30/09/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #136 - JAYANE MIRANDA - Chefe x líder: Saiba a diferença e aplique o melhor em sua vida

 Olá alegres e felizes!





Muitas pessoas tem como objetivo de vida crescer profissionalmente e se tornar um bom líder, seja no ramo dos negócios ou até mesmo dentro de casa, para a sua família. Mas talvez as atitudes que estejam tomando não sejam as ideais para essa meta.


Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje abordará a diferença entre chefe e líder, como esses conceitos são bem diferentes um do outro, bem como de que maneira aplicar o melhor em sua vida pessoal, profissional e financeira.


Todos em algum momento da vida encontraram um chefe chato. Seja no trabalho, nas escolas em forma de professor ou até mesmo amigos que se comportam de forma imperativa e nem um pouco empática ou colaborativa.


Independentemente se o trabalho exercido seja uma mão de obra especializada para eventos ou até mesmo ligado à área de arquitetura, chefes e líderes existem em todos os lugares e é mais fácil de encontrar características que o definem do que se imagina.


Também é normal que ambos marquem e muito a vida das pessoas e, na grande maioria das vezes, o líder sempre vem como algo bom a ser lembrado e exaltado, enquanto as memórias dos chefes sempre estão atrelados a situações conturbadas.


Porém, independentemente se o problema causado foi por causa de maquinas de café para empresa ou pela falta de empenho em desenvolver determinada tarefa, uma coisa é certa: ambos te cobrarão, mas de formas diferentes.


Mas você sabe como isso funciona na vida das pessoas e quais os benefícios de ser um líder e não um chefe? Por que aplicar esses conceitos que conhecemos no trabalho em nosso dia a dia? E qual a diferença principal entre chefe e líder?


A resposta dessas e de outras perguntas serão melhor desenvolvidas nos tópicos a seguir, onde o tema será abordado e aprofundado. Portanto, confira os tópicos a seguir para descobrir como ser um líder na vida e na sua empresa de terceirização em TI

Conheça qual a diferença entre os termos

Diferentemente de muitos casos, quando pensamos em chefes e líderes, ambos são conceitos que podem ser confundidos, mas que, com uma explicação básica, já é possível que se consiga diferenciá-los e enxergar as suas características.


O chefe remete a tempos antigos e passados onde o gerente, diretor ou gestor tinha como papel no ambiente de trabalho mandar e exercer sua autoridade sobre os funcionários, cobrando sempre mais e mais produção, não se importando com o bem estar deles.


E, mesmo quando saímos desse ramo de contabilidade e consultoria para empresas, o ramo comercial em si, é possível enxergar essas características dentro da casa das pessoas, quando o homem ou mulher que a “lideram” agem da mesma maneira.


Não apenas isso, mas também se entende que o chefe é aquele que não abre espaço para outras opiniões ou pontos de vista além do dele, podendo também ser facilmente encontrado em famílias e em um grupo de amigos.


Já o líder é aquele que sabe fazer a gestão de pessoas. Muitas vezes ele nem mesmo sabe que está fazendo isso de forma tão assertiva, podendo essa habilidade ser natural ou desenvolvida com treinamentos e técnicas específicas.


Ademais, é importante dizer que essa habilidade pode ser aplicada na vida ou em uma empresa que vende display expositor, lembrando que o importante é sempre praticar. 


O líder é aquele que embora as pessoas saibam da sua autoridade no ambiente, seja profissional, familiar ou em um grupo de amigos, elas o respeitam e querem ajudá-lo a alcançar determinadas metas e objetivos.


É característica do líder sempre estar aberto a diálogos e a entender outros pontos de vista, demonstrando empatia e firmeza quando necessário, sabendo conciliar tanto os interesses da empresa, quanto os próprios quanto os do colaborador, no caso do mundo corporativo.


Portanto, é possível destacar algumas diferenças, mesmo que sejam aplicadas, na prática, em serviços de limpeza e conservação ou em outro ramo profissional, como:


  • Maneira como lida com os problemas;

  • O modo como comanda a sua equipe;

  • A confiança das pessoas a sua volta;

  • O medo daquelas à sua volta.


Em outras palavras, é possível notar que, enquanto o chefe tem uma posição mais autoritária e lidera através do medo, o líder é autoritário, mas ele sabe empregar essa autoridade de maneira que não incomode os que estão por perto.


Mesmo trazendo para o dia a dia pessoal, pessoas que têm características de chefe dificilmente conseguem ouvir e tentar aplicar o que amigos ou familiares dizem, fazendo com que a longo prazo, esses desistam de tentar ajudá-lo.


Mesmo que a decisão seja algo como decidir qual será o aluguel de cabine fotográfica que será aplicado ao serviço, é importante enxergar essas características e tentar melhorá-las, caso seja o desejo de se tornar um grande líder.

Como ser um bom líder?

Algumas características e atitudes são essenciais para se tornar um líder e fazer com que todos enxerguem esse potencial em alguém em todos os aspectos do dia a dia. Para isso, os tópicos a seguir abordarão algumas delas.

01 - Tenha empatia

Pode-se dizer que, diferentemente de um chefe, uma das maiores características de um bom líder é ter empatia pelo próximo. É se colocar no lugar daquele que está te contando o problema encontrado e tentar compreendê-lo para então ajudá-lo.


Se um membro de sua equipe não está conseguindo vender sua meta de rótulos em papel couche, cabe ao líder orientá-lo, entender onde está o problema e, a partir das dificuldades do colaborador, oferecer uma solução viável e que ele entenda.


Quando trazemos para o aspecto pessoal e familiar, é importante se colocar no lugar de um filho, de um amigo ou de um irmão. Isso demonstra que existe relevância no que o outro está dizendo, mostrando apreço.


As pessoas gostam de serem ouvidas e quanto melhor alguém for em oferecer apoio e ajuda, mas mostrando certa autoridade e evidenciando onde o outro está errando, mais respeito as pessoas terão por você.

02 - Erros acontecem

Líderes sabem que todos podem cometer erros, inclusive ele mesmo, e por isso sabe que seus amigos, parentes, familiares e, principalmente, membros de equipe também podem cometer. 


Diferentemente do chefe que punirá aqueles que cometerem erros, embora ele mesmo não admita os seus.


Porém, isso não significa que o líder aceitará que erros sejam cometidos a todo momento e que não devem ser consertados e evitados. Muito pelo contrário, ele irá instruir como deve ser feito para que ele não aconteça novamente.


Quando pensamos no quesito pessoal, as pessoas que têm características de um líder, normalmente, sabem quando erraram e admitem, ou no mínimo, estão abertas a conversar sobre isso para ter um ambiente e uma relação melhor com sua família e amigos.


Dessa forma, todos saem ganhando em todos os aspectos de liderança da vida, fazendo com que todos sejam igualmente valorizados.

03 - Não existe superioridade

Quando se pensa no mundo corporativo, é normal que existam as posições hierárquicas e que, nesse sentido, algumas pessoas estejam cargos acima das outras, refletindo a quantidade e complexidade do trabalho e das funções que cada um desenvolve.


Porém, o bom líder sabe que não é superior a ninguém e que esse é apenas o papel que ele  deve desempenhar para que o trabalho ande sem nenhum problema e que as demandas sejam entregues na data prevista.


Afinal, fora da empresa todos são seres humanos tentando resolver seus problemas e vivendo suas vidas, convivendo na sociedade normalmente. Portanto, esse “status” é apenas algo momentâneo que pode mudar a qualquer momento.


O bom líder, fora do ambiente corporativo, sabe que não é superior aos seus amigos ou familiares, conseguindo manter um excelente ambiente para interação social e criando laços muito fortes com aqueles que se importa, sendo muito respeitado.

Considerações finais

O texto de hoje abordou qual a diferença entre chefe e líder, como ambos são vistos em diversos aspectos da vida como o profissional, pessoal e familiar, além de apontar características de ambos que são facilmente reconhecíveis.


É importante entender que o líder sempre será aquele que embora esteja à frente da equipe, da família e dos amigos, é a pessoa que se junta aos seus iguais para atingirem um objetivo em comum, enquanto o chefe utiliza sua autoridade, se frustrando muitas vezes.


As pessoas sempre são marcadas por ambos os espectros, lembrando dos chefes com alguma espécie de ressentimento enquanto lembram dos líderes de forma carinhosa e respeitável, deixando evidente qual delas deve ser buscada por você.


Agora que já entende qual a diferença entre ambos, busque aplicar as características de um líder no seu dia a dia e perceba a mudança que isso pode causar na sua vida e na de muitas outras pessoas à sua volta.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.





cheirinhos

Rudy




4 comentários:

  1. Não existe superioridade!!!Que coisa mais linda de ser lida, Rudy!!!
    Um chefe, um líder, são tão diferentes entre si e precisam sim, deste discernimento para que uma convivência com todos seja a melhor possível!!!
    Eu adorei poder aprender um pouco mais!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

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  2. Belas e importantes questões, levantadas por Jayane.
    Não é fácil ser líder

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  3. Olá Rudy!
    Belo testo, adorei saber um pouco mais das diferença entre chefe e líder, muito bem explicado!

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  4. Oi,
    é verdade, esse texto esclareceu bem as diferenças, e liderar com respeito é tudo. Pois faz o funcionário ter vontade de crescer.
    bjs

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Obrigada!!
cheirinhos
Rudy