06/01/2019

RESENHA #01 - “VEJO VOCÊ NO ESPAÇO”


LIVRO: “VEJO VOCÊ NO ESPAÇO”
TÍTULO ORIGINAL: “SEE YOU IN THE COSMOS”
AUTOR: JACK CHENG
TRADUTORA: THAIS PAIVA
EDITORA: INTRÍNSECA
 PÁGINAS – 208 PÁGS
  EDIÇÃO 2017
CATEGORIA: FICÇÃO INFANTO-JUVENIL AMERICANA
ASSUNTO: FICÇÃO
ISBN: - 978-85-510-0267-4

Vejo você no espaço

CITAÇÃO:

“Mas meu herói sempre dizia qie o conhecimento é melhor do que a ignorância, que é melhor descobrir e aceitar a verdade, mesmo que ela não seja agradável. Eu queria passar a melhor impressão, assim como ele, mas também acredito na verdade, então é por isso que preciso contar o que aconteceu...Meu foguete caiu.”(pág. 67)

“[...]Ele falou que aquele momento era o mais importante de todos: a reação ao fracasso. Ou eles se deixavam abater pelo fracasso ou redobravam os esforços para descobrir o que tinha dado errado, corrigiam seus erros e garantiam que a próxima tentativa fosse um sucesso.[...]” (pág. 69)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Um céu todo azul com algumas estrelas brancas e lua cheia, um garoto soltando um foguete e um cachorro ao lado dele, ambos olhando para o céu.
Apesar de não achar uma das capas mais bonitas, ela mostra o enredo do livro e transmite a ingenuidade infantil.
Projeto gráfico: Jason Henry:
Ilustração da capa: The Heads of State.
Adaptação da capa: Ô de casa.

NOTA: 4,00  DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas com letras pretas na média.
Conteúdo: dedicatória; os capítulos são 52 gravações com o tempo da gravação e o diagrama de um foguete ao lado; e, agradecimentos.
Diagramação e lettering feita por ô de Casa.

NOTA: 5,00  DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa aqui é bem diferenciada, é em primeira pessoa pelo protagonista, porém através de gravações que ele faz para enviar ao espaço. Inclusive os diálogos também fazem parte das gravações e durante a narrativa, os sons do que se passa, são registrado entre parênteses.
Achei tão interessante e bem lúdica essa forma de escrita e não fica cansativa, fica bem interessante.
Revisão: Rayana Faria e Juliana Werneck.

NOTA: 5,00  DE 5,00

CITAÇÃO:

“E o Zed respondeu: É exatamente em momentos como esse que a gente mostra nossa força. Não adianta ser forte só quando se está feliz. Isso não é ser forte.” (pág. 100)
“ALEX: Mas eles não se amam? Então por que brigariam?
TERRA: Olha... É complicado. Amar não significa não brigar nunca. Mas quando duas pessoas se amam de verdade, geralmente dá pra lidar com esses problemas.” (pág. 185)

SINOPSE:

“Alex tem onze anos e adora o espaço sideral, foguetes, sua família e seu cachorro, Carl Sagan - uma homenagem a seu maior herói, o astrônomo autor de Cosmos e Pálido ponto azul. A missão de vida de Alex é enviar seu iPod dourado para o espaço, do mesmo jeito que Sagan (o cientista, não o cachorro) enviou os Discos de Ouro nas sondas Voyager, em 1977, com sons e imagens da Terra, a fim de mostrar aos extraterrestres como é a vida no nosso planeta. Por isso, Alex constrói um foguete. E por isso ele viaja do Colorado ao Novo México, de Las Vegas a Los Angeles, gravando tudo o que acontece pelo caminho. Ele encontra pessoas incríveis, gentis e interessantes, desencava segredos e descobre que, mesmo para um menino com uma mãe complicada e um irmão ausente, família pode significar algo bem maior do que se imagina.
Um livro tocante e delicioso sobre aprendermos a discernir realidade e aparências, Vejo você no espaço é uma lição de que família também se constrói e de que, com honestidade, força e amor, nos tornamos tão grandes quanto o próprio universo.”

CITAÇÃO:

“ALEX: Então, quando amamos muito uma pessoa, temos que nos sacrificar e ficar longe dela?
RONNIE: Não, nem sempre. Normalmente não é assim. Mas, às vezes... às vezes não tem jeito. Às vezes, temos que nos afastar das pessoas que amamos. Tem casos em que a distância é melhor para elas.” (pág. 252)

RESUMO SINÓPTICO:

A sinopse está bem completa, por isso, não há necessidade de um resumo sinóptico.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

A primeira coisa que falarei é sobre a forma como o livro é escrito, bem diferente de tudo que já li até hoje e chama  muito a atenção, porque todo enredo é feito de forma ‘gravada’ pelo protagonista, dando uma forma dinâmica e lúdica ao livro. E como é um livro infanto-juvenil, torna a leitura bem atraente, ainda mais por ser uma ficção.
Outro ponto que gostei muito foi o fato do autor, apesar de ter criado um personagem infantil inteligente, dinâmico e bem esperto, não o fez perder a ingenuidade infantil e os sentimentos espontâneos; com gostos específicos na área do conhecimento, mas receptivo anovo aprendizado, sempre que lhe é apresentado. Muito questionador, demonstrando a curiosidade natural da idade. Achei fantástico!
Gostei também pelo fato de ser uma ficção, por estar ligada não apenas ao plot do livro e pela ideologia criada para o personagem, o livro traz outros assuntos bem mais ligados a realidade cotidiana, como a família, os relacionamentos, a concretização de objetivos, doença psicológica, a influência da segurança em relação à criança, um pouco de drama e mistério, descobertas inusitadas e inesperadas e amizade. O autor conseguiu passar tantos ensinamentos e reflexões que torna o livro fascinante.
Algumas coisas não achei tão legais... O fato de uma criança fazer uma viagem tão longa, sozinho, apenas com um cachorro e ninguém perceber, é intrigante e angustiante, mesmo que ele tenha encontrado pessoas muito boas durante o caminho, algo que talvez não seja tão real, porque hoje a maldade impera, principalmente em relação a crianças. Até entendi o distanciamento do irmão que teve de ir trabalhar em outro estado para poder sustentar a família, porém, ele não se interessar pelo que acontece com o irmão e com a mãe, não consegui engolir mesmo, o bom foi que ele pode reconhecer seu erro e mudar.
E por esses pequenos detalhes essenciais, não dei uma nota mais alta, o que não quer dizer que a leitura  é ruim, muito pelo contrário, é uma leitura deliciosa, interessante, intrigante e carregada de ensinamentos que afloram os sentimentos intrínsecos de cada um.
Mais que recomendado!

NOTA : 4,50  DE 5,00

Resultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJIS



SOBRE O AUTOR:

Jack Cheng

Jack Cheng nasceu em Xangai, mas mudou-se para os Estados Unidos ainda criança. Trabalhou por dez anos com tecnologia e publicidade. Vejo você no espaço é seu primeiro livro para jovens.

CHEIRINHOS

RUDY




19 comentários:

  1. Adorei!! Gostei muito da temática do livro e já quero ler.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa!
      Espero que consiga ler, é lindo!
      GRATIDÃO!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Olá Rudy!!
    Adoro livros Infanto Juvenil e amei a resenha, achei muito interessante o livro ser escrito de forma gravada pelo protagonista, acho que não li nenhum livro dessa forma, também não gostei do fato do Alex fazer a viagem sozinho, só com o cachorro e ninguém perceber, acho que meio fora de realidade, mas mesmo assim gostaria de ler!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Achei fantástica a idea do autor de tornar os capítulos 'gravados' pelo protagonista.
      Força e fé!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Maus uma bela postagem!
    Coisas de uma Vida
    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha visto a capa desse livro pela net, mas não sabia exatamente do que tratava. Imagino que seja uma leitura que conquista o leitor, afinal uma criança e um cachorro não tem erro. É legal o enredo acabar despertando temas como esse afastamentos parentes, pelo menos trouxe uma mensagem no final, com ela reconhecendo o erro. Gostei dessa forma de narrativa. Já li um livro que em grande parte também erra narrado assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Se tiver oportunidade, leia, vale a pena.
      Força e fé!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Adorei muito esse livro, lindíssima!
    Também não engoli todo o desinteresse do irmão.
    Achei o Alex tão puro, sofrido, mas ainda assim, muito feliz e amoroso. Que exemplo!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. O jeito do personagem me lembra muito os personagens de um livro que li e amei. Até a questão de viajar sozinho.
    Achei a premissa bem amorzinho e me deixou com uma vontade imensa de ler. Amor leitura infanto-juvenil.
    Amei sua resenha, Rudy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Também lembrei de um outro livro que li, mas apesar das personagens serem parecidos, a história é diferente.
      Força e fé!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. O Livro é muito lido e eu fiquei impressionada o quão rápido eu consegui finalizar a leitura desse bebezinho. Amei muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina!
      fiquei tão entretida também que li rapidinho, é lindo, ne´?
      Força e fé!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Oiii ❤ Ahhh, esse livro parece uma graça! Histórias focadas em crianças geralmente são. Fico feliz que o autor tenha passado vários ensinamentos com o livro, acho isso muito importante, pois como é um livro infanto-juvenil, muitas crianças lerão.
    Gostei que o livro foca em astronomia, que o personagem continua sendo como é, mesmo durante a passagem de tempo, e que mostre que família precisa ser construída.
    Adoraria poder fazer essa leitura, que parece ser encantadora.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  9. Olá! ♡ Que capa fofa, adorei! ♡
    Achei bem interessante que o livro é narrado por gravações que o protagonista faz para enviar ao espaço.
    Gostei bastante dos temas abordados no livro!
    Parece mesmo uma leitura cheia de ensinamentos,adorei!
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy