26/05/2025

RESENHA #12 - ”O PASSADO ENTRE NÓS” (LITERATURA NACIONAL)- DIANA SCARPINE

 

LIVRO:”O PASSADO ENTRE NÓS” (LITERATURA NACIONAL)

AUTORA: DIANA SCARPINE

EDITORA: AMAZON

PÁGINAS –523

  EDIÇÃO 2023

CATEGORIA: ROMANCE/DRAMA

ASSUNTO: ROMANCE CONTEMPORÂNEO/FICÇÃO SOBRE DEFICIÊNCIA

ISBN: -  B0CN656NHX






 

PRIMEIRO PARÁGRAFO:


“COMETI UMA LOUCURA. CASEI-ME COM UM HOMEM A QUEM NÃO CONHEÇO DE VERDADE. NÃO FUI OBRIGADA A ISSO. EU QUIS ISSO. PODERIA APONTAR MIL E UM MOTIVOS PARA FAZER O QUE FIZ, MAS, AGORA, NENHUM DELES PARECE PLAUSÍVEL. SERÁ QUE FIZ A COISA CERTA OU COMETI O MAIOR ERRO DA MINHA VIDA? POR QUE NÃO ENXERGUEI OUTRAS POSSIBILIDADES ANTES DE AGIR POR IMPULSO? TALVEZ, TENHA ESTOURADO MINHA COTA DE LOUCURA... NÃO IMPORTA. ESTÁ FEITO, NÃO HÁ COMO RETROCEDER. MESMO ARREPENDIDA, SEI QUE PODERIA AMÁ-LO SE ELE CONSEGUISSE SE DESCONECTAR DO PASSADO E VIVER O PRESENTE. MAS O PASSADO ESTÁ ENTRE NÓS. ELA ESTÁ ENTRE NÓS E ELE É INCAPAZ DE ME ENXERGAR  COMO SOU. SERÁ QUE, UM DIA, ELE ME VERÁ? OU PERMANECERÁ PRESO AO PASSADO E CEGO PARA O PRESENTE?”

 

ANÁLISE TÉCNICA:


 -CAPA-

Casal na frente de uma casa de madeira, em um jardim, de costas um para o outro.

Capa e arte da capa: Mirella Santana.

NOTA:4,80 de 5,00

 

-DIAGRAMAÇÃO:

Sumário; capa; folha de rosto; ficha catalográfica; playlist; sinopse; eu antítese; epígrafe; prólogo; oitenta e dois capítulos numerados; nota da autora; agradecimentos; referências bibliográficas; biografia; obras; e, notas.

Diagramação: Carla Santos

NOTA: 4,80 de 5,00

 

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em primeira pessoa pelos protagonistas.

A escrita bem contemporânea, com diálogos complementares, pensamento e sentimento das personagens e tudo de maneira muito fluida e de fácil entendimento.

Revisão: Carla Santos

NOTA:4,80 de 5,00

 

SINOPSE:



“Entregue à prostituição e às drogas, Cristiano não tem esperança de mudar de vida até que um homem estranho e vestido de preto lhe faz uma inusitada proposta. Um ano e meio depois, completamente recuperado, ele volta a sonhar com Amy, seu primeiro amor; mas está casado com Andressa, uma mulher com deficiência física, rica e misteriosa que parece desprezá-lo.

Embora tenha se casado com Cristiano por vontade própria, Andressa não revela os motivos que a levaram a isso e teme o marido, enquanto ele se sente preso. A indiferença entre eles se quebra quando Cristiano decide ir embora e Andressa lhe implora que fique.

Eles se aproximam e percebem que podem se amar, mas o passado está entre ambos: Cristiano deseja reencontrar Amy e Andressa não sabe se conseguirá aceitar alguém com um passado como o dele.

Por que Andressa se casou com Cristiano? Cristiano deve procurar Amy ou se permitir amar Andressa? O amor que começa a nascer entre Cristiano e Andressa sobreviverá ao passado? O que fazer quando o passado se impõe ao presente?”

 

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:



Mais que um romance com drama, é a luta de personagens inclusivos, com suas histórias difíceis e seus passados complicados, que os levaram a uma união aparentemente impossível, porém que gerou grande amor, apesar de todos os mistérios, os segredos e acontecimentos profundos do passado.

Ela é uma personagem PCD, porém forte e que conseguiu enfrentar as dificuldades e tem uma situação financeira muito boa, porém, sem um grande amor. Quer viver com alguém e acaba se casando com um ‘desconhecido’.

Ele despois das agrúrias da vida, vicio em drogas, falta de aprendizado e um amor do passado, a encontra, e passa a amá-la, mesmo com as sombras que o rodeia referente a um querer bem do passado que nunca esqueceu...

Uma leitura questionadora. Como PDC também, pude me colocar no lugar dela e sentir todas suas angústias e preconceito pelos quais passou. Leitura importante para todos que querem aprender com as dificuldades diárias.

 

NOTA: 4,80 de 5,00








 

SOBRE O AUTORA:




Diana Scarpine é baiana da cidade de Jequié, possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado na área de saúde e doutorado em Política Científica e Tecnológica, no qual se dedicou ao estudo da deficiência e da Tecnologia Assistiva. Apaixonada por literatura, escreve desde os treze anos de idade, transitando entre a prosa e a poesia. Além de “Uma Chance para Recomeçar” (Pandorga, 2016), é autora de “Entrelace: Caminhos que se Cruzam ao Acaso” (2012), "O que a noite esconde" (2019) e do conto "Como você" da Antologia de Contos "Fantásticos!" (2018).



DISPONÍVEL NO KU NA AMAZON.


CHEIRINHOS
RUDY



7 comentários:

  1. Uma história bem intensa mesmo.
    Mas ainda assim, gostei

    ResponderExcluir
  2. Uma decisão difícil e delicada essa do Cristiano hein,deve prender o leitor por causa dessa escolha que ele tem que fazer

    ResponderExcluir
  3. Uma história inclusiva!!E isso é tão maravilhoso de se ler e ver! Precisamos mais disso, ainda mais na nossa literatura nacional!
    Decisão importante demais, mas também, um sentimento que precisa ser respeitado.
    Adorei conhecer o livro e claro que já vou desejar esse quase calhamaço!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel

    ResponderExcluir
  4. Olá Rudy!
    Não conhecia essa autora, mas me parece ser uma história bem intensa, fiquei com muita vontade ler!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rudy!
    Gosto de histórias onde os protagonistas são personagens PCD.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, amiga
    Comecei a ler ele esses dias e tô gostando muito.
    É uma história com personagens fortes e sofridos.
    Acho que vou amar, ainda tô no começo.
    Mas tô gostando muito e a escrita é bem fluida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, Rudy!
    Muito obrigada pela linda resenha! Amei! <3 <3 <3
    Abraços,
    Diana Scarpine

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy