Diversas peças de vestuário vindas de décadas passadas entram e saem de moda, a tornando um círculo vicioso, e as botas brancas são um desses itens que voltaram com tudo.
Os amantes da cultura retrô, inclusive as mulheres, gostam de seguir tendências do passado, focando em uma determinada década ou misturando várias com o presente.
As botas brancas surgiram na segunda metade da década de 1960, voltaram em 1980 e estão indo e vindo com vários tamanhos e formatos durante a década atual, agradando os mais variados estilos, do retrô até o mais atual.
Elas acompanham várias peças de moda que você certamente tem em seu guarda-roupa, como:
Calças jeans;
Leggings;
Trajes para escritório;
Vestidos tubinho;
Looks retrôs e alternativos.
Diversas famosas da atualidade, como Bruna Marquezine, Fernanda Souza, Giovanna Ewbank e Maria Eugênia Suconic aderiram a essa tendência.
Por não estarmos muito acostumados a ver e usar bota nessa cor, pode parecer que você não vai conseguir usar as botas brancas com nada.
Mas é para te mostrar que isso é possível que trouxemos este artigo para você. Como se trata de um item diferente, experimente brincar com suas roupas, começando com looks mais básicos como jeans e camiseta ou uma calça de alfaiataria com blazer.
Como é de uma cor neutra, o branco não pesa e não fica preso com nenhuma cor específica, sendo versátil para usar tanto em looks de inverno quanto nos mais fresquinhos.
Ao comprar peças de vestuário e calçados, opte sempre por uma loja que tenha um software para loja de roupas com cupom fiscal.
A origem da bota branca
As botas brancas foram criadas pelo estilista André Courrèges em 1965. Ele havia decidido ampliar um pouco mais sua coleção Space Age (Era Espacial), criada no ano anterior.
O estilista também queria aproveitar a febre das mini saias, causada pela renomada estilista britânica Mary Quant, criando um calçado que combinasse muito bem com nova, inovadora, revolucionária e polêmica peça de vestuário.
Saída e retorno à moda
Entre o ano de 1969 e a primeira metade da década de 1970, a onda começou a decair devido ao movimento hippie, onde as botas brancas deram lugar às rasteirinhas e sapatilhas.
Em nosso país, as botas brancas só voltaram na década de 1980, com a Xuxa, que as usava em seu programa matinal.
Outra influência foi a atriz teen americana Molly Ringwald, que atuou em vários filmes adolescentes da época, como “A Garota de Rosa-Shocking”, agregando às botas um look romântico, doce e todo cor-de-rosa.
Tirando os modelos de salto, essa é uma modelagem segura para andar de moto com seu capacete próprio para motocicletas, assim como um capacete de segurança com viseira é necessário caso você esteja em alguma obra.
Nos anos 1990, as botas brancas foram dispensadas mais uma vez devido à tendência minimalista e despojada lançada na época.
No inverno de 2011 elas vieram à tona mais uma vez, quando a estilista parisiense Isabel Marant levou as botas para as passarelas de uma forma mais repaginada, no estilo over the knee ou no tamanho tradicional com franjas e cadarços.
Atualmente as botas brancas estão voltando com a mesma intensidade dos anos 1960, com uma altura um pouco acima do tornozelo e básicas, uma vez que o retrô está sendo muito valorizado hoje em dia.
Você pode encontrar botas brancas em diversas lojas de calçados, das mais populares até as de grife.
Em lojas online você também encontra diversos modelos, e pode comprar outros produtos, como fita crepe atacado.
Como usar bota branca?
As botas brancas são versáteis, portanto não existem grandes segredos quando o assunto é compor um belo look com esse item, mas para facilitar sua vida, trouxemos algumas dicas.
Como tudo combina com jeans, a sugestão mais simples é apostar em uma peça em denim na parte de baixo, como uma saia midi e uma blusa da sua preferência.
Caso você esteja receosa em ousar muito e misturar mais cores em sua produção, aposte em um modelo branco que não vai ter erro.
E você pode ousar mais do que optar por uma blusa básica. Uma peça de poá com franzimento pode dar um toque de estilo extra ao seu look.
Você pode investir também no duo de calça jeans e bota, pois o shape mais amplo da peça é excelente para usar tanto com botas de cano curto quanto de cano mais alto.
Você pode optar por uma blusa branca com detalhes, como mangas bufantes com punho largo ou com um cropped de cor vibrante, que é uma aposta infalível.
Mesmo no calor ou em meias estações, os looks com botas também são bem-vindos. Podem ser combinadas com um conjuntinho de blazer e short clochard em tom quase branco com riscas de giz, deixando tudo mais elegante.
Essa produção fica super completa tanto para ir em seu trabalho em uma empresa que fornece produtos de limpeza quanto para o passeio do fim de semana.
Para a parte de cima, invista em uma blusa de tom neutro ou aposte em algo mais chamativo para contrastar com o resto do look e marcar presença.
Look com bota branca cano curto
As botas de cano curto são ótimas para quem não sabe administrar canos altos com calças mais justas no tornozelo. Elas ficam boas com qualquer tipo de calça e podem também ser usadas com shapes chopped.
Essa combinação é ideal para qualquer estação do ano, seja com uma blusa de manga longa e jaqueta para os dias mais frios, ou com um cropped ou regatinha fluida para os dias mais quentes.
O denin é um material que pode protagonizar uma produção de vestido com bota também. Um look com uma bota de cano curto equilibra muito bem com um vestido no modelo midi, deixando uma parte da perna à mostra.
É uma modelagem discreta que permite ir a uma festa de uma empresa de regulador eletrônico de velocidade para geradores. Você pode coordenar o look com os mais diversos comprimentos de vestido com o tipo de cano que preferir na bota.
Em looks monocromáticos, a bota branca é uma grande aliada para fechar o visual e as peças de roupa nem precisam ser na mesma cor. Combinar as botas brancas com o pretinho básico compõe o duo mais prático e versátil do mundo da moda.
Você pode optar por peças com maior personalidade, como uma saia resinada com fenda frontal.
Além disso, tons neutros e coringas juntos sempre formaram ótimas duplas, como em um look com botas brancas, blusa de gola alta branca, um conjunto de parka e calça marrom para finalizar.
Essa composição fica elegante, é simples de compor e te deixa pronta para todos os compromissos da semana, como uma reunião com uma empresa de ciclone coletor de pó industrial.
Looks com coturno branco
Para aqueles que gostam de uma vibe mais descolada e pesada, os looks com coturno são ótimas pedidas.
Aposte em um conjunto verde militar associado à bota de cano alto com a calça por dentro, e para fechar uma bolsa com estampa de zebra que é um twist glam para o militarismo do outfit.
E vestido com coturno também pode: já que mesmo que a peça seja justinha e com o comprimento mini, você pode combinar com uma bota tratorada e uma jaqueta jeans por cima, garantindo um mood urbano e despojado.
Os looks com coturno podem ser usados para as mais variadas finalidades, até mesmo ir ao seu trabalho em uma empresa de limpeza de coifas e dutos.
Você nem precisa inventar muito para usar um belo look com bota branca ou coturno: aposte em uma calça skinny preta clássica, uma camisa lisa ou estampada e jaqueta jeans resolvem muito bem o visual.
Temos mais um combo perfeito para quem busca por conforto, praticidade e estilo: combine um macacão de denim, que traz toda a facilidade de ser uma peça única, em uma lavagem despojada do denim que é perfeito para combinar com coturno.
Pode parecer um desafio no início saber como acertar um look com botas brancas, mas aos poucos você vai perceber o quanto essa peça é versátil e pode ser usada com diversas combinações.
Considerações finais
As calças brancas foram famosas nos anos 1960, principalmente graças ao futurismo presente no mundo da moda naquela época. Muitas décadas depois disso, elas voltam a dar as caras e se destacam como peça-chave de um guarda-roupa.
Uma empresa de etiquetas adesivas impressas valoriza colaboradores que aparecem bem vestidos em sua sede, e as botas brancas podem ser uma boa pedida.
Na década de 1980, elas começaram a reaparecer nas produções e no Brasil se popularizaram com figuras como Xuxa e as paquitas, se tornando um item de desejo entre as fashionistas.
Em meados de 2010, o look com bota branca voltou a ganhar força e teve um empurrãozinho em 2017, quando os modelos mais minimalistas e moderninhos começaram a pipocar nas produções por aí.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Não tenho costume de usar botas mas adorei conhecer a história dela
ResponderExcluirEu acho que só usei bota uma vez na vida rs não faz meu estilo e depois com a perda da visão, os tênis e chinelos se tornaram o básico para qualquer situação.
ResponderExcluirAcho lindo? Muito! Mas branca? rs a velhinha aqui já está pensando em como limpar.
Rafaela ama botas e agora quer uma rosa de Natal!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Bota branco não incluiria no meu armário, já uma bota preta eu amo!
ResponderExcluirDanielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
ola
ResponderExcluirEmbora não use botas ,acho bacana que tem estilo para todo tipo de roupa ,acho lindas as botas de cor preta.
Olá Rudy!
ResponderExcluirSuper interessante esse post, porem não costumo usar sapato algum na cor branca, suja com muita facilidade. Bjs
OLá Rudy!
ResponderExcluirPara falar a verdade eu adoro botas mas para mim tem que ser pretas, botas brancas suja demais, moro em cidade que a terra é vermelha! Mas achei muito interessante o post!
Olá! Bota branca por aqui só mesmo a do Allstar (risos), não sou muito de seguir as tendências, aliás, normalmente eu fujo delas.
ResponderExcluirNão sou fã de botas - nem de tênis rsrs - mas essas parecem ser ótimas dicas para quem gosta.
ResponderExcluirBjos!