30/03/2013

RESENHA #12 - "P.S. EU TE AMO" - CECELIA AHERN



LIVRO  : "P.S.  EU TE AMO"
TÍTULO ORIGINAL: "P.S. I LOVE YOU"
AUTORA: CECELIA AHERN
TRADUÇÃO: CAROLINA CAIRES COELHO
EDITORA  : NOVO CONCEITO
PÁGINAS –367
1ª IMPRESSÃO 2012
CATEGORIA: FICÇÃO IRLANDESA
ASSUNTO: ROMANCE
ISBN: - 978-8581-630-62-5



P.S.  Eu Te Amo

CITAÇÃO: "P.S. Eu te amo, Holly, e sei que você me ama. Você não precisa de minhas coisas para se lembrar de mim, não precisa guardá-las como prova de que eu existi ou de que ainda existo em sua mente. Não precisa vestir as minhas blusas para me sentir perto: já estou aí... sempre abraçando você." (pág. 101)


ANÁLISE TÉCNICA: 


-CAPA =


 Título em alto relevo com letras vermelhas. Na parte superior um casal abraçado e trocando carinho, demonstrando felicidade; na parte inferior páginas de cartas...


Achei a capa bem bonita, embora se tivessem liberado os direitos autorais e tivessem usado a capa do filme, acharia mais  bonita ainda; porém essa tem tudo haver com o livro e isso é importante...


Capa feita por Jorge Parede.


 (nota: 4,80 de 5,00)


-DIAGRAMAÇÃO: 
 

 
Amei a diagramação, muito linda e bem romântica...


São 51 capítulos enumerados e com logotipo de um coração flechado acima da numeração e a folha de cada inicio de capítulo um pouco acinzentada com bolinhas brancas; epílogo e agradecimentos.


Letras pretas medianas em folhas amareladas, as melhores para leitura a meu ver.


Formato/Acabamento: 16x23x2,4


Peso: 0.515 kg


Diagramação feita por Vanúcia Santos.


(nota: 4,80 de 5,00)


- ESCRITA: 


Gosto muito da forma como a Cecelia Ahern escreve tornando a leitura leve e no caso desse livro, com as emoções intensas, mesmo escrito em 3ª pessoa, enfatizando a realidade de Holly. Os diálogos são criativos e divertidos.


A revisão de texto feita por Alline Salles e Lívia Fernandes com pouquíssimos erros de grafia que até passam despercebidos em uma leitura tão fluida.


 (nota: 4,50  de 5,00)


CITAÇÃO: " Oi, Holly,
Espero que a viagem esteja sendo maravilhosa. Você está linda com esse biquíni, diga-se de passagem! Espero ter escolhido o lugar certo para você, é o lugar onde você e eu quase passamos a nossa lua de mel, lembra? Que bom que você pôde conhecê-lo...Parece que se você ficar de pé no fim da praia, perto das rochas à frente de seu hotel e olhar à esquerda, verá um farol. Eu soube que é onde os golfinhos se reúnem...poucas pessoas sabem disso. E eu sei que você ama golfinhos...diga oi a eles.
P.S. Eu te amo, Holly..." (pág. 192)


RESUMO SINÓPTICO: 


Gerry e Holly eram amigos desde a infância, o que de forma natural, fez crescer o amor entre eles. Eram casados e viviam felizes.


Gerry era o homem perfeito para Holly e a amava com todas as forças de sua vida. O acaso acabou levando Gerry... Ele morreu com um tumor cerebral. Gerry era tão apaixonado que deixou "A Lista" para ser seguida por Holly após sua morte...


Holly amava Gerry demais e com sua morte, ficou totalmente desnorteada, perdida... Vivia em casa sem fazer nada (e já nem gostava mesmo de trabalhar), apenas comendo e deixando a vida passar...não tinha muito sentido na vida, mesmo sendo estimulada por toda família que era bem carinhosa com ela; os irmãos Richard, Declan e principalmente a irmã Ciara; bem como os amigos Denise, Sharon e Daniel...mas, nem todo  carinho e estímulo era o bastante, até que a mãe a avisa da chegada de um envelope remetido por Gerry que ela corre ir buscar.


O envelope continha cerca de 10 cartas destinadas a Holly e deveriam ser abertas em datas específicas, uma a cada mes até perfazer um ano. Nas cartas Gerry ratifica seu amor, bem como deixa orientações para Holly tocar a vida em frente, até programa uma viagem para que ela aprenda a curtir a vida...


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 


As lágrimas molharam várias páginas desse livro. Sentir e acompanhar o sofrimento de Holly com a perda de Gerry, mexeu muito comigo... Nem sei o que faria sem meu Manoel, affffffee! E poder ver o tamanho do amor que ele tinha por Holly, me deixou mais que emocionada. Imaginem  o grande amor de sua vida deixando cartas programadas, ensinando você a 'superar' sua perda, é amor demais, não é não? Como boa romântica, adorei!


Outro ponto bem importante do livro a meu ver, é o carinho e estímulo dado pela família e amigos de Holly. Claro que cada um tem sua personalidade e de certa forma há um pouco de egoísmo em algumas atitudes, que nem vou comentar para não perder o brilho da leitura para quem for ter o prazer de ler esse livro, porém a cumplicidade dos irmãos e a alegria de viver da irmã Ciara trazem  uma vez mais a certeza de que a família é nosso porto seguro em todas as situações.


A meu ver apenas um erro foi cometido pela autora... O final do livro me assustou, não foi de forma alguma o que esperava e confesso que fiquei um tanto decepcionada, embora tenha entendido o objetivo que a autora queria atingir. Mas, é assim mesmo, nada é perfeito...Ainda assim, recomendo o livro por demais devido as emoções e sentimentos repassados através de uma situação tão triste.


Mais um comentário: em 2008 foi feito uma versão cinematrográfica do livro. Gostei muito do filme, portanto, alem de lerem o livro, assistam o filme, ok?

 
NOTA : 4,60 de 5,00


 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro

CITAÇÃO: "Mire seu salto para a lua, e se não acertá-la, aterrissará entre as estrelas.
Prometa para mim que vai encontrar um emprego que vai amar desta vez!
P.S. Eu te amo..." (pág. 208)

BOOKTRAILLER:





SOBRE O AUTORA:





Antes de engrenar na carreira de escritora, Cecelia Ahern se formou em Jornalismo e Comunicação. Aos 21 anos, escreveuseu primeiro romance, P.S. Eu te amo,que se tornou um best-seller internacional e foi adaptado para o cinema. Seus outros romances — A Vez da Minha Vida, Onde Terminam os Arco-íris, Aqui é o Melhor Lugar, Se Você Me Visse Agora e As Suas Lembranças São Minhas — foram todos best-sellers #1. Cecelia foi uma das criadoras da série de TV Samantha Who?,que ganhou um Emmy. Seus livros foram publicados em 46 países. Foram vendidas mais de 20 milhões de cópias no mundo todo. A autora mora em Dublin (Irlanda) com sua família.

Cortesia Editora Novo Conceito.





cheirinhos
Rudy 





Gostou? Clica na tecla g+1 aí em baixo.
Participe do TOP COMENTARISTA! Comente e preencha o formulário:

Pensamento do dia:
"Todos nós nascemos originais e morremos cópias." - Carl J. Jung


8 comentários:

  1. Oi Rudy o livro é bonito mas não acho que vou querer ler, já sou meia depressiva e acho que esse tipo de leitura não iria me fazer bem, como diz minha psicóloga leia coisas alegres que te fazem rir vamos deixar os dramas mais para frente. Bjos e estrelinhas.

    ResponderExcluir
  2. Deve ser muito bom o livro, eu acho lindoo o filme.!

    Beiijoo :*
    Blog

    ResponderExcluir
  3. O filme é muito bom , faz tempo que quero ler o livro, parece emocionante, vou arrumar um jeito de comprar :*

    ResponderExcluir
  4. Já assisti o filme dele e me apaixonei. Agora o livro sei que no fim das contas, é a melhor pedida. Tem mais detalhes e muito mais emoção de nossa parte. Sua resenha me deu vontade de ver o filme de novo. Mas vou me aguentar pra ler este livro maravilhoso. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha......otimo livro torcendo pra ganhar

    ResponderExcluir
  6. O livro tem cara de ser extremamente doce e triste ao mesmo tempo e intensidade. Quero muito ler. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  7. Amo muitoooooo esse livro!
    É um dos meus preferidos da vida.
    A Holly sofre tanto, mas tanto aprende e cresce muito.
    Chorei demais também kkk
    quero reler em breve!
    Não gostei muito do filme, mas foi legalzinho.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Nossa! Foi muita sofrência...
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy