31/10/2018

RESENHA #64 - “A CASA DOS PESADELOS” (LITERATURA NACIONAL) - MARCOS DEBRITO


LIVRO: “A CASA DOS PESADELOS” (LITERATURA NACIONAL)
AUTOR: MARCOS DEBRITO
EDITORA: FARO EDITORIAL
PÁGINAS – 146
  EDIÇÃO 2018
CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA
ASSUNTO: SUSPENSE/TERROR
ISBN: - 978-85-9581-009-9

A Casa dos Pesadelos

CITAÇÃO:

“[...] – De coração, meu amor... Não procure as lembranças que te incomodam só para ficar remoendo os sentimentos ruins. Busque, ao menos, a recordação das coisas boas que esta casa deixou em você.” (pág. 31)

“O típico comportamento apático dos adolescentes que julgam não dever nada a ninguém estava bem ilustrado na postura de ambos. Acompanhando os modos da visitante. [...]” (pág. 43)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

A figura de um garoto de costas, subindo uma escada e ao fundo, muita névoa.
Achei a capa perfeita por causa de todo conteúdo do livro.
Capa: Osmane Garcia Filho.
Imagens da capa: @Philippe Jozelon e Nikki Smith/Arcangel.

NOTA: 5,00 DE 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:


 A imagem pode conter: área interna
A imagem pode conter: atividades ao ar livre

As folhas são amareladas com letras pretas e os trechos do passado, tem folhas laranjas com letras pretas. Tem algumas ilustrações.

A imagem pode conter: área interna

Conteúdo: pensamento; sete capítulos numerados; e, outros títulos da editora.
A diagramação é muito bem feita com ilustrações, bem dividida e com algumas páginas de cor laranja, bem diferenciada.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Diagramação: Osmane Garcia Filho.
Ilustrações de miolo: Ricardo Chagas.

NOTA: 4,70 de 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em terceira.
Diálogos bem inseridos e pertinentes.
O autor tem uma forma própria de escrita, como se fosse um enredo de filme (talvez porque seja diretor e roteirista) e torna a leitura ágil, fácil e cheia de suspense.
Revisão: Gabriela de Avila e Camila Fernandes.

NOTA: 5,00 DE 5,00

CITAÇÃO:

“- Então fica tranquilo – ela complementou. – às vezes, é muito pior ficar calado do que não falar nada.” (pág. 71)

“[...] A infância é uma coisa que todos passam o resto da vida tentando superar. Você está longe de ser único. O importante é que um trauma antigo não te impeça de ser um adulto normal. [...]” (pág. 93)

SINOPSE:

“Uma aparição com um rosto indefinível, desfigurado, com cabelos esvoaçados e que exalava horror.”

          “Dez anos depois de estar cara a cara com aquela assombração, Tiago finalmente concorda em voltar à mesma casa para visitar sua avó.
Agora adolescente, ele pretende provar para si mesmo, que a terrível imagem que o aterrorizara nas madrugadas por tanto tempo, não passava de uma criação tenebrosa da infância.
Mas, ao chegar no casarão, o jovem se depara com o misterioso quarto de seu falecido avô, agora mantido fechado, e tratado como espaço proibido. As restrições com relação ao aposento, as sensações e barulhos no meio da noite logo alimentam nele a suspeita de que algo terrível habita o local.
Tomado por uma estranha coragem e desejo de ver-se finalmente livre do medo, tudo que o rapaz deseja é descobrir o que há por trás daquela porta.
Então, o pesadelo toma novo impulso quando a figura sombria da infância mostra-se real novamente… mas, desta vez, ela quer atacar o seu irmão mais novo.
Determinado a impedir que o caçula passe por terror semelhante, Tiago, mesmo apavorado, decide enfrentar a criatura. E o que descobre expõe terríveis segredos do passado que ninguém poderia imaginar.”

CITAÇÃO:

“Aquela era a oportunidade de estar diante do algoz, mas o receio de enfrenta-lo não era facilmente superado. Mesmo um adulto, quando confrontado por seus pavores primários, ajoelha-se perante a fobia.” (pág. 136)

RESUMO SINÓPTICO:

LAURA resolve visitar a mãe no interior após 10 anos sem ir lá, desde que TIAGO seu filho mais velho, sofreu um grande trauma na casa. Ela quer mostrar BRUNO seu filho mais novo que tem 6 anos, a mesma idade que Tiago tinha quando sofreu todo trauma.
Tiago faz terapia há 10 anos, mesmo assim, tornou-se um adolescente fechado,  calado, revoltado no sentido de sua mãe não acreditar nas coisas que ele passou, sorumbático. Voltar para a casa da avó é uma tortura mental.
Assim que chegam, Bruninho logo se derrete pela avó, que sabe como mimar uma criança com seus carinhos e comidinhas deliciosa. CÉLIA no entanto, não consegue se aproximar de Tiago e isso a deixa bem nervosa.
No primeiro jantar, o assunto vem à tona e Bruninho quer saber tudo que aconteceu. Laura começa a relatar que Tiago, quando tinha a idade dele e veio para casa da avó, sofreu uma alucinação e achou que uma assombração o atacava à noite. Bruno ficou com medo...
Célia tentava mimar os netos de todas as formas, havia apenas uma restrição: não poderiam nunca entrar no quarto do falecido avô, mas ela não dizia porquê. Tiago achava que todo mistério e que a figura fantasmagórica que o assombrou, estava ligada aquele lugar. Tentou algumas vezes entrar no quarto, porém a avó o flagrava bem no momento e passava uma bronca nele, o que só piorava o relacionamento.
A noite Tiago ficou de vigília, aguardando que a figura aterradora aparecesse e para seu espanto, ela foi para o quarto de Bruno, mas como o menino não estava lá, estava dormindo no quarto de Tiago, não conseguiu seu intento. Tiago apesar do medo, estava disposto a desvendar o mistério, não queria que o irmão passasse por tudo que ele passou.
Bruno tem uma crise forte de asma e como o remédio havia acabado, a avó e a mãe o levaram para o hospital local. Tiago aproveita a ausência de todos e vai com CAMILA, a vizinha que conheceu e tem a sua idade, explorar o quarto do avô. Algo bem desagradável acontece e eles são flagrados no quarto, mas agora não importava mais, pois haviam descoberto todo o mistério...



ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

Já tive oportunidade de ler outros livros do autor e O ESCRAVO DE CAPELA foi um dos melhores livros que li esse ano. Quem não leu ainda, vale a pena a leitura.
Mas... falando desse livro, é bom demais! Carregado de mistérios e segredos, o leitor fica tendo a cada nova página, na expectativa de entender tudo que aconteceu com Tiago e porque a assombração ainda existe, mesmo depois de 10 anos. É fantástico!
Um trama muito bem elaborada, bem escrita e envolvente.
Gostei que os medos infantis não foram tratados como ‘coisas banais’, ao contrário, o fato do protagonista ter acompanhamento psicológico há tantos anos, mostra o cuidado do autor em mostrar que os medos infantis devem ser levados a sério, porque no fundo, sempre há um porquê.
Gostei do amor pelo irmão que o protagonista tem, em querer descobrir o que aconteceu no passado e quem é a assombração que o amedrontou, para que ele não atacasse o irmão e o deixasse traumatizado como ele mesmo ficou.
E o melhor ficou para o final, totalmente inusitado e surpreendente, revelando segredos do passado e chocando de forma espetacular o leitor. Magnífico!
O livro é digno de um super thriller, embora não tenha tanto terror quanto imaginava, tem coisa pior, que é o horror! Não posso falar muito para não dar spoilers, mas aconselho que todos leiam, porque vale à pena!
Por que não dei a estrelinha que até seria merecida? Pelo fato de ter descoberto ou desconfiado de quem era a assombração, logo depois que eles chegam à casa da avó, entretanto, o motivo dos ataques, não tinha noção e foi bem impactante para mim e creio que será para todos que se aventurarem na leitura.
Parabéns ao escritor!


NOTA : 5,00 de 5,00

Resultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONS


SOBRE O AUTOR:

Foto -Marcos DeBrito

Marcos DeBrito nasceu em Florianópolis e mudou-se para São Paulo em 1998 para estudar cinema. Formado pela FAAP, é diretor e roteirista. Seu curta-metragem Vídeo sobre tela, de 2001, ganhou o prêmio especial do júri no Festival de Gramado. À sombra da lua é seu primeiro romance.


CHEIRINHOS

RUDY



18 comentários:

  1. Rudy!
    Estou doida por esse livro e agora lendo sua opinião sobre ele tenho ctz que valera a pena esperar por uma oportunidade de conhecer...
    Fiquei mais interessada ainda pela história...
    E essas imagens? Uaaaal!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline!
      Faascinante o livro e as ilustrações e nem coloquei todas, hein?
      Se tiver oportunidade, leia.
      Gratidão!
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Quero demais ler esse livro, Rudy. Já ouvi falar muito bem de O escravo de capela e também de A casa dos pesadelos. Tive a oportunidade de conhecer e conversar com o autor na bienal de sp nesse ano e ele foi super simpático. Merecedor de todo o sucesso que está acontecendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Realmente ele é merecedor de todo sucesso.
      Um dia ainda terei oportunidade de conhecê-lo.
      O Escravo de Capela é ainda melhor do que esse, emboraesse não deixe nada a desejar.
      Gratidão!
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Quero muito ler, ainda mais depois dessa sua resenha, Rudy, me deixou supercuriosa.
    O que será que é assombração que assuntou o Tiago?
    Tô muito curiosa e já tentando pensar comigo aqui se tem alguma coisa a ver com o avô deles.
    kkkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      A gente já começa o livro com essa expectativa.
      Tomara que consiga ler, o autor é genial!
      Gratidão!
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Ainda não tinha notado que esse livro era nacional kk
    Sou apaixonada por livros que tenha ilustrações,principalmente ser for de terror...fica mais interessante.
    Depois de ler a sua resenha fiquei com mais vontade de ler esse livrinho, peguei até ele hoje emprestado pra ver se leio de uma vez *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angel!
      Depois vem me contar o que achou, tá?
      Gratidão!
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Olá Rudy!!
    Que resenha é essa mulher, fiquei muito interessada em ler e a curiosidade a mil, para saber quem é ou oque é essa assombração, adoro um livro de suspense e mistério, quero muito conhecer todo esse mistério que envolve esse quarto!! Mais um para minha imensa lista de desejados!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      O mistério é o segredo do livro...kk
      Esse vale a pena você conseguir ler, não se arrependerá.
      Gratidão!
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Incrível!! Amei saber que o autor teve toda uma preocupação em demonstrar que medos infantis devem sim, serem levados a sério.
    Adoro uma história de suspense e com muito mistério.
    Amei a resenha!!


    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa!
      Obrigada!
      Achei bem pertinente o cuidado do autor.
      O livro vale a pena!
      Gratidão!
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Olá Rudy!
    Já li varias resenhas sobre o livro e me deixa bastante curiosa sobre ele, traz um suspense e mistério muito bom..Espero poder ler em breve!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lily!
      Se conseguir ler, certeza que não se arrependerá!
      Gratidão!
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Olá,
    Confesso que venho lendo vários elogios sobre esse enredo, e ele me deixa bem curiosa, principalmente sobre essa assombração, e o porque da avó não desejar que entrem no quarto do avô...
    Bom saber que mesmo com a passagem de tempo, o mistério permaneceu.
    Quero ler, sem dúvidas é bom.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória!
      Mistério...kkkk
      Só lendo o livro para saber.
      Força e fé!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Dizem que esse escritor é realmente excelente.
    Eu leria esse livro sem pestanejar por varios motivos, mas, principalmente por ser de terror. Amo demais esse gênero e nunca mais li.
    Sua resenha me deixou muito curiosa, Rudy. Depois vou procurar os livros desse autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Ele é fantástico, leia se puder.
      Força e fé!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy