09/12/2017

RESENHA #94 - ”8 SEGUNDOS” (LITERATURA NACIONAL) - CAMILA MOREIRA

LIVRO:”8 SEGUNDOS” (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA:CAMILA MOREIRA
EDITORA:SUMA DE LETRAS
PÁGINAS –275
1ª  EDIÇÃO 2015
IMPRESSÃO
CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA
ASSUNTO: ROMANCE ERÓTICO
ISBN: - 978-85-8105-273-1

8 Segundos

CITAÇÃO:

“-Deixa de besteira, a gente encaixa onde nosso coração está.” (pág. 129)


ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Dois pares de pernas, feminino e masculino, com botas em terreno pedregoso, encostados em cerca de madeira.
Devo dizer que a capa é totalmente condizente com o enredo do livro embora não seja tão bonita.
Feita por Carol Paulsen.
Imagem de capa: Aves Photografy, Forth Worth, Texas.

NOTA: 4,00 de 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas com letras pretas medianas.
Conteúdo: trecho de música de Jorge e Mateus; agradecimentos; dedicatória; prólogo; são vinte e um capítulos, numerados e a numeração está dentro de uma ilustração de girassol, com título referente a pessoa que protagoniza o capítulo; e, epílogo.
Edição: Roberta Pantoja.

NOTA: 4,80 de 5,00


- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em primeira pessoa, intercalando os pontos de vista dos dois protagonistas: Pietra e Lucas.
Diálogos ágeis e dinâmicos.
Alguns palavrões, sem exageros.
Escrita de fácil entendimento.
Revisão: Tamara Sender, Juliana Souza e Ângelo Lessa.

NOTA: 4,90 de 5,00

CITAÇÃO:

“-Nunca tinha precisado de ninguém na minha vida até descobrir você... E então percebi que aquilo não era vida. – Foda-se! Acabei de me declarar! [...]”(pág. 163)


SINOPSE:

“Nunca provoque um peão: ele só precisa de oito segundos para te enlouquecer.

Pietra, filha única de um rico fazendeiro, sempre teve tudo o que quis. Para realizar mais um de seus caprichos – viver em Paris em seu próprio apartamento –, ela é obrigada pelo pai a passar uma temporada na propriedade da família.

Lá, ela conhece o veterinário Lucas, um homem simples e determinado, que sonha em competir nos grandes rodeios do país. Quando o peão conhece a patricinha, faz de tudo para não se deixar levar pelos lindos olhos verdes da filha do patrão.

Em 8 segundos, Pietra e Lucas não conseguirão resistir à paixão. Mas antes que possam viver este amor, a revelação de um terrível segredo do passado mudará suas vidas para sempre.”

RESUMO SINÓPTICO:

PIETRA (CRISTAL/POTRANCA) sempre teve tudo o que quis e não se interessou em ir para faculdade ou trabalhar. Seu único sonho é viver em Paris e ter seu próprio apartamento por lá. E para realizar mais esse capricho da o ‘patricinha’ filha única, o pai a obrigada há passar 30 dias na propriedade da família...Ela concorda a contra gosto...Assim que chega já começa a tratar mal a todos e com certo ar de superioridade...
LUCAS VITOR (RANGER) é veterinário e trabalha na fazenda do pai de  Pietra e em outras tantas da região, desde que seus donos tratem bem e com dignidade os animais. Seu maior sonho é competir nos rodeios pelo Brasil afora, por isso, nunca se apegou a ninguém. É determinado e um homem simples, e, lindo! Após a morte dos pais, ficou morando com seu tio SANTIAGO, administrador da fazenda, o considera um pai e sua prima MARIANA, uma irmã.
MARIANA (MARI) foi contratada por ROBERTO, o pai de Pietra, para  ser sua ‘babá’ enquanto estivesse na fazenda e não desgrudasse dela para nada, porque ela poderia aprontar muito... MARI é apaixonada por PEDRO, melhor amigo de Lucas, e ele por ela, porém nunca teve coragem de se declarar, pois Lucas a trata como irmã e tem muito ciúmes dela...
Apesar do primeiro contato entre Lucas e Pietra não ter sido dos melhores, ele acaba se apaixonando pelos olhos verdes de Pietra e ela decide ‘lançar’ o veterinário de qualquer forma. O que ambos não sabiam é que o amor os dominaria, porém, muitos segredos do passado de seus pais, começam a ser revelados e o relacionamento parece que não prosseguirá...


CITAÇÃO:

“[...] Não dava para descrever a mudança que aquele homem havia causado em minha vida. Nunca mais fui a mesma, nunca mais olhei o mundo com os mesmos olhos. Sofri, chorei e lutei muito para não ter o mesmo destino que a minha mãe. Num dos dias em que mais me senti abatida, eu entendi a atitude extremista dela. [...]” (pág. 248)


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Não é difícil falar de um livro onde tem uma ambientação nas terras brasileiras, onde os protagonistas são bem personificados e tem personalidades fortes, onde o romance está presente, não apenas com o casal principal, mas também com as personagens secundário. E tem muito, muito sexo e trechos ‘calientes’ durante todo o livro. Como gosto dos livros hots e aqui é tudo bem explícito, claro que a leitura foi bem agradável.
No começo tive aversão a Pietra, o mulherzinha intragável, porém aos poucos ela foi mudando até que no final, era uma pessoa totalmente diferente e fiquei encantada com ela, ainda mais que soube aprender e evoluir muito no decorrer da história. Aprendeu com seus próprios erros e cresceu, amadureceu...
Já com Lucas...foi amor a primeira vista, equilibrado, obstinado, mesmo simples, bem educado e não fazia distinção com as pessoas e embora fosse muito ciumento e até brigão em determinados momentos, era a personificação do homem dos sonhos, entretanto, depois de um sério acontecimento que não vou contar (leiam o livro), ele se transformou, se tornou uma pessoa intragável e deu vontade de dar uns tapas na cara dele para que enxergasse a realidade. No final, ele cai em si e volta a ser o mesmo de anteriormente.
Acredito que o melhor da autora é a forma como se expressa de maneira aberta, falando de fatos que poderiam acontecer a qualquer um e acredito que por isso mesmo, o leitor consegue de identificar e só quer para de ler quando o livro chega ao final...
É uma leitura dinâmica, sempre fatos novos acontecendo e muito sexo, situações inusitadas, segredos e mistérios que vão sendo descobertos... e muito sexo... E apesar de toda inconstância das personagens, do relacionamento ser daqueles tipo ‘estica e puxa’, gostei demais da leitura e recomendo para quem gosta de um romance bem escrito e com muito...sexo!


NOTA : 5,00 de 5,00



SOBRE O AUTORA:

Foto -Camila Moreira Oliveira

Camila Moreira, 29 anos, taurina, goiana por nascimento e mato-grossense de coração. Formada em Direito, começou a escrever nas horas vagas, no final de 2013. Mãe de primeira viagem, é fascinada pelo Universo Marvel, ama música sertaneja e botas.
Lançados pela Suma de Letras, “O amor não tem leis”, “O Amor não tem leis – O julgamento final”, “8 segundos” e “Minha Melodia” venderam mais de 60 mil exemplares e as obras tiveram repercussão internacional: Camila foi citada pelo jornal The Washington Post como referência da nova literatura erótica brasileira.
Sua frase inspiradora vem do livro As cinco pessoas que você encontra no céu, de Micht Albom:
“Todos os fins são começos, apenas não sabemos disso na hora.”

Mora em Lucas do Rio Verde com o namorado, o filho e três cachorros.

CHEIRINHOS
RUDY



19 comentários:

  1. Gostei da resenha, é bem detalhada. Li ela em outro blog, e não despertou a minha vontade em lê-lo. Gosto quando a mocinha é uma patricinha com ar de superioridade (apesar de dá raiva), pois é bom ver a mudança dela e sua visão sobre o mundo. Nunca li nenhum livro da Camila, mas tenho muita vontade de ler. Não gosto quando tem esses trechos de música, principalmente se for de músicas brasileiras, e sertanejas. É um saco e estraga o livro!

    ResponderExcluir
  2. Adoro os livros da Camila Moreira e esse livro não foi diferente, adoro livros com trechos hot e a maioria dos livros da Camila tem muitos trechos hots, a Pietra é bem marrentinha no começo do livro mais aos poucos vai amadurecendo e mudando no decorrer do livro, principalmente após certo acontecimento do livro, fiquei até com pena dela, O Lucas é um fofo!! Adorei sua resenha, Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito de livro hot,
    mas esse eu confesso que tenho curiosidade, pois li muitas resenhas falando sobre esse baque que acontece e deixa o Lucas assim.
    Fiquei curiiosa, pois dizem, que é algo bem forte.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela dica. O unico romance erótico que li foi "A Polaquinha" de Dalton Trevisan. Devorei o livro em pouco tempo. Pois além do tema nos instigar, aflorar nossas imaginações, a escrita também era simples e dinâmica.

    ResponderExcluir
  5. Achei bem bacana um livro atual e brasileiro com tema mais hot, eu leria com certeza. E sobre a capa, sério que não gostou? Achei linda!

    ResponderExcluir
  6. Oi Rudy, tudo bem?
    Não sou muito fã de livros hot, porém acho que a premissa desse me despertou mais que os outros os quais já li resenhas, espero poder ler ele um dia! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Rudy!
    Eu já li resenha sobre esse livro e a historia e interessante, tem uma premissa muito boa. Tenho curiosidade em ler ele!

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  8. Não leio muitos livros hot, mas gostei bastante dos que li. Acho interessante e pelo visto esse tbm é muito bom.
    Vou baixar pra ler.

    ResponderExcluir
  9. Oi Rudy
    Acabei de ler este livro e gostei bastante, inclusive já li o spin-off dele, As Cores do Amor, que é muito bom também. A Pietra é uma chata no inicio do livro, mas o objetivo da autora é mesmo mostrar o crescimento pessoal dela durante o livro e o Lucas é mesmo tudo de bom como você falou. Li os dois livros em e-book.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi!
      Gostei demais do livro agora quero ver se consigo ler As cores do amor.
      Obrigada pela visita.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Oi Rudy!
    Gostei bastante da capa. Com relação a personagem, que bom que ela aprende com os erros e melhora, acho que deve ser uma das mensagens do livro. Também gosto de romances hots então sinto que irei gostar desse também.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarina!
      Lê sim, espero que goste.
      Desejo uma semaninha abençoada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Uma ótima dica para os fãs do gênero. O legal é que a autora mistura vários ingredientes não tornando o enredo tão superficial explorando só as cenas hots.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Gostei demais da escrita da autora.
      Gratidão!
      Obrigada!
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  12. Oi Rudy, tudo bem com você?
    Tive a oportunidade de ler esse livro e gostei. Acho que a escrita da autora prende a atenção do leitor.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol!
      Foi o primeiro dela que li e amei.
      GRATIDÃO!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  13. O enredo me chamou a atenção, porém o fato de ter muito, muito seco não me agradou. Gosto de livros hot, estou começando a ler esse gênero agora. Mas ainda não estou adaptada a livros com cenas mais explícitas rsrs
    Mas, quem sabe um dia eu leia né?

    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Oiii ❤ Eu não costumo ler romances eróticos, mas já ouvi falar bem da escrita da Camila Moreira, além de ter achado a premissa legal.
    Gostei que a trama se passa numa fazenda e que é lá que os personagens se conhecem.
    Estou curiosa para saber como será esse relacionamento entre os personagens e qual é o segredo que envolve a história.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane!
      Amo romances eróticos e quando tem enredo diferenciado ainda mais.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy