28/06/2015

RESENHA #36 - ”NEVE NA PRIMAVERA” - SARAH JIO



LIVRO:”NEVE NA PRIMAVERA”
TÍTULO ORIGINAL:”BLACKBERRY WINTER”
AUTORA:SARAH JIO

TRADUÇÃO: RAFAEL GUSTAVO SPIGEL
EDITORA: NOVO CONCEITO

PÁGINAS –333

1ª  EDIÇÃO

IMPRESSÃO 2015

CATEGORIA: FICÇÃO NORTE-AMERICANA

ASSUNTO: DRAMA

ISBN: - 978-85-8163-721-1


Neve na Primavera





CITAÇÃO: –Não desanime – ele disse. – As coisas mais difíceis sempre se transformam nas mais recompensadoras.” (Pág. 123)





ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-



Flores de amoras cobertas pela neve.



A capa é belíssima! E diz respeito diretamente com todo enredo do livro.



Pena não ter citação de quem a fez...



(nota:5,00 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



Folhas amareladas com letras pretas.



Conteúdo: dedicatória; 20 capítulos numerados e alguns capítulos com o nome a quem se refere (Vera e Claire)e com data; agradecimentos e nota da autora.



Impressão e acabamento Intergraf 260215.



Produção editorial Equipe Novo Conceito.



Formato/Acabamento: 16x23x2,1



Peso: 0.46 kg



(nota:4,50 de 5,00 )







- ESCRITA:



Narrativa em 1ª pessoa pelas protagonistas Claire e Vera.



A narrativa intercala passado e presente, mostrando toda história pelo ponto de vista das protagonistas, o que mostra de forma bem pessoal todo o ocorrido.



Um ou outro erro de ortografia que não interferem na leitura.



A escrita da autora tem fluência, o que facilita a leitura; é congruente, ligando os fatos de forma contínua e permitindo uma leitura aprazível.



(nota:4,80  de 5,00)







CITAÇÃO: “[...] A verdadeira amizade, ela diz, é quando alguém pode apreciar a sua felicidade, até celebrar sua felicidade, mesmo quando ele mesmo não está feliz.[...]. (Pág. 165)





RESUMO SINÓPTICO:



Seatle 1933, início do século XX.



VERA RAY é camareira em um hotel e garante o sustento da família com esse trabalho que paga pouco e exige muito dela porque trabalha no turno noturno e tem de deixar o filho Daniel sozinho até seu retorno pela manhã.



Dia 02 de maio cai uma nevasca fora de época que atinge toda cidade. Vera corre com seu sapato furado, os pés congelados, para encontrar seu filho antes que acorde. Ao chegar em casa encontra a cama vazia... Daniel havia desaparecido. Corre e e ainda encontra o ursinho preferido de Daniel jogado na neve...



Seattle 2010, dia 02 de maio.



CLAIRE ALDRIDGE trabalha como escritora em um jornal da família do marido e era competente por demais até o acidente que modificou sua vida e seu relacionamento com o marido.



É designada para escrever uma matéria sobre a nevasca fora de época que só havia acontecido há 70 anos atrás... Não se sentiu muito estimulada, entretanto, ao descobrir que naquela época, no dia da nevasca, uma criança, Daniel Ray, foi sequestrada e até hoje o caso estava sem solução, Claire decide que descobrirá a verdade.



Passado e presente se misturam, mostrando uma realidade inimaginável e fatos que deveriam se manter em segredo...





CITAÇÃO: “[...] –Todo mundo se aflige e se livra dos males em seu próprio ritmo, querida. De tempo ao tempo.” (Pág. 157)





ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:



Já havia lido um outro livro da autora e tinha gostado muito e esse exemplar só corrobora o quanto a escritora é criativa e sabe escrever uma história envolvente e cativante.



Gosto do mecanismo que alguns escritores usam de mesclar passado e presente. Aqui no caso são duas histórias distintas, é como se tivéssemos lendo dois livros que depois, acabam ser tornando uma única.Muito interessante!



O drama é forte e doloroso na vida de Vera e nos faz ficar compadecidos, tentando nos colocar no lugar dela e sentir a perda de um filho, também de analisar o comportamento que teve para poder encontrá-lo... quem somos nós para julgar? Não tem como não se envolver com essa para do enredo.



E a obstinação de Claire para encontrar um novo objetivo de vida e ir em busca de respostas para um crime acontecido há 70 anos atrás, com poucas pistas, sem as pessoas quererem falar sobre o ocorrido... um verdadeiro trabalho de investigação, totalmente instigante e misterioso.



O que me incomodou foi a falta de diálogo entre Claire e o esposo para resolverem os problemas que estavam tendo após o casamento. Coisas que poderiam ser resolvidas com diálogo franco e aberto. Foi a única falha da autora.



O livro é ótimo! Tem drama, mistério, revelações, segredos que deveriam continuar escondidos e muita surpresa no final que considerei mais que satisfatório.



Recomendado para quem gosta de tudo que citei aí em cima.





CITAÇÃO: “[...] Os segredos têm dessas: sempre encontram seu caminho. Mesmo que leve uma vida toda.” (Pág. 302)





NOTA : 4,70 de 5,00

 



SOBRE O AUTORA:





Sarah Jio é jornalista e já escreveu para muitas revistas conhecidas. Hoje é responsável por um blog de saúde e bem-estar, o Vitamin G. Sarah vive em Seattle com o marido, três filhos e Paisley, um golden retriever que rouba pés de meias. Ela é autora de As Violetas de Março.



CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!








 






cheirinhos
Rudy


PENSAMENTO DO DIA

"A verdadeira amizade significa unir muitos corações e corpos num coração e num espírito."(Pitágoras)


 

11 comentários:

  1. cara Rudynha, tenho andado tão emotivo nestes dias que no momento não me arriscaria a uma leitura tão densa. a perda de um filho é algo que não quero nem pensar, é a subversão da ordem natural da vida. só para ilustrar, ontem assisti a um programa na TV que passava uma nadadora que foi diagnosticada com uma doença rara e os médicos lhe deram 2 anos de vida (só pra constar, isso a 10 anos!). ela precisou se reinventar, mudar os objetivos, viver um dia de cada vez. fiquei engasgado com a coragem e a superação dela. este livro não me parece diferente né?
    outra coisa legal... o abismo que se forma em torno do casal, querendo engolir tudo, outro drama que me levariam correndo para este livro. mas ainda não... vou me estruturar pra receber o impacto.
    dica anotada, resenha mais que esclarecedora... linda, linda! parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Não faz meu tipo de livro, sabe não gosto mto de livros onde a principal sofra mto, acho que a leitura é algo para me fazer sonhar com coisas melhores, mas me parece um livro bem emocionante para quem gosta desse gênero!

    ResponderExcluir
  3. Realmente o livro tem um tema um pouco triste, afinal, a perda de um filho não deve ser fácil e só quem passa por uma situação como essa é que deve saber o quanto doí. Mesmo assim, é um livro mais que desejado, que espero ter a oportunidade de ler logo, logo. Pois além de ter drama que é algo que gosto tem esse "mecanismo" que tu apontou que uns escritores usam, o de mesclar passado e presente.

    bjus Rudy

    ResponderExcluir
  4. Amei os quotes!
    Esse livro está na minha lista de desejados há um tempinho, principalmente por causa de todo o mistério envolvido
    Isso que você falou sobre a Claire e o marido não ter um bom diálogo infelizmente é coisa que se vê em diversos níveis de relacionamento, né? Amigos, professores, colegas e, principalmente, namorados/maridos. É uma pena, pois o diálogo é uma das bases dos relacionamentos em geral.

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  5. Capa linda!
    Estou querendo há algum tempo este livro. A perda de um filho, infelizmente faz essas coisas com um casamento. Mas há que tentar contornar isso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Amei a capa deste livro. Tão linda. E a trama então... Demais. Fiquei super envolvida com a história. Vou tentar ler. espero que consiga logo. Pois fiquei curiosa a respeito deste romance.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rudy! Quero muito ler esse livro. Gostei da premissa e a história parece ser emocionante. Também gosto quando o autor intercala o presente com o passado e o fato, ainda, de serem duas histórias diferentes que se cruzam em um certo momento, me fez ficar com mais vontade de ler.

    ResponderExcluir
  8. Oi Rudy,
    Engraçado como uma autora pode nos fazer analisar o caso de fora do livro, é como se quiséssemos entrar e dizer, poxa seja sincero e resolva o problema. Gostei da resenha e em breve quero ler...beijos Elis!!!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu amo drama.
    O enredo desse livro é maravilhoso
    Também me incomoda muito quando há falta de diálogo entre um casal...tantas coisas podem ser evitadas.
    Achei super interessante pq mexe com nossas emoções e nos faz sentir o que o personagem sente.
    Já quero muito ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem de ter diálogo em tudo para se chegar a um denominador comum.
      Desejo uma semana e um mes abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Quero muitoooooo ler esse!
    Parece ter muito drama, mas também ser muito bom.
    Emocionante e que nos faz pensar.
    Aliás, sempre que tem mães, nós refletimos né...
    bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy