18/03/2018

RESENHA #12 - “NEM FRED EXPLICA” (LITERATURA NACIONAL) - CLEU NACIF


LIVRO: “NEM FRED EXPLICA” (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA: CLEU NACIF
EDITORA: NOVO SÉCULO
SELO: TALENTOS DA LITERATURA BRASILEIRA
PÁGINAS – 110
  EDIÇÃO 2017
CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA
ASSUNTO: DRAMA
ISBN: - 978-85-4280-965-7

Nem Fred explica

CITAÇÃO:

“’Nunca saberei como me desculpar por ter participado daquilo. Acho que a gente se acostuma com a morte quando trabalha diretamente com ela, mas eu nunca imaginei que um dia fosse banalizá-la dessa maneira. Talvez trabalhar ali tenha tirado um pouco da minha humanidade...’” (pág. 92)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Toda verde com mão masculina segurando um copo de destilado e dentro do capo sai uma árvore com vários adornos pendurados, como chave, relógio, gaiola, lamparina, pássaro, etc...
A capa tem grande significado, porque mostra a essência do enredo.
Capa: Dimitry Uziel.

NOTA: 4,80 de 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas com letras pretas medianas.
Conteúdo: dedicatória; e, dez capítulos numerados pó extenso.
É uma diagramação simples, porém eficaz.
Preparação: Marta Cursino.
Diagramação: Giovana Petrólio.
Acabamento:     Brochura/Capa mole.
Formato:          14 x 21 cm

NOTA: 4,50 de 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é em terceira pessoa desconhecida.
Muitos diálogos fluidos, rápidos e com tom hilário.
Apenas dois ou três erros ortográficos, nada que atrapalhe o entendimento ou a leitura.
Revisão: Alline Sales (AS Edições)

NOTA: 4,70 de 5,00

CITAÇÃO:

“[...] Claro que isso é um grande clichê, essa coisa de diga sim para a vida etc. e tal, mas o que quero dizer é que: o próprio ato de aceitar fazer aquilo que mais te assusta pode acabar te libertando do medo que aquilo te gera.” (pág. 100)

SINOPSE:

“Fred é um psicólogo de 29 anos, que vive atormentado pelos pesadelos e lembranças de quando seus pais morreram em um acidente de carro, dez anos antes. Ele divide um apartamento com a irmã, Marcela, que não poderia ser mais diferente. Aspirante a atriz, Marcela é uma jovem cheia de vida que adora se divertir, aparentando ter lidado melhor com a morte dos pais do que o irmão, o que acabou criando uma barreira entre os dois. Após um incidente na primeira consulta de Fred com Débora, sua nova paciente, ele tem um ataque de ansiedade e desmaia no colo da garota. Por causa disso, Marcela acaba conhecendo Débora e as duas começam a se encontrar às escondidas, envolvendo-se cada vez mais, enquanto Fred se afunda em um buraco de bebedeira e depressão, levando o relacionamento com a irmã a um ponto caótico.”

RESUMO SINÓPTICO:

Não sei bem como fazer esse resumo, já que a sinopse diz o básico do livro.
FRED é psicólogo com pós-graduação em psicoterapia, tem quase 30 anos, solteiro, sente-se inseguro para atender pacientes, é alcoólatra, quase não come e tem síndrome do pânico.
MARCELA é irmã de Fred e tem um temperamento totalmente diferente do irmão e é uns poucos anos mais nova do que ele. É descontraída, alegre, gosta de se divertir e vive em busca de papéis para atuar, já que é atriz. Vive  tentando ajudar o irmão, cuida dele e até consegue marcar uma consulta para a primeira paciente que ele irá atender: DÉBORA. Claro que ele não gosta nada disso e corre para sua própria psicóloga que o acompanha há anos.
Fred e Marcela moram juntos e vivem da herança deixada pelos pais.
Os problemas de Fred começaram após a morte dos pais em um acidente traumático, tendo as fotos expostas pelas redes sociais e a pessoa responsável pelo acidente, estava alcoolizada e não foi ‘punida’, causando revolta.
Fred é alcoólatra, não se alimenta direito e tem Síndrome do Pânico, principalmente quando tem de atender um paciente, coisa que nunca aconteceu. E quando Débora chega para a consulta, ele havia tomado uma forte medicação e acabou desmaiando no colo dela. Através disso, Débora e Marcela se conhecem e começam a manter um relacionamento afetivo.

CITAÇÃO:

“[...] –Em certos casos, talvez seja o de vocês, não poder conceder o perdão a alguém, mesmo querendo, pode gerar um vazio. Mesmo quando o outro é que está errado, porque o poder do perdão pode ser até mais transformador quando se perdoa do que quando se é perdoado...” (pág. 102)


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

O livro é muito bom e ainda possui u tom hilário que facilita a leitura e dá um tom mais leve aos assuntos importantes que são abordados no enredo, como: traumas, doenças psicológicas, relacionamento homoafetivo, culpa, perdão, segunda chance e relacionamento familiar.
Claro que por ser um livro curto, nada pode ser aprofundado, entretanto, as personagens foram muito bem descritas, a origem dos problemas muito bem fundamentada, as relações demonstradas de forma intensa e o final, apesar de um tanto aberto, deixando a imaginação do leitor tomar os rumos que achar mais conveniente, embora o indício de recuperação e melhora, trazem grandes perspectivas.
Em relação ao relacionamento homoafetivo, foi muito bem construído, com evolução da amizade para a atração, mesmo que em pouco tempo, mostrando que quando os objetivos e a forma de encarar a vida, são semelhantes, não há como fugir a atração. Não é nada afetado e tudo aconteceu de forma natural.
Mostra ainda a dualidade que, mesmo uma pessoa muito preparada e instruída, com formação profissional em uma área que analisa as relações e sentimentos, pode se sentir inseguro, sem preparação para encarar os problemas alheios e ainda possuir diversos traumas e problemas emocionais e mentais.
Achei o livro abrangente, que traz diversas reflexões sobre os acontecimentos da vida, de forma leve e engraçada, embora como já tenha falado, trate de assuntos relevantes e importantes.
A autora sobre contrabalancear os dramas e suas resoluções, tornando o livro uma leitura leve com assuntos ‘pesados’. Talvez pudesse ter aprofundado um pouco mais sobre a cura e ter dado um final mais fechado.
Gostei muito e indico a leitura para todos.

NOTA : 4,60 de 5,00

Resultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONS

SOBRE O AUTORA:

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, óculos e close-up

Cleu Nacif é mineira, fotógrafa, escritora, estudou Ciências Biológicas e, acima de tudo, ama ler. Ela juntou um pouco da sua paixão pela natureza com o que aprendeu em Biologia e levou isso para o mundo dos livros no seu primeiro romance, Em um canto da vida. Agora, em seu novo livro, Nem Fred explica, Cleu traz à tona assuntos contemporâneos unidos a conflitos e experiências que nunca serão obsoletos: o amor, a morte e o relacionamento entre dois irmãos que veem a vida com olhares completamente diferentes.



CHEIRINHOS

RUDY




24 comentários:

  1. Amiga, você escreve a resenha do livro que da vontade de ler e a bibliografia da autora perfeita! Parabéns pelo belo trabalho de divulgação. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Genilda!
      Quem agradece sou eu a oportunidade de ler tão bons livros.
      Obrigada pelo carinho e pela atenção!
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Respostas
    1. Cidália!
      Maravilhoso mesmo!
      Obrigada pelo carinho e pela atenção!
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei com vontade de ler por ser um livro leve com tema um tanto quanto pesado, se tiver oportunidade vou ler com certeza e gostei muito da resenha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Amanhã terá sorteio em parceria com outros blog e ele estará lá.
      Obrigada pelo carinho e pela atenção!
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. https://poemasdaminhalma.blogspot.pt/
    Oi Rudy, depois de tanto comentário escrever, já baralho um pouco. Mas acho que deve ser um livro muito interessante.Obrigada pela divulgação.
    Beijinho amigo.
    Tenha uma ótima semana.
    Luisa Fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luisa!
      Acontece comigo também querida.
      Obrigada pelo carinho e pela atenção!
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Este livro é espetacular! Ensinar com esse tom muito bem humorado é fantástico e a autora arrasou!
    Super recomendado!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrasou mesmo!
      Obrigada pelo carinho e pela atenção!
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Gosto de histórias que tem a sua pitada engraçada, Rudy.
    É sempre importante ler uma obra desse estilo para tirarmos um pouco nossa carga diária.

    Tenha uma ótima semana.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty!
      Gosto de intercalar as leituras.
      Obrigada pelo carinho e pela atenção!
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Rudy, achei bem interessante o assunto, pois gosto bastante de dramas. O tema é realmente pesado e fico imaginando como a
    autora conseguiu desenvolver o tema com leveza e até acrescentando humor. Gostei muito da dica.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Além do drama é bem engraçado.
      Obrigada pelo carinho e pela atenção!
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Estou aqui lendo a sinopse, seu resumo e imaginando como pode ser um livro com este teor e ainda com humor... Isso deve ser surpreendente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarine!
      Para você ver, é um livro bem descontraído.
      Obrigada pelo carinho e pela atenção!
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Não conhecia ainda, mas gostei, fiquei com vontade de ler, pois gosto muito dessas histórias com temas profundos, e que de uma forma natural e leve, nos ajuda a entender e respeitar mais nossos próximos.
    Anotado aqui!
    bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Tem sorteio dele aqui no blog em parceria.
      Boa páscoa!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Oi Rudy!
    Gostei da profundidade que o livro tem e ao mesmo tempo que é retratado com uma diversão gostosa. Ah mesmo sendo um livro curto e não tão aprofundado gostei da resenha e fiquei com vontade de ler. Tenho certeza que dá pra ler bem rapidinho devido a quantidade de páginas e a fluidez da obra.
    Já está na minha lista de interesses.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarina!
      Tem sorteio dele aqui no blog em parceria.
      Boa páscoa!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Nome desse livro super criativo kkkkk o trocadilho me fez rir alto sozinha. Gostei de saber que o personagem é um psicólogo, e a história também parecesse interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduarda!
      Muito interessante mesmo, vale a pena ler.
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  12. Carol!
    E digo que vale a pena a leitura, viu?
    Desejo uma semaninha de luz e paz!
    Gratidão!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  13. Só indicação boa!!
    Muito bom ver livros onde os autores conseguem tratar temas tão importantes e "pesados", como você mesma disse, de forma mais leve. Fazendo com que o leitor tenha prazer em ler.
    Adorei a resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy