09/08/2018

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #45 - OASYS CULTURAL - Ibis Libris, editora especializada em poesia, celebra 18 anos com lançamento coletivo na Travessa Botafogo

Olá alegres e felizes!

Ibis Libris, editora especializada em poesia, celebra 18 anos com lançamento coletivo na Travessa Botafogo
Poesia vende bem. Quem disser que é mentira deve conhecer o percurso da Ibis Libris, uma das mais antigas editoras brasileiras dedicadas à poesia. Seu aniversário de 18 anos será celebrado dia 16 de agosto, na Livraria da Travessa Botafogo, com lançamento coletivo de 18 títulos de vários autores que fazem parte dessa história, entre eles, sua fundadora e também poeta Thereza Christina Rocque Motta. “A poesia me abriu todas as portas, me levou aos melhores lugares e me trouxe as melhores pessoas. Devo tudo à poesia”, diz a autora.

Ao longo de quase duas décadas, a Ibis Libris lançou 430 livros, a metade deles de poesia. Alguns títulos tiveram bastante êxito, como o estudo São Jorge – Arquétipo, santo e orixá (2009), que rendeu entrevista no Programa do Jô e vendeu toda a edição. Outro achado foi A dança dos sonhos (2011), único livro de poemas de Michael Jackson. Os direitos de publicação foram adquiridos por mil dólares, quantia baixa considerando a fama do autor. “Qualquer livro que ninguém quer custa mil dólares. Ninguém sabia da existência do livro”, conta a editora experiente.
Sua experiência como editora se consolidou quando um amigo do sarau Sexta de Palavras, que se reunia às sextas-feiras numa sala do Museu da República, pediu que ela revisasse seu livro de poemas. A essa altura, Thereza já havia lançado de forma independente três livros de sua autoria, Joio & trigo (1982, 1.500 exemplares vendidos) e Areal (1995, 1.000 exemplares vendidos) e Sabbath (1998, edição de 1.000 exemplares). Ela não apenas revisou como também prefaciou o livro do amigo. Ao fim do processo, ele sugeriu: “Agora, crie uma editora e publique meu livro”. Quatro dias depois, ela fundou a Ibis Libris.
As demandas não pararam mais. Ativa frequentadora de saraus poéticos – como a Ponte de Versos, que começou na Livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico e durou 15 anos, e o Corujão da Poesia, evento itinerante há mais de uma década no Rio de Janeiro –, Thereza não apenas promove seus livros como prospecta novos autores. Também saíram por lá nomes importantes da poesia contemporânea como Astrid Cabral, Neide Arcanjo, Afonso Henriques Neto, Dirce de Assis Cavalcanti, Sylvio Bach, Antônio Torres, Adriano Espínola, Pedro Lago, entre outros. 
Atualmente, há poetas publicados pela Ibis Libris em Paris, Belém do Pará, São Paulo, Porto Alegre, Recife, Brasília e outras cidades brasileiras. As vendas acontecem através da loja virtual da editora e da distribuição em redes como Cultura, Travessa e e-books na Amazon. Quanto à crise que assola o mercado editorial mundial, com perda de leitores no mundo todo para redes sociais e canais de streaming e livrarias indo à bancarrota, Thereza é enfática: “Já houve outras antes e nunca desanimei. Enquanto vender um livro, continuarei vendendo. E quem disser que poesia não vende, é porque não vende poesia. Só vende se estiver à venda”.


A festa no dia 16 tem entrada franca. Planos para o segundo semestre de 2018 em diante são engordar os catálogos do selo infantil Bisbilibisbalabás, atualmente com onze títulos, do selo jurídico Ibis Juris, com dois títulos, e a criação de um novo selo destinado a livros acadêmicos (teses de mestrados e doutorados) e de filosofia, chamado Bennu, “ave egípcia que corresponde à Fênix grega”. “Daqui a 20 anos estarei com a poesia, porque ela sempre esteve comigo. A poesia nunca me abandonou”. Vida longa e voos cada vez mais altos à pródiga e generosa Ibis poética.
Serviço
Jornalista responsável: Valéria Martins, valeriaoasys@gmail.com, 21 99804-9184
Ibis Libris Editora – https://ibislibris.loja2.com.b r/
Rua Pereira Nunes, 395 cob. 1701, Vila Isabel – Rio de Janeiro – RJ, CEP 20.541-022
Tels.: 21|96580-0499 / 3546-1007 
Lista de livros e autores presentes no lançamento coletivo dia 16 de agosto, a partir das 19h na livraria Travessa Botafogo:
1. Vidigal, Beto Dornelles
2. Vida paixão amor e morte, Fernando Py
3. Caderno de Clara Maria Joana, Beatriz Chacon
4. Retas oblíquas, Roberta Lahmeyer
5. Florinha, Daisy Justus
6. A China: ecos de uma viagem, Dirce Cavalcanti
7. Dia a dia, Dirce Cavalcanti
8. Por acaso, Renato de Alvarenga
9. Borboletas de papel, Liliane Balonecker
10. Um amor, William Soares dos Santos
11. Rarefeito, William Soares dos Santos
12. Ultramar e outros mares, Alice Monteiro
13. Manual de cianotipia e papel salgado, Fabio Giorgi
14. Para fabricar asas, Carmen Moreno
15. Lições de sábado 2, Thereza Rocque da Motta
16. O amor é um tempo selvagem, Thereza Rocque da Motta
17. Minha mão contém palavras que não escrevo, Thereza Rocque da Motta
18. O sol não dança sem nuvens, José Mario Ramos


cheirinhos
Rudy


PENSAMENTO DO DIA: 

"A não-violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde. A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdadeira não-violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível." (Mahatma Gandhi)


Comenta imagem 5

19 comentários:

  1. Parabéns à editora pelos seus 18 anos de sucesso. Por espalhar poesia, uma arte tão linda.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rudy!
    Não conheço a editora Ibis Libris, - se já ouvi falar dela não me recordo no momento... - mas desejo sucesso ao evento de lançamento coletivo no dia 16, e parabéns pelos 18 anos da Editora!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rudy, tudo bem?
    18 anos no mercado literário realmente é algo a se comemorar!
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Rudy!!
    Parabéns a Editora Ibis Libris, 18 anos no mercado é algo para comemorar, muito sucesso e que venhas mais muitos anos de sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quase nem ouvimos falar dela, né?
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. CONVITE PARA O POETIZANDO E ENCANTANDO
    Olá! Boa noite!
    Embalada no pensamento poético de Vinicius de Moraes, que diz:
    “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”. Vamos nos encontrar mais uma vez poetizando e encantando os nossos amigos e amigas participantes e visitantes com nossos versos.
    Peço desculpas a todos pois tive que postar o poetizando nesta noite porque amanhã será o aniversário da minha netinha Beatriz e ficarei ausente. Provavelmente, só adicionarei os links e atualizarei as visitas no Domingo. Espero que me entendam, caso contrário, essa edição seria adiada para a próxima semana.
    Deixo esse lindo pensamento do Carlos Drummond de Andrade, para colorir as nossas páginas.
    “O mundo é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar”.

    Abraços da amiga Lourdes Duarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga!
      Irei lá assim que puder, semana passada nem participei.
      Obrigada.
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Poesia é tudo de bom.
    Parabéns a editora. Desejo muito sucesso...e que continuem levando cultura para as pessoas.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Parabéns a editora, que tenha muito sucesso!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Parabéns á editora....Eu ainda não conheço livros publicados dles, adoraria conhecer...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Deve ter sido um evento incrível recheado de autores maravilhosos. Parabéns à editora que a tanto tempo se dedica à poesia.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns à editora pelos seus 18 anos de sucesso. Deve ter sido um evento incrível como eu gostaria de poder participar de eventos assim, e o seu texto como sempre perfeito.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy