08/10/2017

RESENHA #60 - ”O MENINO D BOA ESPERANÇA” (LITERATURA NACIONAL) - SÉRGIO DOUGLAS

LIVRO: ”O MENINO D BOA ESPERANÇA” (LITERATURA NACIONAL)
AUTOR: SÉRGIO DOUGLAS
EDITORA: AUTOBRIOGRAFIA
PÁGINAS –281
1ª  EDIÇÃO 2017
CATEGORIA: ROMANCE
ASSUNTO: BIOGRAFIA
ISBN: - 978-85-518-0385-1

O Menino de Boa Esperança

CITAÇÃO:

“Existe uma enorme diferença entre saber que existe ever com os próprios olhos o que de fato existe. [...]“ (pág. 148)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Toda azul com letras do título amarelas.
Pode parecer uma capa simples, porém acredito que ela mostra a própria simplicidade da vida do escritor, ao mesmo tempo a luminosidade e a alegria com que sempre demonstrou.
Feita por Letícia Quintilhano.

NOTA: 4,00 DE 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas com letras pretas medianas.
Conteúdo: prefácio de Glória Elena Pereira Nunes; os capítulos não são numerados, tem títulos que se referem ao que será abordado e cada capítulo inicia com um pensamento ou trecho de música ou algum escritor que foram referências para o autor.
Editoração eletrônica: Fabrício Vale.

NOTA: 4,50 DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa descritiva é em terceira pessoa, muito embora o livro seja uma autobiografia e as personagens do livro, mesmo que verdadeiros, tem nomes fictícios.
Confesso que não entendi bem porque, pois a meu ver se o autor usasse a narrativa em primeira pessoa, ficasse ainda mais pessoal.
Encontrei apenas dois erros de separação de sílabas, tudo quase perfeito.

NOTA: 4,90 DE 5,00


CITAÇÃO:

“Quando algo muito ruim acontece ou está para acontecer com pessoas do bem, normalmente alguma coisa bacana ou alguma convergência acontece para aliviar a dor delas. [...]”


SINOPSE:

“O romance conta a história de um garoto da periferia do Rio de Janeiro que lutou para vencer a barreira da miséria. Filho de mãe solteira, o rapaz não teve referencias familiares em que pudesse se inspirar. Ao longo da vida, foi conhecendo pessoas e passando por situações que o fizeram acreditar que tinha inteligência suficiente para conseguir ir longe. Dotado de uma determinação implacável, este herói popular teve a audácia de determinar claramente, ainda na adolescência, seus ambiciosos objetivos pessoais. Munindo-se de muita coragem, força de vontade e fé no que não podia ver, ele usou toda sua garra e talento para deixar de lado os mais duros empecilhos da vida e tornar-se um homem realizado.”


RESUMO SINÓPTICO:

MARIETA DOS ANJOS que fugiu  do interior de Minas Gerais após a tentativa de estupro pelo pai; conseguiu apenas ser alfabetizada ainda na roça; ficou em um alojamento de desabrigados até conseguir uma família que a levasse para o RIO DE JANEIRO. Trabalhou por aproximadamente 5 anos na casa dessa família que a tratava mais como ‘escrava’. E conseguiu juntar uma pequena quantia e conseguiu comprar um pequeno terreno com barraco em um lugarejo distante chamado Gama no município de Nova Iguaçu/RJ. Apesar de distante do centro, trabalhava arduamente e frequentava a igreja evangélica. O barraco não tinha infra estrutura, não tinha energia elétrica e água. Fazia lavado de roupa e crochê para tentar sobreviver. Queria ser aceita definitivamente na igreja e acabou casando sem amar com Antônio que dizia procurar emprego, porém nada fazia na vida. Teve a primeira filha BENEDITA e quando estava grávida da segunda filha Lucimar, recebeu a notícia do falecimento de Antônio. Depois disso teve mais sete filhos: Rosalía, um aborto de gêmeos, Rosimere, mais dois abortos de um menino e uma menina e Elias, cada um de um pai diferente. Benedita a mais velha era responsável pelos menores para a mãe poder trabalhar. A vida era muito complicada e sem condições de sobrevivência. Casou uma segunda vez com Valdir, ajudante de pedreiro, porém imundo.
BENEDITA OU BENÉ era a filha mais velha e herdou o sofrimento da mãe...Tomava conta dos irmãos menores e fazia todo serviço doméstico. Foi culpada pelo falecimento da irmã Lucimar que comeu cacos de vidro enquanto ela fazia outras atividades. Gostava de frequentar a igreja e apesar de não gostar muito de estudar, frequentava a escola, porém não aprendia muito, a única coisa que a fazia persistir era o carinho do coleguinha João Otávio. Consegui conciliar a rotina do lar, a vida escolar e os constantes espancamentos da mãe e do padrasto até os 12 anos, quando achou que deveria ajudar com algum dinheiro em casa e passou a trabalhar em casa de família. Pela manhã fazia os serviços em casa e a tarde prestava serviços nas casas de famílias grã-finas. Acabou deixando a escola. O relacionamento com a mãe e o padrasto era muito complicado, não tinha amor, afeto ou gratidão; o dinheiro que ganhava ia todo para as mãos de Marieta, e embora aos 16 anos pensasse muito em sair daquele lar, era uma pessoa resignada e temente a Deus, pedia diariamente que ele colocasse em seu caminho um bom rapaz com quem pudesse casar. Aos 17 anos depois de muitas surras, resolveu fugir de casa e pediu ajuda a amiga Márcia que trabalhava em um bar. Márcia a levou para casa e arrumou emprego no mesmo bar que trabalhava, mas logo BENÉ percebeu que lá não era apenas um bar , era um prostíbulo com 17 anos acabou perdendo a virgindade, aprendeu a fumar e gostava de sexo. Vez por outro voltava em casa para deixar um dinheiro com a mãe e sentia muita falta da igreja. Passou a frequentar uma casa noturna onde se apresentavam vários cantores, onde se apaixonou por Damasco, um cantor sertanejo e começaram a manter um relacionamento e aos 19 anos acaba engravidando  e sabia que nem adiantava comunicar o fato ao parceiro, pois com sua experiência de vida, sabia que ele não iria assumir. Acabou tendo WASHINGTON e não cogitava de voltar para casa da mãe, porém propôs pagar um valor para que ela tomasse conta do neto enquanto trabalhava. Após um tempo acaba reencontrando João Otávio ou TAVINHO que agora morava sozinho, mas estava noivo de outra, ainda assim, começaram a ter um ‘caso’ e quando ela engravida, ele a abandona sem só, nem piedade... Bené ficou arrasada e transformou todo seu amor em ódio e rancor por Tavinho. Agora não trabalhava mais na noite, fazia serviços domésticos na casa de gente rica. Uma amiga de Dona Berta onde trabalhava, a Dione, mulher casada e sem filhos, resolve abrigar Bené e dar todo auxílio durante a gravidez, comprou o enxoval e tinha o maior carinho por ela. Resolveu fazer uma homenagem ao médico que cuidou dela e deu a criança o nome de Francisco Luiz.
CHICO era um menino lindo, olhos verdes e muito inteligente. Conquistava a todos por onde passava, era extrovertido e aprendia tudo com facilidade. Teve de morar com a avó Marieta, que nessa época já estava viúva de Valdir e cuidado apenas do irmão dele Washigton. Eram unha e carne, Chico adorava o irmão, mesmo que ele fosse feinho e não tão inteligente quanto ele, eram companheiros para tudo. Ajudava a avó a cuidar da casa e era o queridinho na escola, porque aprendia tudo com facilidade. Devido a falta de condições na casa de Marieta, Bené resolve alugar um cantinho para ir morar com os filhos, pois sentia muita saudades deles, já eu só voltava para casa nos finais de semana. Foram para um bairro melhor e alugaram um quarto com pia e banheiro. Os meninos passaram a trabalhar em um supermercado em um horário e no outro iam para escola estudar, além de fazer todo o serviço em casa. Cada vez mais Chico foi tendo destaque na escola, no bairro e em tudo que fazia, porém sonhava em conhecer o pai... Um dia Tavinho reaparece na porta de Bené e propõe levar Chico para passar duas semanas com ele para se conhecerem melhor. Chico vai e passa dias totalmente diferente de sua rotina, passeando, morando na casa grande do pai, com alimentação farta e ainda convivendo com sua irmã de quem gostava muito, porém ao final desse período Tavinho propõe que Chico abandone a mãe e vá ter uma vida melhor ao lado dele. O menino não aceita de forma alguma e Tavinho diz que não quer mais velo... Chico era uma criança benevolente, gostava de ajudar a todos e procurava fazer tudo pela mãe e pelo irmão. A mãe apesar de não ter condições, soube educar o filho de forma informal, mostrando o quanto a fé era importante, bem como a honestidade e assim Chico cresceu tendo preceitos positivos em sua vida.
E querem saber o que aconteceu com ele? Então, leiam o livro....



CITAÇÃO:

“[...] A ignorância de toda uma comunidade é uma barreira muito difícil de se transpor.[...]” (pág. 164)


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

Já ficaram sem encontrar palavras para descrever o que sentem ao ler um livro? Pois é, é o meu caso no momento... sem palavras para conseguir transmitir o quanto essa leitura é boa, o quanto ela mexeu comigo e o quanto ri, sofri e acompanhei as agruras da vida de Chico e toda família
Nossa! A jornada foi tão sofrida e dolorida que deveria dizer que é um enredo triste, porém, mais do que isso, é a prova de que mesmo sem condições nenhuma, inclusive de higiene,  mesmo sem ter o que comer, a educação, o amor  e a força de vontade acoplada a honestidade, podem sim trazer um futuro melhor para qualquer pessoa.
Na verdade o livro é uma verdadeira lição de vida. É um estímulo para todos que já perderam a fé em melhorar, que não acreditam que podem crescer na vida e manter um controle, tanto emocional como financeiro. É a prova viva que quando se tem um objetivo e mesmo sem o apoio da família, pode se alcançar todos os sonhos e mudar uma situação degradante em um futuro seguro.
O mais lindo ainda é que o autor/protagonista tinha uma boa índole, um bom coração e mesmo sem ter recebido a atenção que merecia, foi grato e ajudou toda a família, porque ele sabia eu família é tudo na vida e é mesmo.
O livro me atingiu de várias formas positivas e foi mais uma das melhores leituras feitas esse ano, por isso sempre digo, não tenham preconceito com nossos autores nacionais, se permitam viajar em uma nova leitura e conhecer cada vez mais novos autores, para que possamos propagar os bons livros escritos em nosso país.
É uma leitura que todos devem fazer. A linguagem é bem moderna e acabamos nos envolvendo de tal forma que quando menos esperamos, já acabou e ficamos a pensar e remoer cada situação vivida.
A única coisa que tenho a ‘reclamar’ é: Sérgio escreva a continuação... preciso saber como está hoje sua vida e tudo que aconteceu após obter o sucesso que desejava.
Mais que recomendado, e já foi para o meu TOP 5 do ano.


NOTA : 5,00 DE 5,00*




CITAÇÃO:

“A vida nem sempre é fácil ou simples. As duras dificuldades pelas quais passamos são nossos desafios. Precisa-se ter coragem. Usar toda nossa energia, boa vontade e talento, aliada a nossa atitude para superá-los.  Essa é uma boa estratégia para alcançarmos nossos melhores resultados, nossas metas, nossos sonhos. [...]” (pág. 281)

SOBRE O AUTOR:

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé


Sérgio Douglas é carioca e cresceu no bairro de Boa Esperança, na Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu. Teve uma infância humilde e se formou em técnico em contabilidade no ensino médio. Em 2000 começou sua história no Banco do Brasil, no cargo de escriturário. Formou-se em Direito e fez pós-graduação em Gestão Empresarial. Ainda se especializou em Economia e Finanças e Gestão de Fortunas. Atualmente é consultor financeiro do Banco do Brasil Private.

EXEMPLAR CEDIDO PELA OASYS CULTURAL.

A imagem pode conter: texto


CHEIRINHOS
RUDY



11 comentários:

  1. Olá, adorei a história.
    Não conhecia o escritor, mas super apóio a literatura nacional <3

    Ótima resenha!
    Passa no meu blog, tem resenha lá também...
    http://acciobks.blogspot.com.br/2017/10/resenha-sonata-em-punk-rock.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Rudy,
    Não conhecia o livro, nem o autor.
    Pela sua resenha, parece ser um livro bem impactante e leva o leitor a refletir.
    Ahh, e respondendo a sua pergunta: nao estou mais trabalhando com o Direito.
    Abraço,
    Alê
    Alem da Contracapa

    Não deixe de participar da Promoção de Aniversário do blog, serão 23 prêmios para 12 vencedores.

    ResponderExcluir
  3. Ola Rudy!!
    Não conhecia o livro, muito menos o autor, mas posso dizer que estou louca para ler esse livro, só de ler o resumo, já senti que vou me envolver muito com a historia do Chico e sei que vou ficar emocionada em muitas passagens, amei a indicação!!

    ResponderExcluir
  4. Boa resenha Rudy, não conheia o livro mas já tinha ouvido falar do autor.
    Abraços!
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, hein, mulher, que livro!
    Parece lindo e triste ao mesmo tempo.
    Fiquei com muita vontade de ler, mas confesso, sendo muito triste, fico receosa pois sou fraca pra esses livros!
    Mas com história que nos tocam, sempre vale a pena!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Pelo visto,o livro tem uma estrutura muito boa e é bastante reflexivo. Amo livros assim.
    Parabéns ao autor e parabéns a ti, Rudy, pela resenha!

    ResponderExcluir
  7. Já tinha lido alguns pedaços do livro e achei super tocante, quero ler este com certeza!

    ResponderExcluir
  8. É tão bom quando uma leitura mexe com a gente desse jeito e nos coloca em plena sinto com a escrita do autor. Parece realmente ser uma história que serve de exemplo para muitos atualmente. Concordo que merece uma continuação, pois quando gostamos sempre queremos saber mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Foi um dos melhores livros que li ano passado. Linda história de persistência.
      GRATIDÃO!
      Um maravilhoso final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Oi Rudy, tudo bem?
    Eu não li o livro, mas já havia lido críticas positivas sobre ele.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy