16/07/2017

RESENHA #47 - ”O DESPERTAR DO LÍRIO” (LITERATURA NACIONAL) - BABI A SETTE

LIVRO:”O DESPERTAR DO LÍRIO” (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA:BABI A SETTE
SÉRIE: FLORES DA TEMPORADA
EDITORA:NOVO SÉCULO
PÁGINAS –380
1ª  EDIÇÃO 2016
CATEGORIA: ROMANCE HISTÓRICO
ASSUNTO: ROMANCE
ISBN: - 978-85-428-0798-1

O despertar do lírio


CITAÇÃO: 

[...] – Acredito que as pessoas são imãs para causar problemas – concluiu após parar de mexer a gravata.” (pág. 55)

-Agora eu entendo. Cada um de nós veste e carrega a imagem que o mundo construiu e sustenta a nosso respeito.” (pág. 91)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Uma mulher deitada, rodeada de lírios e fundo lilás.
A capa diz muito do conteúdo do livro em relação a inocência e a possibilidade de um Lírio ser desperto.
Capa: Marina Avila.

NOTA: 5,00 DE 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

Folhas amareladas com letras pretas acima da média que facilitam a leitura.
Conteúdo: dedicatória; agradecimentos; mapa; prólogo; trinta e nove capítulos numerados e com logotipo de lÍrIos ao redor e alguns capítulos com data e lista; epílogo; e, primeiro capítulo do próximo livro da série.
Formato:          16x23
Preparação: Marília Pagliaro.
Projeto gráfico: Nair Ferraz.
Ilustração de miolo: Babi A. Sette.

NOTA: 4,80 DE 5,00


- ESCRITA:

Narrativa descritiva em 3ª pessoa desconhecida com linguagem mais contemporâne, embora seja um romance histórico.
Pequenos erros de ortografia, separação de sílabas...
Revisão Livia First e Vânia Valente.

NOTA: 4,50 DE 5,00


CITAÇÃO:

-Tudo na vida tem consequências. Muitas vezes somos inocentes dos atos pelos quais respondemos. – Ele fez uma pausa. Os lábios ainda tocavam a orelha dela. [...]” (pág. 92)

“-às vezes as pessoas fazem certas coisas só pelo fato de que não têm nada a perder.” (pág. 104)


SINOPSE:

“Lilian Radcliffe é uma jovem viúva e está feliz com sua vida isenta de emoções. Culpa do luto que não larga? Lilian jurou fidelidade ao marido no leito de sua morte. Paralelo a isso, conhecemos Simon Thorn, homem frio e libertino, dono do maior antro de casa de jogos de Londres. Ele está a um passo de realizar seu plano de vingança contra o culpado pelo título de assassino que recebera anos atrás. O problema é que o canalha está morto e ele terá de usar a sua viúva recatada a fim de atingir seus objetivos. De um lado, ela precisa manter sua honra intacta; de outro, ele quer seduzi-la e desmoralizá-la. No entanto, Lilian nunca se sentiu tão vulnerável e atraída por um homem. E Simon, por sua vez, demonstra sentimentos dos quais nunca imaginara sentir por uma mulher. A vingança e a honra se abalam quando nasce entre ambos uma paixão incontrolável. Mas, para ficarem juntos, terão de enfrentar segredos e mágoas profundas, um castelo trancado há seis anos, palco de uma morte misteriosa e, sobretudo, encarar os fantasmas do passado que assombram suas consciências.”

CITAÇÃO:

- Para você é fácil falar porque nunca se apaixonou; se um dia passar por isso, entenderá como dói e como é forte e como nada do que você faz parece amenizar esse sentimento. Ele não pede permissão, ele se apossa da sua vida e, então, você não controla mais nada.” (pág. 131)

[...] Entendeu que a coragem não se mede em grandes atos ou ações inconsequentes, entendeu que a coragem nasce na disposição interna de fazer tudo dar certo em nossas vidas, mesmo que o mundo pareça desmoronar. Mesmo diante do caos da mudança.” (pág. 324)

RESUMO SINÓPTICO:

LILIAN RADCLIFFE é a irmã mais nova de Kathelyn (protagonista do livro anterior, A Promessa da Rosa). Dama perfeita e exemplo de comportamento moral para a sociedade. Casou-se aos 16 anos com o primo Rafael Radcliffe, único herdeiro do Viscondado de Wheymouth. Agora aos 22 anos, está viúva há três anos e mora com o filho Paul de quatro anos. É viscondessa e tem de administrar duas propriedades, uma em Londres e outra em Northumberland. Viu o declínio e a morte dos pais, perdeu a oportunidade de debutar e casar por amor. Por causa das leis da sociedade londrina, acabou casando por conveniência e não se importava com isso, importante era ter sua própria família e ser aceita pela sociedade.

SIMON THORN, Lorde de Owen, conhecido como Barão Assassino. Foi rejeitado pela sociedade, após a morte suspeita de sua baronesa. Tornou-se um ária da sociedade londrina. E ao longo dos anos, ajudou a alimentar a visão de assassino que a sociedade lhe impunha, brincava com a sociedade. E no fundo, queria mais do que isso, queria vingança contra o responsável verdadeiro pela morte de sua esposa amada. Para isso, teria de se aproximar da viúva de Radcliffe, modelo ilibado de mulher, seduzi-la e fazer com que se apaixonasse por ele, para depois, descartá-la de forma desumana. Porém, nada foi como ele imaginou...



CITAÇÃO:

-Não – Lilian disse e suspirou -, só alguém que entende o que é ficar sozinha neste mundo, que entende o que é ter de lutar contra a maldade dos outros e, principalmente, o que é ter que se reerguer sobre aquilo que parece o nada. Talvez seja um recomeço para mim também, uma chance de construir algo que realmente valha a pena.” (pág. 327)

-Eu acho que os homens são dispensáveis, não precisamos deles para ser felizes, aliás, o que eles fazem além de roncar, meter filhos em nossas barrigas e nos fazer sofrer? [...]” (pág. 328)


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Bem, para quem acompanha o blog sabe que não gosto muito do tema vingança, principalmente quando a pessoa escolhida, é alguém que não tem nada haver com tudo que aconteceu, entretanto, como gostei muito do primeiro livro da autora que li, acabei dando uma oportunidade para essa continuação e não me arrependi. Por que? Simplesmente pelo fato de a tal vingança ter se diluído aos poucos durante o enredo.
As poucos foi sendo substituída pelo sentimento maior que é o amor, simples assim. Ambos protagonistas diziam não se importar com a opinião da sociedade, o que não é de todo verdade, no fundo, queriam ter uma vida diferente. Ela gostaria de viver um relacionamento com amor e ele queria provar que não era assassino e juntos, se unem para provar o que aconteceu de verdade.
A forma como a autora vai desenvolvendo o relacionamento deles, a forma como vamos nos envolvendo a cada página e nos envolvendo com a vida deles, é totalmente eletrizante e ficamos torcendo para que tudo dê certo para ambos e que tenha um final feliz.
Lógico que nem tudo são flores e vão haver alguns percalços pelo caminho, mistérios que envolvem o passado e aos poucos serão desvendados, dúvidas em relação aos sentimentos que vão surgindo e não querem assumir, enfim, uma trama totalmente eletrizante e romântica que os leitores não devem deixar de ler.
Nosso coração vai sendo conquistado a cada novo desafio que surge pelo caminho, a cada nova página virada que traz o inusitado e a perspectiva do DESPERTAR, da verdade e dos sentimentos.
Mais que recomendado para quem gosta de um romance de época bem escrito e envolvente.


NOTA : 4,80 DE 5,00




SOBRE A AUTORA:

Babi A. Sette



BABI A. SETTE começou a escrever romances há quatro anos e não parou mais. Seu livro de estreia, Entre o amor e o silêncio, publicado pela Novo Século, teve a primeira edição esgotada em poucos meses. Em seguida, lançou A promessa da rosa, primeiro romance de época, parte da série “Flores da temporada”. Formada em Comunicação Social, sente-se metade psicóloga, metade socióloga. Ama viajar, conhecer pessoas e descobrir lugares. Apaixonada por romances de época, jura que viveria feliz também no século XIX. Atualmente, mora em São Paulo com o marido, a filha, o cachorro, o gato e seus personagens.

CHEIRINHOS
RUDY


19 comentários:

  1. Eu tenho um marcador desse livro...é lindíssimo. Quero muito lê-lo.
    Acho a premissa muito interessante e envolvente. E sua resenha ficou ótima, Rudy.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rudy!
    Estou querendo muito ler essa série. Acho as capas muito lindas também *-*
    Adorei a premissa do segundo livro. Tem vingança, morte, arrependimento, amor e paixão fortes. Aquela velha história que nenhum quer se render, mas no final... s2
    Espero gostar muito da série.
    Abc

    ResponderExcluir
  3. Ola Rudy!!!
    Ainda não li nenhum livro da BABI A SETTE, mas quero muito ler os livros, gostei muito da resenha, adoro livros com paixões desenfreadas, que nenhum dos dois quer assumir o amor mas no final tudo fica bem!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rudy! Não li nada da autora ainda e achei a capa desse livro bem bonita. Parece ser uma história envolvente, poder acompanhar a trajetória dos personagens e ver os sentimentos se transformarem.

    ResponderExcluir
  5. Quero muitoooo ler todos da Babi!
    Parecem ótimos, bem escritos e com muito romance!
    Eu também não gosto de livros com vinganças, mas se o final for feliz, e o perdão reinar, daí eu gosto muito!
    bjão

    ResponderExcluir
  6. Vou ler com certeza pareceu-me bem interessante e romance é romance.

    ResponderExcluir
  7. Olá Rudy!
    Não sabia que os livros de da Promessa da rosa tinha serie. Que livro super fofo, amei a trama dele, só achei ruim a personagem se casar ao 16 anos, simplismente perdeu a adolescencia, mas a historia e linda.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o livro, a vingança que se dissolve pelo tempo e se transformando em amor, a união para a busca da verdade, gostaria muito de conferir essa história eletrizante, poder descobrir os mistérios do passado e claro, um bom romance.

    ResponderExcluir
  9. Oi Rudy.
    Eu assim como você, não gosto de ler livros que falam sobre vingança nem nada do tipo, mas confesso que estou ansiosa para ler esse livro, ainda mais agora em saber que o amor vence qualquer sentimento contraditória que poderia vir existir.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Diferente de você, adoro livros com tema de vingança, acho que iria adorar esse livro, pois vingança misturado com romance e mais alguns empecilhos no meio da história são a receita perfeita de um livro para mim, espero poder ler esse livro o mais rápido possível e gostar tanto quanto você gostou.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rudy!
    Primeiramente achei a capa prerfeita. Mesmo que os romances de época nao sejam os meus preferidos, confesso que fiquei muito curiosa com o Livro. Me parece ser uma estória boa e cheia de reviravoltas . Não conhecia essa autora, na verdade nao conheço muitos autores nacionais, e isso é uma coisa que preciso mudar. Quero conhecer mais o trabalho de nossos escritores.

    ResponderExcluir
  12. Amei a capa, é lindíssima!! Conheci a autora há pouco tempo e até agora só li um livro dela, mas amei!! Tb não gosto muito de histórias com vingança, mas parece que ela não chega a se concretizar. Com certeza quero conhecer mais esse livro da Babi!

    ResponderExcluir
  13. Eu não sou a maior fã de romances históricos, mas quando são bons são ótimos, vai entender. Também acho bem ruim essa história de se vingar em outra pessoa, mas o pensamento da época era mesmo muito diferente, né.

    ResponderExcluir
  14. Vingança é realmente algo ruim, pois vai destruindo todas as pessoas envolvidas. Infelizmente sabemos que existe muito disso por aí, motivados por inveja, etc. Que bom que a leitura acabou não te decepcionando. Fiquei curioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma das melhores leituras do ano passado.
      GRATIDÃO!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  15. Oi Rudy, tudo bem?
    Sou suspeita para falar, pois acompanho os livros da Babi desde o início de seus lançamentos e acho a escrita dela muito envolvente.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto demais dos livros dela.
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  16. Oiii ❤ Esse é o meu livro favorito da Babi A. Sette. Ele tem tudo o que um bom romance de época tem que ter, é tão romântico, sensível e a química e o romance entre Lilian e Simon é maravilhosa.
    É um livro emocionante, é lindo ver como o romance vai surgindo entre os personagens e como eles vão superando seus traumas juntos.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  17. Olá, Rudy! ♡ Ahhh, como eu amo esse livro! É sem dúvidas um dos melhores romances de época que já li!
    Tudo nesse livro é bem feito, desde a capa ao desenvolvimento do livro.
    A Babi tem uma escrita maravilhosa, que prende e cativa, eu não conseguia parar de ler o livro por nem um minuto.
    Adorei ver o amor nascer entre a Lilian e o Simon, foi algo muito bonito de se ver.
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy