04/02/2018

DIVULGAÇÃO CULTURAL #13 - ENTRE A RELIGIÃO E A CIÊNCIA, LANÇAMENTO DO AUTOR JOSÉ ALVES VIEIRA

Olá alegres e felizes!


Por Shirley M. Cavalcante (SMC)
José Alves Vieira nasceu em 8 de abril de 1956, filho de Jerônimo José Cabral e Agostinha Martins Cabral, ambos já falecidos; foi trabalhador rural e professor de ensino fundamental. Casado com Neusa Mariana de Sousa Vieira,Vieira é pai de Viviane, Nilton e Willian (in memoriam); avô de Vanessa, Andressa, Alana e Daniel. Advogado, atua na área do Direito do Consumidor.
Autor do livro “Entre a Religião e a Ciência – A Verdadeira Origem do Homem”, há 17 anos exerce o cargo de assessor jurídico no PROCON de Rio Verde,no estado de Goiás.
“Penso que a evidência maior ainda é o conflito; são conflitantes por natureza, pois tanto a ciência quanto a religião são conduzidas por homens e mulheres entre os quais a maioria defende, acima de tudo, os interesses pessoais ou corporativos.”

Boa Leitura!

Escritor José Vieira, é um prazer contarmos com a sua participação na Revista Divulga Escritor. Como surgiu o gosto pela área filosófica?
José Vieira - Primeiramente, é bom definir o que é filosofia. Segundo a definição mais simples, é “amor à sabedoria”. A filosofia consiste no esforço para entender a própria existência e o mundo à nossa volta, bem como os valores que a sociedade considera politicamente corretos. A Bíblia talvez seja a fonte filosófica mais completa, de onde se pode extrair conhecimentos de infinitos seguimentos, não só religiosos, mas de toda natureza nas relações humanas. Comecei a estudar a Bíblia muito cedo; inicialmente, pela fé, depois de forma racional, o que me permitiu questionar contradições e comparar a lógica das coisas com os contextos bíblicos, históricos e científicos. Não me considero um filósofo, meu conhecimento é limitado e superficial; gosto de pensar em outras dimensões.

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio do seu livro “Entre a Religião e a Ciência”?
José Vieira - O objetivo central é mostrar um caminho, onde a ciência e a religião possam caminhar juntas; é provar que existe compatibilidade entre a religião e a ciência, ou seja: a fé e a razão são compatíveis. Pode parecer ousadia de minha parte, considerando que existem muitos filósofos, cientistas e religiosos se esforçando para provar o contrário, mas eu também me esforcei para apresentar argumentos lógicos, que tenham fundamentos, tanto bíblicos quanto científicos. Se para a religião, tudo existe a partir da criação de Deus, e para a ciência tudo existe a partir do BigBang e a evolução, minha proposta é que Deus, para executar seu projeto de criação, tenha empregado todos os métodos apontados pela ciência, como explosão, expansão e evolução para, finalmente, introduzir o homem no planeta terra.

Apresente-nos a obra.
José Vieira - Entre a religião e a ciência apresenta-se uma possibilidade intermediária da origem do homem, mesclando as teorias religiosa e científica, criação e evolução, num contexto simples e objetivo que demonstra que – embora a origem do Universo, do planeta Terra e do homem não tenha ocorrido exatamente como se apresenta no relato bíblico – não se pode afastar a certeza de que tudo que compõe o Universo,ou seja,as galáxias, os planetas, os seres vivos, inclusive o homem,surgiu a partir de uma grande quantidade de energia da antimatéria, ou energia cósmica, que tem como origem o Criador, independentemente do método utilizado na construção, seja criação, evolução ou os dois simultaneamente ou não.Tudo o que se materializou foi pela vontade de Deus. O Autor da vida utilizou o processo evolutivo e criativo para materializar o imaterial, formar o Universo, o planeta Terra e torná-lo habitável, para introdução do homem por meio da materialização do espírito pela encarnação, bem como apresenta uma parte de ficção, como a origem do Jardim do Éden e o nascimento e casamento de Adão e Eva.

Apresente-nos alguns tópicos do sumário.
José Vieira –
  • Origem da Terra segundo a Bíblia – criação;
  • Origem da Terra segundo a Ciência – evolução;
  • Contradições da teoria da criação;
  • Contradições da teoria da evolução;
  • Compatibilidades entre as teorias da criação e evolução;
  • Matéria-prima do corpo humano;
  • O homem e o pecado original;
  • A escala do Bem e do Mal;
  • Predestinação;
  • Morte, um mal necessário;
  • Introdução do homem na Terra;
  • Introdutores dos seres humanos no planeta;
  • Céu – Monte Santo de Deus;
  • Inferno – oposição ao Céu;
  • Planeta Terra – pequena amostra do paraíso;
  • Planeta Terra, uma pequena amostra do inferno;
  • Quando o Mal serve ao Bem;
  • Anjos e demônios, entre outros.

https://portalliterario.com/entrevistas/entrevistas-brasil/525-entre-a-religiao-e-a-ciencia-e-o-novo-lancamento-do-autor-jose-alves-vieira


-- 
Facebook Divulga Escritor
https://www.facebook.com/DivulgaEscritor/

Gostaram?

cheirinhos
Rudy
PENSAMENTO DO DIA:

"Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado."(Roberto Shinyashiki)

Comenta imagem 2

2 comentários:

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy