10/03/2015

RESENHA #17 - ”DIÁRIO DE UM ADOLESCENTE APAIXONADO” (LITERATURA NACIONAL) - RAFAEL MOREIRA



LIVRO:”DIÁRIO DE UM ADOLESCENTE APAIXONADO” (LITERATURA NACIONAL)

AUTOR: RAFAEL MOREIRA

EDITORA: NOVO CONCEITO
SELO: NOVAS PÁGINAS
PÁGINAS –126
1ª  EDIÇÃO
IMPRESSÃO 2015
CATEGORIA: NÃO FICÇÃO BRASILEIRA
ASSUNTO: TEEN
ISBN: - 978-85-8163-684-9



Diário de um adolescente apaixonado
 




CITAÇÃO: Uma amizade verdadeira é aquela que enfrenta qualquer barreira e às vezes, por mais que você se distancie daquela pessoa, quando a vê, parece que nada mudou.” (pág. 07)





ANÁLISE TÉCNICA:

 





-CAPA-



Foto do autor com óculos e em tom azul como se fosse a capa de um caderno.



Tem muito o que falar da capa não e fiquei indecisa se me agradou ou não, agora com certeza tem tudo haver com o livro, afinal é o próprio autor.



(As fotos foram cedidas pelo autor).

 



(nota: 3,80 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



Produção Editorial Equipe Novo Conceito.

Impressão e acabamento Intergraf 060115.



Conteúdo: dedicatória; sumário (gosto muito de livros com sumário...); 27 capítulos com títulos e a maioria com fotos/gravuras do autor; e, agradecimentos.



A maioria das folhas são amareladas, algumas são cinzas e outras pretas.



As letras são pretas em negrito e com fontes diferenciadas.



A diagramação é bem diferente e ótima para leitura, pelo menos achei.



Algumas fotos para se deliciarem.

 

 

Um adendo e alerta para editora: no livro está FICÇÃO BRASILEIRA e na verdade é um livro não ficcional, mais voltado para biografia, ok?



(nota: 4,70 de 5,00 )







- ESCRITA:



A escrita é feita em primeira pessoa com as impressões bem pessoais do autor.



A linguagem é adequada ao público alvo que são adolescentes e com fácil entendimento e identificação, inclusive gírias e expressões.



A revisão foi bem feita, sem erros gritantes.





(nota: 4,80 de 5,00)







CITAÇÃO: “Cada um de nós tem sua própria guerra pessoal, e precisamos vencê-la com honra. E para isso é preciso humildade para reconhecermos nossos erros.” (pág. 11)





RESUMO SINÓPTICO:



Rafael Moreira é um rapaz de 17 anos e vlogueiro de sucesso na internet com mais de 2 milhões de seguidores.



No livro ele escreve 24 crônicas relatando experiências e opiniões pessoais e traz ao final alguns ensinamentos e dicas.



Aborda assuntos como: amizade, primeiro beijo, mulher na TPM, escola, vida, pressão profissional, amor, humor, sonhos, caminhos e por aí vai.







CITAÇÃO: “Então, que o homem nunca toque o céu, para que ele sirva para que ele sirva para nos lembrar que a perfeição um dia existiu. E que isso nos incentive a melhorar o mundo, começando por nós mesmos.” (pág. 62)







ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:



A primeira coisa que achei bem interessante foi a maturidade do Rafael para sua idade e as opiniões bem formadas sobre determinados assuntos que podem ser melindrosos para os adolescentes. Ele tem opiniões firmes, talvez pela amizade intrínseca com a família e por sua opção religiosa.



O livro é bem humorado, o autor não ter vergonha em expor os ‘micos’ pelos quais já passou, tem sua opinião bem formada sobre as situações e sempre um conselho a indicar, o que é um alerta aos que não passaram por determinadas experiências. Tudo bem... cada um passará por seu próprio momento, entretanto, já ter um alerta ajuda e muito.



Li rapidinho, ri em muitas passagens que me transportaram a minha própria adolescência e gostei muito da sensibilidade na percepção do autor em relação principalmente as questões femininas;contudo, fiquei incomodada apenas com o fato de adolescentes estarem sempre em formação e como podem entender ou não as análises feitas por outro adolescente...Mas... como o livro é bem espontâneo e verdadeiro, o resultado seja positivo.





Usando a própria linguagem deles, o livro é bom, mas não é essa coca-cola toda pelo simples fato de ter um público bem específico para leitura e a eles sim, poderá ser bem útil.





NOTA :3,90 de 5,00 


 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livroEmoticon triste




SOBRE O AUTOR:


 


Cortesia Grupo Editorial Novo conceito!! 

 

cheirinhos
Rudy

 



PENSAMENTO DO DIA:
 

"Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade." (Martha Medeiros)




 
 http://img1.recadosonline.com/516/008.gif

9 comentários:

  1. ahhhhhhh mais um autor nacional né Rudyinha. você já está se transformando na desbravadora da literatura nacional! sempre corro aqui pra ver suas dicas e é claro me deliciar com suas palavras. este autor que eu não conhecia me parece ser mais uma das crias da teia virtual. crônicas bem humoradas e escrita ligeira, seria isso? gosto de autores jovens que se arriscam a desvendar os segredos do universo (mesmo pagando micos), então este livro já está na minha mira. bela resenha como sempre e dica anotada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rudynalva, tudo bem?
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre o livro, mas a proposta do autor parece ser interessante.

    *bye*
    PS: Convido você para participar de duas promoções, que estão rolando lá no blog.
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/2015/03/promocao-amor-em-jogo.html
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/2015/03/promocao-sagrados.html

    ResponderExcluir
  3. Nossa tolouca por esse livro a meses.. ó rafael é muito lindo.. mt engraçado.. nao sei o q seria do youtube sem ele e o chris..
    bjs rudy

    ResponderExcluir
  4. Eu confesso que apesar do autor ser um youtube bem famoso (principalmente no meio adolescente) eu nunca tinha ouvido falar dele, e foi uma grande surpresa quando o livro surgiu, pois não sabia o que esperar.O livro mostra diversos conselhos e pequenos textos sobre a vida amorosa do autor, sobre coisas do cotidiano, sentimentos, família e amizade, e cada um deles vem trazendo lições de vida para que o leitor possa refletir!

    ResponderExcluir
  5. não sei exatamente o que acho de um adolescente dando conselhos, apesar que maturidade não está 100% relacionada com idade. imagino uma leitura leve com vários momentos engraçados.

    ResponderExcluir
  6. Não conheço o autor, apenas li algumas resenhas de seu livro, umas boas outras nem tanto. Um adolescente escrevendo para outros adolescentes pode ser uma coisa boa em certas coisas e nem tão boas em outras. Preciso ler para formar minha opinião definitiva.

    ResponderExcluir
  7. Oi Rudy :)

    Estou encantada com o livro .. Primeiro porque acho o Rafa um fofo (lindo,rs), e segundo porque achei a diagramação bem interessante. Como o livro é um tanto "diferente" dos que costumo ler, acho que a diagramação ficou a cara dele ..
    O que mais me chama a atenção é o fato dele não ligar de expor os micos por qual já passou, e claro, o humor que contém no livro! Tenho a impressão de que irei adorar!
    Bj :*

    Passeando com os livros

    ResponderExcluir
  8. Achei bem engraçadinho. Eu leria, porq gosto de livros que me servem como válvula de escape kkkkk
    Parece ser bem interessante e eu fiquei bem curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  9. Achei legal kkkk
    gosto de livros adolescentes, geralmente não tem tanta emoção e boas reflexões, mas são divertidos e leves, pra gente sair de uma leitura pesada e também dar risadas, sorrir enquanto vira as páginas, né non?
    Eu ri com aquele volume dois do Christian Figueiredo kkk é muito hilário kk tem cada cena uma mais louca que a outra.
    Quero ler esse aí!
    bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy