19/08/2022

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #76 - Guia de Investimento - Depilação íntima feminina: Conheça todos os mitos e verdades

 


A depilação íntima, principalmente a feminina, é um grande tabu na sociedade e precisa ser desconstruído para que todos possamos entender o que realmente ela é, de onde vem e o motivo por ser tratada de maneira diferente quando falamos de homens e mulheres.

Durante muito tempo os pelos eram vistos como algo nojento, e as mulheres, que desde que o mundo é mundo sofrem mais com a pressão da sociedade e para que fossem “perfeitas”, também tiveram que lidar com essa ideia.

Quando falamos de depilação íntima, a medida para comparar homens e mulheres é bem diferente, assim como diversas outras coisas. Basta imaginar um homem todo peludo e uma mulher toda peluda, ambos passam mensagens diferentes.

Muitas mulheres optam pela depilação íntima através da cera ou laser em clínicas especializadas, que contam com equipamentos que utilizam acoplamento elástico flexível e materiais de qualidade.

Entretanto as mulheres são bem mais cobradas do que os homens, pois os pelos na região íntima da mulher ainda é visto como algo nojento, e muitas delas se prestam a situações constrangedoras para tirá-los.

Precisamos entender que a mulher que opta por se depilar ou não precisa ser respeitada antes de qualquer coisa. Se depilar não está errado e optar por não se depilar também está longe de ser um erro.

O que precisa ser questionado são as motivações das mulheres que se depilam, elas fazem isso porque realmente se sentem melhores ou apenas porque o parceiro sexual pede ou as pessoas falam que isso é algo feio?

O processo de depilação é bem delicado e precisa ser realizado por especialistas que utilizem descartaveis cirúrgicos para que ele seja feito com o máximo de cuidado e higienização, pois se trata de uma área muito exposta a bactérias e infecções.

Entender que a depilação íntima é algo bem mais cobrado das mulheres do que dos homens é o primeiro passo para que entendamos que não se trata de um procedimento para ambos os sexos, mas que foi pensado majoritariamente para as mulheres.

E entender também sobre as motivações desse procedimento também faz toda a diferença no processo, pois a mulher deve fazer apenas aquilo que se sente confortável e que realmente sente vontade, independentemente do que os outros digam.

Por isso, hoje iremos conhecer a fundo o processo da depilação íntima feminina, como ela é realizada, os tipos que existem e os mitos que correm nesse meio para te deixar ciente sobre tudo o que envolve esse procedimento.

Conceito, finalidade e cuidados da depilação íntima

A depilação íntima pode ser feita tanto em um centro de medicina do trabalho quanto em clínicas estéticas especializadas no assunto. O lugar e o método é você quem escolhe junto a um especialista que irá entender o que melhor te atende.

O processo se baseia na retirada por completo de todos os pelos que ficam na área da virilha, lembrando que a parte interna da região íntima não possui pelos, então não caia no papo de ninguém que diga para tirar os pelos internos, isso não existe.

Os pelos são comuns por todo o corpo, seja das mulheres ou dos homens, mas claro que cada um possui um nível de produção diferente. Existem mulheres mais peludas e outras nem tanto, assim como os homens.

No caso da depilação intima, é feito toda a retirada dos pelos daquela região com a finalidade de deixar o espaço mais limpo para que a mulher se sinta mais confortável, principalmente durante as relações sexuais.

A depilação precisa ser realizada com um esterilizador para laboratório caso você opte por fazer em uma clínica, pois como mencionamos, a área íntima fica muito sensível a baterias e infecções durante e após a depilação.

Por isso, é importante manter o local muito limpo e hidratado com produtos recomendados por um médico especialista, além de mantê-lo arejado. Por isso recomenda-se dormir sem a calcinha para que a região respire e não fique abafada.

Existem diversos métodos para depilar a região íntima, um deles é através da lâmina, o mais usado, onde a mulher consegue fazer em sua própria casa e sozinha, passando a lâmina pela região da virilha e pelos lábios externos e retirando todo o pelo.

A cera também é usada, mas o recomendado é que seja feito por um profissional, que usa a cera para retirar todo o pelo desde a raiz, o que faz com que seu crescimento demore para acontecer, diferente da lâmina, onde os pelos já aparecem mais rápido.

E por fim existe a depilação a laser que só pode ser feita em um consultório especializado, e é feita uma avaliação antes, assim como uma empresa realiza uma consultoria técnica ambiental para saber se está apta para determinadas mudanças.

O laser age diretamente na raiz do pelo, retirando ele e fechando os seus poros, impedindo que eles cresçam. É a melhor opção para quem deseja se livrar dos pelos definitivamente, sem dor e de maneira prática.

Mesmo com tudo isso, ainda existem muitos mitos em torno da depilação íntima feminina que precisam ser desconstruídos para que você não caia em papos de pessoas que não entendem nada sobre o assunto.

Mitos e verdades da depilação íntima feminina

Abaixo você irá conferir alguns dos principais mitos e verdades que envolvem a depilação íntima feminina para que esteja por dentro disso e saber o que faz com a sua região íntima e até mesmo debater com pessoas que acham que sabem sobre o assunto. Confira:

Depilar totalmente é mais higiênico?

Procurar por um medidor de vazão de água na internet é tão fácil quanto procurar por perguntas como essa, onde muitos acreditam que depilar a região íntima feminina é sinônimo de higiene. Isso não passa de um mito!

Os pelos não são sujeira e muito menos nojentos, são parte do corpo de uma mulher assim como do homem. A higiene da região íntima é feita com água e produtos apropriados, então depilar a região íntima não a deixará mais limpa, não acredite nisso.

Depilar pode deixar inflamações?

As inflamações ocorrem após alguma região do corpo se machucar, e levando em consideração que tanto a lâmina quanto a cera são objetos que podem se machucar, é mais do que possível ter inflamações com a depilação íntima.

Então essa é uma verdade da depilação íntima feminina, ela pode deixar inflamações na região e, caso isso aconteça, é importante consultar o seu médico urgentemente para que isso não gere problemas maiores.

Depilação escurece a pele?

Assim como uma empresa precisa de um monitoramento ambiental periodicamente para deixar tudo em seu devido lugar, a mulher que se depila também precisa ficar de olho para ver se a região não fica mais escura, pois isso é mais uma verdade de depilação íntima.

Principalmente com a depilação por lâmina ou cera, que acabam deixando muitas células mortas na pele, o que gera um tom mais escuro para a região, deixando a pele da mulher mais escura e gerando muita insegurança para a maioria delas.

Depilar diminui o prazer sexual?

Para finalizar, selecionamos um dos maiores e mais absurdos mitos da depilação íntima feminina. Não, depilar a região não diminui o prazer sexual assim como manter os pelos também não aumenta, os pelos não estão ligados ao seu prazer sexual.

Muitas pessoas, principalmente os homens, usam isso como desculpa para incentivar as mulheres a se depilarem porque eles acham os pelos nojentos. Então, agora você sabe que isso se trata de um grande mito e, se algum homem disser algo do tipo, fuja porque é cilada.

Esses são alguns dos mitos e verdades da depilação íntima feminina que foi indicada por especialista no assunto para te provar que muitas vezes os pelos não estão lá para atrapalhar, mas para proteger a região de infecções e bactérias.

Os intervalos e cuidados necessários na depilação

Assim como quem adquire uma bomba dosadora de cloro precisa de devidos cuidados para com o produto, a mulher que se depila com frequência também precisa de alguns cuidados especiais, como:

  • Evitar usar roupas apertadas;

  • Não deixar a região abafada;

  • Evitar relação sexual de imediato;

  • Ficar sem calcinha por algum momento;

  • Lavar bem a região com bastante água corrente;

  • Evitar cremes e perfumes.

Isso te ajudará a passar pelo processo com mais tranquilidade, em qualquer sinal de irritação ou dor, procure imediatamente um ginecologista para te ajudar com isso e evitar que traga maiores problemas.

Consulte sempre o seu ginecologista

Para finalizar, é importante citar a importância de manter sempre o contato e acompanhamento com um ginecologista, médico especialista na saúde sexual e da região íntima das mulheres, ele poderá te ajudar com tudo.

Antes de se depilar, procure um médico e fale sobre o seu desejo e entenda mais sobre o assunto e todos os métodos que existem para que você escolha um que sabe que trará benefícios para você.

Dessa maneira você evita problemas de saúde e a depilação por pressão da sociedade ou de outra pessoa, tomando as rédias da sua vida e tomando as decisões que farão bem e feliz, que é o mais importante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

cheirinhos

Rudy


8 comentários:

  1. Olá Rudy!
    Depilação com cera pra mim é tortura, pra mim nem pensar, só uso gilete, e está ótimo pra mim, e nem sei como os homens, de hoje em dia, que toleram bem menos dor que as mulheres, estão fazendo depilação quase que no corpo todo. Bjs

    ResponderExcluir
  2. é dolorido demais mas é uma questão de higiene e saúde

    ResponderExcluir
  3. Pé nos ovos isso rs mas é quase que obrigação tanto pela higiene, quanto até pela estética(raio de padrões)
    Por isso, adorei a matéria!!!E vou guardar para ir pegando mais dicas!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Sério que depilação ainda é assunto polêmico?! Não consigo ver o motivo, se é algo necessário e do gosto de cada um.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Um assunto que é tabu e tem tantas informações importantes que precisam ser divulgadas para uma boa saúde tanto da mulher quanto do homem. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Acho que cada mulher deve fazer o que se sentir vontade .Simples assim.Cada uma é cada uma.

    ResponderExcluir
  7. OLá Rudy!
    Depilação com cera é muito dolorido, estou pensando seriamente em fazer depilação a laser definitiva, acho que depilar é uma questão de higiene! Adorei a postagem!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy!
    Acho que a depilação deve ser escolha da pessoa, seja homem ou mulher... Mas que é algo que faz bem faz, pelo menos pra mim :)
    Bjos, muito interessante o texto!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy