09/02/2014

RESENHA #09 - ”FORTUNA – A SAGA DA RIQUEZA” - CASSIA CASSITAS (LITERATURA NACIONAL)



LIVRO  :”FORTUNA – A SAGA DA RIQUEZA”

AUTORA: CASSIA CASSITAS

EDITORA  : DIREITOS RESERVADOS À AUTORA

PÁGINAS – 261 PÁGS

2ª  EDIÇÃO 2013

CATEGORIA: LITERATURA BRASILEIRA

ISBN: - 978-85-9153-280-3

 Fortuna a Saga da Riqueza



CITAÇÃO: “Quando se percebe que a própria situação é uma muito pesada para se carregar e que o fardo é inevitável, restam duas estratégias de resistência. Pode-se fazer todo o possível para se livrar dela, negando-a com veemência, ou, simplesmente, aceita-la, adaptando o corpo para acomodá-la sem comentários nem sentimentos. “ (pág. 166)


ANÁLISE TÉCNICA: 


-CAPA = 


Feita pela Allacriativa.


Título no meio. Acima, prédios como se fossem empresariais com fundo verde; abaixo, título de cabeça para baixo (como se fosse o reflexo de espelho) e  casa de fazenda com campo e árvores, fundo marrom.


A capa é interessante e reflete bem o conteúdo do livro.


 (nota: 4,70  de 5,00)


-DIAGRAMAÇÃO: 


As folhas são amareladas e as letras pretas, as melhores para leitura.


Dividido em: dedicatória, pensamento, sumário, dezesseis capítulos numerados e no início de cada capítulo, pensamento que reflete o pensamento central daquele capítulo.


FORMATO: 9 x 6 x 0.7


(nota: 4,70  de 5,00)


- ESCRITA: 


A narrativa é feita em terceira pessoa desconhecida e diálogos consistente e fluentes que prendem a atenção.


Descrições e muitas informações históricas da chegada dos italianos ao Brasil. Conteúdo bastante enriquecedor em termos históricos.

Dois ou três erros de tipografia. Não são erros ortográficos, acredito que são erros de digitação, mas que nada interferem na leitura, nem tiram o brilho da escrita.(A autora já informou que nova edição está sendo feita com as correções).


(nota: 4,70  de 5,00)


CITAÇÃO: “Construíram um patrimônio por terem descoberto, apesar da ignorância universitária, que a grande virada se dá quando se consegue retirar da engrenagem que tenta nos arrastar algo extra que vai se acumulando – seja uma poupança, um conhecimento, uma visão, um tempo de folga para sonhar e alicerça-los. Quando não há uma meta, um objetivo de longo prazo não acompanha a luta pela sobrevivência, a consciência do ser humano tende a anestesiar suas emoções e reações. Mas quando não há um sonho, um dia, esse algo acumulado se transforma na chave que leva o ser humano a trilhar outro caminho.” (pág. 184)


RESUMO SINÓPTICO:  


O livro começa  no ano de 2008 em meio a crise financeira e econômica mundial.

Carolina  é arquiteta e está grávida de seis meses. Amorosa e compreensiva, vê a vida com certo romantismo e equilíbrio entre os favorecimentos e conforto da modernidade e o capitalismo vigente que consome a sociedade e obriga  os menos favorecidos à um trabalho árduo para se manterem. O que não é o seu caso, pois tem uma vida financeira estável.


Ricardo é esposo de Carolina. Trabalha em uma agência financeira e é um expert em economia. Quando explode a bolsa imobiliária no exterior, busca soluções para que o Brasil não seja atingido, entretanto, seus chefes são inescrupulosos e tendem a se aproveitarem da situação para maior enriquecimento, o que causa nele um choque e decepção que não consegue superar, afetando sua saúde física e mental, afastando-o da família e dos sentimentos, tornando-o refém de sua ‘loucura obsessiva’ em encontrar uma solução plausível. 


Ana foi imigrante italiana no início do século XX. Como os outros imigrantes italianos, trabalhou na lavoura de café durante a infância, entretanto, queria mais para si. Queria ir morar na cidade e descobrir a vida além dos campos. Casou-se aos 14 anos com um dos filhos da família italiana vizinha, os Vaccari. Naquela época os casamentos eram arranjados, apaixonou-se por um e casou-se com o Joaquim, o mais velho, que tinha um olhar restrito da vida, acreditava que ter o que comer, trabalhar e subsidiar o custeio da casa eram o suficiente. Não tinha ambição. Ana entretanto, ambicionava crescer, adquirir bens e criar a família pelo laço do amor. Era trabalhadora e obstinada, aos poucos foi atingindo seus objetivos e crescimento.

Através da vida dessas três pessoas principalmente, o livro fala sobre a realidade econômica durante todo o século XX, os transtornos da segunda guerra, a instabilidade financeira, falta de emprego (assuntos bem reais ainda hoje em nossa sociedade) e a imigração italiana para o Brasil, trazendo uma realidade histórica conhecida, ao tempo que mostra os conflitos familiares e profissionais vividos pela sociedade, as possíveis soluções dos conflitos pessoais e uma visão real do consumismo e do capitalismo e do quanto eles afetam as vidas de todos.


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA: 

A meu ver o livro é um romance muito bem escrito que fala sobre o relacionamento familiar e o quanto é importante o vínculo da família na vida de todos para que os problemas sejam solucionados e as personalidades solidificadas.

Entre o início do século XX até chegar há 2008, o livro intercala capítulos da atualidade e do passado. Conta sobre a saga dos italianos ao chegar ao Brasil nas lavouras de café, o êxodo rural para a cidade de São Paulo, mais especificamente ao bairro do Brás, o desenvolvimento econômico do país, a segunda guerra mundial, a instalação do capitalismo  e outros tantos fatos históricos que enriquecem nosso conhecimento e nos aproxima das personagens pelo fato de certa forma ter sido algo real.

As personagens bem elaboradas, descritas em suas personalidades diversificadas, entretanto firmes e consolidadas, envolvem o leitor em um enredo rico e histórico. Particularmente me identifiquei ainda mais por ser de descendência italiana e ver um pouco da história da chegada de meu avô ao Brasil no início do século XX e por ver transcrita algumas das dificuldades que enfrentou ao chegar no país. Foi como reviver as histórias contadas por ele durante o pouco período em que tivemos contato. Outros fatos contados por meu pai que trabalhou no circo Orlando Orfeu e é citado em determinada parte do livro, fizeram com que me emocionasse muito.

Confesso que fiquei bem emocionada por relembrar alguns episódios reais na vida de meus antepassados e vê-los retratados como fatos históricos trouxe à mim a dimensão exata do quanto a realidade vivenciada por minha família paterna foi importante para a construção da história. 

Além dos fatos históricos do livro, o mesmo traz noções de economia nas diversas épocas durante um século, as modificações econômicas, a instabilidade pós guerra e durante o período da ‘bolha imobiliária’ e ainda mais, a forma como a sociedade encara cada período até chegar ao consumismo e uma possível melhora no mercado financeiro através do terceiro setor. 

Acredito que a escritora foi muito inteligente ao abordar assuntos econômicos de forma incisiva, porém não tornando o livro chato. Ao mostrar a força dos sentimentos familiares e de como a instabilidade financeira pode abalar a saúde mental e física das pessoas que tornam-se apegadas ao consumismo. Enfim, o livro é uma verdadeira aula de fatos históricos, economia e amor... Sim, de amor... Falo daquele amor às raízes, do amor familiar e do quanto é imprescindível para formação do caráter.

O livro é maravilhoso e recomendo de forma enfática para quem gosta da realidade histórica, permeada pelo aprendizado e pelo crescimento interior através do amor.

Não sei se me fiz entender, porque como sempre falo, fazer análise de um livro que gosto muito, é sempre complicado para mim, porque não consigo colocar em palavras todo feeling sentido durante a leitura.  

Leiam e tiram suas próprias conclusões!


CITAÇÃO: “’Utilizar o tempo, o intelecto, as próprias forças para conquistar o que se quer, é como encontrar um tesouro.” ,continuou Ricardo.” (págs. 26/27)


NOTA : 4,80 de 5,00


 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro


SOBRE O AUTORA: 
 

Cassia Cassitas fez carreira na área tecnológica. Trabalhou em projetos inovadores e com prospecção, sem se desvincular da área acadêmica ora como professora, ora como aluna.


Especializou-se em Engenharia da Informação, Didática do Ensino Superior e Filosofia e Existência.

Atualmente, estuda francês por influência do marido e inglês para ampliar seu mundo.


Mãe de dois adolescentes que devoram livros, Cassia publicou sua primeira obra, Domingo, O Jogo, em 2010, quando alcançou o topo do ranking dos livros eletrônicos mais vendidos no Brasil. Sua versão em inglês, Sunday, the Game é publicada em 2011.

Em 2012, lança o romance Fortuna A Saga da Riqueza, sobre a prosperidade de quatro gerações culminando na bolha imobiliária americana de 2008. Saga of Wealth, a versão em inglês, é lançada em 2013.

Cassia Cassitas vive com sua família em Curitiba onde seus sonhos prosperam sob os olhos de seus leitores.

Para saber um pouco mais sobre a autora e sua obra, leiam a entrevista feita pelo blog: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2014/02/parceria-01-e-entrevista-com-escritores.html

 

Exemplar concedido pela autora para análise! Obrigada!

cheirinhos
Rudy 


PENSAMENTO DO DIA: " Se você não consegue entender o meu silêncio de nada irá adiantar as palavras, pois é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos."(Oscar Wilde)


4 comentários:

  1. Adorei o seu jeito de resenhar o livro! Afinal a história é muito importante, mas a capa e a diagramação contribuem bastante para tornar a leitura atraente e agradável. Beijo!

    Francesinha à Brasileira
    Sorteio de aniversário do blog

    ResponderExcluir
  2. Esse livro não faz muito meu estilo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não fui muito com a capa do livro, mas enredos que tratam sobre a convivência familiar e que falam sobre como ela é importante para nossa vida, realmente me fascina. Adorei sua resenha. - Felipe (A Hora do Livro)

    ResponderExcluir
  4. Ola!
    Não gosto muito desses temas, mas quando se trata de livros passados no Brasil, dou uma chance, vou colocar nos meus desejados!

    Abraços, Heitor
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy