23/03/2017

RESENHA #19 - ”O LIVRO DA MENINA” (LITERATURA NACIONAL) - RAFFA FUSTAGNO



LIVRO: ”O LIVRO DA MENINA” (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA: RAFFA FUSTAGNO
ILUSTRAÇÕES: CADU FRANÇA
EDITORA: BABILONIA
PÁGINAS – 144
1ª  EDIÇÃO 2016
CATEGORIA: BLOGUEIROS/BOOKTUBERS
ASSUNTO: BLOGS
ISBN: - 978-85-66317-15-2B



ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Toda azul com gravura da blogueira sentada em cima de livros, ao lado da claquete de filme e uma caveira.
Achei a capa fantástica, linda mesmo.
Ilustração: Cadu França.

(nota: 4,80 de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são brancas com letra coloridas (azul e vermelha), várias ilustrações coloridas.
Conteúdo: sumário; com nove títulos correspondente a cada assunto; respostas das atividades; e, agradecimentos.
Projeto gráfico de Rafael Nobre.
Diagramação de Rafael Nobre e Kátia Regina Silva.
Formato: 14 x 19cm
Ilustrações: 77
Peso: 192g
Acabamento: Brochura

(nota: 4,80 de 5,00 )

- ESCRITA:

É narrativa dissertativa em primeira pessoa feita pela autora.
A linguagem é fluente e de fácil entendimento com certos momentos de humor e interação com o leitor, além de vários ‘exercícios’ a serem feitos por quem lê.
A maior dificuldade é apenas o tamanho da letra, porque além de pequena é azul e para mim dificultou um pouco a leitura.
A revisão está perfeita, sem erros.
Revisão de Kátia Regina Silva e Bianca Battesini.

(nota: 4,80  de 5,00)

RESUMO SINÓPTICO:

“Mais que paixão de blogueira por literatura e cinema, em sua obra de estreia, a jornalista, booktuber, cinéfila e blogueira Raffa Fustagno compartilha as emoções despertadas por livros e filmes.
A Menina cresceu e agora sai em busca de novas plataformas de interação com seu público. Das redes sociais para as páginas impressas, sem perder o estilo, inconfundível, seu fascínio pela leitura e pela telona aparece estampado em cada relato de O Livro da Menina.
A empatia com o público young adult e a necessidade de ampliar os canais de diálogo foram alguns dos incentivos para este livro. O Livro da Menina reúne histórias que a autora compartilha no blog A Menina que Comprava Livros e nos eventos que apresenta, e como a literatura e o cinema mobilizam sua vida.”

O livro trata sobre a vida da autora enquanto blogueira, seus gostos, eventos, livros, autores, bienal e filmes, tudo de forma bem interativa e mostrando caminhos a serem seguidos para construir e manter um blog, como fazer eventos e dicas para participar deles e da bienais.
Conta ainda diversas experiências com seus encontros com escritores de renome, ‘micos’ que passou para poder participar de alguns eventos com os escritores, alguns que conheceu pessoalmente, entrevistas e muitas atividades para interagir com o leitor.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Começo logo dizendo que simplesmente amei o livro. A Raffa tem uma forma bem descontraída em seus relatos, parecida com seu Blog A Menina que comprava livros. Como boa fã do blog e das postagens que faz, fiquei bem feliz em ter ganho o livro em um dos sorteios dela e poder apreciar e aprender muito com toda experiência que ela passa e através das palavras corriqueiras e de fácil entendimento.
Como blogueira também foi grande o aprendizado, porque ela mostra várias dicas para participar e montar eventos, para participar da Bienal, como fazer entrevistas e entrar em contato com escritores, ensina um pouco como escrever (para quem tem aptidão), sobre filmes, enfim, a identificação foi total, porque o que ela gosta, eu gosto e apreciei cada página da leitura.
Sem contar que é um livro bem lúdico, carregado de atividades (que claro fiz em um caderno separado, porque jamais iria ‘rabiscar’ meu lindo livro autografado), brincadeiras, exercícios, enfim, um livro dinâmico e instrutivo.
O que sei é que gostei muito e indico tanto para quem tem blog como para quem não o tem, porque poderá apreciar várias passagens que aconteceram com a autora no decorrer de sua vida de leitora, blogueira, cinéfola...
Mais que indicado!


NOTA : 4,80 de 5,00


SOBRE O AUTORA:

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, close-up e área interna

RAFFA FUSTAGNO é bookaholic, booktuber, cinéfila e blogueira. Jornalista com pós-graduação em Marketing, criou o blog A Menina que Comprava Livros em 2010 e está no top 10 de resenhistas da Amazon Brasil. Com mais de 100 eventos literários organizados no Rio de Janeiro – onde nasceu e reside –, apresenta mensalmente na Livraria da Travessa o Evento da Menina, que surgiu em 2014 e já recebeu mais de 55 autores, como Thalita Rebouças, Raphael Montes e Marina Carvalho. Ama Stephen King e Anne Rice e, por causa deles, só dorme de luz acesa. Acredita que as livrarias são a nave-mãe lhe chamando de volta para casa e sempre tira férias durante as Bienais, para poder comparecer todos os dias. Toda vez que encontra um autor que adora, como Luis Fernando Verissimo e Harlan Coben, se emociona. Guarda com carinho autógrafos, fotos e lembranças que tem de muitos escritores e atores nacionais e internacionais. Ama tanto livros e filmes que não passa um dia sequer sem ler um livro nem uma semana sem ir ao cinema.





cheirinhos
Rudy







PENSAMENTO DO DIA: "Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias." (Lao-Tsé)




7 comentários:

  1. OI Rudy.
    Adoro livros interativos e não vejo hora de ler o meu.
    Adoro essa capa, é incrível, fiquei feliz que gostou.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rudy

    Fico muito feliz de saber que gostou! A ideia do livro era exatamente levar para outras cidades, para as pessoas que não tem como ir nos eventos do blog um pouco do que conto e o que acontece neles.
    AMO seus comentários no blog , fiquei super feliz quando vc ganhou o livro.
    Beijos imensos

    ResponderExcluir
  3. Oi,lembro que houve uma votação para escolher a capa do livro. E votei nessa!
    Não sabia que o livro contava um pouco da história da blogueira,e que compartilhava seus conhecimentos.
    Que bom que ela tenha conseguido lançar o livro. E que esteja fazendo sucesso. :)

    ResponderExcluir
  4. Também amooooooo o blog da Raffa, e quero muitooooo ler seu livro!!!
    Pelas resenhas deles que li, deu pra perceber que é bem gostoso e aconchegante, principalmente pra gente que ama ler blogs e também blogar!!
    Quero demais lê-lo!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Achei a dinâmica do livro muito legal...
    Na verdade, blogueiro escritor é uma das melhores coisas kkk

    ResponderExcluir
  6. Que ideia legal a Raffa trouxe em seu livro. Realmente fiquei muito curioso em ler tb. Eu também tenho peninha de rabiscar os livros, no máximo coloca a data e meu nome. rsrs

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  7. Que livro incrível!
    A capa é mesmo linda e a idéia da autora de contar sobre sua vida de blogueira e suas paixões parece sensacional. Espero poder ler o livro da Raffa algum dia.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy