28/10/2012

RESENHA #60 - "GAROTAS DE VIDRO" - LAURIE HALSE ANDERSON



LIVRO  : "GAROTAS DE VIDRO"
TÍTULO ORIGINAL: "WINTER GIRLS"
AUTORA: LAURIE HALSE ANDERSON
TRADUÇÃO: ANA PAULA CORRADINI
EDITORA  : NOVO CONCEITO
PÁGINAS – 272
1ª IMPRESSÃO 2012
CATEGORIA: FICÇÃO/LITERATURA NORTE AMERICANA
ISBN: - 978-85-8163-011-3






CITAÇÃO: "Aranhas saem de seus ovos e do meu umbigo, pequenas contas cabeludas de breu com pés de bailarina. Elas vêm em um enxame, tecendo um véu sedoso, um milhão de pensamentos-espada tecidos juntos até me enrolarem em sua mortalha aconchegante.
Eu inspiro. A tela se fecha sobre meus lábios abertos. Tem gosto de pó, como cortinas velhas." (pág. 45)


ANÁLISE TÉCNICA:


-CAPA = de Alexandre Donomai e Lucas Busatto.
Rosto de uma garota como se estivesse dentro de uma barra de gelo, congelada. Tem haver com o livro. Letras do título em alto relevo. É bem bonita a capa.

(nota: 4,80   de 5,00)


-DIAGRAMAÇÃO:  Pequena dedicatória, pensamentos introdutórios, subdividido em 65 partes através de números que representam peso e agradecimentos. 

É uma das diagramações mais simples que já vi.

Folhas amareladas e letras pretas de tamanho muito bom, facilita a leitura.

 (nota: 3,50   de 5,00)


- ESCRITA: Revisão de texto feita por Alline Salles e  Lívia Fernandes.

Escrita em primeira pessoa por Lia, protagonista do livro, conta sua história com uma visão sofrida e deturpada. 

(nota: 3,00 de 5,00)


CITAÇÃO: "Mostrei a ela como andava fazendo cortes pequenos na pele para deixar a maldade e a dor escorrerem. No começo, eles eram curtos e rasos, como arranhões deixados por um gato desesperado que quer se esconder sob a varanda de casa. A dor dos cortes tinha um sabor diferente. E ajudava a não pensar sobre como meu corpo, minha família e minha vida tinham sido roubados de mim, ajudava a não me importar..." (pág. 162)


RESUMO SINÓPTICO:   

Lia tem 18 anos e está em tratamento psiquiátrico após um acidente de carro e porque só pensa em ficar cada vez mais magra, embora já esteja magérrima.


Cassie era sua melhor amiga e morre só em um quarto de hotel, mas antes de morrer, tenta entrar em contato com Lia, que não responde as suas ligações.


Lia mora com o pai que é um escritor famoso, porém distante da realidade da filha; o pai é casado com Jennifer, uma madrasta que procura ajudá-la como pode e ainda tem a meia-irmã Emma, a quem Lia ama e procura dar bom exemplo.


A mãe é uma cardiologista que vive ocupada e em constante briga com Lia, por isso ela resolve sair de casa e ir morar com o pai.


Até onde chegará a obsessão de emagrecimento? Por que Lia tem esse transtorno?


CITAÇÃO: "Eu entrelaço e teço e tricoto minhas palavras e visões até uma vida nova começar a tomar forma.
Não existe cura mágica, nem como fazer tudo desaparecer para sempre. Existem apenas pequenos passos adiante; um dia mais fácil, uma risada inesperada, um espelho que não importa mais." (pág. 269)


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA: 

Não posso dizer que esse foi um livro com uma história bem escrita, na minha concepção.  


A história tem um início confuso e quase... quase desisti de ler, porém como não gosto de deixar nada pela metade, insisti. Da metade para o fim tem um pouco mais de entendimento e emoção, entretanto, achei as personagens fracas, sem muita personalidade. Quem tem mais personalidade no livro é a criança Emma, por incrível que pareça.


A idéia do livro é até boa, porque bulimia e anorexia são temas recorrentes em nossa sociedade, todavia a abordagem de como foi feita deixou a desejar, não foi aprofundado os motivos porque Lia e Cassie adquiriram a doença que é mais psicológica, o tratamento que deve ser feito ficou superficial, os pais se preocupam com a perda de peso da filha, porém não vão fundo para descobrir as causas... enfim, o livro deixou muito a desejar, na minha opinião.


Bem, arrisco a dizer que esse ano foi o pior livro que já li com toda certeza. Mas é como digo, isso é minha opinião, acredito que cada leitor deve fazer a leitura para tirar suas próprias conclusões, porque li resenhas favoráveis ao livro.


NOTA : 3,00 de 5,00


 smiley livrosmiley livrosmiley livro Smiles - Recados e Imagens (6279)Smiles - Recados e Imagens (6279)


BOOKTRAILLER:




SOBRE O AUTORA:

 
Laurie Halse Anderson fingia que era um urso polar quando ia para a escola caminhando sobre a neve de Syracuse, Nova York. Quando menina, datilografava na velha máquina de escrever de seu pai por horas, escrevendo colunas de jornal, histórias e letras. Ela adorava ver seu pai escrever poemas e ler as histórias no chão de seu escritório. Seu livro favorito é o dicionário. Ela tentou ler todos os livros da biblioteca da escola, um lugar paradisíaco. Laurie mora no extremo norte do estado de Nova York com seu marido, Scot, e o cachorro deles, Kezzie. Scot projetou e construiu um chalé para Laurie, onde ela escreve todos os dias. Além de escrever, ela adora jardinagem, correr e estar com sua família.


Cortesia Editora Novo Conceito!

  PARCERIA 1#

cheirinhos
Rudy  



Recados para Orkut

Gostou? Clica na tecla g+1 aí em baixo.
PS: Comente, seu comentário vale inscrição extra  nos sorteios e faz uma blogueira feliz,  obrigada!


 Comenta - Recados e Imagens (8975)

Sua sorte do dia (28 de out)  
"Uma maçã por dia traz saúde e alegria. Não deixe o sol se por sobre a sua ira."

10 comentários:

  1. Oi querida adorei sua visitinha no meu blog, seu blog é lindo, seguindo!!!
    Bjs...

    http://www.perfumesdapam.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu ganhei esse livro, quero muito ler, mas está na minha fila de livros. Sou assim tb, não gosto de deixar pela metade e mesmo q não goste, vou terminar.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Gostei da sua opinião. Este tema é diferente, nunca li nada sobre. Até tenho contade de ler, mas no momento não é prioridade.
    Pena que vc não gostou muito.

    Bjinhs* e boa semana!
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga! Pelo visto não curtiu o livro, mas eu gostei demais. Isso é bom porque vemos como uma mesma obra pode gerar opiniões diferentes!^^
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  5. Oi Rudy.
    Ao contrário de você eu gostei da história.Achei o tema bastante original, mas também notei que faltou algo! Não foi bem aprofundado os motivos da Anorexia nas personagens, mesmo assim senti que valeu a pena ter lido este livro.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Rudy, não dá para sair sem comentar, rs...rs. Você e seu blog são muito simpáticos. Suas apresentações de livros são bem elaboradas e a sua alegre proposta de vida nos encanta. Só nos reste seguir os seus blogs e estarmos sempre por aqui para ver as novidades e levarmos um "potinho" de alegria da querida amiga Rudy.
    Xerinhos no seu coração
    Manoel

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei o livro.E vou adorar adicioná-lo a minha coleção.Mesmo você dizendo que não é tão bom,eu vou ler e desvendar esse livro até o fim.Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Vanderli Alves Ramos ADOREI E QUERO LER ESTE LIVRO

    ResponderExcluir
  9. Já li esse livro e achei muito bom, a escrita da autora é sensata, prática e envolvente! A história realmente não é de tirar o fôlego, principalmente porque abrangeu um mundo mais realista, mas é muito boa!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy