14/11/2017

RESENHA #84 - O TOTEM” (LITERATURA NACIONAL) - PAULO MATEUS

LIVRO:”O TOTEM” (LITERATURA NACIONAL)
AUTOR: PAULO MATEUS
SÉRIE: COLETÂNEA OS FANTASMAS DO ESPELHO
EDITORA: E-BOOK AMAZON
PÁGINAS – 20
CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA
ASSUNTO: FANTASIA


ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Toda laranja com diversos símbolos ilustrando.

- ESCRITA:

Narrativa descritiva em 3ª pessoa desconhecida.
Linguagem moderna e de fácil entendimento.

SINOPSE:

“Ele é um ávido colecionador de objetos raros e antigos, ao viajar para uma remota região da África e entrar em contato com a tribo Sualani ele obtém mais um precioso objeto para a sua coleção. Mas isso trará sérios problemas quando retornar da viagem, principalmente para o seu filho.”



RESUMO SINÓPTICO:


ARTHUR costumava viajar pelo mundo em busca de objetos e artefatos raros e estranhos.
Soube da existência do Totem que conferia poderes a quem o possuísse, realizava todos os desejos.
Foi para África e comprou as terras da Tribo Sualani, detentora do Totem.
Levou sua esposa VICTÓRIA, especialista em línguas e dialetos africanos.
Lá chegando foram negociar com o Ancião que queria saber qual seria o destino das terras. Arthur informou que não estava interessado nas terras, apenas no objeto. Se lhes entregassem o Totem, poderia ficar com as terras e fazer delas o que desejassem.
O Ancião concordou e quebrou seu cajado no joelho, dando uma parte para Arthur, informando-lhe que era o Totem e que tomasse muito cuidado com ele.
Voltaram a sede da fazenda onde estavam na África e Victória sentia tanto calor que queria voltar logo para casa. Arthur contou a ela a história do artefato e ela na brincadeira disse que desejava um ventilador para abrandar o calor. Foram ouvindo o som de tambores e o Totem pulou de cima da mesa para o chão, acompanhava o som dos tambores. De repente parou e Victória e Arthur estavam assustados. O lustre cai do teto e em seu lugar surge um ventilador... eles ficam estupefatos. Arthur resolve guardar dentro da mala o cajado, pois era muito perigoso.
Ao retornarem para casa no dia seguinte, encontram LUKAS o filhinho deles de 5 anos à espera. Pergunta se trouxeram presentes e puxa o Totem de dentro da mala. O pai logo avisa que ele não pode brincar com aquilo e entrega-lhe dois bonecos de pano que comprou na viagem, ele fica feliz.
De madrugada Lukas escuta os tambores e vai atrás do som, quando chega no Santuário onde o pai guardas suas relíquias, vê o Totem pulando no meio da sala e se vê transportado para junto de uma fogueira, onde mulheres cantavam e tocavam seus tambores e um homem alto sai de dentro da fogueira dizendo que o que ele fará é um sacrifício...

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

Gosto de livros que trazem lendas, artefatos e simbologia, seja de que cultura for, porque sempre podemos aprender um pouco mais, concordam?
No início achei que seria mais uma lenda a ser narrada, entretanto, conforme fui lendo, fui percebendo que mesmo através da simbologia demonstrada, a história traz um grande ensinamento que não devemos mexer com poder e cultura de outros povos, nem deixar que a ambição se apodere de nós, porque tudo tem um preço a ser pago...
É um conto mais folclórico, porém rico em detalhes e sensações, a descrição é tão bem feita que pude sentir os tambores retumbando em meus ouvidos...
Merece ser lido por todos como entretenimento.


NOTA : 4,50 de 5,00



SOBRE O AUTOR:


Paulo Mateus é um escritor nascido na cidade de Pouso Alegre – Minas Gerais, onde ainda vive atualmente. Publicou de forma independente livros e contos indo da ficção fantástica ao terror.
e-mail: pmatheus16695@gmail.com
instagram: @paulo_mateus16



CHEIRINHOS
RUDY


7 comentários:

  1. Não tenho uma experiência muito boa com contos folclóricos 😂😂😂. Achei interessante...Mas não a ponto de eu pegar e ler.
    Sua resenha ficou muito boa, Rudy.
    Muito bonito de ver um cara tão novo ingressado no mundo literário.

    ResponderExcluir
  2. Acho que nunca li um conto folclórico, mas esse me deu muita vontade de ler.
    Concordo que é ótimo aprender sobre novas culturas, e também, é claro, aprender sempre a respeitá-los.
    Vou ler esse conto, com certeza!
    beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Ola!!
    Também nunca li livros/contos folclórico, mas achei interessante a sinopse, e fiquei interessada em ler, gosto muito de saber as lendas e cultura de outros povos e adoro filmes desse tipo, gostei da resenha e com certeza vou ler!!

    ResponderExcluir
  4. Que interessante! Viva a literatura nacional.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da proposta do autor, bem diferente. Também gosto muito de lendas e simbologia. A capa do livro é bem bonita.

    ResponderExcluir
  6. Oi Rudy, tudo bem com você?
    Não conhecia o livro, mas pelo que li da sua resenha, entendo que o autor usa o folclore e as lendas para refletirmos sobre a ganância humana. Achei bem interessante.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
  7. Achei interessante!!
    Adoro uma história que envolva simbologia, folclore e que fale de outros povos.
    Um livro muito bom e rico.

    Bjos

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy