27/05/2018

RESENHA #29 - “LADO A E LADO B – RETALHOS DE UMA HISTÓRIA DE AMOR” (LITERATURA NACIONAL) - CÉSAR COSTA


 LIVRO: “LADO A E LADO B – RETALHOS DE UMA HISTÓRIA DE AMOR” (LITERATURA NACIONAL)
AUTOR: CÉSAR COSTA
EDITORA: VERLIDELAS
PÁGINAS – 196
  EDIÇÃO 2018
CATEGORIA: ROMANCE BRASILEIRO
ASSUNTO: ROMANCE
ISBN: - 978-85-53052-00-4


CITAÇÃO:

“-Não sei se existe remédio para curar a dor de amor, meu filho, mas o médico pode ajudar a canalizar sua dor e sua raiva para alguma coisa positiva.” (pág. 85)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Título em cima de tarjas brancas como se fosse papel rasgado e no fundo, rosto parcial de uma jovem no LADO A e o rosto de um rapaz no LADO B.
Não sei bem descrever a capa, o que sei é que achei criativa, diferente e tem tudo haver com o enredo do livro.
Capa: GR Capas e diagramações.

NOTA: 4,70 DE 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

Nenhum texto alternativo automático disponível.

As folhas são amareladas e as letras pretas medianas que facilitam a leitura.
Conteúdo: dedicatória; agradecimentos; sumário; LADO A com dez capítulos e LADO B com dez capítulos apenas numerados e com os títulos rodeados com manchas cinzas.
Faz tempo que não vejo uma diagramação tão perfeita, gosto quando o livro traz sumário, fica mais fácil de nos localizarmos.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Diagramação: GR Capas e Diagramações.

NOTA: 5,00 de 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em primeira pessoa, no LADO A pelo protagonista ROBERTO e no LADO B pelo jornalista JONATAS, o que mostra as sensações e pensamentos dos protagonistas durante o relato, e, ainda tem diálogos que complementam todo entendimento. Na narrativa do Roberto, ficamos tão envolvidos e sensibilizados com a situação dele que acabamos esquecendo de todo o resto.
Não encontrei um único erro, faz tempo que não leio um livro impecavelmente corrigido.
Revisão: Sergio Carmach.

NOTA: 5,00 de 5,00



CITAÇÃO:

“-Sei disso, a vida de ninguém é perfeita. Eu ficaria muito feliz em ter minhas memórias de volta, ainda que as ruins retornem com as boas. Gostaria de poder retribuir todo o amor que você me dá. Tenho medo que um dia se canse disso tudo.” (pág. 124)

SINOPSE:

“Roberto descobre a paixão de sua vida depois que Jennifer se muda para a casa do outro lado da rua. Uma inocente história de amor se desenrola, repleta de encontros, desencontros, alegrias e tristezas. Quando o destino parece finalmente conspirar a favor do casal, vemos que nem tudo é o que parece ser, que toda história tem mais de um lado.


Este livro de César Costa traz uma trama dramática, com reviravoltas inesperadas e desfecho surpreendente. Até que ponto um amor profundo, sem medidas, pode chegar?”


RESUMO SINÓPTICO:

LADO A
ROBERTO não foi a criança mais feliz do mundo, porém também não foi a mais triste. Não foi um dos melhores alunos, entretanto não foi dos piores. Começou a falar antes de um ano e em seguida começou a andar. Não teve tudo o que queria na infância e foi criado com o essencial. Nos primeiros dez anos de vida não guardou mágoas ou arrependimentos, e, por suas lembranças, foi um menino feliz. No verão dos seus onze anos, conheceu JENNIFER e começou a achar que a vida valia pena.
JENNIFER se mudou com os pais para o outro lado da rua, onde Roberto morava, em um bairro suburbano de uma cidadezinha do interior. Ela era ruiva e alegre, logo chamou a atenção de Roberto.
A primeira vez que se encontraram mais de perto, foi no dia que D. Cristina, mãe de Roberto, foi se apresentar e dar boas vindas para D. Ruth e Sr. Otávio que preferia ser chamado de Machado. O pai de Roberto, Sr. Mário, não estava presente, viajava muito a trabalho.
Roberto costumava ficar de sua janela, observando todos os passos de Jennifer, até que um dia, quando se encaminhava para o campinho, viu uma linda pipa e resolveu subir na árvore para pegá-la e então, Jennifer chega para salvá-lo, pois não conseguia descer da árvore. A pipa se quebrou, porém a partir desse momento, não se largavam. Surgiu uma amizade natural, não apenas entre eles, mas entre as famílias. Roberto começou a se apaixonar por Jennifer. Fizeram uma viagem juntos, estudavam na mesma escola e classe, até chegar as próximas férias quando Jennifer viajo com os pais e a amizade entre eles acabou esfriando.
No reinício das aulas, Roberto soube que Jennifer estava em outra classe e ficou revoltado. Nesse momento começou os revéses para Roberto. Jennifer se relacionava com outras pessoas, inclusive garotos e Roberto ficava cheio de ciúmes. Muito acontece até o dia em que Jennifer vai morar com um tio em outra cidade distante, retornando apenas já no final da adolescência, quando foi aprovada na universidade local e os pais acabam se mudando para um bairro mais próximo da Faculdade.
Com a ausência de Jennifer, Roberto acaba mudando, se torna um dos melhores alunos, chega até a namorar outra garota, porém com o retorno de Jennifer, resolve prestar vestibular para a mesma faculdade que ela, assim poderiam ficar próximos novamente. Acabam casando e morando juntos, acontece porém um acidente e Jennifer acaba perdendo totalmente a memória.

LADO B
JONATAS é jornalista e resolve escrever um livro sobre a verdadeira história de amor entre ROBERTO E JENNIFER, após a grande tragédia...


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

Serei bem sincera, como sempre faço em minhas análises. Confesso que apesar de ao ler, ter gostado da primeira parte do livro, fiquei achando que era um romance infantil que se desenvolveu até a fase adulta, sem grandes rompantes, apesar dos desencontros e de todo sofrimento passado. Desconfiei de algumas coisas, mas achei até um romance ‘bobinho’, comum para dizer a verdade e ficava pensando: não acredito que o livro seja apenas isso... porém, quando a segunda parte do livro chega, fiquei completamente chocada com tantas reviravoltas e surpresas, como as histórias tem dois lados e podem ser lados totalmente enganosos...
Gente, não posso falar muito para não entregar a surpresa para quem for ler, entretanto, posso dizer que o autor foi exímio em deixar as expectativas bem baixas no início do livro e depois, trazer uma reviravolta total e um final, totalmente surpreendente e satisfatório.
As personagens são muito bem construídas, inclusive as personagens secundárias e todos tem uma participação essencial para todo enredo.
Nenhuma situação fica pendente de resolução e explicação. Tudo tem um significado que a priori podemos não entender, contudo lá na frente, ficará completamente esclarecida e de forma a causar surpresa e choque.
Acabei a leitura estarrecida, ao mesmo tempo, feliz e orgulhosa por ver mais um autor nacional, saber escrever um livro ótimo que envolve o leitor e o surpreende. E não é isso que desejamos em um livro?
Mais que recomendada a leitura.


NOTA : 5,00 de 5,00

Resultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONS


SOBRE O AUTOR:


Nascido em 1980 na cidade de Resende/RJ e formado em Sistemas de Informação, César flerta com a escrita desde a adolescência, compondo letras, contos, poemas e prosas, que vão da fantasia ao romance policial. Com o livro 2 de Julho – Uma História de Liberdade, venceu o Prêmio Nacional de Novelas Históricas, promovido pelo Governo da Bahia em 2012. Recebeu também o Prêmio Macedo Miranda em 2013, como destaque na área de literatura, e foi um dos vencedores do II Concurso Nacional de Literatura Infanto-Juvenil de Ponta Grossa, com a história Em Busca do Patinete Perdido. Entre seus livros, destacam-se O Guerreiro de Aukazland, O Sequestro, Lado A e Lado B - Retalhos de Uma História de Amor, Os Casos Ocultos de Sherlock Holmes e Meu Amigo William. Também participou de inúmeras coletâneas.

Exemplar cedido pela Editora Verlidelas.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Quero aqui fazer um adendo e um agradecimento para o Sergio e a Luzia, por confiarem no trabalho que faço no blog e por uma linda homenagem feita a nós no livro. GRATIDÃO!!!
É a surpresa que falei quando recebi o livro, vejam!

Nenhum texto alternativo automático disponível.


CHEIRINHOS
RUDY



20 comentários:

  1. Desde que vi a capa desse livro, fiquei com muita vontade de lê-lo. Uma trama dramática é sempre muito interessante, quando escrito bem. Já quero muito para a minha coleção rsrs

    Adorei a postagem.
    Bjos 😙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa!
      Muito amor e drama, além de surpresas.
      Semana de amor e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Olá!
    Eu amei a capa do livro, é muito linda e interessante. Fiquei bem curiosa com a historia, ainda mas por esse romance que parece ser uma montanha rusa. Fiquei triste pelo fato da menina perde toda a memoria, como será a continuação.. Espero ler para descobrir!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lily!
      Muito bom e surpreendente.
      Semana de amor e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Rudy eu amei sua resenha, conheci o livro essa semana e confesso que fiquei com expectativas pra ler, espero gostar qdo surgir uma oportunidade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá Rudy!!
    Você me despertou uma enorme curiosidade, em conhecer a história na integra e saber desse final surpreendente, não conhecia o autor, fico muito feliz em ver nossos autores sendo divulgados!! Amei a capa do livro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      E é assim mesmo o livro, caregado de curiosidade e surpreendente.
      Semana de amor e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. E minha curiosidade está como? Kkkkk
    Vou procurar esse livro agora mesmo. Amei demais a premissa e estou bastante curiosa pra saber dessas reviravoltas. Amo livros que prendem e surpreendem. 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Vá na editora e adquira, vale a pena.
      Semana de amor e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Fiquei supercuriosa pra lê-lo agora! kkk
    Parece ser um livro muito bom, bem escrito , cativante, e com essas surpresas todas.
    Preciso kkkk
    beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Empolgante mesmo.
      Semana de amor e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Realmente o autor e a equipe responsável está de parabéns pelas suas considerações. Imagino que diante da primeira parte, muitos leitores mais afoitos e sem paciência, podem acabar desistindo de continuar a leitura, o que seria um erro diante da segunda parte tão reveladora e interessante. Fico feliz em saber que a revisão está muito bem feita, precisamos disso. É uma parte que muitos autores não dão o devido valor e acabam estragando todo o resto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Bem isso mesmo, por isso, sempre persisto na leitura até o final.
      Semana de amor e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Oi Rudy, tudo bem? Eu não conhecia o livro, mas após seus elogios, estou muito interessada em realizar a leitura.
    Parabéns pela resenha.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol!
      Fantástico o livro.
      Semana de amor e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Comecei achando q não gostaria do livro e terminei de ler colocando na lista de vez (já q nao tinha certeza kkk), mas confesso q aparentemente pra mim, vai ser um daqueles livros bons mas nao tao marcantes a ponto de me colocar em uma ressaca mas sim me tirar de uma. (pelo menos foi o q senti).
    Ah, Parabens pelo agradecimento no livro.


    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que não dê ressaca literária. Nem sei como é, pois nunca tive, mas deve ser péssimo.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy