09/01/2019

RESENHA #02 - “O VAMPIRO REI I” (LITERATURA NACIONAL)


LIVRO: “O VAMPIRO REI” (LITERATURA NACIONAL)
SÉRIE: VAMPIRO REI
VOLUME I
AUTOR: ANDRÉ VIANCO
EDITORA: NOVO SÉCULO
 PÁGINAS –408
  EDIÇÃO 2009
CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA
ASSUNTO: FANTASIA
ISBN: - 978-85-7679-004-4

O Vampiro Rei

CITAÇÃO:

“[...] Vivia bem assim. O pior que lhe tinha acontecido fora uma picada de cobra há uns sete anos. Não precisou ir até o Butantã pata tomar vacina nem recorrer `Esperança, nem inflamou. Mais  um dos mistérios pós -Noite Maldita. Seu apego àquele lugar rendera frutos à propriedade. [...]” (pág. 90)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Confesso que para mim, essa capa é uma verdadeira incógnita, sério mesmo. A primeira impressão que tive foi de uma boca aberta cheia de dentes, depois achei que era a entrada de uma caverna escura com fogo, portanto não sei, deixo para que  percebam o que é. E por isso mesmo que não gostei muito.
Feita por: Christian Pinkovai.

NOTA: 3,00 DE 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são brancas com letras pretas um pouco abaixo da média, o que dificulta um pouco a leitura, pelo mennos para mim dificultou.
Conteúdo: dedicatória; agradecimentos; são trinta e oito capítulos apenas numerados; e, outros títulos do autor.
Supervisão editorial: Silvia Segóvia.
Editoração eletrônica: Sérgio Gzeschnik.

NOTA: 3,50  DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em terceira pessoa.
As descrições do ambiente e pessoas muito bem escritas, ao ponto do leitor se imaginar estar participando de todo enredo.
A linguagem é um tantinho mais culta que o normal, o que enriquece o conhecimento.
Uns poucos erros ortográficos.
Revisão feita por: Ruy Cintra Paiva, Daniela Nogueira e Sandra Garcia Cortes.

NOTA:  4,80 DE 5,00

CITAÇÃO:

“[...] Apesar da luz do dia, não faziam ideia do que encontrariam nas imediações da rua Santa Efigênia. Os prédios enegrecidos pelo fogo descontrolado, que consumira parte deles, estariam lá, chamuscados e tingidos com longas línguas negras desenhadas pela fumaça. [...]” (pág. 215)

SINOPSE:

“Lúcio, o escravo de Cantarzo, carrega seu mestre vampiro encerrado numa caixa de madeira. Sua missão é levá-lo até Tereza, uma bruxa que vive ao norte do Brasil, que fará com que Cantarzo desperte e se torne o rei dos vampiros. Com poucas pistas sobre o real paradeiro da tal bruxa, o lacaio do vampiro começa uma jornada que trará resultados nefastos caso alcance seu objetivo. Do lado dos humanos, bento Lucas faz crescer em seus semelhantes a chama da esperança, empurrando-os pelos trilhos da reconquista do país até então assolado pelos inimigos noturnos. Os destinos de Lucas e de Cantarzo estão a ponto de se cruzar e nas páginas de 'O Vampiro-Rei', o leitor se encontrará com um mundo fantástico e assistirá de camarote todo o desenrolar dessa saga inigualável.”

CITAÇÃO:

“Um vento forte e rascante levava ligeiro os grãos de areia branca que formavam o areião. Amontoava-se aquela areia fina nos muitos montes de cinzas ao redor dos muros. Alguns deles ainda fumegavam naquele triste e silencioso alvorecer. As torres de vigia de São Vitor estavam desertas, vazias de sentinelas. Sobre os muros, apenas quatro soldados que mantinham corajosamente os fuzis apontados para o nada. [...]” (pág. 344)

RESUMO SINÓPTICO:

LÚCIO é escravo do CANTARZO e está encarregado de levar seu caixão  até a Bruxa Tereza, para que possa reaviva-lo. Tem a esperança de conseguir a eternidade cumprindo sua missão.
BENTO LUCAS  conseguiu cumprir os três milagres da profecia, juntando os 30 Bentos. Conseguiram dizimar centenas dos vampiros e durante à noite, devido a ajuda do TUPÃ que emitia uma facho de luz como se fosse o sol e exterminava os vampiros.
Os vampiros remanescentes, recebiam orientações mentais de Cantarzo e tinham de acatar as ordens do Vampirão, mesmo que por vezes não quisessem fazê-lo.
Os confrontos entre humanos e vampiros eram constantes, embora todos soubessem que O grnde conflito ainda estava por vir. Ambos os lados de reorganizavam e se juntavam para se enfrentarem.
Tudo isso  ambientado em estados brasileiros...


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:


Não sei se sabem, mas sou uma eterna fã dos vampiros e os livros que trazem o tema, já fizeram parte durante muito tempo em minha vida. Acho que são fantásticos bem elaborados, independente da abordagem dada pelo autor. Dito isso, devo dizer que os vampiros desse livro são muito violentos e sanguinários, e, muito inteligentes.
Embora seja o volume 1, durante a leitura, alguns pontos davam a entender que já havia uma história anterior e daí fui pesquisar. Na verdade esse é o segundo livro de uma trilogia. Mesmo com as sugestões de algo anterior, dá para ler tranquilo sem ter lido o primeiro.
Uma das coisas que mais gostei foi a linguagem. O autor tem uma linguagem mais elaborada, digamos assim, mesmo que de fácil entendimento e concatenação das passagens e diálogos muito bem feitas, agregando conhecimento, um ponto valioso do livro.
O enredo é bem elaborado com toda uma mitologia vampiresca inigualável e a forçaa dada aos humanos para exterminação dos vampiros, achei fenomenal. As personagens todas tem seu papel definido no livro, mesmo as que aparecem de forma esporádica, tornando-os fortes e imprescindível.
E se gosta de ação, não falta. Sempre há uma grande movimentação nas páginas, seja por causa dos conflitos, seja pela reunião das pessoas e/ou vampiros, várias surpresas inesperadas, conflitos entre os da sua própria espécie, os milagres, os nascimento dos novos Bentos, enfim, muita agitação, luta e rivalidade.
Claro que em sendo uma série, algumas pontas ficam soltas e sem respostas por enquanto, acredito que no próximo livro, que já tenho aqui, as respostas virão. Depois vou ver se consigo o primeiro livro.
Para quem gosta de uma ficção fantasia bem escrita e elaborada, o livro é perfeito em termos de conteúdo e vitalidade. E a corroboração disso é a quantidade de edições e reimpressões do livro, esta é a 7ª.
Recomendo!

NOTA : 4,60  DE 5,00

Resultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJIS

SOBRE O AUTOR:



André Vianco é um romancista, roteirista e diretor de cinema e de televisão brasileiro. Especializado em literatura de terror, sobrenatural, de baixa fantasia e vampiresca, alcançou a fama em 1999 com o romance Os Sete, tornando-se um best-seller.

CHEIRINHOS


RUDY




17 comentários:

  1. Parece ser um bom livro. A temática é boa. Gostei bastante.
    Espero poder ler em breve. Estou adorando conhecer novos livros e novos autores brasileiros. Oportunidade maravilhosa.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa!
      Tão bom valorizar nossos autores nacionais.
      Força e fé!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Olá Rudy!!
    Também sou fã de livros de vampiros, simplesmente adoro!!
    Adoraria ter a oportunidade de ler e conferir, toda a ação que o livros traz, não conhecia essa trilogia e também não conhecia o autor!! Gostei muito da resenha, Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Se é fã desses seres malignos maravilhosos, sei que irá gostar.
      Força e fé!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Então somos duas, Rudy. Também sou apaixonada por vampiros. Estou sempre assistindo e lendo filmes e livros com o tema.
    Gostei bastante da premissa desse livro e vou procurar a trilogia...se tiver em pdf, melhor ainda... kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Nem sei se tem em pdf, mas foi boa sua ideia, vou começar a relacionar onde pode encontrar o livro,, valeu!
      Força e fé!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Também gosto bastante de livros de vampiro, principalmente a saga Crepúsculo, o povo fala mal, mas adoro demais!
    Quero ler mais os do André Vianco esse ano, li só um dele, mas que não era de vampiro e amei.
    Esse parece ser bom, o legal é que é trilogia, então a gente termina logo a série.
    A escrita e a criatividade do autor parece ser grande e cheia de reviravoltas e surpresas, teorias...
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Deixa a gente tenso, pregado na leitura.
      Vou ver se leio o outro.
      Domingão de luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Rudy, realmente essa essa série faz bastante sucesso, mas ainda não li nenhum. Que curioso mesmo sendo o volume 1 ter tido um livro anterior. Eu também gosto muito de enredos com vampiros. Quando à capa, também não consigo ter ideia do que seja pela foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Ainda quebrando a cabeça para entender a capa...kkkk
      Muito bom o livro, espero ler o outro mês que vem.
      Domingão de luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Oi Rudy até um tempo atrás eu era bastante foto de Vampiros mas desde que eu Li a série Crepúsculo dá Stephanie Meyer e peguei uma pequena versão a esses seres místicos mas eu sei que esse livro faz muito sucesso aqui no Brasil pois já vi vários blogs resenhando eles e enaltecendo a escrita do autor quem sabe de uma chance a essa leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina!
      Pois sou apaixonada pelos vampiros...kkkkk
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Oiii ❤ Gostei que toda essa trama envolvendo vampiros se passa no Brasil, já que é raro ver histórias de vampiros ambientadas em nosso país.
    Bom saber que a mitologia da obra é bem trabalhada, acho isso muito importante.
    Legal que a escrita do autor seja mais elaborada, mas de fácil entendimento.
    Nunca li nada do autor, mas agora estou curiosa para ler algo dele.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  8. Olá, Rudy! ♡ Gostei bastante da premissa, mas confesso que achei essa capa feia, acho que poderiam ter caprichado mais nela.
    Não gostei muito que o livro tem folhas brancas e letras abaixo da média, pois isso de fato pode atrapalhar a leitura.
    Adoro tramas com vampiros, seja em livros, filmes, séries, é um tema que sempre me atrai, pois geralmente vem acompanhado de muita ação.
    Adorei saber que o enredo é bem elaborado. Estou curiosa para conferir a mitologia vampiresca que o autor criou.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa!
      Adoro livros de vampiros esse é muito bom, espero poder ler a continuação em breve.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy