24/03/2022

RESENHA #13 - “DEPOIS DOS 40, AINDA É AMOR” (LITERATURA NACIONAL) - BRUNA LONGOBUCCO

 

LIVRO:  “DEPOIS DOS 40, AINDA É AMOR” (LITERATURA NACIONAL)

AUTORA: BRUNA LONGOBUCCO

EDITORA: AMAZON (INDEPENDENTE)

 PÁGINAS –98

  EDIÇÃO 2021

CATEGORIA: ROMANCE NACIONAL

ASSUNTO: DRAMA

ASIN: -  B09L7H3LJY




 

PRIMEIRO PARÁGRAFO:

 

“ EU ME PEGUEI  COM O OLHAR PERDIDO NA SACADA  DO APARTAMENTO. MINHA RUA ERA MAIS INCLINADA, NÃO TINHA  MUITO TRÂNSITO, O BAIRRO RESIDENCIAL SOSSEGADO CONTAVA COM MAIS CASAS  DO QUE PRÉDIOS, E, POR DETERMINAÇÃO LEGAL, OS POUCOS EDIFÍCIOS ALI CONSTRUÍDOS NÃO PODIAM ULTRAPASSAR CINCO ANDARES”

 

ANÁLISE TÉCNICA:

 

-CAPA-

 

Uma linda mulher de olhos azuis, deitada ao lado de pétalas de rosas vermelhas.

Capa: da autora.

Detalhe da capa: Artessa

 

NOTA: 5,00 DE 5,OO

 

-DIAGRAMAÇÃO:

 

Conteúdo: nota da autora; seis capítulos numerados e com pensamentos de Rubem Braga no início; e, “Diga não a agressão verbal”.

Diagramação: artessa

 

NOTA: 4,80  DE 5,00

 

- ESCRITA:

 

A narrativa é descritiva em primeira pessoa pelos  protagonistas  e poucos diálogos complementares.

Linguagem atual, de fácil entendimento, ágil e descritiva.

 

NOTA: 4,80 DE 5,00

 

SINOPSE:

 

“Fábio Lopez Camargo é um homem que definitivamente faz as mulheres perderem o prumo. Mesmo as casadas, as apaixonadas, não se furtam a cobiçá-lo. É impossível um homem desses passar despercebido. É tentação demais.

Mas se num primeiro momento o danado chama a atenção pela beleza, charme e elegância, num segundo intimida pela expressão fechada, chega a ser antipático mesmo, dono de respostas curtas e secas. Viúvo, com uma filha pequena, ele vive para o trabalho e não quer saber de envolvimento.

Professora, escritora e mãe solo de dois meninos, Valentina Greco quer recomeçar. Recém-saída de um divórcio litigioso, ela viveu um pesadelo emocional no primeiro casamento. Quando é nomeada na Escola Municipal Rubem Alves nem imagina que vai conhecer um homem capaz de tirá-la do sério, ainda mais depois de tudo que ela passou.

Será que ela vai descobrir que depois dos 40 ainda é amor?”

 

 

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

 

“Atenção: este livro pode acionar gatilhos, pois aborda violência doméstica, em especial, a violência psicológica.”

 

Primeiro ponto a ser destacado é o fato da protagonista ser uma mulher mais madura, o que mostra um ponto de vista diferenciado, já que não há mais aqueles arroubos da juventude e do início da fase adulta em relação aos envolvimentos românticos.

Mostra um enredo de dor, mas também de superação auto conhecimento, e que mostra a força de uma mulher com experiência, porém que se permite viver o amor novamente, apesar de toda violência que passou.

Mesmo sendo um conto, dá para sentir e perceber toda angústia vivida pela protagonista e o momento de decisão de quando recomeçar.

Mostra que mesmo as mulheres com maior bagagem emocional e de vida, podem e devem enfrentar novos desafios e aproveitar para amar novamente.

Recomendo com os cuidados relatados no início da análise.

 

NOTA : 4,50 DE 5,00








 

SOBRE O AUTORA:






 

Filha de imigrantes italianos, Bruna Longobucco nasceu em 10/04/1978, na cidade de Belo Horizonte/MG. Desde a infância interessou-se por Literatura e escrever veio como um dom natural.

Em 2004 começou a divulgar seus trabalhos. Além de ter suas obras presentes em diversos sites literários, entre seletivas e concursos, já participou de mais de trinta antologias e de outras publicações, como artigos em jornais.

Como autora independente, lançou seis livros: O menino que tecia sonhos (CBJE, 2004); Além das nuvens (Escritório de Histórias, 2005); Luz do sol (CBJE, 2006); O vale da liberdade (Editora Protexto, 2007); Um outro olhar (CJBE, 2008) e Sem Destino (Ixtlan, 2009).

Graduada em Comunicação Social e Direito, Pós-graduada em Revisão de Texto, é autora de poesias, contos, crônicas, romance.


LIVRO DISPONÍVEL NO KINDLE UNLIMITED.


CHEIRINHOS
RUDY




7 comentários:

  1. pode parecer bem clichê mas o diferencial é a idade e madureza dos protagonistas

    ResponderExcluir
  2. Eu li acho que dois livros da autora e fora a simpatia que ela é, tem um talento maravilhoso em construir enredos reais e cheios de ensinamentos!
    Um tema pesado debatido nesse livro,mas muito necessário e parece que tratado até com uma certa leveza, pirncipalmente na parte do amor maduro!
    Listinha de desejados pra já!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá Rudy!
    Não conheço essa autora e essa é a primeira resenha que vejo do seu livro, a trama parece ser bem interessante, emocionante e envolvente, fiquei bastante curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Rudy!
    Mais uma autora Nacional que fique conhecendo por aqui, adoro ler contos e esse me parece ser muito interessante, gosto de personagem mais madura, quero ler, vai para minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Muito bom saber que o conto traz uma protagonista mais madura .Precisamos de mais leituras com personagens assim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Aquela velha história de duas pessoas fechadas para o amor, mas que não conseguem resistir. Um clichê que sempre pode render boas histórias.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, amiga
    Não li nada dessa autora ainda.
    Parece ser um conto bom,que nos faz pensar sobre as fases da vida e como sempre podemos recomeçar e como estar mais maduro é bom e também traz felicidades.
    Bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy