07/11/2017

RESENHA #79 - “TRICKSTERS” (LITERATURA NACIONAL) - TATIANA RUIZ

LIVRO: “TRICKSTERS” (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA: TATIANA RUIZ
EDITORA: E-BOOK AMAZON
PÁGINAS – 11
1ª  EDIÇÃO
CATEGORIA: CONTO FANTASIA
ASSUNTO: TERROR



CITAÇÃO:

“Só sabemos a importância das coisas no momento que a perdemos.”


ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Meio corpo de uma mulher vestida de branco, coberto com seda preta e com uma faca na mão e ao fundo, o reflexo no espelho.
Arte da capa: Tatiana Ruiz.
Imagens da capa: MITYA KU, BEJIL E OLOF SENESTAM.

-DIAGRAMAÇÃO:

Conteúdo: agradecimentos; conto com divisões feitas com ilustração de ‘anjo’; e, sobre a autora.

- ESCRITA:

Narrativa descritiva em 3ª pessoa.
A maior dificuldade são as letras pequenas para leitura.


SINOPSE:

Quando Kalis se deixou levar por sua curiosidade jamais poderia pensar como terminaria tudo. Agora tem de conviver com a perda de seu irmão caçula e a incompreensão de toda a cidade - incluindo seus próprios pais.

Dizer a verdade ou calar? Ser tida como louca enquanto tenta provar inocência, ou fingir que nada aconteceu? Haveria algum caminho do meio? Alguma possibilidade além do óbvio?

Descubra que toda brincadeira tem um fundo de verdade... Ou de Vingança.

RESUMO SINÓPTICO:

KALIS era considerada ‘louca’, porque dizia ter visto criaturas fantásticas na floresta em pleno século XXI.
O Rei e seus súditos riam das asneiras dela e achavam uma afronta ela convocar o conselho para falar sobre isso. Nem seu pai BANGOFF e a própria família acreditavam nela. Achavam que após a perda do irmão FAZZA, ela tinha ficado com problemas mentais, já ela tinha a convicção que foram as criaturas que mataram cruelmente seu irmão.
Os seres eram parecidos com eles, mas tinham asas.
Os pais queriam interná0la em um sanatório. Ela resolveu ir se aconselhar com MESTRE HELAYEL que havia passado pelo mesmo que ela. O haviam cegado e deixado manco. Ele sentia ódio das criaturas.
Após conversar com Kalis por horas, decidiram que ele a treinaria para enfrentar as criaturas, pois ele as estudava há mais de 20 anos e sabia os pontos fracos deles.
Após algumas luas, Kalis estava preparada para enfrentá-los e os surpreendeu com uma faca na mão no meio da floresta: vamos brincar um pouco?...

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Na verdade é um pequeno conto de terror, porém não é tão macabro. É mais reflexivo.
É uma leitura rápida e fluida que questiona o comportamento humano, onde só busca fazer maldade com as pessoas sem ter um motivo específico, apenas por ‘prazer’ e brincadeira.
Fala também sobre o julgamento das pessoas em relação a atitudes diante da cverdade que não querem ver. Preferem julgar e dar ‘rótulos’, do que ir em busca da verdade.
Não há muito que se falar, apenas ler...


NOTA : 4,00 de 5,00

Emoticon triste


SOBRE O AUTORA:

tati_ruiz



Tatiana Ruiz é cidadã espanhola nascida no Brasil. Membro do Conselho Steampunk, capista e atriz, descobriu na escrita o prazer da vida. Possui várias poesias no web jornal Recital Rotativo e contos em antologias como Insanas… Elas Matam!, Steampink, Angelus, Piratas – Os Senhores das Aguas Sombrias, À Beira da Loucura, SOS – A Maldição do Titanic e Eu Acredito – Fadas e Duendes. Também é organizadora das antologias Steampink, Erótica Steampunk: Por Trás da Cortina de Vapor e co-organizadora de Deus Ex Machina: Anjos e Demônios na era do Vapor e SOS – A Maldição do Titanic. Atualmente trabalha em seu primeiro livro solo.


CHEIRINHOS
RUDY


6 comentários:

  1. Achei bem profundo.
    Também me interesso por esses livros que questionam a maldade humano e o prazer que algumas pessoas, infelizmente, têm em fazer o mal.
    Mas confesso que me da um certo medo de lê-los.
    Anotado aqui.
    Quando eu tiver coragem, irei ler!
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Ola Rudy!!
    Muito interessante esse conto, adoro contos de terror, o ser humano muitas vezes rotulam as pessoas sem procurar conhecer o outro, a maldade não nos leva a nada, quero ler se tiver oportunidade!!!

    ResponderExcluir
  3. Ano terror...embora pela resenha, eu ache que não seja realmente terror. Gosto bastante de livros reflexivos, então acho que eu poderia gostar desse.
    A premissa é bem interessante. Por ser conto, ou é bem vago ou bastante intenso. Ainda prefiro livros mais extensos...mas acho q eu leria esse.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da capa e também fiquei interessado no enredo pela sua análise. Gosto de contos assim.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rudy, tudo bem com você?
    Amo a diversidade que o seu blog traz. Esse é mais um livro que eu não conhecia, mas achei a premissa bem intrigante.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
  6. Já me interessei pelo conto. Mostrou a força que Kalis teve em não deixar se abalar e ir atrás de conhecimento e aprender a se defender dessas criaturas.
    Realmente não parece ser um conto tão macabro.

    Bjos

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy