31/08/2017

RESENHA #53 - ”NO REVERSO DO VIÉS” (LITERATURA NACIONAL) - AMÉLIA ALVES

LIVRO:”NO REVERSO DO VIÉS” (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA: AMÉLIA ALVES
EDITORA: IBIS LIBRIS
PÁGINAS –115
1ª  EDIÇÃO 2015
CATEGORIA: POESIAS BRASILEIRAS
ASSUNTO: POESIAS
ISBN: - 978-85-7823-241-2

NO REVERSO DO VIÉS


CITAÇÃO:
“Os pássaros que coam em vasto espaço cor de anil
Velejam como frota de anjos largados ao sabor de sal
De incontrolável querer de se estenderem ao pleno mar
E voláteis desejos cor de espuma e luar[...]” (POESIA Errância – pág. 64)

“No transe entre vida e morte,
Reaprendo silêncios e os guardo de cor
Nas falas que me vibram coragem e sorte
Da sobrevivência de meu coração,
Por onde, ora venha e vou,
Dor a dor, de dó em dó. [...]” (poesia Sobre/viver – pág.66)


ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Foto da capa de Ana Maria Branco, detalhe de Janela do Hotel Amazonas, cenário do Romance O Menino e o Palacete, onde viveu o escritor e pesquisador Thiers Martins Moreira, nascido em 16 de dezembro de 1904, em Campos dos Goytacazes.
Design da capa: Romildo Gomes.

NOTA: 4,00 DE 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

Folhas amareladas com letras pretas medianas. Páginas que dividem as partes cinzas e floridas, como papel de parede.

A imagem pode conter: área interna
A imagem pode conter: texto

Conteúdo: sumário; prefácio; ensaio literário; dividido em duas partes: Reverso e Viés, cada parte com 30 poesias; fortuna crítica; e, cana caiana.
Projeto gráfico do miolo: Romildo Gomes.

NOTA: 4,80 DE 5,00


- ESCRITA:

A escrita é contemporânea, utilizando recursos formais e técnicas diversas. São usados fragmentos, metalinguagem, intertextualidade, micropoema, sinestesia, imagens sensoriais, sensualismo e até erótico. Sonetos e forma livre, anáforas e paralelismo, todos os artifícios usados para dar sonoridade aos poemas.

NOTA: 5,00 DE 5,00


CITAÇÃO:
“[...] Aqui voltarei quando quiser,
Com afeto e amor até.” (poesia Morada – pág. 76)

“[...] Pra te dengar e salvar
Do fim de mundos e mortes várias
Crio cantigas, versos e prosas usuárias,
Que te abriguem, repouso total e absoluto,
E nos digam de medo dissoluto.[...]” )poesia Delizadeza – pág. 80)


SINOPSE:

"No reverso do viés" é o 4º livro de Amélia Alves, poeta e educadora, nascida em Campos dos Goytacazes, RJ, graduada em Letras, em Português-Inglês, pela Faculdade de Filosofia de Campos (UNIFLU). Mestre em Educação pela UERJ, publicou Vácuo e paisagem (Grupo Uni-verso, 1978), Atrás das borboletas azuis (Oficina do Livro, 2005), e o vol. 49 da coleção 50 Poemas escolhidos pelo autor (Galo Branco, 2009). O livro recebeu o 2º lugar no Concurso Internacional de Literatura da UBE-RJ, do Prêmio Pizarro Drummond, em 2009, na categoria poesia de livros inéditos. Prefaciado por Olga Savary e ensaio de Ivan C. Proença.

CITAÇÃO:
Aprendo angústias em seu abrir de olhos
E te empresto meus ouvidos colados rente ao chão
Enquanto te estendo a mão
Em ângulo mais aberto ao afago.
De estalo, não te beijo nem te abraço,
Mas me sei plena no que trago:

Doces palavras, tênues gestos,
Em que exalo alma e corpo,
E descoberto, em puro halo
Por assim sentir-me perto.

Em segredo, já te vejo. E calo.” (poesia Acolhida – pág. 82)


RESUMO SINÓPTICO:

O livro traz o lado humano da poesia, porque fala do ser humano. É para o homem e sobre o homem, pois o ser humano não vive sem pensamento, tem de repensar o mundo e os poemas transmitem as reflexões da autora sobre a vida e o ser humano.

“Poesia tem de ter carne, sangue, suor e lágrimas, prazer e dor, mais a perplexidade, sendo básico desvelar uma reflexão filosófica.” (Olga Savary)

A autora além de palavras e métricas, traz poemas diversos e algumas homenagens a famosos ou não, mas que demonstram seus sentimentos mais íntimos.


CITAÇÃO:
“Não conheço mau-olhado,
Nem acredito em assombração,
Tampouco em puxão de orelha, praga ou carão.” (poesia – Corpo Fechado – pág. 95)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Acredito que ler poesias é algo inerente a cada ser humano, alguns gostam e entendem, outros nem se atrevem, outros ainda leem, porém não percebem o que se transmitir com aquelas palavras e acabam desistindo da leitura, principalmente porque poemas são escritos de formas e maneiras não lineares, são as transmissões de sentimentos, sensações e percepções, por vezes incompreendidas, já que se baseiam nas experiências pessoais do autor.

Particularmente sou leitora voraz de poesias. Aprecio o entendimento e o ponto de vista do autor sobre diversos assuntos, transcritos em palavras com ou sem rimas, entretanto, com grande sensibilidade. E é o que encontrei no livro O reverso do viés: sensibilidade.

A autora brinca com as palavras, faz trocadilhos, rimas ou não, homenagens e se utiliza de vários outros recursos apenas para transbordar todo sentimento interior de amor e generosidade. Intui e tece sentimentos de amor, esse, em todas as suas formas. Então, como não apreciar essa bela e deliciosa leitura? É como se pudéssemos sentir as palavras, metáforas, imagens e transformá-las em nosso coração e em nossa imaginação.

Como diz a própria autora: “Neste livro, construo o universo de minhas falas mais próximo de mim mesma: falar de poesia, afeto e amor, do gosto das palavras e da descoberta de como fazer a vida vibrar e/oi renascer através delas (reverso), sempre de olhos abertos às perspectivas que me abriram diálogos novos com minhas possíveis visões de mundo (viés), sem perder de vista os dados conceituais, de pensar a realidade vivendo nela, que perpassam meu texto.”

O que dizer diante tanta exposição de percepção e sensibilidade? Posso apenas recomendar a leitura para as pessoas que gostam da sensibilidade, da criatividade, do jogo de palavras que transmite a vibração da vida e a sensibilidade dos sentimentos humanos.

NOTA: 4,80 DE 5,00


SOBRE A AUTORA:




Amélia (Maria de Almeida) Alves é poeta e educadora nascida em Campos dos Goytacazes, RJ, onde se graduou em Letras, em Português-Inglês, pela Faculdade de Filosofia de Campos (UNIFLU). Participou da fundação do grupo Uni-Verso, cooperativa de escritores, destinada a publicar livros de autores locais. Radicada no Rio de Janeiro desde 1979, é Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em TV educativa e processos de educação à distância, baseados na utilização de novas tecnologias de comunicação na educação. Estudiosa das áreas de Comunicação, Linguagem, Literatura e Formação dos processos de leitura, com ênfase para a leitura crítica da comunicação na educação, participou da equipe multidisciplinar que criou o programa Especial de Educação para os CIEPs. Exerceu o magistério como professora adjunta do Curso de Educação da Universidade Cândido Mendes, do Curso de Educação Artística da Universidade Bennett e Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF), no Curso de Pedagogia de Angra dos Reis, RJ, nas disciplinas de Literatura Infantil e Dramatização, Tecnologia Educacional, Teoria da Educação, Arte-Indústria – TV, Palavra Literária e Estética da Expressão Escrita, Alfabetização e Linguagem. Participou de grupos de estudos e pesquisa em comunicação e educação, em encontros e seminários, dentro e fora do Brasil. Foi presidente da seção Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT-RJ) e colaborou, como editora executiva, da criação do site literário Palavrarte (www.palavrarte.com). Publicou “Vácuo e paisagem” (Campos dos Goytacazes, Grupo Uni-Verso, 1978), “Atrás das borboletas azuis” (Rio de Janeiro, Oficina do Livro, 2005), e o volume 49 da coleção “50 Poemas escolhidos pelo autor” (Rio de Janeiro, Edições Galo Branco, 2009). Foi premiada em concursos literários, entre os quais, destaca o Concurso Internacional da União Brasileira dos Escritores (UBE-RJ), com o 2º luar no Prêmio Pizarro Drummond, em 2009, por “No reverso do viés”, na categoria poesia de livros inéditos; e o 2º lugar no Prêmio Adalgisa Néri, em 2010, por seus “50 Poemas escolhidos pelo autor”, na categoria poesia de livros publicados. É membro titular do PEN CLUB DO BRASIL desde dezembro de 2012.

Exemplar cedido pela Oasys Cultural.


CHEIRINHOS
RUDY



4 comentários:

  1. Adorei a resenha, Rudy!
    Parabéns!
    Deu pra ver que é um livro muito bem escrito e tocante.
    Que traz diversas emoções e reflexões que só a poesia sabe fazer!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro poesias. É maravilhoso quando as palavras do autor de alguma forma conseguem mexer com a gente. Essa sensibilidade é elemento essencial.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rudy, tudo bem?
    Como ganhei recentemente esse livro aqui em um sorteio, vou ler em breve.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy