23/03/2017

RESENHA #19 - ”O LIVRO DA MENINA” (LITERATURA NACIONAL) - RAFFA FUSTAGNO



LIVRO: ”O LIVRO DA MENINA” (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA: RAFFA FUSTAGNO
ILUSTRAÇÕES: CADU FRANÇA
EDITORA: BABILONIA
PÁGINAS – 144
1ª  EDIÇÃO 2016
CATEGORIA: BLOGUEIROS/BOOKTUBERS
ASSUNTO: BLOGS
ISBN: - 978-85-66317-15-2B



ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Toda azul com gravura da blogueira sentada em cima de livros, ao lado da claquete de filme e uma caveira.
Achei a capa fantástica, linda mesmo.
Ilustração: Cadu França.

(nota: 4,80 de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são brancas com letra coloridas (azul e vermelha), várias ilustrações coloridas.
Conteúdo: sumário; com nove títulos correspondente a cada assunto; respostas das atividades; e, agradecimentos.
Projeto gráfico de Rafael Nobre.
Diagramação de Rafael Nobre e Kátia Regina Silva.
Formato: 14 x 19cm
Ilustrações: 77
Peso: 192g
Acabamento: Brochura

(nota: 4,80 de 5,00 )

- ESCRITA:

É narrativa dissertativa em primeira pessoa feita pela autora.
A linguagem é fluente e de fácil entendimento com certos momentos de humor e interação com o leitor, além de vários ‘exercícios’ a serem feitos por quem lê.
A maior dificuldade é apenas o tamanho da letra, porque além de pequena é azul e para mim dificultou um pouco a leitura.
A revisão está perfeita, sem erros.
Revisão de Kátia Regina Silva e Bianca Battesini.

(nota: 4,80  de 5,00)

RESUMO SINÓPTICO:

“Mais que paixão de blogueira por literatura e cinema, em sua obra de estreia, a jornalista, booktuber, cinéfila e blogueira Raffa Fustagno compartilha as emoções despertadas por livros e filmes.
A Menina cresceu e agora sai em busca de novas plataformas de interação com seu público. Das redes sociais para as páginas impressas, sem perder o estilo, inconfundível, seu fascínio pela leitura e pela telona aparece estampado em cada relato de O Livro da Menina.
A empatia com o público young adult e a necessidade de ampliar os canais de diálogo foram alguns dos incentivos para este livro. O Livro da Menina reúne histórias que a autora compartilha no blog A Menina que Comprava Livros e nos eventos que apresenta, e como a literatura e o cinema mobilizam sua vida.”

O livro trata sobre a vida da autora enquanto blogueira, seus gostos, eventos, livros, autores, bienal e filmes, tudo de forma bem interativa e mostrando caminhos a serem seguidos para construir e manter um blog, como fazer eventos e dicas para participar deles e da bienais.
Conta ainda diversas experiências com seus encontros com escritores de renome, ‘micos’ que passou para poder participar de alguns eventos com os escritores, alguns que conheceu pessoalmente, entrevistas e muitas atividades para interagir com o leitor.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Começo logo dizendo que simplesmente amei o livro. A Raffa tem uma forma bem descontraída em seus relatos, parecida com seu Blog A Menina que comprava livros. Como boa fã do blog e das postagens que faz, fiquei bem feliz em ter ganho o livro em um dos sorteios dela e poder apreciar e aprender muito com toda experiência que ela passa e através das palavras corriqueiras e de fácil entendimento.
Como blogueira também foi grande o aprendizado, porque ela mostra várias dicas para participar e montar eventos, para participar da Bienal, como fazer entrevistas e entrar em contato com escritores, ensina um pouco como escrever (para quem tem aptidão), sobre filmes, enfim, a identificação foi total, porque o que ela gosta, eu gosto e apreciei cada página da leitura.
Sem contar que é um livro bem lúdico, carregado de atividades (que claro fiz em um caderno separado, porque jamais iria ‘rabiscar’ meu lindo livro autografado), brincadeiras, exercícios, enfim, um livro dinâmico e instrutivo.
O que sei é que gostei muito e indico tanto para quem tem blog como para quem não o tem, porque poderá apreciar várias passagens que aconteceram com a autora no decorrer de sua vida de leitora, blogueira, cinéfola...
Mais que indicado!


NOTA : 4,80 de 5,00


SOBRE O AUTORA:

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, close-up e área interna

RAFFA FUSTAGNO é bookaholic, booktuber, cinéfila e blogueira. Jornalista com pós-graduação em Marketing, criou o blog A Menina que Comprava Livros em 2010 e está no top 10 de resenhistas da Amazon Brasil. Com mais de 100 eventos literários organizados no Rio de Janeiro – onde nasceu e reside –, apresenta mensalmente na Livraria da Travessa o Evento da Menina, que surgiu em 2014 e já recebeu mais de 55 autores, como Thalita Rebouças, Raphael Montes e Marina Carvalho. Ama Stephen King e Anne Rice e, por causa deles, só dorme de luz acesa. Acredita que as livrarias são a nave-mãe lhe chamando de volta para casa e sempre tira férias durante as Bienais, para poder comparecer todos os dias. Toda vez que encontra um autor que adora, como Luis Fernando Verissimo e Harlan Coben, se emociona. Guarda com carinho autógrafos, fotos e lembranças que tem de muitos escritores e atores nacionais e internacionais. Ama tanto livros e filmes que não passa um dia sequer sem ler um livro nem uma semana sem ir ao cinema.





cheirinhos
Rudy







PENSAMENTO DO DIA: "Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias." (Lao-Tsé)




18 comentários:

  1. OI Rudy.
    Adoro livros interativos e não vejo hora de ler o meu.
    Adoro essa capa, é incrível, fiquei feliz que gostou.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rudy

    Fico muito feliz de saber que gostou! A ideia do livro era exatamente levar para outras cidades, para as pessoas que não tem como ir nos eventos do blog um pouco do que conto e o que acontece neles.
    AMO seus comentários no blog , fiquei super feliz quando vc ganhou o livro.
    Beijos imensos

    ResponderExcluir
  3. Oi,lembro que houve uma votação para escolher a capa do livro. E votei nessa!
    Não sabia que o livro contava um pouco da história da blogueira,e que compartilhava seus conhecimentos.
    Que bom que ela tenha conseguido lançar o livro. E que esteja fazendo sucesso. :)

    ResponderExcluir
  4. Também amooooooo o blog da Raffa, e quero muitooooo ler seu livro!!!
    Pelas resenhas deles que li, deu pra perceber que é bem gostoso e aconchegante, principalmente pra gente que ama ler blogs e também blogar!!
    Quero demais lê-lo!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Achei a dinâmica do livro muito legal...
    Na verdade, blogueiro escritor é uma das melhores coisas kkk

    ResponderExcluir
  6. Que ideia legal a Raffa trouxe em seu livro. Realmente fiquei muito curioso em ler tb. Eu também tenho peninha de rabiscar os livros, no máximo coloca a data e meu nome. rsrs

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  7. Que livro incrível!
    A capa é mesmo linda e a idéia da autora de contar sobre sua vida de blogueira e suas paixões parece sensacional. Espero poder ler o livro da Raffa algum dia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o blog da autora até o presente momento, e nem o livro. Mas já me encantei!! Espero que eu tenha a oportunidade de ler este livro em breve.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa!
      Acompanho o blog da Raffa há um tempão e ambos são ótimos.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Rudy adorei conhecer o livro, já tinha visto ele nas redes sociais mai ainda não tinha lido nd sobre ele, eu adorei, já qro!

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline!
      O livro é muito bom, principalmente para nós blogueiros e para quem participa de blogs.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Não conhecia esse livro mas achei muito interessante, principalmente por ser escrito por uma Blogueira, gostaria de ler se tiver oportunidade!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Acompanho o blog dela a um tempão e o livro é ótimo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Não conhecia esse livro
    E realmente, essa capa é maravilhosa!
    Gostaria de ler pudesse (^.^)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chapakun!
      GRATIDÃO!
      Um maravilhoso final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  12. Olá Rudy!
    Não conhecia o livro, mas adorei muito por apresentar a nós. Eu fiquei bem curiosa com ele, assim poderei aprender mais sobre esse mundo dos blogs né. Será um ótimo livro para ler.!!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lily!
      É muito bom mesmo, viu?
      Obrigada!
      Semaninha abençoada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  13. Oi Rudy, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas achei bem interessante.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy