13/03/2015

RESENHA #18 - ”EU FICO LOKO” (LITERATURA NACIONAL) - CHRISTIAN FIGUEIREDO DE CALDAS



LIVRO:”EU FICO LOKO” (LITERATURA NACIONAL)


AUTOR: CHRISTIAN FIGUEIREDO DE CALDAS



EDITORA:NOVO CONCEITO



SELO: NOVAS PÁGINAS



PÁGINAS – 160



1ª  EDIÇÃO



IMPRESSÃO 2015



CATEGORIA: NÃO FICÇÃO BRASILEIRA



ASSUNTO: CRÔNICAS TEEN



ISBN: - 978-85-8163-681-8





 Eu Fico Loko


CITAÇÃO:”Amizade é uma coisa de Loko. Já pararam prá pensar na quantidade de pessoas muito diferentes que são nossos amigos?[...]” (pág. 39)





ANÁLISE TÉCNICA:




-CAPA-



Metade da página com foto do Christian e a outra metade complementa a foto como um desenho.



A capa é bem diferente e confesso que gostei do efeito, principalmente porque as letras do título são coloridas e é define bem o conteúdo do próprio Christian (muitcho loko...).



Fotos da capa: Nicole Fialdini.



(nota:5,00 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



Gostei muito da diagramação, algumas folhas pretas com letras brancas, outras folhas amareladas com letras pretas, muitas fotos, gravuras, logotipos, tudo bem alegre e divertido.

 

 




São 11 capítulos e espaço do leitor, e, o livro tem início com a Palavras de mãe. E lgumas páginas para você escrever o que quiser.





Formato/Acabamento: 16x23x1,0.

Peso: 0.24 kg.

Fotos do interior: acervo pessoal do autor.

Impressão e acabamento Intergraf 060115.

Produção editorial Equipe Novo Conceito.





(nota:5,00 de 5,00 )







- ESCRITA:



O que falar sobre a escrita do livro? É bem condizente com o público alvo destinado à leitura, com gírias e termos adolescentes. A linguagem é dinâmica, engraçada e verdadeira, pelo menos me transparece assim...

O que achei excessivo foi a quantidade de palavrões utilizados. Não que me choque com palavrões ou ache que não devam ser usados, porque quem nunca soltou um bom em momento de euforia, o que me incomodou foi o excesso.Sei que é a forma como ele se expressa, é bem característica dele, mas que incomodou, incomodou...





(nota:3,50 de 5,00)







CITAÇÃO: “Acho uma loucura pensar na velocidade das coisas, como o tempo passa, como de repente estamos distantes de pessoas que adorávamos e tão perto de pessoas de quem nunca imaginaríamos ser próximos.” (pág. 151)





RESUMO SINÓPTICO:



Christian Figueiredo é paulista, tem 21 anos, mora na zona sul de São Paulo sozinho, embora se dê bem com a família que sempre foi bem liberal, sem colocar limites ou castração em relação as atitudes e criatividade dele.



Desde criança é alegre, comunicativo e faz as pessoas rirem. A mãe acredita que ele veio para brilhar com a própria luz.E assim hoje ele se tornou um vlogueiro e youtuber dos mais ‘bombados’ com mais de 1 milhão e 500 mil assinantes.



Como sempre gostou de escrever, resolveu  usar a criatividade e a câmera para colocar os roteiros que ele mesmo produz e edita em seus vídeos, onde os jovens procuram para saber oq eu anda pensando.



No livro ele escreve em crônicas as experiências que viveu (e vive) com escrita peculiar e muito bom humor.



ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:



Tudo bem que o Christian tem um dos canais mais acessados do youtube, embora nunca tenha escutado falar nele antes de ler seu livro.Daí fui lá assistir alguns dos vídeos para poder falar com propriedade, né? São até engraçados, ele é muito engraçado e talvez seja esse o sucesso dele como youtuber.



Em relação ao livro... devo dizer que tem fluência e influência em suas palavras e deve mesmo atingir os adolescentes pela verdade que transmite ao transcrever suas experiências em vários aspectos da vida como família, amigos, trabalho, mulheres, viagens, etc... É divertido, o que transforma tudo muito hilário e engraçado.



Agora para mim não acrescentou muito, ao contrário, fiquei até um tanto preocupada e vou dizer porque...



Como fala para adolescente, na minha opinião ele é um formador de idéias e influenciador de atitudes através de suas crônicas e opiniões. E em seus escritos ele conta abertamente que ‘mentia’ sobre seus sentimentos para poder se enturmar e fazer parte dos grupos, ‘mentia’ para poder se sair bem em determinadas situações. E fiquei pensando: será que isso não vai passar a impressão para os outros de que quando se mente tudo pode dar certo? Ainda estou incomodada com esse pensamento...



Sim, as palavras dele parecem verdadeiras, entretanto, será que tudo que fala é verdade ou são apenas palavras para impressionar e ser aceito? E isso me preocupa, sério!



Outra coisa que me incomodou foi a quantidade excessiva de palavrões e fui lá conferir os vídeos e lá eles também são usados de forma exagerada. E como falei anteriormente, não o critico, não sou contra os palavrões, minha preocupação é com o excesso... tudo que é em excesso passa do limite.



Enfim, é um bom livro em parte, mas para mim não fez muito efeito não... E não é que me considerO ‘velha’ por completar meio século no próximo mês, porque minha alma é jovem, porém mesmo sendo jovem e tentar compreender a forma como ele se expressa, o livro não me conquistou, infelizmente!



Quero deixar bem claro que essa é a minha opinião, foram os sentimentos pessoais que expus, o que não quer dizer que a leitura não dê certo para quem lê minha impressão. Aconselho que leia para tirar suas próprias conclusões, já que cada livro atinge uma pessoa de forma diferente.





NOTA : 3,30 de 5,00


 smiley livrosmiley livrosmiley livro Emoticon triste Emoticon triste



SOBRE O AUTOR:

 



CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO! 




cheirinhos
Rudy 

 

 

PENSAMENTO DO DIA:
 

"Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente, que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa,pois...
A vida é construída nos sonhos e concretizada no amor." (Chico Xavier)



 
 http://img1.recadosonline.com/516/008.gif

10 comentários:

  1. Rudy eu estou louca para ler este livro, eu acompanho os vídeos dele e fiquei curiosa para ler.

    BeijO :*
    Blog Luanna Ravanelli / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luanna!
      Espero que consiga ler. Em breve devo fazer sorteio dele aqui no blog.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. querida Rudy, admiro o que você escreve e nos revela, principalmente por causa da sinceridade. tenho um certo problema com palavrões também, por isso não conseguia digerir muito bem os filmes nacionais, as canções atuais americanas, entre outras coisas. isso, provavelmente, é fruto de minha educação católica (castradora).
    bom... também corri ao youtube pra assistir a uns vídeos do garoto e gostei das "70 frases que os alunos falam", me lembrei de meus tempos de professor. não sei se o livro seria pra mim, achei a capa um tanto quanto confusa. claro que não me furtaria de lê-lo, mas numa livraria ele seria uma escolha complicada.
    no mais, é sempre bom ler suas resenhas que dissecam obra e autor. adoooooro!!!

    ResponderExcluir
  3. Rodolfo!
    Fico feliz que tenha visitado o youtube dele.
    Obrigada por seu comentário sempre tão agradável.
    Bom final de semana.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. oi rudy, como vai?
    to loca por esse livro.. amei a resenhar ..
    juntando moedas aki p comprar.
    kkkk
    bjao p vc

    ResponderExcluir
  5. A leitura é bem leve e divertida, Chris tem um jeito todo especial de escrever, é cativante. Uma historia mais engraçada que a outra, e como se não bastasse, a cada capitulo aprendemos uma nova lição, que é para levar para a vida toda

    ResponderExcluir
  6. falando a verdade, desanimei um pouquinho pelo livro devido aos palavrões, sabe, livro, filme, todos me desanimam qdo usam de palavrões, acho que empobrece muito o diálogo, mas sendo adolescente para adolescente, era de se esperar. ainda tenho aquela ponta de vontade de ler, foi tão falado.

    ResponderExcluir
  7. Acho que não leria esse livro. Como você mesmo disse, me acho um tanto "velha" com meus 62 anos para ler um livro cheio de palavrões. Não faz muito o meu gosto e não seria uma escolha para compra.

    ResponderExcluir
  8. Rudy :D

    Você não foi a única que teve a impressão de que ele pode passar uma idéia errada no seu livro .. E confesso que acho um tanto exagerado os palavrões que ele usa nos vídeos, mas ainda assim dou muitas risadas com ele! Estou super curiosa para ler o livro, porque acredito que apesar desses poréns eu irei gostar bastante .. Também tive minha fase adolescente rebelde, então creio que eu vá me identificar com algumas partes .
    Adorei a capa!
    Bj :*

    Passeando com os livros

    ResponderExcluir
  9. Vejo esse livro há eras e nunca senti vontade de ler.
    Até gosto do Christian...um pouco!
    Não vejo tanta graça nele e não me vejo lendo o seu livro.
    Odeio livros que tenham tantos palavrões. Como você bem disse, tudo em excesso passa dos limites...enfada! Acredito que ele tenta atigir o público alvo da maneira errada. A adolescência não se resume à palavrões, gírias e mentiras. Me passa algo bem forçado...então eu não leria.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy