21/03/2012

RESENHA #17 - "UM MUNDO BRILHANTE" - T. GREENWOOD


LIVRO: “UM MUNDO BRILHANTE”
TÍTULO ORIGINAL: “THIS GLITTERING WORDL”
AUTOR: T. GREENWOOD
TRADUÇÃO: IVAR PANAZZOLO JÚNIOR
EDITORA  : NOVO CONCEITO
PÁGINAS – 336
1ª IMPRESSÃO 2012
CATEGORIA: FICÇÃO NORTE AMERICANA
ISBN: - 978-85-63219-1

 

CITAÇÃO: “ – Eu tinha uma irmã – disse ele -, Dusty. – E, ao dizer o nome dela, ele a confortou: as lembranças de Dusty repentinamente apareciam, os fios que compunham a vida deles, aqueles momentos em separado trançados em um tecido uniforme. Queria desesperadamente oferecer um daqueles fios a Shadi, um daqueles preciosos cordões que diria “eu sei como você está se sentindo”. Eu sei. Mas como ele poderia escolher apenas um? Não são os fios individuais que compõem as imagens, mas a maneira como eles são trançados. Assim é arte. Assim é o sonho. E assim ele fechou os olhos e deu a ela o primeiro fio que enxergou. E quando ele o puxou de sua memória, sentiu que aquele fio estava amarrado fortemente a todos os outros momentos. Até mesmo àquele momento ali em novembro, no trailer de Shadi, no meio da floresta.” (pág. 96)

ANÁLISE TÉCNICA: 

-CAPA = Homem de capa preta caminhando solitário em uma estrada com neve ao fundo e céu encobrindo as montanhas, transcreve o real sentido do livro.
Brilhosa, cheia de glitter e bem bonita. Feita pela equipe  Novo Conceito.
(nota:   4,80 de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO: Letras medianas e preta, nas páginas pouco amareladas, facilitam leitura.
Capítulos divididos e bem sinalizados, além das subdivisões das partes com nomes das cores que designam o sentido daquela parte.
(nota:  4,80  de 5,00)

- ESCRITA: Narrativa em terceira pessoa, intercalada com diálogos.
(nota: 4,80 de 5,00)

CITAÇÃO: “ Ele podia desfazer aquilo. Tinha condições de desenredar aquela trama, o tecido com as cores do pôr do sol se estendendo pelo céu noturno. E depois ele começaria  novamente.” (pág. 112)

RESUMO SINÓPTICO: 

“Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.”

CITAÇÃO:”O alto-falante parecia que havia brotado ali, um girassol errante, um broto cromado saído do meio da terra.” (pág. 180)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 

O livro mostra o quanto as escolhas feitas no decorrer da vida podem ou não fazer a pessoa feliz. O quanto essas decisões devem ser bem analisadas antes de serem tomadas, porque poderão envolver a vida de outras pessoas.

A trama é bem escrita e logo um assassinato no início dá o tom do mistério que transcorre por todo o livro, até que seja descoberto que o preconceito e o poder, dominam em uma pequena cidade.

Mostra também a fraqueza de um homem, que deixava a vida ser levada, sem realmente saber qual era o real sentido de sua vida, até encontrar seu verdadeiro amor, mesmo que tardiamente e opta por ficar com a razão e não com o coração.

O livro é bom, interessante, embora sem muitos rompantes de excitação ao ler. Bem como um protagonista fraco em suas decisões, não tornam o livro um primor, mas põe o leitor a uma reflexão interior sobre as escolhas que devem ser tomadas no decorrer dos dias.

Bom! Vale a pena a leitura!


NOTA: 4,00 de 5,00

 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livroSmiles - Recados e Imagens (6279)
 PARCERIA EDITORA NOVO CONCEITO!



CHEIRINHOS
RUDY



Gostou? Clica na tecla g+1 aí em baixo.
PS: Comente, seu comentário vale inscrição extra  nos sorteios, obrigada!





 Comenta - Recados e Imagens (8989)


Sua sorte do dia (21 de mar)
"Tentar e errar, mas não desistir de tentar"

5 comentários:

  1. Tento ler o máximo de resenhas, adoro ler e assim tomo conhecimento do assunto dos livros. Muito obrigada 1.000.000 bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Rudynalva! Estou ansiosa para ler Um Mundo Brilhante! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da resenha pois deixou um gostinho de quero mais!!!!!
    Abraços,
    Ívia

    ResponderExcluir
  4. Parece bom, embora sem muita emoção.
    É importante sempre avaliarmos o poder de nossas escolhas e o quanto elas nos atingem.
    bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy