Olá alegres e felizes!
As plantas, de fato, renovam a energia do ambiente e têm muito a adicionar como forma de decoração para o seu apartamento, podendo escolher entre várias espécies, tamanhos e estilos que melhor combinam com o seu gosto e sua necessidade, além da sua rotina.
A vida moderna e o constante crescimento da sociedade dentro dos centros urbanos e de grandes cidades impactou a forma como as pessoas vivem. Assim, tentando ter um contato mais próximo da natureza, elas optam por decorar seus apartamentos com plantas.
Para ter um ambiente sofisticado e cheio de verde em seu apartamento, independente do espaço disponível para esse tipo de atividade, a palavra-chave é: jardim vertical ou horizontal.
Esse tipo de recurso permite que você explore uma série de técnicas para decorar ambientes como uma empresa de piso vinílico.
O conceito de jardins verticais não é novo. Na verdade, de acordo com registros históricos, o primeiro relato de um jardim como este é de 450 A.C. Entretanto, a técnica tem se popularizado muito nos últimos anos no Brasil.
Embora muitos desacreditem, esse tipo de decoração é benéfico e é muito procurado nos dias de hoje. Independentemente se a pessoa trabalha com material para campanha eleitoral ou em qualquer outra coisa, todos querem ter uma casa bem decorada e um design único.
Isso sem mencionar como as plantas podem afetar o ambiente à sua volta, tanto no ramo comprovado da ciência, podendo melhorar o espaço deixando-o mais fresco e até mesmo mais acústico, quanto no emocional, trazendo energias diferentes ao local.
Em outras palavras, o investimento em plantas na decoração do apartamento é algo totalmente comum e muito indicado nos dias de hoje. Não é à toa que tantos profissionais de design de interiores indicam esse tipo de decoração.
Portanto, confira o tópico a seguir, independentemente se trabalha com logística ou desembaraço aduaneiro de importação, e veja algumas formas de aproveitar ao máximo esse tipo de design mais verde e natural no seu condomínio.
Entenda mais sobre as plantas e seu impacto
Antes de mais nada, é importante entender como as plantas são essenciais para o design de qualquer ambiente de apartamento, tanto quando se pensa no quesito beleza quanto no quesito de decoração.
Conseguindo, inclusive, mudar o ambiente e trazer energias positivas, como concentração e melhor sensação de paz, as plantas conseguem ser o diferencial em um apartamento que busca um toque de charme na decoração.
Entretanto, é importante sempre contar com alguns cuidados quando se tem plantas, por exemplo, com o plano de segurança de produtos químicos, visando que elas continuem saudáveis e não apresentem problemas.
Pois bem, com isso, alguns benefícios podem ser destacados, como:
● Design único e diferente;
● Custo menor se comparado a outros acessórios de decoração;
● Boas energias para o ambiente;
● Conforto único
Então, como foi possível perceber, as plantas são excelentes para decorar os ambientes internos de seu apartamento, porém, algumas oferecem oportunidades melhores, além de se adaptar ao ambiente perfeitamente.
É muito importante lembrar que plantas são seres vivos, portanto, é preciso se organizar para fornecer o básico para a sobrevivência delas, que no caso é a luz do sol e água. Evite também deixá-las próximas a produtos químicos de limpeza de condomínio.
Conheça mais sobre os tipos de planta
Com tudo isso que foi dito, confira algumas das plantas que trazem um enorme diferencial ao ambiente, além de serem extremamente bonitas. Pois bem, entre as principais estão as seguintes:
01 - Lança de São Jorge
Essas plantas são excelentes quando o assunto é se adaptar a ambientes com pouca luminosidade.
Elas necessitam de menos luz solar do que o habitual, e não é necessária a mesma quantidade de adubo, além de serem muito bonitas e fáceis de serem podadas. Ótimas para quem quer uma planta mas não tem muito tempo para cuidar.
02 - Filodendro
Plantas belíssimas quando o assunto é decoração, as filodendros não demandam tantos cuidados e também precisam de pouca luz do sol, podendo fazer sua fotossíntese e sobreviver na meia sombra.
Em contrapartida, precisa ser regada constantemente. Pode também ser usada como uma espécie de trepadeira, sendo apoiada na parede com o devido suporte.
03 - Samambaia
Samambaias são bastante conhecidas e são uma das plantas preferidas tanto para quem mora dentro de apartamentos quanto para pessoas que moram em residências.
Com isso, precisam de sol, porém se adaptam muito bem a meia sombra, além de serem regadas com frequência, mas normalmente ficam em suportes em paredes ou tetos, economizando no espaço local, ajudando na movimentação.
A única coisa que pode ser um inconveniente são suas folhas que crescem bastante, precisando ser podadas com certa frequência.
04 - Palmeira Leque
Sendo únicas e lindas, as palmeiras leque podem ser regadas entre 2 a 3 vezes por semana, sendo muito boas para quem não tem muito tempo. Suas folhas brilhantes e lindas causam uma sensação única ao local, sem mencionar a beleza delas.
Dicas para montar um jardim vertical ou horizontal
Em um mundo cada vez mais corrido e movimentado, é importante você conseguir um espaço de qualidade para relaxar e se conectar com a natureza, mas os imóveis em grandes centros urbanos estão cada vez menores.
Por conta disso, saber aplicar as técnicas adequadas de utilização de jardins é fundamental para ter um ambiente de qualidade e com a sua cara, seja ele no método vertical ou no horizontal, dependendo da área que você tem para esse tipo de ação em sua empresa que administra condomínio.
Para saber como você pode trabalhar com esse tipo de espaço, é importante ter em mente algumas dicas importantes que podem ajudá-lo a manter um jardim muito mais estilizado e com qualidade em sua casa, independente do espaço.
Dicas para montar um jardim
Localização
Este é o primeiro ponto a pensar quando você está criando um jardim. Em alguns imóveis, é possível utilizar uma varanda como espaço para as plantas, o que é ideal pelo espaço que elas possuem para respirar.
Porém, em alguns casos você pode utilizar uma sala ou parede interna. Neste caso, uma das principais preocupações deve ser a incidência de luz natural, que é fundamental para a saúde das plantas que compõem o ambiente de sua estrutura pré fabricada.
Dessa forma, você garante que elas ficarão saudáveis e permitirá um crescimento de plantas mais adequado.
Montagem
Aqui, deixe a criatividade mandar. Se você possuir talento artístico, é possível criar armações artesanais para encaixar as plantas na parede, além de utilizar uma série de vasos diferentes para criar um ambiente muito diferenciado.
Para isso, é preciso considerar o espaço entre as plantas no layout de seu imóvel para você montar o jardim com qualidade, permitindo que as plantas estejam com espaço suficiente para crescer e se desenvolver com qualidade ao longo do tempo
Manutenção
Mesmo no caso de jardins com plantas que não requerem cuidados constantes, é preciso separar um dia para fazer a manutenção. Aqui, é o momento de limpar a parede, os vasos e em alguns casos até mesmo as próprias plantas.
Muitas pessoas consideram esse trabalho terapêutico, um momento de aproximação com a natureza e de aproveitar esse tipo de recurso para relaxar por um tempo enquanto deixa todo o ambiente mais limpo.
Em alguns casos, você pode contar com a tecnologia, usando serviços de irrigação, sistema sprinkler contra incêndio e outras ferramentas que ajudam no processo de manutenção do seu jardim vertical ou horizontal.
Considerações finais
Os jardins são uma forma de colocar vida em seu imóvel, garantindo um ambiente tranquilo para aproveitar estes elementos de contato com a natureza de maneira muito mais efetiva.
Quanto mais você aplicar estes recursos, mais estiloso é seu apartamento ou casa, aproveitando o charme das plantas para criar elegância e sofisticação, garantindo assim que você terá uma estrutura muito mais interessante para passar seu tempo livre.
Dessa maneira, você consegue conquistar um imóvel muito mais otimizado, livre do estresse de grandes centros urbanos e cheio de verde, onde você pode respirar e ter uma ligação mais forte com a natureza.
Sendo assim, agora que já ficou mais claro, comece a decorar seu apartamento com as mais diversas plantas, aproveitando todos os benefícios citados ao longo do texto.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
cheirinhos
Rudy
Eu não consegui fazer um jardinzinho dentro de casa. Mas meu conseguiu fazer uma espécie de suporte bem na frente de casa, onde ele tem as orquídeas que ele ama e eu tenho minhas plantinhas e chás rs
ResponderExcluirE vou te contar, faz um bem danado um espacinho verde, que gera flores de vez em quando.
Minha neta Rafaela ama comer hortelã no pé e já vai fora e pega as folhinhas.
Eu amo isso!!!
Mais um post que traz paz e ensinamentos!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Olá Rudy
ResponderExcluirExcelentes dicas, amo plantas, meu quintal é cheio delas e coloco algumas dentro de casa também, um ambiente com plantas tem vida,armonia,beleza...
Bjs
Ameiii a ideia de um jardim vertical para apartamentos.
ResponderExcluirEm 2022 vou tentar fazer um aqui
Oi, Rudy! Adorei o texto! Gosto demais de plantas, mas sempre fico em dúvida sobre a maneira certa de cuidar. Esse jardim vertical fica tão lindo! Como Jayane disse, é deixar a criatividade ganhar espaço.
ResponderExcluirola
ResponderExcluirEmbora ame plantas confesso que aqui em casa quem gosta de cuidar delas meu marido.Gostei das dicas.