16/11/2018

RESENHA #68 - “A PRINCESA” (LITERATURA NACIONAL) - MÁGDA REGADAS


LIVRO: “A PRINCESA” (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA:MÁGDA REGADAS
SÉRIE: TEU REINO
LIVRO: UM
EDITORA: UPBOOKS
PÁGINAS – 280
  EDIÇÃO 2018
CATEGORIA: LITERATURA BRASILEIRA
ASSUNTO: ROMANCE
ISBN: - 978-85-66941-71-5

Resultado de imagem para livro A Princesa (Magda Regadas)

CITAÇÃO:

”Penso sempre que a maior fome do ser humano é ‘fome de palavras’... Penso em livros como verdadeiros banquetes que suprem nossa fome, elucidando, norteando, inspirando e trazendo esperança ao leitor que, ávido por saciar-se, entrega-se rendido ao que lhe convida a saborear!” (pág. 11)

“[...] A visão acorda satisfeita, o olfato sente o cheiro da maresia e agradece, o tato é ativado no mesmo instante pela brisa do mar e suspira. A audição, sempre preguiçosa, percebe ao fundo o barulho das ondas e toma sua posição de alerta. Falta ainda o paladar... Que fome! Meus cinco sentidos em perfeita sintonia!”. (pág. 15)

“’É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.’ (Madre Teresa de Calcutá).” (pág. 16)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Uma jovem mulher linda, sorrindo e segurando uma coroa na cabeça.
A capa é linda e condiz com o enredo do livro.
Projeto Gráfico: Marina Ávila.
Capa: Denis Lenzi.

NOTA: 5,00 DE 5,00


-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas com letras pretas medianas.
Conteúdo: dedicatória; agradecimentos; palavra da autora; prefácio; pensamento; treze capítulos numerados e entre parênteses, com logotipo de uma coroa logo acima e título, antecedendo cada capítulo, um pensamento; e, primeiro capítulo do livro dois.
Coordenação Editorial: Enéas Francisco.
Organização: Carla Montebeler.
Editoração Eletrônica: Denis Lenzi.

NOTA: 4,80 DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em primeira pessoa pela protagonista, mostrando seus pensamentos e sentimentos, inclusive conversas mentais com Amor.
Diálogos dinâmicos, fluidos e de fácil entendimento, complementam a narrativa.
Revisão: Angélica Pina e Zoraida Quiroga.

NOTA: 4,80 DE 5,00

CITAÇÃO:

“Cada um é cada um. Somos o que somos e ponto.” (pág. 19)

“[...] Vida é sempre vida, o que muda é o mundo no qual cada um vive. Porque viver é o resumo de tudo o que sentimos e fazemos o outro sentir. Vida é vida.” (pág. 27)

“-Obrigada, Amor. Você me revelou a beleza e a leveza que é te agradecer por todas as coisas. Não sou responsável apenas pelo que digo, mas pelo que não digo também.
Silêncio. De novo.” (pág. 101)

SINOPSE:

“A melhor companhia, em todos os lugares, em qualquer hora, para qualquer lugar; os meus cinco sentidos! Parece loucura porque na verdade eu converso comigo mesma, converso com minhas sensações e minhas percepções. Admiro profundamente a grandeza e a destreza dessa combinação entre eu e eu.
É assustadoramente perfeito. Por alguns momentos deixo que eles me levem a mais uma experiência mágica. Em conjunto, os Cinco se manifestam.  Posso olhar o mar, sentir o cheiro de peixe frito, o sol a queimar meus ombros, a brisa a soprar sobre eles como que pedindo desculpas, e o ápice de todos: ouvir o silêncio. É inebriante o que eles fazem em mim, chega a me perturbar porque sempre parece que consigo ouvir algo que não é dito, algo dentro de mim parece sussurrar nos ouvidos do meu coração:
- Glória, perceba o mundo a sua volta. Toque, veja, ouça, desfrute, processe as sensações. - Você não é obra do acaso.”

CITAÇÃO:

“-Por isso é que o povo da roça, o povo simples, é mais feliz. Conhecimento vem acompanhado de uma lente de contato que te faz ver o que você não precisa ser, não precisa ter, mas que existe, e a partir do conhecimento não dá pra ignorar o mundo que se descortinou... qual o resumo de tudo?” (pág. 123)

“[...] É tão mais fácil ter alguém te conduzindo. É assim na dança da vida. Tem sempre um que conduz o outro. Somos o tempo todo conduzidos ou influenciados. [...].” (pág. 126)

“É isso, elas se reproduzem! Daqui, as pedras começam a virar peças, são peças de um grande jogo, o mundo é o tabuleiro com partes brancas e pretas. É um grande jogo. Tem pedras que estão sendo colocadas em pontos estratégicos, são encaixadas aqui e ali.” (pág. 180)

RESUMO SINÓPTICO:

GLÓRIA acabou de se mudar para Barra da Tijuca e divide o apartamento que fica há 30km do local onde trabalham, com CAMILA. Glória  não acha ruim, porque adora dirigir seu “Pávette”, apelido carinhoso que deu ao primeiro carro comprado: um chevette 1980 prata; gosta de dirigir em alta velocidade.
Em casa, Glória sempre foi a ‘princesinha’ e tem boas lembranças do seu antigo Reinado, a única garota dentre os quatro filhos comandados pela matriarca e pelo patriarca. Sabia apenas que era “A princesa da casa”, seja lá o que isso significasse. Agora se sentia uma plebeia... Trabalha muito, é  ótima profissional e  esforçada, inteligente e chama atenção de todos. Sente falta do ‘seu reino’ e um grande vazio e saudade as vezes.
Passa a perceber cada vez mais as coisas através dos seus sentidos, conversa com eles, com suas sensações e percepções. Gosta da combinação do eu com o eu mesmo. Acredita que tem uma certa magia oculta por trás disso tudo. Algo começa a sussurrar dentro dela, nos ouvidos do coração e é uma sensação inebriante e avassaladora.
Passa a ter experiências inacreditáveis e quer se entregar de corpo e alma, entretanto, algo ainda a faz resistir à nova experiência que é escutar, falar, ouvir e conversar com Amor...


CITAÇÃO:

“É nesta confusão de sentidos que vivemos. Já não enxergamos muito. Ouvimos, mas não temos certeza. Tocamos, mas tocamos “por cima” e isso já nos convence. Saboreamos o que nos é oferecido e gostamos, mesmo sem saber de onde vem. Falamos do que cremos e também do que não sabemos. Preciso dessas coisas para me fazer lembrar.” (pág. 230)

“Ei...
‘Essas encruzilhadas são como as situações críticas da vida, quando sua rotina, seu modo de fazer as coisas e o caminho que trilha são alterados’.
Pare, olhe, escute.” (pág. 242)


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Acredito que essa seja uma das resenhas mais difíceis para mim... Por quê? Porque não quero revelar  o real sentido do livro, quero que cada um, tenha sua própria experiência e sensibilidade ao lê-lo. Se falar abertamente, perderá o sentido da descoberta da leitura.
Vou falar então, da sensação que senti e dos pontos positivos.
É um livro de percepção, de mensagens subliminares em todos os episódios, de descobertas, mas também de dificuldades, de não entendimento, de decepções, pra enfim, ter o verdadeiro encontro com o Amor...
Gostei da autora ter se utilizado de uma jovem, porque a linguagem ficou bem contemporânea e de fácil entendimento.
Gostei dela se utilizar de metáforas comparativas entre a vida real e o que ela almeja alcançar através de Amor. Ele por sua vez, é exigente, quer tudo para ele, é exclusivista e não aceita nada pela metade, quer entrega total e em troca, dará Seu Reino completo e inteiro para ela.
Gostei do nome da protagonista, muito revelador em todo enredo.
Gostei da forma como os fatos foram se desenrolando, sem nada forçado, apenas uma sede de conhecimento intenso, embora carregado de dúvidas e de respostas a serem respondidas.
O melhor de tudo é que não é nada doutrinar, nem obrigatório. A linguagem é tão sutil que todo aprendizado (falo em relação ao leitor) é feito de forma quase imperceptível, porém que traz grandes questionamentos e aprendizado.
É um livro tranquilizador que mostra de maneira agradável, o quanto pode haver um real encontro divino, basta que os sinais sejam percebidos da forma correta, assim como as ações tem de ser ‘perfeitas’ para alcançar o amor pleno e total.
Uma pequena coisinha me incomodou em toda leitura que foi apenas o fato de que algumas conversas feitas através do pensamento, traz algumas dúvidas do que realmente está acontecendo e porquê.
Para quem acredita no Amor verdadeiro Dele por nós, é um livro primordial para que a leitura seja feita.
Como já estou com o segundo volume da série em mãos, acredito que em breve poderei falar um pouco mais e contar a continuação que ficou em aberto...
Mais que recomendada a leitura!

NOTA : 4,80 de 5,00

Resultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONS


SOBRE O AUTORA:

Resultado de imagem para autora Mágda Regadas

Mágda ultrapassou a marca do meio século de vida! Ela é casada, mãe de dois filhos. Formou-se em fonoaudiologia. Após o nascimento de sua filha caçula, parou de trabalhar e a escrita tornou-se sua maior  aliada contra o vazio que rondava sua vida.

Ela cita Victor Hugo: “e cada homem é um livro onde o próprio Deus escreve.”  Um livro é recheado do seu autor; é a mistura de algo que viu, viveu, ouviu e imaginou... Ela sonhou... Deu vida aos sonhos, colocando-os no papel.

LIVRO CORTESIA DA AUTORA.


CHEIRINHOS
RUDY





18 comentários:

  1. Confesso que fiquei meio perdida, devido ao dar de você não revelar muito sobre o livro. E isso é muito bom rsrs o mistério faz com que a gente queira ler o livro para conhecer mais a história.
    Ahh, gosto muito que você nos traz cada vez mais, resenhas de livros nacionais. É um grande incentivo para conhecermos nossos autores.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa!
      Tenho certeza que ao lê-lo, se encontrará...kkk
      Livro é ótimo!
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. OLá Rudy!!
    Ainda não conhecia esse livro, essa é a primeira resenha que leio!! Fiquei imensamente interessada em ler o livro, também achei o nome da protagonista bem sugestivo e adoro quando livro traz uma leitura de fácil entendimento, só não gostei muito por ter continuação, ainda prefiro livros únicos, mas se tive oportunidade gostaria de ler!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      O livro é reflexivo e bem inspirador, certeza que iria gostar.
      Bom semaninha iluminada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Olá Rudy,
    Huuum, que resenha enigmática... Fiquei tentando decifrar enquanto lia, primeiro imaginei que se tratasse de um tema bem "família" sabe, mas percebo que o livro tem um lado espiritual pelo que você citou.
    Que bom ter te conquistado, confesso que fiquei curiosa, quero mais informações sobre ele, rs.
    Adorei a capa, e mais ainda por se tratar de um nacional.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitoria!
      A intenção é bem essa mesmo, deixar o leitor curioso para apreciar a leitura.
      Bom semaninha iluminada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Vendo a capa imaginei um enredo completamente diferente e talvez não despertasse meu interesse em ler. Contudo ao ler os detalhes da sinopse e também os pontos levantados na análise outras questões, imagino que seja um enredo que tenha muito a acrescentar. Talvez seja um mergulho dentro de nós mesmos, confrontos, ilusões, desejos, etc. Fiquei bem curioso e não conhecia a série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Digo apenas que é um livro encantador, embora a capa e o título tragam a sensação de um enredo mais adolescente, é profundo!
      Bom semaninha iluminada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Eu me encanto com seu jeito de sentir as palavras, seu jeito de expor sem mostrar e principalmente por sua dedicação! Amaro cada vírgula, cada frase escolhida, amei nosso “segredo”. Obrigada! ❤️❣️��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mágda!
      Quem se encanta sou eu com livro tão bem escrito.
      Gratidão!
      Bom semaninha iluminada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Parece ser um livro bem reflexivo, que aos poucos, nós vamos compreendendo o que se passa com a protagonista, e vamos aprendo junto com ela.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Tenho certeza que irá gostar se ler, bem seu estilo de vida, acredite.
      Bom semaninha iluminada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro e nem na outra mas pelo fato dele ser um lançamento Nacional eu vou dar uma chance a esse livro já que gosta de apreciar a contemplar e Influenciar o surgimento de novos autores no mercado editorial brasileiro

    ResponderExcluir
  8. To mais confusa do que em "A Menina Submersa" 😂😂😂
    Pelo que entendi, não é romântico... e que, na verdade, o encontro com Amor é, na verdade, um encontro com Deus... Eu acho kkkk
    Só lendo pra entender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      É mais ou menos por aí...
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Oiii ❤ Ainda não tenho certeza sobre o que exatamente a obra fala, mas desconfio que seja sobre o amor de Deus por nós.
    Gosto muito de livros reflexivos, com mensagens bonitas.
    Ainda não conheço a escrita da autora, mas depois de ler a resenha, estou curiosa para fazer essa leitura.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  10. Olá! Adorei essa capa, é muito linda! ♡
    Ainda não conheço a escrita da autora, mas espero conhecer em breve, a sinopse chamou minha atenção!
    Parece ser um livro bem reflexivo e cheio de ensinamentos, vou querer ler! ♡
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa!
      É uma série ótima e reflexiva mesmo.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy