empreendedorismo feminino no Brasil

Antes de nos aprofundarmos nesse assunto, é importante saber como a pandemia afetou essa mudança de perspectiva e aproximou as mulheres do assunto, fazendo com que muitas se interessassem por empreendedorismo e começassem a estudar sobre.

A Covid-19 é um vírus que se alastrou pelo mundo e impactou a forma como todas as pessoas se comportam, impedindo, inclusive, que muitos fossem até os locais de trabalho devido a aglomeração, colocando em risco a vida de todos.

Com isso, muitas pessoas, homens e mulheres foram demitidas de seus trabalhos, seja em uma terceirização de folha de pagamento ou shopping. A situação foi bem difícil e muitos tiveram de ser criativos e arranjar outros meios de ter uma renda extra.

Com o auxílio da internet e instalação do meio digital no mundo, muitas pessoas, incluindo mulheres, tiveram de aprender a comercializar, negociar e vender produtos caseiros ou algum outro que não fosse utilizado, gerando um interesse genuíno em empreender.

A partir disso, muitas delas conheceram alguns dos maiores desafios de ser mulher e empreender no país, dificultando o processo de abrir a sua própria empresa de papel para modelagem, como:

  • Discriminação por causa do sexo;

  • Salários inferiores ao dos homens;

  • Falta de incentivo;

  • Falta de confiança.

Além disso, alguns dos exemplos acima destacados podem ser muito pessoais, como a falta de incentivo e confiança. Mas é difícil se empenhar em algo quando não se tem o mesmo apoio de todas as partes, criando então um obstáculo que poderia ser superado.

Um exemplo muito comum de dificuldade encontrada no empreendedorismo é a forma como muitos homens enxergam o conceito, não respeitando ou menosprezando uma mulher que tem potencial para ser dona de um negócio.

O que é um tremendo engano. Mesmo uma empresa que emite laudo de insalubridade e periculosidade precisa de pontos de vista diferentes para ser efetiva, e as mulheres são mais do que qualificadas nesse meio para chegar e fazer a diferença.

Muitos homens acreditam que apenas a visão de outro homem pode compreender e ser válida, diminuindo as mulheres a um papel inferior, o que além de errado é um conceito muito antiquado, preconceituoso e machista.

Outra dificuldade é o próprio fato das mulheres terem dificuldade de enxergarem o seu potencial, seja por causa da “obrigação” de cuidar da família ou simplesmente por receberem salários menores por serem mulheres.

Portanto, para ajudar a enxergar o potencial que cada mulher tem dentro de si e incentivar a vontade de abrir o seu próprio negócio, seja na venda de plantas exóticas ou em serviços de engenharia, confira o tópico a seguir.

Como se tornar mais confiante?

Se tornar mais confiante é parte do processo e do que é necessário para você, mulher empreendedora, dar seus primeiros passos em busca desse assunto.

Sendo assim, separamos algumas dicas que podem ser extremamente úteis para iniciar a sua carreira de empreendedorismo ou ao menos moldar algumas características suas para conseguir resultados mais rápidos e alcançar os seus objetivos.

01 - Cada pessoa é única

Independente se você tem habilidade para ser realizar coaching executivo ou para lidar com diversas tarefas e gerenciá-las da melhor maneira possível, cada pessoa possui um modo próprio e único de realizar as coisas.

Isso significa que não é necessário saber tudo antes de começar a empreender e nem seguir à risca um estilo único, muito pelo contrário, entenda como funcionam os processos e crie você mesma o seu próprio estilo.

Claro que existem estratégias e abordagens que funcionam melhor em situações A e B, e de fato elas foram estudadas e comprovadas, mas isso não significa que não deva dar o seu próprio toque pessoal em tudo que faz em seu próprio negócio.

Conforme o tempo passa, será perceptível que o negócio só chegou onde chegou graças a sua visão particular sobre ele e que você conquistou e o que conseguiu até o momento, sendo exatamente quem você é.

Isso ajuda e muito a elevar a auto-estima e se sentir mais confiante. E confiança é necessária na tomada de decisões no dia a dia do mundo corporativo.

02 - Encontre e converse com outras empreendedoras

A luta das mulheres no empreendedorismo é pelo respeito e pela igualdade, portanto, é necessário evitar atritos e se juntar para que, juntas, todas consigam atingir um objetivo comum. 

O empreendedorismo feminino já vem sendo mais visível nos últimos anos, o que é uma ótima notícia, que ajuda a movimentar o mercado e incentivar que outras mulheres façam o mesmo.

Para começar, é preciso colocar as suas ideias em prática, movimentando toda a situação e criando algo único que só tem a beneficiar a todos.

Diante disso, é necessário conversar e entender o que outras mulheres empreendedoras pensam e porque agem da forma que agem. Isso ajuda a ter uma visão mais ampla do negócio e entender a fundo como lidar com as dificuldades que podem surgir no caminho.

A partir do momento em que já se sabe como lidar com o assunto, tudo se torna muito mais adaptável e fica mais simples de ser resolvido.

Uma boa ideia, e que ainda hoje é colocada em prática, são os conselhos e reuniões com outras mulheres onde os interesses seguem o seu. Isso ajuda também a entender o que elas pensam e se você é tão diferente assim.

Isso ajuda a manter um alto nível de confiança entre todas as áreas e a ver que as coisas estão melhorando. Esse processo de apoio é fundamental e energizante, e assim você se sentirá mais confiante e capaz de atingir o sucesso.

E o que motiva mais e gera mais vontade de aprender do que ver que o seu planejamento está indo de acordo com o planejado? Por isso, vale a pena o investimento em reuniões para conhecer outras empreendedoras.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou como é importante que mulheres empreendedoras ganhem mais espaço no Brasil, mostrando seus principais desafios e dificuldades, fazendo com que se tenha uma visão muito mais ampla do negócio.

As mulheres são igualmente capacitadas e, muitas vezes, trabalham melhor que diversos homens que estão no mercado desempenhando as mesmas tarefas. 

Mas apesar disso, a ideia que é para ser atingida é o conceito de igualdade, não o de superioridade, buscando sempre por direitos e espaços iguais.

A partir disso, utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto e adapte as suas ideias para começar a empreender o mais rápido possível, mostrando ao mercado escolhido que você tem boas ideias, bastando apenas entrar de vez no ramo de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


cheirinhos

Rudy






9 comentários:

  1. Sim, infelizmente as mulheres empreendedoras encontram muitos obstáculos em seus caminhos.
    Gostei do texto, ótimas dicas para quem busca o empreendedorismo.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Ótimas dicas para as mulheres que querem abrir seus negócios e tomara que elas encontrem mais facilidades durante o processo.
    Já está na hora dessa situação mudar .se as mulheres são capazes não há razão para tantas dificuldades na hora de abrir um negócio

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas.
    As mulheres que querem empreender precisam ter força de vontade e persistência.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rudy! Artigo importante! O papel da mulher como protagonista de seus sonhos precisa ser cada vez mais incentivado e valorizado.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rudy!
    Excelentes Artigo com dicas importantes para as mulheres que querem que seus sonhos se tornem realidade, ser empreendedoras não é fácil!

    ResponderExcluir
  6. Nossa que texto completo! E importante.
    Peguei algumas excelentes dicas.
    Vou enviar o texto para as amigas

    ResponderExcluir
  7. Olá Rudy
    Excelente texto, dicas preciosas para todas as mulheres que sonham em serem empreendedoras, empreitada essa nada fácil
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Quantas dicas valiosas e sim, temos mulheres caminhando para esse lado do empreender a cada novo dia e isso é maravilhoso.
    Dizem que o mundo será das mulheres, ou já é? rs eu acredito piamente nisso!!!
    Amei, amei muito!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  9. Oii,
    ótimas dicas.
    As mulheres são extremamente capazes!
    Uma pena ainda existir tanto preconceito e machismo.
    Mas somos únicas e tenho certeza que a cada dia mais, venceremos todos esses obstáculos e conseguiremos nosso lugar nos cargos mais altos.
    bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy