Olá alegres e felizes!
Levando em consideração que a internet se tornou um espaço bem vantajoso para os empresários, é perceptível como as pessoas passaram a se dedicar com mais frequência em seus projetos, por exemplo, uma loja virtual.
Naturalmente, a internet também se tornou um ambiente para que as empresas consigam conquistar o seu público-alvo, bem como divulgar suas respectivas marcas. Atualmente, podemos considerar as redes sociais como uma das principais opções dos empresários.
Ao entrarmos em uma rede social, como o Instagram, podemos ver vários tipos de empresas atuando com seus respectivos produtos. Diferentemente dos seus primeiros anos, o Instagram era focado apenas em fotos com uma qualidade maior das que eram vistas no Facebook.
Contudo, hoje em dia, é possível ver empresas que trabalham com balões latex para festa, lojas de roupa, e outros segmentos.
Ademais, devemos destacar o Instagram e o Facebook, que são as principais redes sociais utilizadas pelas empresas e, pelo fato de ter todo o tipo de público, fica ainda mais fácil abrir uma loja para mulheres, basta ter um direcionamento correto sobre a proposta da empresa.
Para quem busca criar uma loja focado em um público específico, como o das mulheres, criar uma loja virtual acaba sendo a melhor opção. Ou seja, é possível criar um negócio com foco em impressão 3D, criando objetos que podem ser utilizados pelo público feminino.
Através da internet, é possível gerenciar de forma mais fácil as mercadorias, pedidos, meios de pagamento e envios. No geral, o mundo digital possibilita ao gestor ter total controle sobre as questões operacionais, integrando todos os canais de venda em um único lugar.
Dependendo do segmento que for escolhido, como uma loja virtual de caneca para brinde, por exemplo, a internet consegue unificar os pedidos para melhorar o fluxo dos trabalhos.
Agora, iniciamos o artigo com 6 dicas importantes para o seu negócio virtual. Inicialmente, é preciso que seja definido o público certo para que os produtos da sua loja virtual sejam vendidos de maneira mais fácil.
1. Defina o seu público-alvo
Como a intenção é montar uma loja virtual focada no público feminino, o primeiro passo é analisar como o mercado está funcionando, e entender quais são os segmentos que podem ser vantajosos.
Atualmente, os empresários estão tendo várias possibilidades para atuar nos mercados, afinal, estão sempre surgindo novos setores no mercado brasileiro.
Dessa forma, podemos perceber como estão surgindo vários negócios, como lojas virtuais de controle de acesso portaria, em que um cenário mais antigo, era raro ver empresas como essa na internet.
Podemos citar algumas áreas que podem ser trabalhadas para o público feminino, que em 2020, tornaram-se destaques. Podemos iniciar com brechós e produtos biodegradáveis, que têm o foco de vender itens de moda, higiene, beleza, decoração e roupas usadas.
No caso, tratam-se de produtos utilizados ou fabricados, com foco na sustentabilidade.
De forma geral, podemos ver o mercado com foco no público feminino com uma gama de possibilidades, sendo uma loja virtual com foco em placas em acrílico personalizadas, por exemplo, desenvolvendo decorações que caiam no gosto das mulheres, ou até mesmo, vender outros tipos de itens que fazem parte do universo feminino.
Há também os alimentos alternativos, que para os consumidores que têm intolerância a glúten ou à lactose, acabam se tornando uma ótima opção.
Nesse mercado, é possível focar em mulheres que buscam alimentos que conseguem contribuir com a saúde da pele, do cabelo e também, da sua saúde em geral.
Em seguida, temos o mercado de pets, que por sua vez não é um ramo novo, mas criar uma loja virtual com produtos e serviços para cachorros e gatos está em uma grande ascensão.
Infoprodutos também se tornaram uma opção bastante interessante, principalmente para os empresários que buscam atuar com o público feminino, afinal, desenvolver livros e outras soluções digitais que rondam o mundo feminino acaba atraindo o interesse desse nicho.
Por fim, os cosméticos são, de longe, uma ótima opção de loja virtual, levando em consideração que o público feminino acaba se interessando mais por produtos que agem diretamente na aparência.
2. Acompanhe as tendências de consumo
Nessa parte, o empresário deve se atentar aos principais produtos que o público feminino vem consumindo.
Mas além disso, é interessante que a loja virtual tenha toda uma estruturação para trabalhar, parte desse processo pode envolver projetos de combate a incêndio, para que os funcionários possam contribuir com a organização da companhia.
Inicialmente, é preciso fazer uma análise sobre as condições do mercado, e além disso, estudar o que pode ser trazido de novo para o segmento escolhido.
Algumas questões devem ser feitas, e uma delas está relacionada a relevância do produto, e pensar se o público gastaria o seu dinheiro para comprá-lo.
É interessante dizer também que, a manutenção da mercadoria deve ser considerada, por exemplo, caso você abra uma loja para alimentos focados em auxiliar na aparência da pessoa, é necessário refletir sobre as maneiras de conservação desses produtos.
Considerando os pontos acima, devemos pontuar que antes mesmo de você decidir atuar em um determinado segmento, pense se você irá realmente gostar de trabalhar com aquilo, afinal, é preciso ter um equilíbrio entre a profissão e a vontade de exercê-la.
Felizmente, a internet também consegue auxiliar no momento de saber se o seu negócio está em alta. O Google Trends, por exemplo, consegue filtrar em seu banco de dados o segmento pesquisado, para saber se ele está sendo buscado com frequência por parte dos usuários comuns da internet.
3. Regularize a sua empresa para criar a loja virtual
Pelo fato de abrir um negócio próprio, direcionado para o e-commerce, recomendamos que seja aberto um CNPJ.
Ao abrir o CNPJ, o gestor responsável pela loja virtual pode considerar a aplicação uma automação robótica de processos, para que algumas atividades operacionais sejam realizadas automaticamente e, com isso, haverá tempo de sobra para lidar com outras partes do negócio virtual.
Sabemos que ter uma loja virtual sem a legalização, naturalmente pode aumentar a margem de lucro da empresa, porém, os rendimentos recebidos como pessoa física podem gerar uma tributação de até 27,5% do seu faturamento no imposto de renda.
Dessa forma, estar em conformidade com as obrigações legais é o mais interessante a ser feito, levando em consideração também que há notas fiscais que precisam ser feitas.
No momento em que for aberto o CNPJ, é possível observar as diversas opções de cadastro disponibilizados pela Receita Federal, que podem variar de acordo com a previsão de faturamento e quadro societário da empresa.
4. Defina o público-alvo da sua marca
O público-alvo é um grupo de pessoas que têm características comuns. Em meio a essas características, podemos incluir fatores como geração, classe social e comportamento de compra.
Como qualquer ação, identificar as características do público-alvo deve passar por uma série de processos. No caso, o gestor responsável deve saber:
O que o público consome;
Com que frequência;
Quais são suas dores e necessidades;
Se pagariam por seu produto;
Outros grupos que possam se interessar sobre seus produtos.
Entender as principais necessidades do público-alvo, por sua vez, é uma característica necessária em qualquer negócio.
Uma empresa de serviços de consultoria ambiental, por exemplo, consegue filtrar as principais necessidades dos clientes pelo fato de trabalhar com uma automação das informações sobre as condições financeiras de uma organização.
5. Crie personas
Nessa parte, os gestores da loja virtual devem se atentar na coleta das principais características do público-alvo, que envolve informações sobre gênero, idades, localidades e interesses.
A criação das personas é, de fato, muito importante para que os produtos e a proposta da sua loja virtual sejam direcionados da melhor forma possível.
6. Encontre a melhor plataforma para o seu negócio
Após você eleger o segmento e o público-alvo, é necessário estudar as melhores plataformas para realizar as vendas.
O mais interessante é que a empresa consiga atuar na maioria das plataformas, com o mesmo nível de presença, mas para isso, é necessário uma equipe para lidar com as interações com o público.
Exemplificando, a linguagem usada no Instagram é totalmente diferente do que é utilizado no Facebook. A mesma coisa vale para pessoas que querem atuar com sites, ou seja, ambas precisam de atenção para não perder o cliente com os posts feitos.
Conforme as publicações consigam ganhar um fluxo contínuo nas plataformas, as chances da loja virtual conseguir um alcance maior acabam aumentando. Contudo, estude minuciosamente qual seria o melhor lugar para focar as atividades da loja virtual.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
cheirinhos
Rudy
Jayane sempre sensata e dando dicas importantes para que as pessoas possam abrir seu próprio negócio
ResponderExcluirOlá Rudy!
ResponderExcluirExcelentes dicas, as Lojas Virtuais estão com tudo hoje em dia, e com a pandemia então, aumento e muito as compras por meio virtual.
Bjs
Todo o mundo acabou descobrindo nas dicas on-line jeitinhos de abrirem suas empresas, fazerem vendas e claro, compras.
ResponderExcluirPor isso, Jayane mais uma vez foi sábia demais em suas dicas e sim, o mercado feminino sabe bem onde ir e a quem atingir!!!
Adorei!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Ola Rudy!
ResponderExcluirDicas legais para quem quer abrir uma loja virtual! Muita gente só faz compras on line!
ola Rudy
ResponderExcluirOtimas dicas da Jayane ,como sempre ,gostei,hoje a venda online está aumentando cada vez mais.
Hoje em dia ter uma loja virtual é fundamental para todos os empreendedores.
ResponderExcluirDanielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Oi, Rudy!
ResponderExcluirMuito legal as dicas para abrir uma loja virtual... Minha irmã chegou a criar um lojinha no Instagram mas não deu certo, vou monstrar para ela esse artigo com as dicas, tenho certeza que irá ajudá-la bastante.
Bjos!
Oii,
ResponderExcluirdicas maravilhosas mesmo.
A melhor coisa é definir o público alvo.
Pois aí é beeeem mais fácil divulgar, e saber como fazer essa divulgação, por quais redes sociais e tal.
bjs