12/04/2018

DIVULGAÇÃO CULTURAL #49 - EM PORTUGAL LANÇAMENTO DO LIVRO "CONTOS DESPERTOS II" DA AUTORA SANDRINE SARAIVA

Olá alegres e felizes!


Em Portugal lançamento do livro 'Contos Despertos II" da autora Sandrine Saraiva

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)
Sandrine G. Saraiva, nasceu em 19 de março de 1980, em Orléans (França). No ano 1993, Sandrine veio para Portugal com a família, tendo Ariz, no concelho de Moimenta da Beira, sido a aldeia escolhida para viverem.
Aos 23 anos, já formada em Contabilidade e Administração pela Universidade de Aveiro, Sandrine ingressou no mundo empresarial como Técnica Administrativa.
Actualmente é CFO na empresa TOMI World Lda., em Viseu, não dispensando uma grande aventura/viagem.
Apreciadora de um bom livro, e inspirada nas suas viagens, dedica os seus tempos livres à escrita.
No ano 2015 frequentou o Curso online de Escrita Criativa, tendo, dois anos mais tarde, em 2017, publicado «Contos Despertos».

“Isto é tão importante: quando lemos, nos tornamos parte da história. Estimulamos a imaginação, a criatividade, a inspiração. Rimos e choramos, refletimos, viajamos”

Boa leitura!



Escritora Sandrine Saraiva, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que a motivou a ter gosto pela escrita da literatura Infantil?
Sandrine Saraiva - Os Contos Despertos são contos para Crianças entre 10-14 anos com objetivo de estimular o pensamento, a autocrítica, a força interior. São contos que educam para o humanismo, para a solidariedade, para a liberdade indissociável do respeito pelo outro. Num mundo de superávit informativo no que concerne o mal do mundo, e mais importante que aprenderem a gerir este superávit de informação dos dias de hoje, as nossas crianças precisam de esperança, de alento interior e força para não caírem no desespero e no individualismo.

O que a inspirou a escrever “Contos Despertos”?
Sandrine Saraiva - Não houve uma condicionante em particular a impulsionar para a Escrita. Sempre gostei de escrever, mas faz poucos anos que a minha dedicação a esta tarefa se tornou mais forte e expressiva. Foi a conjugação de varios fatores que possibilitou a criação dos “Contos Despertos”: a experiência e contato com o mundo desconhecido colhido das expedições feitas ao Nepal e África foi talvez a ocorrência mais impactante. Me lembro olhar o contraste sóciocultural e me recordo pensar muito,e de forma muito concreta, a respeito. Há muito para pensar e para dizer sobre o mundo na medida em que o vamos conhecendo um pouco melhor. Neste contexto, comecei escrevendo pequenas histórias, fragmentos de histórias que compiladas acabaram formando «Contos Despertos».

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio da publicação desta obra literária?
Sandrine Saraiva - Escrever para crianças, jovens é uma responsabilidade muito grande. A Escrita tem uma Força incrível: pode mudar a vida de um jovem. Usando erroneamente, desatentamente esta força, se pode entorpeceder o Espírito sonhador e criativo de uma criança. Gostaria muito se «Contos Despertos», o seu conteúdo literário, pudessem influenciar de forma positiva e enriquecedora a índole mental e psicológica do público mais jovem.

Apresente-nos a obra, é composta por quantos contos?
Sandrine Saraiva - São seis contos. Em cada conto, se encontra uma técnica muito pessoal/particular de moldar em palavras a fantasia, o humor, a emoção de Histórias destinadas à classe juvenil, às suas mentes curiosas e aos seus corações bravos.

O que diferencia “Contos Despertos 1” de “Contos Despertos 2”?
Sandrine Saraiva - “Contos Despertos 2” são um gênero de seriado de “Contos Despertos 1”. Embora algumas das personagens se mantenham, os temas de fundo divergem.O que têm em comum é a magia, o sonho, o acreditar num final e num mundo melhor. Isto é tão importante: quando lemos, nos tornamos parte da história. Estimulamos a imaginação, a criatividade, a inspiração. Rimos e choramos, refletimos, viajamos.

O que mais a atrai nesta obra literária?
Sandrine Saraiva - A atualidade dos temas, a sua profundidade metamorfeseada em contos juvenis. O conteúdo e intento da escrita criativa feita com o dever último de exercer uma influência positiva na vida do leitor, neste caso dos jovens, é o que mais distinguo nesta obra.

Sabemos que o evento de lançamento de um livro é um momento de encontros, e reencontros, onde reunimos amigos, família... conte-nos, onde será, qual o dia, horário, quem pode participar?
Sandrine Saraiva - A Sessão de Lançamento dos «Contos Despertos II» terá lugar no dia 15 de Abril 2018, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro em Moimenta da Beira, Viseu (Portugal). Contará com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Moimenta, Dr. José Eduardo Ferreira, de Pe. Paulo Esteves Cardoso e da antiga professora primária, Dra. Maria Sequeira Magalhães. Evento acompanhado por grupo musical local e encerramento com lanche convívio. O Evento é livre e gratuito!

Quem não puder comparecer ao evento de lançamento como deve proceder para compra do livro?
Sandrine Saraiva - Seguem links:

Quais os seus principais objetivos como escritora?
Sandrine Saraiva - Não pretendo ficar famosa nem obter as melhores críticas do meio; sei como é fácil um escritor perder o seu estilo e motivação tentando agradar as críticas. O meu maior objetivo como escritora é impactar de forma positiva e estimulante o jovem leitor.

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Sandrine Saraiva. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
Sandrine Saraiva - Sou formada em Contabilidade e Administração de Empresas, com experiência de mais de 10 anos nestas áreas. Embarcar numa área tão díspare parece loucura, mas, é como Einstein disse: “Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual.” Assim, gostaria de agradecer o voto de confiança. Obrigada.



Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
Contato: divulga@divulgaescritor.com


cheirinhos
Rudy
PENSAMENTO DO DIA: 


"Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida." (Augusto Cury)

Comenta imagem 3

19 comentários:

  1. Oi Rudy!!
    Adorei conhecer um pouco da autora, o livro por ser contos deve ser mto bom, até pq adoro esse gênero!!
    Vai pra minha listinha!

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline!
      Bom que vai para sua listinha.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Oi Rudy!
    A autora me pareceu muito gentil. Realmente é uma responsabilidade grande escrever para crianças, influencia-las.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarina!
      É verdade, escrever para crianças tem de ter sensibilidade.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Adorei!! Gostei muito de conhecer essa autora, ainda mais que o livro é de contos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa!
      Adoro livros de contos.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Que bacana!
    É uma autora bem interessante. Eu amo literatura infantil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Gosto muito de literatura infantil também.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Olá Rudy!!
    Muito legal, adorei conhecer um pouquinho da autora, gosto bastante de literatura infantil, gostei muito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Fico feliz que goste.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Bacana a entrevista com a autora; é mesmo uma grande responsabilidade escrever para crianças mas pelo que eu pude perceber a Sandrine Saraiva parece ser bem ciente disso, né?!... Eu gosto de contos mas não curto os voltados para o público infantil, contudo vou anotar a dica de Contos Despertos II para presentiar meus sobrinhos, acredito que eles vão amar!
    Valeu pela dica. Desejo sucesso com o lançamento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any!
      Grande responsabilidade mesmo e ainda ter o cuidado de sensibilizar as crianaças.
      Bom que anotou para presentear os sobrinhos.
      Bom final de smena!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Legal conhecer a autora e saber sobre o lançamento do livro. A Chiado tem bons livros em seu catálogo e muitos autores nacionais já publicaram pela editora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      A editora é tão boa que os autores brasileiros, vão editar seus livros em Portugal.
      Bom final de smena!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Achei incrível que ela se influenciou em viagens para o Nepal, por exemplo. Cuido muito o que entra em casa para meu filho e sei que a cultura deles é linda e respeita muuuito as crianças, uma mãe comentou que lá não se grita com as crianças, se conversa apenas. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta!
      Devemos mesmo estar sempre alertas ao que nossos filhos assistem e leem.
      Desejo uma semaninha abençoada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Gostei muito da entrevista e de todo o incentivo que a autora quer passar através da leitura, isso é mágico!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Muito incentivo.
      Desejo uma semaninha abençoada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Oi Rudynalva, tudo bem?
    Gostei de conhecer mais sobre a autora e sua inspiração.
    Bjkas

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy