13/05/2018

RESENHA #26 - “A GUIA – UMA CORRIDA ALUCINANTE PELA SALVAÇÃO DA HUMANIDADE” (LITERATURA NACIONAL) - ÉVANY CRISTINA CAMPOS


LIVRO: “A GUIA – UMA CORREIDA ALUCINANTE PELA SALVAÇÃO DA HUMANIDADE” (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA: ÉVANY CRISTINA CAMPOS
EDITORA: GIZ EDITORIAL
PÁGINAS – 264
  EDIÇÃO 2017
CATEGORIA: LITERATURA BRASILEIRA
ASSUNTO: FICÇÃO CIENTÍFICA
ISBN: - 978-8578553104

A Guia

CITAÇÃO:

“- Eu não sei se ela é corajosa ou tola. Um deslize, um errinho que seja, e ela não estará mais na competição dos próximos anos. Driblar a morte é uma arte, e são poucos os que dominam.” (pág. 32)

“- Tem toda a razão. Estou começando a achar que venci exatamente por ser jovem, não conhecer bem o medo pela morte e ter um vulcão em erupção ao invés da cabeça.” (pág. 36)

“”-Tome. O conhecimento é uma dádiva que deve ser dividida. Não tenha medo de saber. Questione e procure. E quando achar a resposta, mostre a eles. [...]” (pág. 46)

“-O branco significa paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma. Esses são os valores que o nosso povo mais preza. E vocês ficaram bem de branco.” (pág, 71)

“-Nunca acredite apenas no que os seus olhos veem, Reis. Nada é o que parece. Mas vocês vão entender o porquê mais tarde. A nossa aula agora é no campo.” (pág. 79)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Nave espacial em formato oval, sobrevoando a Terra.
A simplicidade da capa não transmite todo grandeza do  enredo, sendo assim o único ponto negativo na minha opinião.
Capa e editoração eletrônica: Equipe Giz Editorial.

NOTA: 3,50 de 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Folhas amareladas e letras pretas na média.
Conteúdo: prefácio; mapa; prólogo; quinze capítulos numerados e com títulos referente ao LIVRO de cada protagonista narrador; e, epílogo.

A imagem pode conter: desenho

Coordenação Editorial: Simone Mateus.
Edição: Walter Tiemo.
Assistente Editorial: Taciani Ody.

Nenhum texto alternativo automático disponível.


NOTA: 4,70 de 5,00

- ESCRITA:

Narrativa descritiva em primeira pessoa principalmente por Mariana (protagonista principal do livro) e alguns personagens secundários.
Diálogo dinâmicos e de fácil entendimento, facilitando a compreensão.
Poucos erros de ortografia e concordância.
Revisão: Sandra Garcia.

NOTA: 4,50 de 5,00


CITAÇÃO:

“- Não é uma realidade tão distante, Holles. É só que... As pessoas, muitas vezes, não querem ver a realidade. Preferem acreditar que o mundo está bem.” (pág. 89)

“Todos nascemos com a luz incandescente da alma, mas, por muitas razões, tal luz se ofusca pelos pensamentos ruins trazidos pelas más energias de fora.” (pág. 117)

“- O que é um nome quando há um cérebro? Nós não somos o que nomeamos, Mariana Holles. Os seres humanos são a síntese do que aprendem. – ele sorriu da minha cara de espanto.” (pág. 143)

Esse  é o mal do homem. Existem alguns que não estão interessados em saber por que matam e existem aqueles que matam por motivos errados. O motivo que eles dizem ter não precisava de uma guerra, mas não existem só pessoas boas neste mundo.” (pág. 144)

SINOPSE:

“Numa Inglaterra futurística, Mariana Holles tem a vida que qualquer um, em seu mundo, poderia querer. Uma mãe adotiva amorosa, amigos leais, inteligência admirável e é uma celebridade em ascensão. Nunca poupou esforços para conseguir vencer as corridas de nave. No entanto, tudo na vida perfeita da garota muda quando ela e seu maior rival, Lionel Reis, presenciam um estranho acidente e são capturados e levados a uma parte desconhecida do mundo, as Sete Colônias. Uns lugares fantásticos onde humanos interagem com seres sobrenaturais e uma raça criada em laboratório. Agora, ela se depara com uma guerra entre os habitantes das Sete Colônias contra um ser sem rosto que chamam de Deus das Sombras.”


CITAÇÃO:

“[...] E talvez seja por esse motivo que até hoje lutamos a mesma guerra e cometemos o mesmo erro. O problema do mundo não é a falta de bens, alimentos, água, isso existe, mas é tão organizado como uma colmeia. O problema do mundo é a falta de compreensão. E, enquanto houver isso, não haverá paz.” (pág. 147)

“-Alguns sonhos são apenas projeções de nossa mente. Criados para nos defender. Outros são as consolidações dos nossos medos. Mas o mais importante, Marin, é impedir o medo de nos dominar. Nosso maior inimigo é nosso próprio receio de seguir em frente. – ele disse e me deixou sozinha.” (pág. 160)

“[...] A maioria das pessoas morre e nasce novamente em um ciclo que busca sempre redenção. –ela pegou meu braço e começamos a caminhar pelo campo. – Todos deixamos pendências a serem quitadas. Ou, pelo menos, quase todos. Nós não somos assim. Fomos para aquela terra para ajudar as pessoas a se encontrarem. Estão tão perdidas que vivem a vida inteira em uma guerra que está em suas próprias mentes. Matam e morrem sem entender o porquê. Depois voltam a viver e o ciclo se reinicia.” (pág. 184)

RESUMO SINÓPTICO:

ESTER separou-se do marido a contragosto por causa da guerra e por estar grávida. Precisava preservar o TALISMÃ. Na nave de fuga encontra um pequeno clandestino, EMANUEL, que descobre uma trama para querer matá-la e ficarem com o talismã...
Alguns anos depois em uma Londres futurista, MARIANA HOLLES vai participar da primeira corrida (de aeronaves) na pista de Winged. O favorito para ganhador é LIONEL REIS. Mariana no entanto não se assusta por ele já ter ganho outros torneios anteriores.
O Valley Fog na Golden Eagle é considerada uma das mais belas e estranha construções do mundo e é chamado de “VALE DA MORTE”, qualquer descuido, pode ocasionar um acidente fatal. Marin faz uma ultrapassagem ousada e acaba sendo a vencedora mais jovem do torneio.
Na festa de comemoração Lionel convida Marin para saírem da festa, pois estavam incomodados com tantas pessoas e comemoração. Foram andando dois quarteirões para pegar o carro de Lionel, entretanto algo muito estranho acontece...um prédio desaba na frente deles e tentam salvar um homem que está nos escombros. Marin vai pedir ajuda e o homem entrega a Lionel uma corrente dourada e diz: ”O conhecimento é uma dádiva que deve ser dividida”. De repente se vêm fora do prédio com três sombras negras a persegui-los e Marin está ferida na perna.
Acordam na COLÔNIA e vão descobrir que não podem retornar para Londres e que tem uma missão a cumprir. Foram apresentados a outros jovens e começaram um treinamento intensivo. Passaram por vários testes onde descobriram quais armas faziam parte deles e utilizariam para a missão.
Descobrem que a COLÔNIA está para ser atacada e todo equilíbrio do mundo poderá ser abalada. Começam uma venturas sem precedentes para tentar salvar o mundo...


CITAÇÃO:

“-Apenas lembranças. Mas, como diria Francis: “Nunca se apegue muito a lembranças. São tão destrutivas com o tempo.” – disse, observando o que havia de bom para comer. Eu estava faminta.” (pág. 192)

“[...] Está na hora de nos fortalecermos. O mundo está mudando e quem não mudar com ele irá se perder para sempre.” (pág. 206)

“[...] Todos nós somos só homens comuns buscando alguma coisa que não conseguimos encontrar.” (pág. 236)

“’O caminha a se trilhar pelos labirintos da alma é sempre cheio de armadilhas, mas quando começar a entender que quem abre seus caminhos não é o destino imposto, e sim o que você mesma está escrevendo, sua alma e seu corpo entrarão em sintonia.[...]” (pág. 252)


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Vou começar logo dizendo que apesar da capa ser um ponto negativo do livro, todo enredo é fascinante. Pode parecer um enredo conhecido, mas não se enganem, não é. É muito bem escrito e cheio de aventuras.
O mundo criado pela autora é cheio de personagens com características marcantes e fortes, embora sejam muitas e possa confundir no começo, vamos nos acostumando com eles e assimilando suas funções e atividades. O mesmo acontece com os cenários, são vários locais e ambientes diferentes, porém, marcantes e inconfundíveis.
É toda uma trama futurista bem elaborada que começa em um passado mais distante, onde já havia uma guerra e no futuro, os líderes saberiam que teriam de confiar em alguns escolhidos para terminar a guerra e tornarem tudo mais pacífico.
O melhor do livro é que, quando você acredita que determinada ‘coisa’ irá acontecer, acontece uma grande reviravolta e quem parecia ‘mocinho’, pode muito bem ser o ‘vilão’ e vice-versa, fazendo com que o leitor fique preso na leitura para saber o que vai acontecer, se eles terão sucesso em sua missão, quem ficará ou não pelo caminho, enfim, uma super aventura criada de forma inteligente e cheia de sentido.
É um daqueles livros que não tem como contarmos muitos detalhes, porque são muitos, apenas lendo é que poderão ter a dimensão do quanto a história é grandiosa e traz muitos ensinamentos, principalmente como a paz entre os mundos poderão ser mantida.
Leiam! Recomendo demais a leitura para quem gosta de ficção, mas saibam que ainda tem um princípio de romance e fala sobre laços de amizades incondicionais.
Quero poder ler as continuações...


NOTA : 4,70 de 5,00

Resultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONS


SOBRE O AUTORA:

Resultado de imagem para Escritora Évany Cristina Campos

Nasci no ano de 1997 e desde sempre estudei em escolas públicas. Eu amo História, tanto é que hoje me orgulho ao dizer que faço faculdade para ser historiadora.
Desde pequena, eu vido rodeada por livros, na infância gostava muito daquelas coleções de historinhas que vendiam na minha escola. Também amo as princesas da Disney e quando estava entrando na adolescência descobri uma paixão forte por Jane Austen.
Eu costumava brincar muito de bonecas e sempre inventava uma história com bastante ação, bruxas, maldições e criaturas fantásticas.
O livro "A Guia" tem um pouco dessa minha paixão por inventar universos novos.
Por volta do ano de 2011 é que eu finalmente me rendi ao outro lado do mundo das letras e passei a não só ler, como também a escrever.


Exemplar cedido pelo  MPR - ESCRITOR MARCELO PEREIRA RODRIGUES .

CHEIRINHOS



RUDY



18 comentários:

  1. Muito bem!! Amei a postagem!!

    Beijo e uma excelente semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidália!
      GRATIDÃO!
      Um maravilhoso final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Ficção com uma pitada de romance... adoro 😍😍 Realmente, a capa não mostra o quanto o enredo pode ser fascinante. E isso é um ponto negativo, pois os leitores são atraídos pela capa.
    Adorei a pastagem.

    Uma ótima semana. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa!
      Infelizmente é verdade, muita gente compra o livro pela capa, mas vale super a pena a leitura, é maravilhosa!
      GRATIDÃO!
      Um maravilhoso final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Olá Rudy!
    Olha que eu não curto mto o gênero, de algumas histórias eu até me interesso... Confesso que este livro me prendeu atenção totalmente, preciso ler, gostei mto de ler su opinião, vou tentar ler em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline!
      Vale super a pena amiga, não se arrependerá. Já quero é a continuação...kkk
      GRATIDÃO!
      Um maravilhoso final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Eu gosto muito de enredos de ficção e essa pegada espacial sempre rende boas aventuras. A capa é simples, mas ainda assim gostei. Dica anotada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Para mim, essa é a verdadeira ficção, a que vem do espaço...kkk
      GRATIDÃO!
      Um maravilhoso final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Olá Rudy!!
    Adoro livros de ficção e com toda essa aventura e um apitada de romance, já me conquistou e estou aqui querendo ler esse livro e conhecer essa história que parece ser daquelas que não largamos do livro até conhecer o final!! Super quero ler, adorei a Resenha, Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Amo ficção também e essa me surpreendeu muito de tão bem elaborada.
      GRATIDÃO!
      Um maravilhoso final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Olá Rudy!
    Adorei o livro, tem uma premissa maravilhosa e com uma historia bem futurística e bem ficção cientifica. Amei bastante e espero ler para saber o desfecho da trama.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia o livro, mas gostei demais da sua resenha, deu pra ver que é um livro muito bom, original, bem desenvolvido e alucinante!
    Adoro também tramas distópicas com um toque de ficção científica, como esse parece ser.
    Vou querer ler!
    bjsss

    ResponderExcluir
  8. Oi Rudy, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas gostei de saber que tem um bom enredo.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
  9. Esse era um livro q acho a capa bonita mas a sinopse em i nao me chamava a atenção, ficava só na parte 'talvez um dia", agora a senhorita fez o favor de resenhar e eu a passar a querer ler kkk, uma coisa q me incomoda é ser uma serie, nao sou muto fã, prefiro os unicos.

    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran!
      Tenho problema com as séries também e até ano passado tinha me determinado a só ler uma séries quando tivésse todos os exemplares, mas tem alguns livros que não dá para ser assim, fazer o que^?
      Desejo uma semaninha de luz e paz!
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy