Olá alegres e felizes!
Já passou o tempo em que a terapia era considerada um tabu, para se tornar uma ferramenta fundamental na vida daqueles que querem manter uma mente mais saudável.
Cuidar de si mesmo envolve diversos aspectos, que basicamente podemos dividir em três partes: corpo, mente e sentimentos.
Falar de saúde mental é algo que engloba toda a sociedade, que se tornaria mais madura e saudável emocionalmente se buscasse por terapia psicológica.
Expressar problemas, traumas e sentimentos é um grande desafio para as pessoas, principalmente com a demanda de acompanhar a rapidez com que tudo se transforma nos dias de hoje.
E muitos fatos nos impactam diariamente, assim como uma impressão 3d, criando novos moldes de pensamentos e comportamentos, ainda que não nos demos conta desse processo.
Somos bombardeados por novas informações todos os dias, e vivemos em um sistema de adaptação que, normalmente, não respeita o tempo de cada um.
O mundo está cada vez mais acelerado e cobra do ser humano uma rápida adaptação a situações que envolvem emoções, conflitos e a vida em sociedade.
A boa notícia é que a sociedade vem quebrando paradigmas como o tabu da ajuda psicológica, além de outras questões e padrões que antes não eram abordados e discutidos.
Neste artigo, você vai entender melhor quando deve procurar ajuda, como a psicoterapia pode mudar a realidade de uma pessoa e verá o impacto positivo que ela pode trazer.
O que é psicoterapia?
A psicoterapia é o cuidado da mente, de nossos processos psíquicos e dos processos que formam e moldam nossa personalidade.
Ela consiste em um conjunto de práticas terapêuticas, em um tratamento altamente personalizado, que visa as necessidades pessoais e demandas psicológicas de cada paciente.
A intenção é diminuir o sofrimento psíquico, auxiliando o mesmo na interpretação de fatos, acontecimentos e eventos ao longo de sua vida.
Diferente do que alguns pensam, a terapia é indicada para todas as pessoas e profissionais, principalmente para aqueles que lidam com outras pessoas, como um comissário de voo comercial, um vendedor ou um enfermeiro.
Não é necessário haver sofrimento mental para buscar uma base de apoio na terapia, sendo indicada para qualquer um que deseje melhorar questões emocionais ou o autoconhecimento.
Aliás, o autoconhecimento é um ponto-chave na psicoterapia, pois ajuda a entender:
Atitudes;
Pensamentos;
Relacionamentos;
Situações do dia a dia.
É a autoconsciência que traz ferramentas para que cada um busque suas respostas e trace, em conjunto com um profissional qualificado, um plano de ação para trabalhar as questões pertinentes a cada caso.
Até mesmo para promover um envelhecimento ativo, novo conceito para designar uma experiência positiva no desenvolvimento de uma vida mais longa e saudável.
Este processo visa a otimização de oportunidades de saúde, segurança e participação aos indivíduos à medida que ele envelhece.
Neste sentido, a terapia realizada com um bom psicólogo que acompanhe este processo, se faz fundamental.
Falamos aqui na promoção da saúde mental, de forma independente do grau de sofrimento do indivíduo. Por isso, buscar ajuda no início, evitando chegar a pontos críticos, que realmente comecem a interferir na qualidade de vida e bem-estar pessoal.
Nossas vidas podem ser comparadas a um papel sublimatico rolo A4, em que vão se acumulando informações e impressões de acordo com nossas experiências pessoais, e quando algo não vai bem, a tendência é que isso se agrave ao longo do tempo.
Infelizmente, grande parte ainda tem esse comportamento, de esperar a situação se agravar para procurar ajuda, e é exatamente por este motivo que entender melhor este assunto, traz esclarecimentos que podem te auxiliar.
Ao perceber situações de angústia, grande tristeza ou ansiedade, é indicado conversar com um profissional em que confie, visando percepções e insights que lhe ajudarão.
Quando é preciso procurar ajuda?
As questões ligadas à saúde mental costumam ser mais delicadas, pois os sintomas não são tão visíveis até que realmente comecem a atingir a parte física da pessoa, isso quando já se agravou seriamente.
Responsável pelos resultados do que uma pessoa vivencia, a saúde mental tem impactos em todas as áreas da vida de um indivíduo.
Se algo não vai bem, é preciso repensar fatores internos, sendo esta a função da formação de dedicados profissionais da psicologia.
Em uma analogia com um bom plano de gerenciamento de resíduos, se trata aquilo que precisa ser resolvido, o “lixo” emocional, o que não pode virar um entulho em sua vida.
Como frisamos, não espere o sofrimento mental para buscar auxílio. Em alguns casos, os sentimentos negativos podem desencadear problemas mais sérios, como mudanças de humor, distúrbios alimentares, grande ansiedade ou depressão.
Estes casos são clínicos e precisam de atenção especial. Sintomas como culpa, medos, tristeza e ansiedade, precisam ser avaliados por um profissional.
Se este for o seu caso, busque o auxílio de um bom psicólogo para que se sinta confortável para cuidar do seu bem-estar.
A terapia faz com que a pessoa tome atitudes e se posicione de forma diferente perante a vida, criando novos comportamentos que desenvolvem mais confiança, felicidade e controle sobre si, seus pensamentos e ações.
Destacamos a seguir alguns sinais importantes que mostram a necessidade de buscar terapia. Confira.
Distúrbios alimentares
Mudanças drásticas no comportamento alimentar podem indicar distúrbios que precisam ser tratados com cautela, uma vez que podem trazer sérias consequências para o organismo.
Normalmente associados à saúde mental, são indicadores que algo está errado, e isso precisa ser conversado com um profissional qualificado.
Existem uma série de fatores que podem desencadear possíveis transtornos, como a anorexia e a bulimia nervosa, que são graves e precisam de atenção médica.
De acordo com o quadro clínico de cada um, é desenvolvido um programa de transformação de hábitos e reeducação, que auxiliam no processo de modo a reduzir comportamentos considerados compulsivos.
Ansiedade
Devido à rotina e uma vida acelerada, facilmente desencadeamos quadros ansiosos em vários momentos. Mas quando se torna algo frequente, pode ocorrer um transtorno de ansiedade que leva a questões mais complexas, como a síndrome do pânico.
A ansiedade pode ser um problema isolado ou um sintoma de algum outro transtorno, o que pode indicar um adoecimento psicológico, que demanda atenção.
Buscar atividades que tragam prazer como uma viagem em grupo, optando por um serviço de aluguel de micro ônibus para excursão que torne o passeio tranquilo, ou mesmo caminhadas em locais agradáveis, podem ajudar.
Um grande problema nesse momento é a tentativa de automedicação, muito comum para tentar camuflar o problema.
Porém, não adianta querer se acostumar com a ansiedade. É preciso lidar com as causas e entender quais são os gatilhos e circunstâncias que podem ser a causa para ela.
Existem diversos recursos que podem ajudar, como a massoterapia, acupuntura, a prática de exercícios físicos e, quando necessário, o uso de medicação prescrita por um psiquiatra.
Depressão
A depressão é um quadro clínico de tristeza e melancolia prolongado, que leva a perda de interesse em todos os prazeres diários da vida.
É como um transtorno de humor, que afeta a pessoa alterando a percepção de mundo, como ele se comporta, pensa e sente, podendo acarretar sérios problemas, até mesmo físicos.
A mesmo a ideia da locação de ônibus para um bom passeio em família, perde o sentido para quem está passando por um quadro depressivo.
Transtornos de humor
Os transtornos de humor são caracterizados por picos de mudança de humor, que podem ser depressivos ou eufóricos.
Essa condição precisa ser tratada com psicoterapia, auxiliando sintomas como a grande distração ou afastamentos de pessoas queridas.
Motivos para optar pela psicoterapia
Para a melhora da saúde mental, solução de conflitos e autoconhecimento, a psicoterapia é altamente indicada.
Havendo confiança no profissional escolhido, ela pode auxiliar em questões de autoaceitação, auxiliando a lidar com os episódios vividos., o que melhora a qualidade de vida como um todo.
Diante disso, pontuamos alguns motivos para procurar por essa ajuda.
Aumenta a autoconfiança
Para lidar com novas situações é preciso confiar em si mesmo, e para lidar com problemas como a insegurança, ansiedade e angústias, o acompanhamento com um psicólogo pode auxiliar muito.
Ajuda a livrar-se de dependências
Problemas como dependência química ou hábitos negativos podem ser trabalhados nas sessões de psicoterapia.
Muitas vezes as intervenções podem ser acompanhadas de medicamentos para lidar com o sofrimento do paciente.
Ajuda a lidar com sentimentos
Situações que envolvem grandes perdas ou separações podem ser muito traumáticas, deixando grandes feridas emocionais.
Para auxiliar os sentimentos em momentos assim, a terapia pode ajudar no convívio com a própria história.
Auxilia na convivência com o medo
Quadros ansiosos envolvem medos e fobias que precisam de atenção especial, afinal, viver sob alerta leva a problemas mentais.
Só entenda o seu papel conforme a realidade de cada um, assim é possível trabalhar estes medos a fim de auxiliar o paciente.
Favorece a criação de relações saudáveis
Trazendo maturidade e inteligência emocional, é possível lidar melhor com situações cotidianas e com as pessoas ao nosso redor.
E o ponto de partida é nossa relação com nós mesmos, buscando o auto-crescimento e o desenvolvimento de habilidades pessoais para lidar com nossas incertezas.
Considerações Finais
Seja no ambiente de trabalho, como em uma empresa especializada em destruição de documentos ou nas relações pessoais e familiares, a psicoterapia pode transformar as relações humanas na sociedade.
O importante é perceber como ela pode auxiliar na qualidade de vida de cada um, ainda que em casos simples de incômodo, ou melhor, para evitá-los.
Ao auxiliar as questões emocionais de cada um, isso auxilia para a convivência na sociedade como um todo e, principalmente, no modo como vemos e entendemos o próximo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
cheirinhos
Rudy
Mais uma vez, Jayane foi muito feliz ao explanar sobre essa temática tão importante e necessária e ainda tabu
ResponderExcluirTodos que fazem terapia dizem que a terapia foi um divisor de águas em sua vida, que se conhecem bem melhor após ela.
ResponderExcluirSempre que necessário é bom procurar ajuda médica.
Danielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
A gente só pede ajuda, quando chegamos no fundo do poço. Comigo foi assim e hoje, medicada diariamente, só me arrependo de ter sofrido tanto tempo sozinha, achando que não tinha solução.
ResponderExcluirA depressão, ansiedade, a nossa saúde mental, precisa sim, cuidada. Seja por terapia ou médicos.
Um texto fabuloso Rudy, gratidão por partilhar!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Oi, Rudy! Mais um artigo muito importante! A nossa saúde mental deve receber toda atenção assim como cuidamos do físico. Tudo precisa estar em equilíbrio e a ajuda de profissionais da área é extremamente necessário.
ResponderExcluirOLá Rudy!
ResponderExcluirQue belo texto, hoje em dia a terapia muitas vezes se faz necessária! Tem que ter coragem e procurar ajuda!
ola
ResponderExcluirMais um excelente texto como sempre,Eu tenho um pouco de ansiedade ,e tambem tenho a mente acelerada ,as vezes perco o foco totalmente.E ainda bem que temos os profissionais para ajudar a populaçao a cuidar melhor da saude mental.
Olá Rudy
ResponderExcluirQue texto excelente, conheço bastante gente que está precisando de uma terapia urgente, porém ainda existe muito preconceito em relação a procura qualquer tipo de tratamento psicológico.
Bjs
Fiz psicoterapia durante algum tempo, e nossa, como me ajudou, é algo que recomendo muitooo.
ResponderExcluirAmei o texto!
Bjos!
Oi, Rudy
ResponderExcluirTerapia é tudo.
Quero muito fazer em breve. Ajuda demais, dá outro sentindo pra vida.
Bjs