10/10/2022

RESENHA #26 - “SORRISOS QUEBRADOS” - SOFIA SILVA

 

LIVRO:  “SORRISOS QUEBRADOS”

SUBTÍTULO: “É NA ESCURIDÃO QUE BRILHA O AMOR VERDADEIRO”

SÉRIE: QUEBRADOS

LIVRO: 1  

AUTORA: SOFIA SILVA

EDITORA: VALENTINA

 PÁGINAS –315

  EDIÇÃO 2017

CATEGORIA: DRAMA/FICÇÃO PORTUGUESA/

ASSUNTO: ROMANCE

ISBN: -  978-85-5889-049-5




 

 

PRIMEIRO PARÁGRAFO:

 

“POR FAVOR, POR FAVOR, POR FAVOR, REZO PEDINDO PROTEÇÃO A CADA PASSO LEVE QUE DOU PELA CASA. COM OS SAPATOS NAS MÃOS, DESÇO A ESCADA COM CUIDADO”.

 

ANÁLISE TÉCNICA:

 

-CAPA-

 

Uma jovem olhando para cima, tem cabelos coloridos e blusa branca.

CAPA: JOYCILENE SANTOS

ILUSTRAÇÃO DE CAPA: Korobkova/depositphotos

 

NOTA:  4,50 DE 5,OO

 

-DIAGRAMAÇÃO:

 

Conteúdo: sumário; créditos; parte 1-dolorosamente colorida: oito capítulos numerados; parte 2-surpreendenemente brilhante: treze capítulos numerados; parte 3-tristemente escuro: oito capítulos numerados; parte 4 – dois capítulos numerados; epílogo; sobre a autora.

Ilustração do miolo: Ahmad Illustrations

Diagramação: Kátia Regina Silva/Babilonia Cultura Editorial

 

NOTA: 4,50  DE 5,00

 

- ESCRITA:

 

A narrativa é descritiva em primeira pessoa pela protagonista e com diálogos complementares.

 

NOTA: 5,00 DE 5,00

 

SINOPSE:

“Sorrisos Quebrados gira em torno de três personagens: a jovem Paola, a pequena Sol e seu pai, André. Os três são vítimas de violências distintas, que deixaram marcas profundas em cada um. Trata-se de uma história de superação de dores, magia, estrelas e de como importantes laços humanos podem se formar a partir da autoaceitação, da arte e da tolerância no cotidiano.

Paola:

Perante Deus, meu marido prometeu me amar.

Cuidar de mim. Ser meu amigo.

Perante todos, disse que me amava. Que seríamos felizes.

Viveríamos para sempre juntos.

Mentiu em tudo.

Até que um dia ele me disse que me mataria. E não mentiu.

A partir desse dia, vivi escondida no meu mundo, até André aparecer.

 

André:

Eu não procurava nada. Não queria ninguém.

Não depois de tudo que vivera.

Meu coração estava escondido na escuridão, até Paola surgir com suas cores, pintando minha vida.

 

Sorrisos Quebrados é um romance de cores entre duas pessoas quebradas por relacionamentos passados.

Uma história de superação dos próprios medos e de promessas.”

 

ANÁLISE CRÍTICA E Da AUTORA:

 

Vou começar dizendo que é um livro triste e pode trazer gatilhos para pessoas mais sensíveis, porque traz problemas como agressões físicas e psicológicas, depressão, violência doméstica  e sofrimento variado. E também pode trazer esperança para que já tenha passado por problemas similares.

Não vou dizer que é um livro fácil de se ler, entretanto, a forma como a autora vai inserindo os dramas e acontecimentos, vai nos envolvendo como leitor e ficamos agoniados para entender como será o final (que dói).

A luz do livro é uma criança chamada SOL. E com ela podemos ter aprendizados diferenciados, mesmo através de sua inocência, fragilidade e entendimento infantil, que geralmente é simples e objetivo.

O romance pode parecer ‘desesperado’ devido a quantidade de sexo, porém dá para entender que, após tudo que os protagonistas passaram, é uma forma de se redescobrir no outro, pelo menos é assim que senti.

A história traz questões sociais profundas;  temas dolorosos, porém reais; sofrimento e dor; algum suspense e  muitas reflexões sobre relacionamentos e atitudes tomadas devido a imposições feitas pela sociedade.

Recomendo muito o livro para quem gosta de sentir aquela montanha russa de emoções durante a leitura e tem coração forte para dramas carregados de dor.

 

NOTA : 5,00* DE 5,00








 

SOBRE O AUTORA:






Sofia Silva nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal. É licenciada em Ensino Básico (1º Ciclo) pela Universidade de Aveiro. Amante da literatura, em especial da poesia e, nela, de Pablo Neruda. Sempre gostou dos sentimentos contidos nas palavras e do poder que exercem sobre os leitores. Ávida devoradora de romances, com predileção pelos dramáticos de final feliz, desde jovem participa ativamente do meio literário.

Em dezembro de 2014, iniciou-se na ficção através da plataforma online Wattpad com a Série Quebrados, cujo foco são histórias sobre violência doméstica, deficiência física e abuso sexual.

Com mais de 1 milhão de leituras e o apoio fervoroso das leitoras brasileiras, publicou, dois anos depois, o seu primeiro livro na Amazon, Sorrisos Quebrados, atingindo o top 10 de vendas em ebook no Brasil. Em 2017, Sorrisos ficou em 1º lugar na votação da Amazon OS FAVORITOS DOS LEITORES, na categoria Ficção Geral.

Para o futuro, deseja continuar a dar voz aos problemas da sociedade através de personagens que ultrapassam inúmeros obstáculos e merecem ser felizes.


Disponível no Kindle Unlimited.


CHEIRINHOS

RUDY





7 comentários:

  1. Lembro do lançamento desse livro, que a autora veio ao Brasil.
    Algumas amigas já leram e se sensibilizaram muito com a história

    ResponderExcluir
  2. Eu namoro os livros da autora faz tanto tempo, mas como viajei por outros mares da literatura, acabei deixando de lado.
    Mas vou retomar com certeza.
    Pelos temas abordados, pela dor sim, mas pela esperança que as pessoas, mulheres, que passam situações semelhantes, possam sentir.
    Espero de coração, ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá Rudy!
    li esse livro já faz tempo, mas ainda fico impactada com as dores que a Paola foi submetida e o rumo que livro toma , muito lindo uma historia emocionante! Fiquei com vontade de ler de novo, quero ler a continuação do livro!

    ResponderExcluir
  4. Todos falam super bem desse livro, que é carregado de dor e mesmo assim lindo.
    A autora é super simpática.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha visto a capa do livro pela internet, mas não conhecia detalhes. Os assuntos são fortes e realmente torna a leitura mais intensa. Às vezes quando colocado de forma vazia as cenas de sexo em excesso acaba cansando, mas analisando dentro da história de personagens pode revelar-se importante dentro do enredo.

    ResponderExcluir
  6. ola
    Tenho esse livro mas ainda não li ,que bom que recebeu nota máxima ,assim fico mais animada para ler,não sabia que tem tanto sofrimento na trama.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Esse livro é realmente muito tocante, acho que a autora conseguiu de maneira ímpar passar todos os receios dos personagens. No fim fica uma bela reflexão e inspiração para buscar dias melhores.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy