08/11/2022

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #95 - Guia de Investimento - Conheça as principais conquistas femininas da história do Brasil



Quando se fala sobre o peso das conquistas femininas é importante fazer uma comparação dos direitos disponíveis para as mulheres hoje em relação ao passado. Um histórico de conquistas que faz parte da história do Brasil.

Principalmente se levarmos em conta dados do IBGE, que em 2019 apontava que o percentual de mulheres no Brasil era de 52,2%, fazendo da parcela feminina a maior dentro da sociedade brasileira, sendo um público a ser visto com maior atenção até pelo mercado.


Mesmo sendo uma audiência de grande importância tanto para o país como para o mundo, a realidade aponta para um cenário infelizmente bastante diferente. Como exemplo, pode ser citado o baixo número de mulheres em cargos importantes na sociedade como um todo.


Esse que se torna um desafio para todo tipo de empreendimento, que atualmente deve adoptar práticas inclusivas para assim amplificar o seu percentual de mulheres contratadas, de uma empresa de automação residencial até uma loja de pequeno porte.


Tudo isso graças à importância cada vez maior que a sociedade vem dando ao público feminino, como resposta aos movimentos femininos, que vêm lutando para garantir com que esse público seja visto com o mesmo tipo de consideração em relação ao grupo masculino.


Uma realidade que pode ser vista claramente ao olhar para o seu redor, considerando dentro do seu ambiente de trabalho sobre o percentual de mulheres em relação aos homens, com uma visão mais atenta para os cargos preenchidos por elas.


Algo que é válido para os mais diversos tipos de mercados, especialmente para aqueles onde a posição das mulheres sempre foi vista com um certo desmérito, com uma clara preferência ao público masculino, como é o caso das atividades físicas.


Mercados mais específicos, como o de tecnologia, também sofreram de um mal-aproveitamento entre as mulheres, com esse público ocupando um índice de apenas 27% dentro desse setor tecnológico, conforme apontam os dados do INEP.


Realidade que leva a uma distribuição desigual de emprego, tornando mais difícil encontrar mulheres atuando na gestão ou administração de atividades técnicas de empresas variadas, e isso não ocorre por causa da sua capacidade.


Prova de que isso não tem relação com a capacidade, é que empresas de manutenção de grupo gerador, por exemplo, assim como outras, já apresentam mulheres em cargos de liderança e de gestão.


Inclusive, esse cenário, aos poucos, vem se modificando, em busca de trazer mais reconhecimento ao público feminino, por mais que existam ainda muitos desafios a serem superados para alcançar o almejado objetivo de equidade na sociedade como um todo.

Desafios da equidade no Brasil e no mundo

O conceito de equidade trabalha com o objetivo de conquistar uma relação de igualdade entre gêneros, isso dentro dos mais diversos campos sociais, sendo necessário estabelecer ações para que exista uma igualdade de direitos, por exemplo.


O grande obstáculo em relação a isso está em comportamentos historicamente estabelecidos na sociedade, que desde os tempos antigos não reconhecem o valor adequado associado às mulheres em relação à população masculino.


Um exemplo disso está na própria concepção do casamento, onde por muito tempo uma mulher só poderia ser respeitada após a realização de um matrimônio, com suas conquistas pessoais em qualquer área sendo desqualificadas por causa do seu registro civil.


Mas se hoje uma cancela automática em São Paulo pode ser liberada para uma mulher dirigindo um veículo, é por causa das diversas lutas que foram travadas na sociedade, indo do direito ao voto até mesmo a posição de poder sobre algum tipo de propriedade privada.


Mesmo com muitos direitos sendo conquistados com o passar do tempo, as mulheres continuam a sofrer diante de uma baixa valorização. Algo que pode ser visto ao olharmos para uma série de índice sociais, entre eles:


  • Vagas de emprego;

  • Cargos políticos;

  • Percentual salarial;

  • Espaço na sociedade.


Isso além de muitas outras situações distintas, com o simples fato de uma mulher ir até uma oficina mecânica, buscando por auxílio em relação a um kit de embreagem recondicionada não seja visto de forma negativa.


Desafios esses que se mostram presentes tanto na realidade brasileira como no mundo, por mais que o histórico de conquistas e lutas seja diferente para cada país, sendo importante reconhecer as vitórias obtidas no Brasil para compreender a posição da mulher hoje.


Uma jornada repleta de triunfos que merece cada um sua devida atenção, de forma a se entender sobre tudo o que foi conquistado e o que ainda deve ser alcançado, através de uma luta que ocorre por anos, dependendo das ações de diversas mulheres pelo tempo.

Grandes conquistas femininas no Brasil

As mulheres ainda sofrem bastante no cenário nacional, com o número de casos de violência contra a mulher tendo crescido na última década, como aponta o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), mantido pelo Ministério da Saúde.


Apesar dessa situação preocupante, muitas vitórias vêm sendo conquistadas pelo gênero feminino, com tais conquistas sendo algumas recentes, enquanto outros partem de momentos muito mais antigos.


Uma longa jornada que precisa ser acompanhada para entender a importância de se manter forte na luta pela igualdade de direitos no Brasil, observando então por momentos-chave, tais como:

1932 - Direto ao Voto

O direito feminino a voto é resultado das lutas pelo sufrágio feminino, um movimento mundial que atuou na busca pelo reconhecimento e libertação das mulheres, garantindo a elas direitos diversos, com destaque para o seu direito de participar da democracia.


Passo importante para o reconhecimento dessa parcela de público como um percentual importante na sociedade, levando futuramente ao acesso das mulheres a muitos campos, como o mercado de trabalho, podendo atuar em uma empresa de pabx em nuvem.

1933 - Primeira mulher eleita

Logo após a conquista dos direitos políticos, como o voto, também foi possível para as mulheres se candidatarem a cargos oficiais. Algo que foi conquistado pela primeira vez por Carlota Pereira de Queirós, a primeira deputada federal do país.


O início de uma jornada que permitiu ao Brasil ter pela primeira vez uma mulher no cargo de presidência, como foi alcançado por Dilma Rousseff em 2010.

1962 - Estatuto da Mulher Casada

Em relação ao espaço da mulher no mercado de trabalho, o estatuto definido pela lei de nº 4.121 foi um grande avanço a ser reconhecido, permitindo assim com que uma mulher pudesse trabalhar, sem precisar da autorização a ser dada pelo seu marido.


Um movimento importante para que hoje seja normal ver alguém atuando no serviço de manutenção de câmeras de segurança SP, independentemente de qual seja o seu gênero e muito menos sua situação civil.

1979 - Direito da prática ao futebol

Se hoje temos nomes de destaque no esporte nacional, como a jogadora Marta, é porque em 1979 as mulheres passaram a ter permissão para praticar o futebol, além de muitas outras atividades esportivas.

1985 - Delegacia da Mulher

Mesmo que as mulheres tenham conquistado uma série de direitos, muitos deles continuaram a ser desrespeitados, principalmente por causa da dificuldade em fazer qualquer tipo de registro, com tal público sendo desacreditado graças ao seu gênero.


Para responder a isso foi criada em São Paulo a primeira DEAM, Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher. Um modelo que se espalhou pelo país pelo seu sucesso, assim como uma logística que acompanha a expansão de um projeto que passa a lidar com moto carga baú.

2006 - Lei Maria da Penha

Conforme foi citado antes, as mulheres são as maiores vítimas dos casos de violência, o que destaca a importância de uma lei criada justamente para proteger esse público.


E assim nasceu a Lei Maria da Penha, cujo nome veio como homenagem à Maria da Penha Maia Fernandes, um importante nome na luta em defesa da mulher, após lutar por anos na justiça para que o seu agressor fosse condenado.

2015 - Lei do Feminicídio

Com uma relação direta com a lei Maria da Penha e os casos de violência doméstica, foi criada em 2015 a lei de nº 13.104, cujo objetivo é tratar como um crime de hediondo os casos de homicídios causados unicamente pela pessoa ser uma mulher.


A partir dessas conquistas é que hoje a mulher brasileira pode ocupar diversos espaços, atuando em diversos cargos, tudo de acordo com os seus desejos, permitindo com que o gênero feminino possa correr atrás de itens diversos, como obtenção de ex tarifário.


Tudo graças ao destaque que essa parcela feminina vem conquistado em relação ao mercado de trabalho, de investimentos, de educação, além de muitas outras áreas que podem contar hoje com a participação das mulheres.


Algo ainda pequeno em relação ao sonho almejado de equidade social, sendo então uma luta que ainda precisa ser posta em prática, para que essas conquistas citadas tenham sido a porta de entrada para muitas outras vitórias a serem obtidas na sociedade.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



cheirinhos

Rudy



9 comentários:

  1. Um post que inspira a ir em busca de nossos sonhos

    ResponderExcluir
  2. As mulheres podem tudo, mas infelizmente, ainda há limites nessa frase inspiradora.
    Limites muitas vezes, colocados por nós mesmas, quando nos vemos fazendo algo que é dito como masculino.
    Devagarinho, vamos quebrando tabus e machismo e olha aí um post que vale ser mostrado a muitas mulheres que lutam por seus sonhos!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá Rudy!
    Excelente texto, muito inspirador, a mulher pode tudo e o lugar da mulher é onde ela quiser! Aos pouquinhas vamos mostrando do que somos capazes e conquistando nosso espaço!

    ResponderExcluir
  4. ola
    Um post bastante esclarecedor como sempre

    ResponderExcluir
  5. Olá! Sempre muito ter a oportunidade de conhecer mais da nossa história e dessas grandes vitorias que aconteceram para que o hoje fosse ainda melhor, inspirador e admirável, mas infelizmente nossa luta ainda não acabou.

    ResponderExcluir
  6. Olá Rudy!
    Excelente post, conquistas super importante para nos mulheres e vem muitas outras
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rudy! Textos assim nos inspiram a seguir lutando pelos nossos direitos. Há muito ainda a ser conquistado e nossa luta precisa ser por todas as mulheres de gerações passadas que abriram portas para o nosso reconhecimento.

    ResponderExcluir
  8. São muitas conquistas, mas ainda há muito o que se conquistar. O mundo todo precisa se atentar à situação das mulheres, principalmente em alguns países. É tão triste de ver culturas que diminuem as mulheres.

    ResponderExcluir
  9. Não sabia qual e quando a primeira mulher foi eleita no Brasil... Muito interessante o texto!
    Bjos!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy