04/09/2011

RESENHA #21 - "PARA SEMPRE ANA" - SÉRGIO CARMACH



LIVRO: “PARA SEMPRE ANA”

AUTOR: SÉRGIO CARMACH

EDITORA: CARAVANSARAI

PÁGINAS = 344 (pdf)

CITAÇÃO: “Vivemos sob o princípio da incerteza. Aos nossos olhos, a essência de um ente próximo pode ser apenas vislumbrada. A capacidade de melhor focá-la depende da observação, do bom senso e da inteligência.” (pág. 40)

RESUMO SINÓPTICO: Incrustada em uma região serrana, está Três Luzes, distrito de Senador Mariano. Denominada “Vale das Três Luzes” por frequentadores e estudiosos que achavam ser ali um campo de pouso alienígena, sem nunca ter comprovação abalizada, tal fenômeno tornou-se apenas uma hipótese e alimento do inconsciente coletivo dos triluzianos.


Três Luzes, embora traga características interioranas fortemente arraigadas em seus moradores, tem também um elevado nível socioeconômico-cultural e mistérios infindáveis entre seus habitantes mais antigos e renomados.


A história se passa entre a segunda metade do século XX, por volta dos anos 60, e chega ao início da segunda década do século XXI, no final de 2011, onde cinquenta anos transcorrem carregados de mistérios, segredos e expectativas.


A trama traz Ana como o centro de três gerações masculinas da renomada família Rigotti. No decorrer dos anos, fica evidente o quanto as aparências enganam e o quanto os sentimentos são moldados conforme as situações. Mesmo os mais célebres indivíduos tornam-se hipócritas para sustentar a aparência de serem proeminentes e sem defeitos.


Ana vive em busca de suas origens, em busca de uma família de verdade, de sentimentos familiares jamais existentes em sua vida. Tem uma personalidade forte, é obstinada e vai em busca do que deseja e quer; embora haja o contraste na fragilidade de sentimentos e carência afetiva. Engravida e, após ter Caio, vai à procura do verdadeiro pai do menino.


Depara-se com Nestor, pediatra e patriarca da família Rigotti. Sua esposa, Márcia, abandonou no passado a carreira médica para cuidar do filho, Carlos, e da família. Ela mima Carlos demais, o que o torna um rapaz de temperamento volátil, indeciso e inseguro, sem determinação profissional e com tendência ao excesso de diversão com as jovens locais. O jovem nunca se firmou a alguém, até conhecer Cris, neta de dona Gertrudes, ex-professora de Carlos e conhecedora de seu frágil caráter e defeitos.


Entre as tramas paralelas vividas por muitos outros protagonistas e por moradores triluzianos, há uma busca incansável de Ana por seus ideais; e também por Ana, desaparecida após encontrar as respostas que procurava. Os segredos são desvendados, os mistérios revelados e as ‘máscaras’ caem uma a uma, tornando o enredo instigante, persuasivo e cheio de reviravoltas.


CITAÇÃO: “Como aprendizes da vida, todos nós temos a oportunidade de amadurecer pela experiência, de transformar as vivências amargas de outrora em tirocínio, o que nos torna, em geral, imunes às recidivas de velhos males.” (pág. 104)


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: Dividido em 3 partes, 18 capítulos e 1 anexo, o livro tem início e final no futuro e é intermediado entre um ir e vir no tempo para situar o leitor nas diversas passagens e acontecimentos da história.


Recontada por um prisma diferenciado de vários personagens, a princípio parece ser maçante. Entretanto, na sequência, mostra-se necessária a visão de cada protagonista, como um caleidoscópio que traz à luz a verdadeira realidade de panoramas diversificados.


O enredo tem personagens bem construídos e não deixa pontas soltas, passíveis de questionamentos. Apenas um item ficou obscuro em toda a trama, nada que interfira no entendimento e na fluidez da história.


O autor usa de linguagem peculiar, até certo ponto rebuscada em determinados trechos, e um vocabulário farto de palavras que não são usadas cotidianamente, fazendo-se necessária a utilização de dicionário, o que favorece o enriquecimento do repertório de sinônimos e o aprendizado das expressões.


Utiliza, ainda, mecanismos com caráter psicológico, para mostrar quanto os traumas infantis determinam a personalidade adulta, quanto as aparências enganam, tanto nos fatos como nas pessoas, e como a hipocrisia não evidenciada é aceita como ‘normal’ na sociedade e utilizada sordidamente por ela. Ao tempo que o verdadeiro amor consegue superar as adversidades e dar novo significado à vida.


O livro é uma verdadeira viagem interior, na qual questiona as atitudes humanas e a sordidez do egoísmo. Permeado pelo romance de fundo, os sentimentos são colocados em dúvida e as atitudes avaliadas de forma psicológica, tornando a leitura fluente, cheia de significados ocultos por trás da personalidade de seus protagonistas e instigando a curiosidade através de todo um mistério, desvendado apenas nas últimas páginas. Prende a atenção do leitor e instiga a voracidade na leitura, faz refletir sobre o comportamento humano nas situações mais adversas que a vida apresenta.


Independentemente de como é escrito ou de qual enredo se tem em um livro, ele é avaliado pelo impacto que causa em seus leitores. As palavras que definem esse livro são: SURPREENDENTE e IMPACTANTE! Recomendadíssimo!


NOTA: 5,00 de 5,00. 

cheirinhos:)
Rudy
smiley livrosmiley livrosmiley livrosmiley livrosmiley livro

 Sobre o autor: 
Videomaker, advogado e escritor.
Nascimento:
01/07/1968
Local:
Brasil - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

63 comentários:

  1. Parabéns Rudy, a resenha está ótima!A história parece ser bem interessante, me deu vontade de conhecer o livro.

    ResponderExcluir
  2. ♥ Irmã recebi muitos recados e respondo a todos individualmente, mas o sei estou me apressando de responder agora já em cima da hora de ir para a igreja. Essas palavras:
    " Deus investiu tanto em você porque só Ele sabe realmente o valor que você tem. Ele planejou você para um propósito especial que só você poderá realizar."
    Não são suas, viu?! Foram inspiradas pelo Espirito Santo de Deus, pois pela primeira vez estou sem execer meu ministério. Ando desanimada, tristeza e decepionada. MAS NÃO COM DEUS! Essas ultimas semanas é que estou ME FORÇANDO a voltar.Deus realmente ivestiu em cada um de nós, e não posso fazer de conta que não sei, ou desvalorizar tudo isso cruzando os braços.
    Muito obrigada pelo seu carinho, amor e atenção. Se eu fosse rica iria te retribuir pessoalmente: pegando um avião e indo ai para te dar uns beijinhos, mas sinta-se amada, querida e especial por mim (claro e acima de tudo e de todos: por Deus!!! Viva!!!!)
    Beijinhos no teu ♥ e bom domingão

    ResponderExcluir
  3. Bela resenha, Rudy! O enredo é interessante e os mistérios do livro parecem ter sido bem conduzidos pelo autor. Me deixou curiosa quanto ao desfecho! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Rudy,

    Achei bem válidos os comentários estabelecidos do livro por vc....Adorei a capa do livro, o enredo também parece muito interessante, diferente de muita coisa que vemos por ai...

    Bju

    ResponderExcluir
  5. Uauuuuuu querida Rudy, não dá nem pra comentar sobre esta M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A resenha menina.
    Fiquei extremamente curioso e olha que concorri a este livro algumas vezes na ansia de adquiri-lo e nada. Com uma finalização como esta: "...ele é avaliado pelo impacto que causa em seus leitores" já me sinto no dever de lê-lo. Parabéns! Resenha envolvente e esclarecedora como sempre. Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rudy.

    Adorei a dinâmica e o mote do livro que parece ser bem instigante. Ao ler a sinopse, fiquei intrigada, mas em uma parte concordo com você, tantos livros que lemos, cujo início é maçante, mas acaba dando uma reviravolta surpreendente.

    Adorei a sua opinião de leitora.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Ei Rudy, adoro livros que falam sobre descobertas interiores e o modo de ver a vida. Muito bacana a sua resenha e muito completa! Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Uau, Rudy! Esse livro parece uma jornada psicológica! rsrs Não gosto muito quando livros usam de muita linguagem rebuscada não, parece meio forçado, mas pelo visto da sua empolgação, ele deve ser bom mesmo! Me deixou curiosa! Óima resenha! ;D

    ResponderExcluir
  9. menina, a resenha está nota 10! apesar de não ser bem o tipo de livro que leio, fiquei curiosa em conhece-lo...conseguistes me seduzir a le-lo...mais uma vez, parabéns!
    bjsss e ótima semana
    tititi da dri

    ResponderExcluir
  10. Oi querida! O importante em uma resenha é fazer com que o leitor sinta vontade de adquirir e ler o livro em questão. E vc conseguiu isso com facilidade!! Eu quero ler este livro! rs

    Bjkas

    Beta

    ResponderExcluir
  11. Atualmente ando vendo várias resenhas deste livro! Parece ser muito bom! Aliás, amei sua resenha e só estou esperando a oportunidade para lê-lo impresso mesmo... Não consigo ler pelo computador, sabe? rs'
    Ótima resenha! :)


    Beijinhos, :*
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?

    Eu sou a Gih, você me mandou um recado pelo blog Fotos e Livros e aqui estou eu. Primeiramente quero agradecer pela mensagem e dizer que adorei seu cantinho.

    A resenha está ótima, não conhecia o livro, mas parece ser mesmo bem interessante, diferente de tudo que já vi.

    Ótima recomendação!

    Beijos e até mais!

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Ótima resenha Rudy. Fiquei curiosa para ler o livro. Ainda não conhecia esse autor. Vou colocá-lo na minha listinha de futuras leituras.

    Beijos

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  14. Nossa, uma resenha mais do que completa!
    Essa deve ter deixado o autor feliz!
    Parabéns!
    Josy Tortaro
    Autora da Saga Os Quatro Elementos
    http://sagaosquatroelementos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Rudy, que resenha maravilhos é essa sua?

    ADOREI!!!

    Fiquei interessada em ler o livro mesmo. :)

    'No decorrer dos anos, fica evidente o quanto as aparências enganam e o quanto os sentimentos são moldados conforme as situações.'

    A melhor frase! Como as aparências enganam realmente. E acho que a 1ª impressão nem sempre é a que fica, como muita gente acha por ai.

    Suas palavras: 'As palavras que definem esse livro são: SURPREENDENTE e IMPACTANTE!'

    Fiquei super afim de ler, gente.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Hum... fiquei querendo ler.
    beijos, Elaine Cunha
    www.caminhandocontando.com

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela resenha Ludy! Nos deixou bem clara a sua visão e a essência do livro. Estou lendo Para Sempre Ana e curtindo bastante. Sem dúvidas, um livro super inteligente. Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Rudy sua resenha é perfeita. Vc é profissional amiga.
    Quem sabe um dia eu consiga.

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Rudy, você escreve muito bem! Fiquei preocupada com o uso das palavras rebuscadas, rs... mas nada que o Google não resolva. O que me chamou a atenção na resenha: "O livro é uma verdadeira viagem interior, na qual questiona as atitudes humanas e a sordidez do egoísmo."

    Grande beijo!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Rudy!Gostei da resenha!
    Você é boa nisso hein?
    Vou ter que ler esse livro!!
    Um ótimo dia para vc!
    Bjo Bjo

    ResponderExcluir
  21. Rudy que resenha linda !
    Adoro livros que "andam" no tempo. Fatos do passado que se cruzam com o presente me fazem conectar muito facilmente com o livro. Adoro :-)
    Entrou pra lista com certeza :-)

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Está de parabéns viu....
    parece q vc está com tudo para ficar em primeiro...

    Foi muito dificil escrever sobre esse livro.. nunca conseguiria fazer como vc ehehhehe... e ele gera muitas controvérsias..
    eu achei super interessante.... mas algo podia ter saído diferente e tornado ele bom de fato

    bjss

    ResponderExcluir
  23. Oi Rudy,

    Também li esse livro e realmente ele é incrível, adorei sua resenha, muito bem escrita e informativa. Aposto que o pessoal que vir a conhecê-lo também irá se encantar com o modo como a história é tramada.

    Beijokas Elis!!!!
    A Magia Real

    ResponderExcluir
  24. Minha nossa! Mas sua maneira de conduzir uma resenha é espetacular! Fiquei ardendo de curiosidade para ler o livro!
    Beijos querida!
    Déia Feminices

    ResponderExcluir
  25. Oi, Rudy! Para Sempre Ana parece ser um livro interessante, graças a tua ótima resenha. Ele nao é exatamente o meu genero preferido de romance, mas fiquei curiosa depois de ler a tua opiniao. Parabéns!
    Beijos!
    Rosane
    Blog Romances ao Vento

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pela resenha Rudy!

    Amei. Adoro ler tanto quanto você.

    bjus da nane

    ResponderExcluir
  27. Que resenha boa!!!

    O livro é uma delícia de se ler. E é surpreendente!

    O seu blog é lindo! Parabéns!
    Se aceitar parcerias, cá estamos... rs

    sa
    http://mundo-sa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Sua resenha ficou ótima! Não conhecia o livro e nem o autor. A história parece ser daquelas que englobam diversos personagens na trama, mas que de alguma forma tem certa ligação uns com os outros.. rsrs

    Beijos
    Ann .:. anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Rudy!!! Demoramos, mas estamos aqui para prestigiar essa ótima e bem escrita resenha. Não conhecíamos o autor e nem o livro, porém ficamos curiosas para saber o que vai acontecer com Ana e com os outros personagens. Pelo estilo que você escreveu, nos lembrou um pouco as histórias de Ágatha Christie, pois suas tramas sempre englobam vários personagens misteriosos e o aos poucos a leitura vai fluindo de uma maneira que não conseguimos mais parar de ler. Com certeza esse livro já vai para a nossa listinha de livros desejados hehehehe... bem que poderia ter um sorteio dele aqui neh??? rsssss...

    Parabéns pela belíssima resenha e também por nos trazer novidades no mundo literário!!!!!!

    Beijossss e nos desculpe a demora em te visitar!!!!!

    Vivian Pereira / Irene Moreira
    www.vitrinedepromocoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Nossa! Fiquei impressionada com a qualidade da tua resenha! Já nas primeiras linhas foi possível perceber que vc aprendeu a resenhar, provavelmente em algum curso ou Universidade! Pois é assim que eles ensinam..estou certo, ou não?
    Vc abordou apectos importantes! Satisfazendo e instigando a curiosidade do leitor! Parabéns pelo ótima qualidade!
    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Gostei muito do seu jeito de resenhar, deve ser o jeito certo, poderia me ensinar? Você fez algum curso?

    Obrigado pelo comentário lá no blog, só deixo uma dica de você dar uma limpada no visual do blog, pois ele tá muito cheio de banners e se possível trocar para um template mais clean, para melhorar a navegação dos leitores nele.


    Jesimiel |@cadernorepicado
    http://cadernorepicado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Que bom que tu gostou do livro! :D Eu também gostei mas não faz muito meu gênero, talvez eu me de melhor se ler ele impresso, no pc cansa muito as vistas.
    A história sem dúvida é interessante e cheia de surpresas! Adorei sua resenha com as citações.
    Beijinhus
    BabihGois
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Parabéns pela resenha.
    Concordei com alguns pontos, outros nem tanto, mas essa é a graça da vida.
    Abs

    ResponderExcluir
  34. Ouvi muito a respeito deste livro e de acordo com sua resenha ele parece interessantíssimo. Assim que eu tiver oportunidade vou lê-lo. Que análise incrível me deixou com vontade de sair agora mesmo pra procura-lo numa livraria. Kiss, Kiss

    ResponderExcluir
  35. Oi, Rudy.
    Muito instigante e completa sua resenha. Os autores nacionais estão realmente muito bem ancorados em pessoas como você, que se dispõesm a escrever um texto assim, do tipo que dá vontade de ler o livro. Parabéns e já vou colocar o livro na minha estante.
    Beijos e sucesso para todos nós.

    ResponderExcluir
  36. Rudy, querida, sua resenha está instigante, me diz que esse livro é daqueles que prometem muito e como leitora voraz que sou, fiquei doidinha de vontade de ler.

    E que citação maravilhosa essa da página 40 que faço questão de repetir aqui por achá-la pra lá de pertinente:

    “Vivemos sob o princípio da incerteza. Aos nossos olhos, a essência de um ente próximo pode ser apenas vislumbrada. A capacidade de melhor focá-la depende da observação, do bom senso e da inteligência.”

    Mandou bem, menina, parabéns!

    bj da angel ;)

    ResponderExcluir
  37. Oi :) Vc fez uma análise psicológica completa dos personagens e dos acontecimentos.
    Parabéns!
    O livro é ótimo. Gostei demaaais. :D

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  38. Parabéns Rudy... sempre levando o melhor para quem conhece seu trabalho. O livro cativa a curiosidade e com uma resenha desta, na primeira oportunidade, vou ler com muito prazer.

    Paz no Coração.

    ResponderExcluir
  39. Parabéns, querida Rudy!!

    Belíssima resenha! Este livro vai para a estante dos que eu ainda quero ler.

    Beijão

    ResponderExcluir
  40. Rudy,
    Parabéns pela resenha. O livro parece ser muito bom.
    Sucesso com o blog.
    Beijos,
    -Leila Rego
    www.leilarego.com.br

    ResponderExcluir
  41. Oi!

    Nossa, que resenha maravilhosa! Você é uma profissional, hein? Como é bem escrita!
    Achei uma boa história, e fiquei com vontade de ler. Acho muito importante leituras como essa, para aumentar nossos conhecimentos, tanto do vocabulário como da relação entre pessoas, e os sentimentos que surgem.

    Parabéns!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  42. Rudy parabéns pela resenha!
    Fiquei louca de vontade de ler o livro haha!
    Não conheço este autor, mas a história parece ser super interessante.

    Fica com Deus! xero

    ResponderExcluir
  43. Oiii Rudy ^^
    Como voc pediu, vim aqui ler sua resenha e QUE LINDA! Adorei, sua linguagem perfeita e que não nos deixa sem entender o que está dizendo foi fantástica :)' Está realmente muito boa ^^ Gostei bastante! :D Rs Queria conseguir fazer resenhas assim :( As minhas são sempre tão apaixonadas, kkkkk :P rs
    Só o livro em si que não me interessou muito, mas nada que tenha a ver com COMO você escreveu , rs. ^^

    Beijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Nossa.... que resenha ótima! Minhas resenhas não são assim, snif....
    Parabéns!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro... fiquei interessada, parece ser um ótimo livro!

    Bjus
    Gisele
    Dicas da Gi

    ResponderExcluir
  45. Caramba, Rudy....Agora eu quero ler...Muito interessante, e quer sinceridade na resenha? 5,0 de 5,0, não, esquece. Na verdade minha nota é 10,0 de 10,0. Bjkas........
    Conheça um novo blog
    http://unndoletraslp.blogspot.com/
    (uni tanto as letras que acabei "comendo" no link...rsrs)

    ResponderExcluir
  46. Rudy, outra coisa, estou esperando verba, pra te mandar as oisas, desculpe, mas "o caldo entornou"...kkk Desculpe, e já estou com o endereço certo...Bjkas

    ResponderExcluir
  47. oi! eu sou do Blog das Resenhas, vi seu comentário e decidi passar aqui. :)

    "Recontada por um prisma diferenciado de vários personagens, a princípio parece ser maçante. Entretanto, na sequência, mostra-se necessária a visão de cada protagonista, como um caleidoscópio que traz à luz a verdadeira realidade de panoramas diversificados. " o livro é bem isso mesmo, exatamente o que eu senti.

    acho que a diferença dele é que ele não é igual aos outros mais comentados por aí, então tem um "estranhamento" conforme você começa a ler e entender a proposta.

    ResponderExcluir
  48. Gostei muito da sua resenha!

    O livro parece ser encantador e muito bonito!
    Nunca li uma história deste tipo eu acho, por isso me interessei!

    Beijos

    Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  49. Nessa imensa "Globosfera" é sempre bom conhecermos outros tópicos e gêneros mesmo que a princípio não nos pareça ser exatamente o tipo de leitura a que estamos habituados, mas a diversificação só é possível se nos dermos essa abertura.

    "PARA SEMPRE ANA" já está na minha estante.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  50. Rudy...

    Ótima resenha. Fiquei até com "água na boca" pra ler o livro. A citação da página pág. 104 é ótima e transmite bem o conteúdo dessa obra. Gostei mesmo, espero lê-la em breve (muito em breve).

    (:

    ResponderExcluir
  51. Puxa Rudy, fiquei com muita vontade de ler o livro!!!
    A resenha provocou uma curiosidade gostosa, parabéns!!!
    Bjkssssss!!

    ResponderExcluir
  52. Resenha muito boa. Precisa e abrangente. Só um detalhe: onde estão os alienígenas?

    ResponderExcluir
  53. Olá Rudy!
    Ótima resenha. Proporciona curiosidade para
    desvendar os segredos da história.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  54. Livros impactantes, eu adoro! Achei a história impressionante e quero muito ler o livro! Adorei a resenha Rudy!

    Bjoos

    Tatiellen Tarzo
    Coração Literário

    ResponderExcluir
  55. Olá, Rudy!!
    Adorei a sua resenha!!
    Nunca tinha ouvido falar do livro, tanto que é a primeira resenha que eu leio a respeito. Gostei tanto que também estou curiosa e pretendo colocá-lo entre os desejados.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  56. Olá Rudy,
    A resenha está muito bem escrita! É muito bom quando encontramos um livro que nos surpreenda a ponto de darmos a nota máxima para ele, gostei muito dos seus apontamentos!
    O fato do autor mostrar a história por diferentes pontos de vista a torna mais real e nos proporciona um melhor entendimento da trama como um todo. Fora que o enriquecimento do nosso vocabulário é algo muito válido!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  57. Adorei a resenha, Rudy!!!
    Arrasou!!!
    O livro parece muito interessante, quero ler!!!

    ResponderExcluir
  58. Boa noite Rudy.

    Não conhecia o livro e nem o autor, e a sua resenha ficou e excelente.

    Parabéns pela a resenha.

    Abçs!!!

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  59. Seguindo e Curtido!
    Retribui?w

    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/11/resenha-liberta-me-trilogia-estilhaca.html

    https://www.facebook.com/overdoselite
    Bjus

    ResponderExcluir
  60. Parece ser um livro bem forte e marcante, com boa ambientação e personagens bem desenvolvidos.
    Cheio de dramas e reviravoltas,bem do jeito que gostamos.
    Anotado aqui!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      É forte e intenso memso.
      http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy