15/04/2018

RESENHA #20 - “O QUE EU QUERO PRA MIM” (LITERATURA NACIONAL) - LYCIA BARROS



LIVRO: “O QUE EU QUERO PRA MIM” (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA: LYCIA BARROS
EDITORA: ARQUEIRO
PÁGINAS – 208
  EDIÇÃO 2015
CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA
ASSUNTO: ROMANCE
ISBN: - 978-8580-414-06-6


CITAÇÃO:

“-Pois faz muito bem. É melhor ficar sozinho de verdade do que estar sozinho num relacionamento.” (pág. 43)

“-Nunca deixe seu fogo em casa quando vier para uma festa – disse ele, exibindo um sorriso alvíssimo.” (pág. 75)

“Olhe mais para você. Descubra o que te valoriza, conheça seus pontos fortes. É exatamente o que eu faço quando vou reformar uma casa.” (pág. 90)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Uma jovem na beira do  rio e no outro lado deste, o Big Ban em Londres, em final de tarde com reflexos de sol.
Capa: Rodrigo Rodrigues.
Imagem de capa: S. Borisov/Shutterstock(Londres); Aleshyn Andrei’s/Shutterstock (mulher).

NOTA: 4,50 DE 5,00


-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas e letras pretas na média.
Conteúdo: Pensamento; prólogo; vinte e sete capítulos numerados e com logotipo de raminho de flor abaixo; epílogo; trecho do livro Despertar da mesma autora; e, outros títulos da editora.
Dimensões do produto: 22,6 x 15,4 x 1,8 cm
Peso de envio: 299 g
Projeto gráfico e diagramação: Valéria Teixeira.
Impressão e acabamento: Cromosete Gráfica e Editora Ltda.

NOTA: 4,80 de 5,00

- ESCRITA:

A escrita é descritiva e detalhada em 3ª pessoa, mostrando ambientes e pessoas de forma bem definida.
Leitura dinâmica e fluida, envolvente e de fácil entendimento.
Sem grandes erros ortográficos.
Revisão: Cristhiane Ruiz e Flora Pinheiro.

NOTA: 4,80 de 5,00

CITAÇÃO:

“Talvez, ponderou, fosse verdade aquele ditado que diz que a distância faz ao amor o que o vento faz ao fogo: apaga o pequeno e inflama o grande.” (pág. 107)

“-O algoritmo o coração. Ninguém conseguiu desvendá-lo, ainda.
- Mas acho que não devemos desistir, não é mesmo?” (pág. 118)

“-Talvez, mas ficar daquele jeito foi uma opção dela. Sua mãe poderia ter reagido, mas preferiu se entregar. E você não deve usar o fracasso dela como desculpa para arruinar a sua vida, e sim tentar fazer seu melhor. Ser mais forte. Agora a escolha é sua. Você não estará traindo a sua mãe se confiar em alguém novamente. Você pode ser feliz.” (pág. 156)

SINOPSE:

“Alice é independente, bem-sucedida profissionalmente e muito ambiciosa. Além do sucesso no trabalho, tem um namorado que é o sonho de qualquer mulher: lindo, apaixonado, louco para se casar e ter filhos.

Mas ela não é qualquer mulher, e acha que a carreira vem antes de tudo. Então, quando Casseano a coloca contra a parede e exige mais espaço em sua vida, os dois entram em um impasse e acabam se separando.

Em poucos dias, Alice sente que o fim do relacionamento está sendo mais duro do que esperava. Para piorar, o trabalho entra em crise e sua sócia, preocupada com a saúde da amiga, a obriga a se afastar por um tempo. As férias a ajudarão a arejar a cabeça e voltar mais produtiva.

Com tudo dando errado ao mesmo tempo, Alice aceita a sugestão e compra uma passagem para Londres. Chegando lá, mergulha numa profunda jornada de autodescobrimento e percebe o que realmente importa para ela.

O que eu quero pra mim é um romance inspirador, que fala sobre a importância de conhecer a si mesmo e descobrir as próprias necessidades antes de trilhar de forma plena o caminho do amor.”



CITAÇÃO:

“-Nada de barzinho. – Camila começou a cortar um pedaço de queijo brie. –Esses lugares acabam sendo o destino obrigatório de qualquer mulher decepcionada com a vida. Principalmente aquelas que tomaram um fora ou são infelizes no casamento. Você não aprende nada útil nesse tipo de ambiente. A verdade é que se relacionar dá trabalho, mas vale a pena. A grande maioria das pessoas não nasceu para viver sozinha, só que algumas demoram um pouco para descobrir isso.” (pág. 163)

“-Até hoje você só aprendeu a erguer muros. Acho que está na hora de aprender a construir algumas pontes.” (pág. 164)



RESUMO SINÓPTICO:

ALICE TORQUATO é uma mulher independente, bem-sucedida profissionalmente e ambiciosa, trabalha com leilões imobiliários, começou como recepcionista e é sócia de CAMILA ANDREIA. Tem um namorado tudo de bom.
CASSEANO é o homem dos sonhos de qualquer mulher: lindo, apaixonado e por ter tido uma criação familiar firme, quer casar e ter filhos. Imprensa Alice para terem algo mais permanente e apesar de amá-lo muito, não quer abrir mão da sua profissão para ter um relacionamento mais sério e filhos. O impasse foi formado e acabam se separando.
O trabalho que era tudo para ela, sofre também um imprevisto e Camila pede para que ela se afaste, para curar o coração e a alma.
CAMILA é quase uma segunda mãe para Alice, foi quem tomou conta dela após a mãe ter falecido, sem querer curar sua doença. O pai separou-se da mãe e por isso, Alice não o perdoa.
Diante de todos esses fatos e a falta enorme que Casseano faz em sua vida, resolve ir passar uns dias em Londres na casa da amiga LUANA. Ao chegar lá, ela percebe que precisa se conhecer um pouco melhor e embarca em uma descoberta interior, percebendo o que realmente faz sentido para a vida e o que mais importa para ela...


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Antes de fazer a leitura do livro, já tinha lido várias resenhas e tinha uma impressão diferente sobre seu conteúdo. Achava que era algo mais voltado para o religioso, não doutrinário, mas profundo. Na verdade o livro traz um pouco de religiosidade e espiritualidade, mas não é o cerne do enredo.
A autora sobre usar  uma situação corriqueira e criou uma história bem realista, onde uma profissional bem sucedida, com um namorado amoroso, acaba de uma hora para outra, ver seu mundo desabar, separando do namorado e se afastando do trabalho. Além de não querer se reaproximar do pai.
Achei que o lado psicológico foi bem desenvolvido, fazendo com uma viagem distante, atue como uma verdadeira terapia e faça com que a protagonista, reflita sobre o real sentido das coisas e o que realmente deseja para sua vida.
É uma leitura inspiradora, mostra como devemos rever, sempre que possível, nossos objetivos e metas, além de reavaliarmos o que realmente pode nos fazer felizes e completos. Um livro de ensinamento profundo e que mexe com nossas premissas de vida e mostra que podemos ter uma vida plena e com a crença de tudo melhorar.
Foi um dos melhores livros que li esse ano.
Mais que recomendada a leitura para quem busca uma reflexão mais profunda sobre si mesmo.
É um livro intenso e profundo que faz com que repensemos nossas atitudes.

NOTA : 5,00 de 5,00

Resultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONS


SOBRE O AUTORA:

Foto -Lycia Barros

Nascida em 8 de junho de 1976, Lycia Barros se afirma como uma das grandes apostas para a literatura nacional. Atualmente, a autora mora com o marido e os filhos em sua cidade natal, Rio de Janeiro. Lycia cursou Letras na UFRJ e levou o amor aos livros para sua profissão.Seu primeiro romance, o livro “A Bandeja, qual pecado te seduz?”, foi vencedor do prêmio literário CODEX DE OURO 2013 como melhor romance brasileiro e também foi finalista do prêmio Areté de literatura, e será reeditado pela editora ARQUEIRO em 2014. Hoje, com 8 livros publicados, a autora dá palestras por todo Brasil e ministra cursos de escrita para novos autores.


CHEIRINHOS


RUDY





30 comentários:

  1. Oi Rudy!
    Ao ler a sinopse confesso que também imaginei que fosse algo mais religioso e fiquei surpresa ao ver que se trata mais de um aspecto psicológico, da busca pelo autoconhecimento. Com certeza me pareceu um livro de profundas reflexões. Gostei bastante da temática.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarina!
      Tem algumas citações religiosas, mas não é tendencioso, entende, é mais psicológico mesmo.
      Desejo uma semaninha abençoada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Olá Rudy!!
    Ainda não conhecia o livro e essa é a primeira resenha que leio, achei muito interessante, gosto de livro que mexe com o o lado psicológico, nos fazendo refletir sobre nossa vida, gostaria muito de ler se tiver oportunidade!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Gosto também e talvez por isso tenha gostado tanto.
      Desejo uma semaninha abençoada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Já tinha ouvido falar desse livro, mas essa é a primeira resenha que leio sobre ele. Gosto bastante de livros assim, que nos prendem pelo lado psicológico. Mais uma resenha maravilhosa.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa!
      Bom saber que gosta do estilo.
      Desejo uma semaninha abençoada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Parece ser um livro lindo e bem profundo!
    Quero muito, adoro os livros da Lycia.
    A premissa é ótima, e pelo o que você contou, essa viagem (adoro livros com viagens!) traz muitas reflexões e mudanças na vida da personagem.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      É sim profundo e nos faz refletir.
      Desejo uma semaninha abençoada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Olá Rudy!
    Eu não conhecia a autora e nem a obra, gostei mto dessa capa e pelo visto a leitura deve ser boa e flui bem, o enredo parece ser lindo!
    Vai para os meus desejados tbm!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline!
      Fico feliz que tenha gostado.
      Desejo uma semaninha abençoada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Olá Rudy,
    Depois de ler várias resenhas do livro eu também esperava que a religião fosse o centro da história, até senti que ela predomina em alguns momentos, mas na verdade vi como uma auto descoberta.
    O enredo parece bem escrito e foge um pouco dos clichês que ando vendo em romance. Mesmo ainda não lendo torço para que a protagonista se encontre, e e melhor, que possa achar um jeito de construir uma família sem abrir mão do que é importante para ela!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória!
      Achei também que seria mais voltado para o lado religioso, tem sim citações, etc, mas nada tendencioso.
      Desejo uma semaninha abençoada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Oi, Rudy!
    Confesso que livros do tipo que provoca reflexões no leitor não faz o meu estilo de leitura, mas lendo sua resenha fiquei interessada em O que eu quero pra mim, fiquei curiosa para acompanhar a jornada da Alice em seu autodescobrimento... por isso já adicionei O que eu quero pra mim na minha lista de leitura. Valeu pela dica! Uma abençoada semana pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any!
      as não tem só aprendizado não, sabe? Tem drama, romance e uma jornada pessoal. Fico feliz que tenha gostado.
      Desejo uma semaninha abençoada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Amo livros assim. Nós fazem refletir sobre as escolhas que tomamos na vida. Espero q ela tenha reatado com o boy magia kkk. Gostei muito da premissa. Já quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      O livro é fabuloso!
      Desejo uma semaninha abençoada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Enredos que me levam à reflexão são sempre bem vindos para mim, afinal acredito que podemos aprender muito com as experiências dos outros, sendo reais ou personagens. Eu costumo viajar sozinho e é uma das melhores formas de dialogar com a gente mesmo sem interferências ou ruídos. Adorei a resenha e tb de conhecer o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Sou como você, livros que trazem aprendizado, são importantes para mim.
      Desejo uma semaninha abençoada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Adoro livros com aspectos psicológicos, e principalmente os que tem protagonistas mulheres. Não conhecia esse livro, gostei da resenha e muito da capa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta!
      O livro é muito bom, vale a pena a leitura.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Oi Rudynalva, tudo bem?
    Sou fã da autora, li vários livros dela, inclusive esse. É simplesmente lindo demais. Parabéns pela resenha!
    Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CArol!
      Bom que gosta, também ando in love com ela.
      Obrigada!
      Semaninha abençoada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  12. Nossa, adorei a sinopse e a resenha! Acredito que livros que mostram auto-conhecimento e se encontrando muitismuit importantes. Sempre podemos tirar lições que podemos levar para a vida toda e nos ajudar no caso de nos encontrarmos no momento ou um dia em uma situação similar. Gostaria muito de ler, entrou na minha lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jess!
      Gosto também.
      Obrigada!
      Desejo um mês de luz e bençãos!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  13. Nossa, me dei conta do tempo q o livro A Bandeija da autora esta na minha lista e sempre passo outros livros na frente. Essa capa do livro é linda, mas até o momento nao havia lido nenhuma resenha sobre ele e amei, gostei mais porque é uma mulher enfurnada no trabalho com um namorado q deseja formar uma familia e nao ao contrario (desses estou meio saturada kk). Amei o nome Alice, como ja mencionei é o nome de minha avó paterna sem contar q é lindo tambem. Ja coloquei no livro na lista junto com A Bandeija, espero nao passar outro na frente kkkkk

    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran!
      E agora é o nome da minhaa sobrinha neta.
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  14. Oiii ❤ Ainda não li nada da Lycia Barros, mas tenho vontade, ainda mais depois de ler a resenha desse livro.
    Gostei que é um livro que traz reflexões e que nessa viagem que Alice faz ela vai refletir sobre o que quer para a própria vida, o que realmente a faz feliz.
    Gosto bastante de livros onde a personagem precisa se redescobrir, então adoraria fazer essa leitura.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane!
      Ela é ótima.
      Quero ler outros livros dela.
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  15. Olá, Rudy! ♡ Eu simplesmente amei essa capa, a Editora caprichou! ♡
    Ainda não conheço a escrita da autora, mas morro de vontade, já ouvi falar muito bem de seus livros.
    De fato, parece um livro cheio de lições e ensinamos importantes para nossa vida, adoro livros assim ♡
    Obrigada pela indicação, espero conseguir fazer essa leitura em breve!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa!
      Os livros dela são ótimos mesmo, quero ver se leio outros.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy