17/02/2022

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #23 - Qual a importância de termos uma saúde mental cuidada?

 Olá alegres e felizes!





A saúde mental é de extrema importância, prova disso é que o Janeiro branco tem o foco na conscientização do tema. Sendo criada em 2014, por Leonardo Abrahão, professor e psicólogo, esta campanha incentiva o autocuidado e bem-estar, tanto físico quanto psíquico.


Conceito muito discutido nestes últimos anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), este termo (saúde mental) está relacionado às mais variadas formas de lidar com os aspectos sociais, emoções boas ou ruins, habilidades pessoais, mudanças da vida. 


É determinante a maneira que lidamos com o mundo interno e externo e, assim, mostra-se a qualidade da saúde mental de cada um.

Entenda mais sobre a importância de cuidar da saúde mental

Embora à primeira vista pareça simples, nem sempre é. Muitas pessoas não vêem como prioridade o autocuidado, mas ele é importante para manter as relações interpessoais e profissionais saudáveis.


Além do que foi dito, esse cuidado deve ser diário, evitando doenças mentais como a depressão e muitas outras.


Os problemas no cotidiano que afetam diretamente a saúde como: estresse, brigas, pouco dinheiro, insônia, incapacidades e preocupação excessiva, quando não cuidados ou não vistos como graves, tornam-se “fraquezas” e “gatilhos” ainda mais prejudiciais ao longo do tempo.


Ademais, a sociedade está em sucessivas mudanças e rápidas transformações, com isso relacionamentos, interesses, realizações e, assim, os moldes comportamentais vão caracterizando um pouco de quem somos. 

Como cuidar adequadamente da sua saúde mental?

Quando uma experiência dolorosa acontece e a exposição prolongada a esta, consequentemente traumas e dificuldades se alojam, então, qual o melhor caminho para seguir?


Hábitos saudáveis podem contribuir ativamente para um bom desempenho pessoal e interpessoal, seja através do meio ambiente, fugindo completamente da rotina exaustiva com exercícios físicos ou mesmo com o controle de acesso digital na web. 


Afinal, o uso excessivo de aparelhos celulares e a navegação constante na internet não fazem bem para o ser humano.


Desse modo, alinhado à uma rotina produtiva, boas horas de sono, boa convivência no trabalho e em família, relaxar nas pausas do dia, assim como a alimentação saudável e o autoconhecimento, tudo é fundamental para qualquer desalinho que haja.


Ainda que seu hobbie seja comprar balão latex para a festa de uma amiga querida, caminhar com o pet, contemplar o pôr do sol, viajar para lugares inusitados, esses também são métodos saudáveis de pensar sobre a sua condição de saúde.  


E através dessas atitudes simples, antes feitas com outros objetivos, hoje podem ser mais motivacionais, como se houvesse um tipo de dispositivo de proteção contra surtos elétricos - porém dentro do seu interno - ativo para o seu bem-estar.

Saúde mental no meio corporativo: como manter?

O ambiente de trabalho para muitos é um lugar desgastante, tóxico e limitante quando o assunto é vida mental saudável, tendo em vista o local onde é tido mais tempo e consequentemente impacta diretamente nos resultados do trabalhador.


Seja qual for esse ambiente, não há regras específicas para “contrair” os males causados à mente, desde o serviço de administração de condomínios até a parte interna de uma gigantesca empresa multinacional, todos estão suscetíveis e expostos.


De acordo com a OMS, citada um pouco antes, em média 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, por exemplo, depressão, ansiedade, estresse, entre outros. Muitas vezes não reconhecidos e afirmados pelos próprios portadores, por inúmeras questões.


Hoje, sabemos que todo o contexto gera uma insatisfação ou satisfação pessoal, por isso esse mesmo assunto não deve ser percebido como um lugar de ameaça ao indivíduo. 


Afinal, o surgimento de novas enfermidades relacionadas e introduzidas no mundo do trabalho têm sido muito apontado nas produções científicas das últimas décadas, principalmente por todas as mudanças no cenário em questão.


Por isso, entre grupos, empresas e agencia de stands sensibilizados com a saúde e qualidade de vida de seus colaboradores, referiu-se a esse tema com mais empatia, este que tem sido bastante recorrente no meio corporativo.


Logo, temos como possível ser mais produtivo sem ser tão exaustivo no trabalho, contando que todos (desde a supervisão até os operadores) ao redor tenham esse mesmo objetivo e seja para um bem comum, seja na vizinhança, com os familiares, amigos e desconhecidos, tornando a acessibilidade mais palpável e a empatia também. 


Muitas vezes os sinais da falta de equilíbrio do estado psicológico, cognitivo e emocional não são visíveis, inclusive, entre as principais causas de afastamento do trabalho neste país está Burnout (estresse crônico de trabalho) que possui perspectiva clínica e psicossocial.

Veja as vantagens de empresas que prezam pelo bem-estar dos colaboradores

Os benefícios de uma empresa que adota medidas corporativas pensadas e elaboradas em prol do desenvolvimento de seu colaborador, podendo ser através de ações e estratégias feitas a fim de enfrentar grandes desafios diários, são incontáveis.


Podemos dizer, inclusive, que são inúmeras opções dentro da jornada de trabalho, servindo de “aluguel de cones de sinalização” - ou seja, como um alerta para que a empresa tome uma ação o quanto antes - para entender tais necessidades:


  • Entender as capacitações e o perfil dos colaboradores presentes;

  • Incentivos alternativos para boas práticas na rotina;

  • Capacitação dos gestores, supervisores, diretores;

  • Acompanhamento psicológico, dentro e fora do departamento;

  • Entre outras ações.


Com esses incentivos necessários no dia a dia, é possível a melhoria referente aos sintomas da síndrome de Burnout, por exemplo. 


É importante reforçar que a doença se caracteriza por dificuldade de concentração, perda de apetite, baixa autoestima, isolamento social, pressão alta, despersonalização, exaustão emocional, entre outros sintomas.


Inclusive, é de alto risco se manter em atividade nessas condições, prejudicial tanto para o contratante quanto para o contratado, isso porque com tamanha demanda de serviço acaba sendo reduzida a produtividade e proatividade, o que deixa a empresa vulnerável a processos trabalhistas.


A importância que os gestores dão à sua organização implica, além da construção de uma conscientização coletiva, boas práticas de liderança, fomentar um novo projeto de controle de acesso a maneiras de lidar com os problemas alheios.


Ou seja, pode ser um bom começo desde que a intenção seja propagar melhores condicionamentos psíquicos e interativos. 

Como proporcionar um bom cenário para a saúde mental dos funcionários?

Amparada à sociedade, formas alternativas de gerir empenham novos métodos para além da boa convivência entre as pessoas, pois a importância do cuidado para cada colaborador é um incentivo e uma motivação em dar continuidade nos negócios.


Lembre-se: manter o propósito de um organismo vivo implica em estar bem. A adoção de um ambiente mais sustentável também pode ser uma forma de manter a saúde mental em bom estado.


Isso porque, ter a responsabilidade de ter o contato direto com a natureza libera hormônios de felicidade e compreensão, sendo práticas simples que podem ser aderidas ao longo do trabalho. 


Você pode começar com palestras e conversas abertas com o público (se possível) sobre temas de cunho social, a fim de conscientizar os colaboradores de suas responsabilidades enquanto colegas de trabalho e ser humano. 


Sem que haja discriminação ou preconceitos com o que for falado e exposto, afinal são assuntos delicados pra alguns, mas de extrema importância e que devem ser tratados de forma respeitosa e independente.


Também é possível fragmentar os horários e torná-los flexíveis para que haja o máximo de aproveitamento por parte do colaborador, por exemplo, fazendo uso dos seguintes métodos:


  • Momentos de leituras saudáveis;

  • Práticas de Yoga;

  • Almoço coletivo;

  • Partilhas de experiências boas dentro e fora do ambiente corporativo.


Novas atitudes profissionais para este século mostram que não existe fórmula mágica ou etiquetas adesivas personalizadas que possam indicar quem terá algum distúrbio no meio corporativo, mas a comunicação é infalível quanto a esse aspecto, se bem gerenciada. 


E claro, é importante que sejam mantidas essas boas práticas ao longo do ano com mais  ações e colaborações, não apenas em janeiro ou em setembro (mês de prevenção do suícidio) também muito enfatizado nos debates e redes sociais. 

Considerações finais

Como visto ao longo de todo o texto, cuidar da saúde mental é uma prática cada vez mais em uso, principalmente com tantas doenças invadindo e tomando conta da população atual. Desse modo, é necessário apostar em práticas que podem deixar o dia dia mais leve.


Por exemplo, o acompanhamento com um psicólogo de preferência, que te ouvirá e ajudará diante de todos os obstáculos que podem aparecer. Também é interessante tirar um tempo para si, com uma leitura, um hobbie, uma música ou qualquer outra coisa que goste.


Dentro do ambiente profissional, isso se torna ainda mais necessário, principalmente por parte das empresas, que devem trabalhar de forma que o funcionário se sinta acolhido e conte com uma escuta ativa, podendo relaxar a mente - mesmo com a pressão do trabalho.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



cheirinhos

Rudy




7 comentários:

  1. Olá Rudy!
    Mais um excelente texto da Jayane Miranda, cuidar da nossa saúde mental é muito importante, principalmente com tantas doenças que esta surgindo esta difícil ficar calma e não se estressar!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy!
    Verdade a saúde mental é de extrema importância, estamos vivendo num mundo extremamente estressante, pandemia, crise econômica, violência, desastres naturais, etc...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. ola
    Otimo texto ,temos mesmo que cuidar de nossa saude mental,ontem mesmo eu fiquei bem abalada com esse desastre de Petropolis ,mas sei que é preciso respirar fundo ,ter um tempo só nosso ,assistir algo leve na televisão,deixar o celular de lado ...

    ResponderExcluir
  4. Esse tema precisa ser muito discutido e verbalizado para que todos tenham conhecimento e possam ajudar e ser ajudados

    ResponderExcluir
  5. Um tema necessário e tão importante. Nesse ano de 2022, minha primeira crise de ansiedade foi ontem e eu não fiquei nada bem.
    E isso não fica só na mente não. O corpo dói, as dores aparecem e não há remédio que tire isso.
    Eu lido com a depressão há anos, mas com a pandemia, precisei mudar medicação e médico.
    Saúde mental importa sim e muito!!!
    Que todos nós encontremos apoio necessário e não somente em Setembro!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  6. Cuidar da saúde mental é fundamental para que tenhamos saúde como um todo. Um corpo não funciona bem se a cabeça não estiver bem também.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Saúde mental é tudoooo mesmo.
    É incrível como mexe com tudo.
    Você pode estar saudável fisicamente, mas se vai mal no emocional, o corpo começa a padecer.
    bjks

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy