08/09/2019

RESENHA #40 - “MENTIRINHAS INOCENTES” - LAUREN CONRAD


 LIVRO: “MENTIRINHAS INOCENTES”
TÍTULO ORIGINAL: “SWEET LITTLE LIES”
SÉRIE: L.A. CANDY
VOLUME 2
AUTORA: LAUREN CONRAD
TRADUTORA: ANA CAROLINA MESQUITA
EDITORA: GALERA RECORD
 PÁGINAS –304
  EDIÇÃO 2012
CATEGORIA: LITERATURA JUVENIL AMERICANA
ASSUNTO: ROMANCE ADOLESCENTE
ISBN: - 978-85-0109-408-7

Mentirinhas Inocentes

CITAÇÃO:

“Além do mais, o último episódio da temporada estava chegando. Depois, quem saberia o que reservava o futuro? [...]” (pág. 146)

“’Compreensiva. Boa.’ As palavras grudaram na garganta dela e quase a fizeram engasgar.[...]” (pág. 168)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Balinhas brancas e cosas com palavras carinhosas.
A capa é bem bonitinha e doce.
Adaptação da capa: do original de Sasha LLinngworth.

NOTA: 4,80  DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas com letras medianas tipologia Minion Pro.
Conteúdo: dedicatória; prólogo Gossip; quarenta e dois capítulos numerados e com títulos; e, agradecimentos.
Composição do miolo: Abreu’s System.

NOTA: 4,50 DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa descritiva  em terceira pessoa e com muitos diálogos, já que é tipo um reality show.
A linguagem é bem simples para atingir mesmo o público alvo adolescentes juvenis, o entendimento é fácil e com dinâmica rápida para leitura.
Alguns pequenos erros de ortografia e concordância.

NOTA: 4,20  DE 5,00

CITAÇÃO:

“Agora ela só precisava consertar as coisas com Jane. Então tudo voltaria ao normal.[...]” (pág. 246)

“Tinha sido uma noite longa, mas valera totalmente a pena. [...]” (pág. 257)


SINOPSE:

“Jane Roberts era uma garota normal até que ela e sua melhor amiga, Scarlett Harp, começaram um reality show, “LA Candy”. Agora, as meninas têm um acesso livre ao melhor de Hollywood. Mas há mais na vida em frente as câmeras do que apenas festas e compras. . . .
Quando fotos picantes de Jane vazam na imprensa, ela se encontra no centro de um escândalo nos tabloides Ela pede ajuda para Madison Parker sem saber que ela está tramando nos bastidores. Ela pode ser ombro de Jane para chorar, mas Madison realmente quer ajudar Jane?
Scarlett tem seu próprio escândalo para cuidar. Ela se apaixonou por alguém que é estritamente fora dos limites — o que significa que Scarlett tem um grande segredo para manter. . . das câmeras do “LA Candy”, dos paparazzi que ficam envolta do seu apartamento, até mesmo de sua melhor amiga…
É claro, nada permanece em segredo por muito tempo para as estrelas do mais novo seriado de TV, e todo esse drama não poderia ser melhor para o ibope. Mas pode Jane sobreviver mais uma temporada no centro das atenções?”

CITAÇÃO:

“Por outro lado, talvez fosse hora de parar de varrer as coisas para debaixo do tapete. Ela havia encarado a verdade sobre Jesse. Deveria encarar a verdade sobre aquilo, também.” (pág. 271)

RESUMO SINÓPTICO:

A sinopse está bem definida e não preciso fazer resumo da história.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Vou começar dizendo que não sou adepta de reality shows, me desculpem aqueles que gostam de acompanhar, mas acho sempre muita ‘baixaria’, tem edições que cortam o contexto de tudo e transmitem apenas o que eles acreditam que vai chamar a atenção do público, sem contar que nos bastidores, não é nada do que aparece na frente das câmeras. Acho muito invasivo.
Dito isso o livro é um reality show escrito, contando sobre a vida de uma das personagens, seu dia a dia com as amigas, relacionamentos e alguns ‘figurantes’ que incorporam a trama. E embora tenha feito a leitura rapidinho e tenha lido por acreditar que não devemos ter preconceito na leitura (nem em nada na vida) e também porque li em Maceió, onde a opção de livros para leitura foram bem escassas, li, porém não foi uma das minhas melhores leituras. Não li o primeiro livro e possivelmente não o lerei, nem o terceiro.
O que achei de positivo foi o fato de falar sobre amizade, mesmo que algumas traiçoeiras; mostrar toda a realidade que tem na construção de um reality show televisivo (como falei no parágrafo de início), comprovando que tudo é uma montagem para se obter sucesso; o arrependimento de alguns fatos decisivos que influenciaram em toda a trama; enfim, as personagens bem construídas e a mensagem que o livro passa.
Os pontos que não me agradaram muito, já expus, a exposição do dia a dia de uma pessoa que deve ser sufocante, a maldade e a ambição de determinadas personagens e todo mundo que envolve uma produção desse nível. Achei que a autora buscou o caminho mais fácil, sem muita incrementação e/ou suspense durante o livro.
Recomendo a leitura para aquelas pessoas que gostam de uma diversão sem muitas expectativas, para um público mas juvenil e que gosta desses disse-me-disse que acontece entre os mais jovens sem muita maturidade e claro, quem gosta de acompanhar um reality show.

NOTA : 3,50 DE 5,00

Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILE
Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para ILUSTRAÇÃO DE SMILES

SOBRE A AUTORA:

Foto -Lauren Conrad

Lauren Conrad (1 de fevereiro de 1986) muitas vezes citada como "LC", é uma personalidade de televisão americana, atriz ,modelo e uma aspirante a designer de moda. Ela é mais conhecida pelo reality show da MTV Laguna Beach: The Real Orange County e pelo seriado The Hills, que mostra sua vida pessoal e profissional, como ela prossegue uma carreira na indústria da moda.
Em 2009 Lauren lançou o primeiro livro, "L.A.Candy", que ficou em 1° lugar na lista dos mais vendidos do New York Times. O livro conta a história de Jane Roberts, uma jovem de 19 anos que se muda para Hollywood e se transforma na estrela de um reality show. Este foi primeiro de três livros. Em 2010 ela lançou o segundo livro "Sweet Little Lies" que também ocupou a 1° posição do New York Times.

CHEIRINHOS


RUDY




21 comentários:

  1. Olá Rudy! Essa é a primeira resenha que leio desse livro, não curto muito reality show, achei a história muito bobinha, não fiquei interessada em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi!
      É bobinha mesmo, mas teve muita gente que gostou...
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Olá, Rudy! ♡ Também não gosto de reality show, é muito invasivo mesmo e nada é como mostram pra gente. A premissa do livro não chamou minha atenção, apesar de eu gostar de livros em que trabalham bem a amizade.
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa!
      Gosto também de assuntos como amizade.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Não é meu tipo de livro, também não gosto de reality, parece ser uma leitura leve, descontraída, sem personagens bem elaborados e sem uma trama emocionante.
    Acho que deve ser bom de ler só pra se distrair, aliviar a mente de uma leitura mais complexa.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      É uma leitura que distrai, mas não é muito minha praia.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Oiii ❤ Também não sou fã de Reality Show, já que acho que muito do que mostra é encenação e, que nem você disse, fora do contexto. Além de eu achar incômodo as câmeras mostrando momentos pessoais das pessoas.
    Achei a ideia legal, já que nunca li um livro do tipo, mas é uma pena que a história pareça previsível, sem muitos acontecimentos marcantes.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane!
      Tem gente que gosta desse tipo de livro, mas não é para mim.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Olá Rudy!!
    Também não gosto de reality Show, acho que é muita encenação e só mostram oque realmente vai chamar a atenção do público!! Achei o livro meio sem emoção, mesmo gostando de livro que abordão amizade, não fiquei empolgada para ler!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      O livro tem pouca emoção mesmo, na minha opinião, mas muita gente gostou...
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. De vez em nunca eu assisto algum reality...e só constato que é num reality que conhecemos a pessoa, de fato. O que os participantes fazem por dinheiro é assustador.
    E baixaria é o que mais tem.
    Agora, sobre o livro... se assistir um reality já é maçante...imagina ler? Kkkk Deus me free. É justamente o tipo de livro que eu não leria.

    ResponderExcluir
  7. Sempre com interessantes postagens!

    -
    Nostálgica Viagem...
    Beijos, e um excelente dia!

    ResponderExcluir
  8. Olá Rudy!
    Fiquei um tanto curiosa pelo livro mas ainda sim não sei se leria. Gosto de Reality mas depende deles. O livro mostra-se ter uma premissa boa e espero que em algum momento eu possa ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lily!
      É bem como falei, é questão de gosto., para quem gosta, é muito bom.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Hoje assisto bem menos por falta de tempo, mas confesso que os reality shows acabam viciando como as ditas novelas da vida real. Acho que depende muito da forma como a gente acompanha, mas se passarmos a identificar algumas das nossas atitudes naquelas pessoas, podemos refletir e melhorar a própria vida. Não conhecia esse livro, acho até interessante se a ideia fosse explorada de forma mais profunda e tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Muitas pessoas gostam de acompanhar e não as recrimino, eu que não gosto mesmo, prefiro um bom filme...kkk
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Eu também não sou muito de acompanhar reality show, então acredito que o livro não vai me chamar tanta a atenção.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rudy! O livro parece ser bem voltado mesmo para o público adolescente. Não curto tanto. Apesar de gostar de reality shows, o livro não despertou meu interesse.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy