06/11/2011

NO DIVÃ ALEGRIA #7 (Parte II) - Sindrome da Cauda Equina

Continuação...


Como falei anteriormente, tenho a  Síndrome da Cauda Equina.
O site que escolhi para análise da doença está bem explicadinho e sem termos técnicos, portanto, basta ler.

Considerações médicas:


“A sindrome da cauda equina é uma compressão aguda que afeta o conjunto de raízes nervosas (cauda eqüina) na região lombar da medula espinhal e é uma emergência cirúrgica ortopédica.
As raízes nervosas da região lombar enviam e receber mensagens para os órgãos pélvicos e também para os membros inferiores. A Síndrome da cauda equina ocorre quando essas raízes nervosas são comprimidas e os nervos ficam paralisados, cortando a sensação e o movimento. nos membros inferiores e orgãos pélvicos. As Raízes nervosas que controlam a função da bexiga e do intestino são especialmente vulneráveis ​​a danos.
Se os pacientes com síndrome da cauda equina não recebem tratamento rápido para aliviar a pressão, pode resultar em paralisia permanente, bexiga neurogénica e / ou diminuição do controle intestinal, além de perda da sensação sexual.. Mesmo com tratamento imediato, alguns pacientes podem não recuperar as funções completamente.

Causas

A Síndrome da cauda eqüina pode ser causada por uma hérnia discal, tumor, infecção, fratura, ou estreitamento do canal espinhal. Também pode acontecer por causa de um impacto violento, como num acidente de carro, uma queda de altura significativa, ou um ferimento penetrante, como por uma arma de fogo ou lesão por arma branca. As crianças podem nascer com anomalias que causam síndrome da cauda eqüina.

Sintomas
Embora o tratamento precoce seja necessário para evitar problemas permanentes, a síndrome da cauda eqüina pode ser difícil de diagnosticar. Os sintomas variam em intensidade e podem evoluir lentamente ao longo do tempo.
* Disfunção na Bexiga  ou intestino, retenção ou incapacidade de reter as fezes e a urina.
* Problemas graves ou progressivos nos membros inferiores, incluindo perda ou alteração da sensibilidade nas pernas, sobre as nádegas, a parte interna das coxas e nadegas (área onde o calaleiro senta na sela),  pés ou calcanhares.
* Dor, dormência ou fraqueza que se estende para uma ou ambas as pernas que podem fazer com que você tropeçe ou ter dificuldade em se levantar de uma cadeira.  

Síndrome da Cauda Eqüina - Medical Chart
Síndrome da Cauda Eqüina 

Diagnóstico por Imagem
Radiografias, ressonância magnética, tomografia computadorizada podem ajudar a avaliar o problema.

Tratamento
O paciente com sindrome da lauda equina  pode precisar de cirurgia de urgência para remover o material que está pressionando os nervos. A cirurgia pode evitar que a pressão sobre os nervos chegue ao ponto em que o dano é irreversível.
Vivendo com Síndrome de Cauda Eqüina.
A cirurgia não irá reparar danos permanentes do nervo. Se isso ocorrer como resultado de síndrome da cauda equina, o paciente pode aprender como melhorar sua qualidade de vida.” (- Dr. Marcos Britto da Silva -)

Vamos avaliar um pouco as reações psicológicas da doença.

Uma das orientações médicas é procurar um terapeuta, terapeuta ocupacional ou assistente social. E por que os médicos fazem essa indicação?

A doença é limitadora e por conta disso, as ações ficam restritas e a principal delas é o caminhar. Complicado ficar sem andar... ou  com andar debilitado, precisando de amparo e de vigilância constante, tem de ter alguém ao lado sempre, para auxiliar e evitar uma possível queda, ocasionando outras fraturas.

Esse é o primeiro problema: DEPENDER DE ALGUÉM. Para pessoas independentes como eu, isso é uma verdadeira tortura. Causa sensação de impotência e que está incomodando constantemente, ou seja, você se torna ‘um peso morto’. 

Tristeza - Recados e Imagens (7078)


Segundo problema: FALTA DE ATIVIDADE. Gente, vocês tem noção do que é passar um dia inteiro sem poder exercer nenhuma atividade que comprometa a parte motora? Tédio, incapacidade, falta de produtividade... e poderia relacionar uma série de outros fatores, entretanto, esses são suficientes para dar uma tremenda tristeza e depressão (para quem tem tendência  a tal, não me permito). 

Tristeza - Recados e Imagens (7085)

Imaginem uma pessoa que trabalhou desde a adolescência, incansavelmente, ter de viver inerte? De 'pirar', não é? Pois é... por isso o terapeuta ocupacional é importantíssimo, ele irá orientar atividades que podem tornar o tempo e a pessoa úteis. 
No meu caso, eu mesma sou minha terapeuta, fico no PC, escrevo minhas cartas, faço meus artesanatos, jogo com o maridão, leio muito, assisto filmes, escrevo (e como tenho escrito 'bobagens'..kkkk),converso com os vizinhos, enfim, vou tentando preencher o tempo e a mente. 

Tristeza - Recados e Imagens (7074)

Terceiro problema: ISOLAMENTO. Como a doença causa muita dor e impossibilita andar, sair e se divertir é quase impossível e o confinamento dentro de casa, causa afastamento das pessoas e das atividades sociais. 

E quem gosta de viver ‘enjaulado’? Ninguém, né? A mente começa a ‘fantasiar’ e a pessoa começa a achar que as pessoas não querem mais ver você, que tem medo de ‘pegar’ sua doença (como se ela fosse contagiosa) e se afastam também. 

Eu Preciso - Recados e Imagens (9355)

Isso dá uma dor no coração, sabiam? Nossa! E aí vem outra indicação médica: Envolva sua família em seus cuidados. É a maior verdade. Só quem ama muito conseguirá passar por essa fase complicada ao seu lado e para isso, é preciso que saibam tudo da doença e estejam presentes. E aí amigos, posso dizer que sou abençoada, tenho pessoas que me amam de verdade e estão ‘segurando as pontas’ comigo. (Obrigada família e maridão!).

Obrigado - Recados e Imagens (5360)

Quarto problema: MEDO que pode gerar SÍNDROME DO PÂNICO.  Como não caminha direito, precisa de constante vigilância e torna-se isolado, a pessoa acaba criando medo de sair, por causa do medo de cair (e convenhamos, as cidades não estão preparados para os portadores de necessidades especiais, concordam?), acabam evoluindo  para um quadro de Síndrome do pânico. Terrível, não é?

Desculpas - Recados e Imagens (7463)

Muitos outros problemas psicológicos e emocionais podem decorrer em casos mais graves, onde a pessoa não tem um suporte emocional, afetivo e médico. No momento não falarei deles para não deixar o post ainda maior, mas poderei fazer outros DIVÃS tanto com cada sintoma específico, como com os outros mais graves; só terem um pouco de paciência, porque como vem, a situação é complicada.

Espero que agora entendam um pouco mais sobre a doença física que me acomete e as conseqüências psicológicas que ando sofrendo.

Esperanca - Recados e Imagens (17500)

Não, não quero que sintam-se com pena ou dó, porque sei que é fase e logo ficarei boa. O que peço é compreensão. Digo isso porque algumas pessoas ‘acham’ que é ‘drama’, que existe falsidade quando falo das dificuldades em postar, outras acham que copiar e colar não torna o blog ‘atrativo’, sei escrever e adoro, porém, sem condições... enfim, tenho escutado e lido muita coisa desagradável, o que me entristece ainda mais. 

Esperanca - Recados e Imagens (17490)

Fato é que: faço o blog com amor e mesmo que não saibam, cada participação, cada comentário, cada contato, alegra imensamente meu dia (mesmo esses críticos ‘sem noção’ como chamo), porque através disso, me estimulo em vir buscar coisas diferentes, em responder e mostrar-me presente de alguma forma, mesmo que ‘capenga’. 

Anjos - Recados e Imagens (1679)

A certeza de que as pessoas realmente entendem e são ‘amigas’, estão por aqui de alguma forma, fortifica-me e essas sim, trazem alegria ao meu viver. Demonstram que nem todos olham apenas para 'seus umbigos' e conseguem enxergar o próximo.

Brincalhao - Recados e Imagens (8847)

Perdoem-me o desabafo final, mas há um tempo queria colocar essas coisas,  ao tempo que ficava receosa em falar coisas desagradáveis, entretanto, tudo tem limite e aproveitei para explicar o que acontece.

Anjos - Recados e Imagens (1676)

E por esses motivos todos, quase não tenho participado de sorteio, feito as divulgações de sorteios de outros blogs que me são solicitados, não tenho quase comentado nos blogs e não participado tão ativamente como gosto. Essa é a compreensão que necessito no momento, até em relação as respostas das correspondências (lindas!) que recebo. Responderei a todos, basta estar curada.

Brincalhao - Recados e Imagens (8845)


Agradeço terem chegado até aqui e pela paciência em ler.
Minhas preces, abraços e carinho a todos!
Cheirinhos:)
Rudy

Carinho - Recados e Imagens (3748)


Obrigado - Recados e Imagens (5364)



PS: Lembrando que comentando aqui, ganha chance extra nos sorteios.
Comenta - Recados e Imagens (1157)

9 comentários:

  1. Nossa, Rudy. Eu não conhecia...obrigada por divulgar e a gente assim, aprende mais!
    Olha, estamos aí para também te ajudar na tua terapia, viu?
    Sempre que precisar...estamos aí!
    Bejinhos, linda!!!!
    Vc gosta de fazer palavra cruzada?

    ResponderExcluir
  2. e eu aqui, chorando por que tenho um marido alcoolatra, que está pondo fora nossa empresa, que mente, pai ausente..etc.etc...
    tenho + é que bater com um gato morto, na minha cara, até fazê-lo miar....
    Minha linda, não imaginei que teus problemas fossem tão grandes...sempre soube - desde o início falas - que é muito difícil para ti te locomover, que sofre dores terríveis...mas lendo hoje, vejo que é muito mais que isto..e ainda tens esta alegria linda de viver e amar o que é bom
    Parabéns Rudy querida, és exemplo de luta, força, esperança e vida!
    Que muitas leiam estes teus posts esclarecedores sobre estas doenças cruéis que te acometem e que entendam que todas devemos ter Alegria de Viver e Amar o que é bom!
    Bjs com carinho, desejosos como sempre que lgo consigas fazer a bendita cirurgia e que possas dançar, correr, passear no parque, tomar banho de mar....fazer coisas que para nós é corriqueiro e para ti, na maioria das vezes, doloroso, difícil, impossível!
    Que Deus abençoe teu caminho, com muita luz e energia positiva!
    Tititi da dri

    ResponderExcluir
  3. Rudy, venho aqui dar a minha humilde opinião...
    Primeiro: sigo seu blog porque gosto de vc e das suas postagens. Não ligo para o que dizem, venho porque gosto - ponto. Nem copio mais os links dos meus comentários nos sorteios, porque to sempre enchendo o saco por aqui, rs...
    Segundo: a dor que vc deve estar sentindo, ninguém mais está sentindo, entao ignore quem acha que é drama. Já dizia Elvis: Deus, permita-me andar 10 milhas com os sapatos do meu vizinho antes de criticá-lo... Estamos acompanhando a sua luta, então sabemos que é sério e queremos o seu bem.
    Terceiro: o blog é seu, o diário é seu, as palavras são suas - e como leitora, estou satisfeita.
    Quarto: espero de coração que fiques boa logo - mando minhas vibraçoes positivas. Viva sempre pensando no bem, nivele as coisas pelo lado bom - e nunca pelas críticas destrutivas.
    Quinto: que Deus te proteja e te ajude a sair dessa situação o mais breve possível! Muita sorte pra vc no tratamento!
    Estaremos sempre aqui...

    ResponderExcluir
  4. Rudy, sabe que estou sempre torcendo por vocês aí! Se cuide e lute pela sua saúde, pois precisa dela para curtir aqueles a quem ama. O resto é resto. Vai dar tudo certo! =D

    ResponderExcluir
  5. Como tem tanta coisa que a gente só vai conhecer quando acontece com algum amigo ou com a gente.
    Tenho certeza que vai ser só uma fase que por algum motivo você precisa passar.As vesez é difícil de compreender...
    Muita força para você.
    Já retornei seu e-mail sobre o sorteio,espero que aproveite bem todos os presentinhos!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Rudy querida, você é tudo de bom e eu já lhe disse isso muitas vezes, também já lhe disse que é um exemplo para muitas pessoas, inclusive para mim, te admiro demais, mas isso você também já sabe. Pena que moremos tão longe, acho que passaríamos horas jogando conversa fora e rindo de tudo... Te amo, viu, fique bem, querida! bj da angel ;)

    ResponderExcluir
  7. Rudy, não faça ideia da sua situação. Lembro de você ter dito que precisaria passar por uma cirurgia. A vida nos prega umas peças de vez em quando, não é? Te admiro por ser tão transparente nas palavras e sentimentos. O fato de você colocar tantas informações aqui pode até ajudar outras pessoas com o mesmo problema, que ainda não tem um diagnóstico definitivo. Muita força para você, querida. Viva um dia de cada vez, com muita esperança. "Deus dá o dia e também as forças". Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  8. Rudão!
    Te admiro, a cada dia mais!!!! Vou arregaçar minhas mangas e fazer minha parte. Uma hora a gente tem que acordar, não é? Obrigada por me fazer isso hoje!
    Beijão!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Rudy, força amiga! Deus é justo e vai te ajudar a superar isso tudo! Te adoro! Desculpe ser tão breve, sabes que te admiro muito! Bjokasss...
    Belly

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy