12/07/2015

RESENHA #38 - ”VANGO – ENTRE O CÉU E A TERRA” - TIMOTHÉE DE FOMBELLE



LIVRO:”VANGO – ENTRE O CÉU E A TERRA”


VOLUME:1


SÉRIE: BIBLIOTECA JUVENIL

AUTOR:TIMOTHÉE DE FOMBELLE


TÍTULO ORIGINAL:”ENTRECIEL ET TERRE”

TRADUÇÃO: MARIA ALICE SAMPAIO DÓRIA


EDITORA: MELHORAMENTOS



PÁGINAS – 360



1ª  EDIÇÃO MARÇO 2015



ASSUNTO: LITERATURA JUVENIL FRANCESA



ISBN: - 978-85-06-07748-1







CITAÇÃO:


” Três pessoas estavam em volta deles, servindo-os, e havia dois criados nas portas.

As chamas dos candelabros prolongavam a luz do fogo.

- Eu sei quem você queria ver em Paris – disse Paul.

Ela baixou os olhos.

No prato, seu irmão havia desenhado um V com a faca.”(pág. 124)






ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-



Contornos de uma cidade com rapaz pendurado na edificação com totem(?) na varanda.


A capa de trás tem um Zepelin sobrevoando a cidade de Paris, sobre a Torre Eifel.


Projeto gráfico de Luiz Domingues.

Ilustração de Giovanni Munari.





(nota:4,80 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



Folhas amareladas com letras marrons, dando ao livro um visual diferenciado. Bem inovador e gostei muito da experiência com a nova cor das letras.

 

Família tipográficas Chaparral pro e decotura.


Impressa em papel OFF White Pamo 70g/m³ (miolo) e cartão Supremo 250g/m³ (capa).


Projeto gráfico de miolo e diagramação: Apis Design Integrado.


Formato: 17 x 24 cm


Conteúdo: sumário; pensamento; dividido em três partes e com 33 capítulos numerados, com títulos e alguns com data e local; mapas e gravuras; e, A história dentro da história com fotos e histórico de alguns personagens verídicos que aparecem no enredo.

Achei a diagramação perfeita!



(nota:5,00 de 5,00 )







- ESCRITA:



A narrativa é em 3ª pessoa desconhecida.


Os diálogos são contundentes e dinâmicos, tornando a leitura rápida e fluida.


O melhor são os fatos históricos transcritos com veracidade, o que traz credibilidade ao enredo e facilita o entendimento da estória.





(nota:4,80 de 5,00)







CITAÇÃO: “Boulard esfregou o rosto.

- Confesso que tenho alguns casos importantes no momento.

- E um moleque de 19 anos que mata um velho padre na véspera de ser, ele próprio, ordenado e, em seguida, escapa de uns tiros diante de milhares de pessoas, em plena Paris, não é um caso importante?

- Não senhorita, de jeito nenhum – explodiu o delegado, levantando-se. – O caso importante não é esse! Estou tão preocupado com esse assassinato quanto com meu velho chapéu. Estou ligando tanto para esse assassinato quanto para os três quartos dos crimes parisienses. O verdadeiro caso é saber de onde saiu esse rapaz de quem ninguém sabe nada e que conhece todo mundo.”(pág. 235)





RESUMO SINÓPTICO:



VANGO Romano está para ser ordenado padre na Catedral de Notre-Dame em Paris quando a polícia chega para prendê-lo por um crime que ele não cometeu, a morte do Padre Jean, seu protetor e mentor.



Empreende uma fuga fantástica ao escalar as paredes e vitrais da catedral e a partir daí, começa a viagem de fuga por vários locais e países. Agora está em busca de se salvar daqueles que o perseguem desde os 14 anos e não apenas da polícia parisiense. Precisa descobrir suas origens, seu passado e quem é realmente.



Busca as informações com Mademoiselle que foi a pessoas que o criou após os 3 anos e consegue ao menos o nome dos pais e como foram mortos, porém ainda é pouco para descobrir o porquê de estarem atrás dele e causarem A PARANÓIA que foi diagnosticado na infância: mania de perseguição.



Na busca por elucidar seu passado, cruza com Ethel novamente. No passado haviam empreendido uma viagem no Gran Zeppelin de Hugo Eckener e travaram amizade. Agora Ethel é uma moça irreverente e apaixonada por Vango e é quem vai ajudá-lo em suas buscas e fuga.

Outros personagens são incorporados a história como: Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.



Muita aventura acontece durante todo desenrolar da história, bem como muitos mistérios a serem desvendados...







ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:



Para quem como eu gosta de uma boa aventura e de história, o livro é fabuloso!



O autor soube criar uma estória ficcional em cima de fatos históricos ocorrido entre as duas grandes guerras e o nazifascismo, acrescentando o encantamento dos voos do Zeppelin.O que deixou a o enredo mais crível e faz com que o leitor se transporte para aventuras narradas de forma incontestável.



Na verdade o livro não é arrebatador, entretanto nos deixa curiosos quanto a diversidade situações inusitadas que ocorrem, aguça a curiosidade por causa do mistério que envolve o passado do protagonista Vango e nos faz viajar, mesmo sem sairmos do lugar, por diversos países e culturas, além de dar uma noção dos regimes políticos dos países envolvidos.



Mapas e históricos de personagens reais complementam todo enredo escrito e facilitam o entendimento da localização onde tudo vai ocorrendo.



As personagens (verídicas ou não) foram bem construídas e de algum modo acabam se entrelaçando em torno de Vango de algum modo, tudo acaba sendo centralizado nele e isso me incomodou um pouco, principalmente porque os motivos para tal fato acontecer, não fica explícito. Quem sabe no segundo volume as coisas se esclareçam? E por isso preciso urgente do 2º volume...



Fato é que o livro é mais que indicado para quem gosta da época de ambientação do livro, de história, de suspense, mistério e aventura. É embarcar na leitura e viajar junto com a narrativa do autor e o Zeppelin...  





NOTA : 4,50 de 5,00


 





SOBRE O AUTOR:

 



Timothy Fombelle, nascido em 1973 em Paris , é um escritor e dramaturgo francês .

Aos 17 anos, Timothy Fombelle fundou uma companhia de teatro para o qual ele escreveu e encenou .



Se volta para o romance com Toby Sozinho , romance adolescente, a Gallimard Jeunesse . O romance se reuniu com sucesso em todo o mundo e foi traduzido para 28 idiomas . Ele recebeu uma pontuação de preços francesa e internacional, incluindo o prêmio Inglês Marsh Award , o italiano prêmio Andersen e mais dedicado à literatura de preços franceses infantil. Os direitos de adaptação para o filme foram adquiridos por Amber Entertainment ( Grã-Bretanha , Estados Unidos ). Timothy Fombelle conta as aventuras de Tobias e sua família - criaturas de um milímetro e meio - vivendo em uma árvore do mundo.



Com Celeste, meu planeta, lançado em 2007 na revista I livresco antes de ser publicado pela Gallimard Jeunesse, coleção Folio Júnior , ele retoma o tema do planeta vivo.



O primeiro volume de um novo romance, Vango , aparece em Março de 2010, Gallimard . Esta saga lança um jovem herói, Vango, no turbilhão da década de 1930 . O segundo volume de foi publicado em 2011.

CORTESIA EDITORA MELHORAMENTOS!

PARCERIA



cheirinhos
Rudy


PENSAMENTO DO DIA

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."(Albert Einstein)


 

19 comentários:

  1. Olá Rudynalva, tudo bem?
    Eu também recebi este livro para resenha e gostei bastante!
    Achei diferente, inovador e muito gostoso de ler.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SAYA UCAPKAN TERIMA KASIH YANG SEBESAR-BESARNYA KEPADA AKI SARO ,ATAS BANTUANYA KARNA ANGKA RITUAL,AKI, TERNYATA BENAR-BENAR TEMBUS 100% ,
      ]DAN SAYA TIDAK SIA-SIA MEMBAYAR MAHAR,,AWALNYA SAYA KURANG YAKIN -KALAU ANGKA YANG AKI,BERIKAN AKAN TEMBUS 100% TERNYATA ALHAMDULILLAH SAYA MENANG DENGAN ANGKA,4D NYA,SEMUA PERHIASAN ISTRI SAYA YANG PERNAH KUGADAIKAN 1 BULAN YANG LALU GARA2 MAIN TOGEL SEKARANG SUDAH BISA KUTEBUS KEMBALI,BAGI ANDA YANG PENCINTA TOGEL YANG MEMPUNYAI BANYAK MASALAH YANG TAK KUNGJUN USAI SILAHKAN ANDA HUBUNGI/ SMS DI NOMOR, 085-334-171-115…KARNA ANGKA “GHOIB” YANG DI BERIKAN AKI SARO TIDAK PERLU DI RAGUKAN LAGI,,SAYA JAMIN 100% TEMBUS ……
      … SOALNYA SAYA SUDAH PERNAH MEMBUKTIKANYA 3X BERTURUT-TURUT SELALU MENANG…TERIMA KASIH ATAS BANTUANYA AKI SARO…DAN HASIL RITUALNYA
      [2D. 3D. 4D. 6D.7D.9D ]…ATAS BANTUANYA KAMI SEKELUARGA MENGUCABKAN

      BANYAK TERIMA KASIH…ATAS ANGKA JITUNYA,SAMA AKI…ATAU - >>>KLIK DISINI<<<<


      JIKA ANDA INGIN CEPAT KAYA,BUTUH ANGKA JITU ATAU PESUGIHAN TUYUL ATAU MEMBELI TUYUL
      SILAHKAN GABUNG SAMA KAMI,, AKI SARO
      TIDAK ADA YANG TIDAK MUNGKIN YANG PENTING KAMU MAU BERUSAHA …
      DAN TIDAK ADA REJEKI DATANG SENDIRINYA…KALAU TIDAK BERUSAHA….

      Excluir
  2. Oi Rudy!
    Esse livro parece ser muito bom! Não sabia que tinha ilustrações, adoro livros com ilustrações!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Rudy,
    Todo mundo está falando desse livro, né? *-* Eu ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas com certeza coloquei-o na lista! <3 Às vezes quando um livro não é arrebatador, podemos achar que ele não é suficientemente bom. Gostei que você quebrou esse paradigma! 4,5 é uma excelente nota e mesmo que ele não tenha roubado teu coração, conseguiu valer a pena :D E acho que isso é o importante!

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus! Eu quero esse livro para ontem!
    Sério, como pode um autor reunir tudo o que você mais gosta de ler em apenas um único livro?
    Enfim, quero-o desesperadamente rsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro acaba de entrar na minha lista de desejados após tantas resenhas, o autor parece ter conseguido mesclar diversos gêneros em uma história envolvente que ainda é acompanhada de ilustrações.
    Simplesmente estou ansiosa para conferir essa aventura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Confesso que a princípio não tinha curtido muito o assunto, mas tenho lido algumas resenhas e tenho mudado de assunto...
    E sua resenha me animou mais!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rudy! O livro tem um pouco de tudo aquilo que eu mais curto em uma leitura: suspense, mistério e aventura. Concluindo, estou louca para ler rs. Achei muito bacana também o autor ter inserido algumas referências histórias, trazendo personagens reais e tal. A edição parece estar super caprichada, o que é sempre bom, né?

    ResponderExcluir
  8. cara Rudynha, tenho um fraco por romances fictícios com pitadas de fatos históricos. corro para o google e fico relendo os acontecimentos da época, tentando encaixar o que acontece no enredo. é coisa de maluco, mas gosto mesmo assim.
    ficou claro que você se deliciou com o romance e se você gostou é um ótimo sinal. vou deixar anotadinha a dica. bjos.

    ResponderExcluir
  9. O Vango está passando por um momento difícil!! Por que ele está sendo perseguido pela polícia e por um atirador? A jovem Ethel é que parece ter ficado muito feliz por Vango não ter sido ordenado a padre!! O livro é meio cômico pelo que li lendo na resenha!! O livro parece ser muito bom e ele está muito bem comentado!!

    ResponderExcluir
  10. Adoro esses livros com referências históricas e, fiquei intrigada para ler esse livro. É bem difícil encontrar autores tão bons que demonstram sua bagagem e conhecimentos com tanta simplicidade em suas obras. Quero ler e ver se a narrativa foi finalizada sem deixar dúvidas, pois histórias que mudam muito de espaço e com personagens em constante movimento, se tornam difíceis de serem terminadas pelo autor. Mas fiquei intrigada com essas aventurar de Vango e seus amigos, ainda mais por ser uma obra infanto-juvenil que serve para todas as idades.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Confesso que a princípio não tinha curtido muito o assunto, mas tenho lido algumas resenhas e tenho mudado de assunto...
    E sua resenha me animou mais!
    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page
    Um super bjo!

    ResponderExcluir
  12. A vida de Vango é pura adrenalina! Você diz na resenha que o livro contém partes de perigo, suspense!! Mas lendo a resenha, eu ri sozinha, principalmente na parte em que há uma jovem chorando devido ele está sendo ordenado a padre!! Rsrsrs. E por que será que ele está sendo perseguido pela polícia e o atirador?! Mistério!! Quero desvendar esta história!! A resenha ficou perfeita e me aguçou mais ainda a curiosidade para ler este livro!!

    ResponderExcluir
  13. SAYA UCAPKAN TERIMA KASIH YANG SEBESAR-BESARNYA KEPADA AKI SARO ,ATAS BANTUANYA KARNA ANGKA RITUAL,AKI, TERNYATA BENAR-BENAR TEMBUS 100% ,
    ]DAN SAYA TIDAK SIA-SIA MEMBAYAR MAHAR,,AWALNYA SAYA KURANG YAKIN -KALAU ANGKA YANG AKI,BERIKAN AKAN TEMBUS 100% TERNYATA ALHAMDULILLAH SAYA MENANG DENGAN ANGKA,4D NYA,SEMUA PERHIASAN ISTRI SAYA YANG PERNAH KUGADAIKAN 1 BULAN YANG LALU GARA2 MAIN TOGEL SEKARANG SUDAH BISA KUTEBUS KEMBALI,BAGI ANDA YANG PENCINTA TOGEL YANG MEMPUNYAI BANYAK MASALAH YANG TAK KUNGJUN USAI SILAHKAN ANDA HUBUNGI/ SMS DI NOMOR, 085-334-171-115…KARNA ANGKA “GHOIB” YANG DI BERIKAN AKI SARO TIDAK PERLU DI RAGUKAN LAGI,,SAYA JAMIN 100% TEMBUS ……
    … SOALNYA SAYA SUDAH PERNAH MEMBUKTIKANYA 3X BERTURUT-TURUT SELALU MENANG…TERIMA KASIH ATAS BANTUANYA AKI SARO…DAN HASIL RITUALNYA
    [2D. 3D. 4D. 6D.7D.9D ]…ATAS BANTUANYA KAMI SEKELUARGA MENGUCABKAN

    BANYAK TERIMA KASIH…ATAS ANGKA JITUNYA,SAMA AKI…ATAU - >>>KLIK DISINI<<<<


    JIKA ANDA INGIN CEPAT KAYA,BUTUH ANGKA JITU ATAU PESUGIHAN TUYUL ATAU MEMBELI TUYUL
    SILAHKAN GABUNG SAMA KAMI,, AKI SARO
    TIDAK ADA YANG TIDAK MUNGKIN YANG PENTING KAMU MAU BERUSAHA …
    DAN TIDAK ADA REJEKI DATANG SENDIRINYA…KALAU TIDAK BERUSAHA….

    ResponderExcluir
  14. Tenho visto este livro em vários blogs, mais essa foi a primeira vez que parei para ver o que se tratava o livro. Gostei muito da história, e onde ela ambientada, gosto de livros de aventuras e que passe em diferentes lugares.

    ResponderExcluir
  15. Oi Rudy.
    Este livro não me chamava nem um pouco atenção, até que um dia por "obrigação" (se assim posso dizer') tive que ler uma resenhas, e ainda bem que isso aconteceu porque a partir desse momento eu me apaixonei pela história e quero muitooooo este livro. De todas as resenhas lidas, a sua é a 1ª que não foi fã totalmente do livro.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  16. Que resenha mais detalhada, nem pisquei, rsrsrs...
    O Vango é fabuloso, que enredo maravilhoso, diagramação mais que perfeita, capa linda demais, fiquei com muita vontade de ler...encantada...

    ResponderExcluir
  17. Um livro emocionante cheio de cultura, que eu adoraria me aventurar.
    Sua resenha me deixou eufórica pelo livro.
    Contém tudo o que mais gosto. E a mescla de ficção com realidade é realmente fabuloso...além de abordar assuntos interessantíssimos.
    To louca pra ler já.
    Amei a resenha, Rudy. Você arrasa.

    ResponderExcluir
  18. Desde o lançamento quero ler Vango!
    Parece ser bem legal, de tirar o fôlego!
    Além de ter uma parte sobre o passado, adoro livros que mesclam passado e futuro.
    bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy