24/10/2019

RESENHA #51 - “MENINA BOA MENINA MÁ” - ALI LAND


LIVRO: “MENINA BOA MENINA MÁ”
TÍTULO ORIGINAL: “GOOD ME BAD ME”
AUTORA: ALI LAND
TRADUTORA: CLAUDIA COSTA GUIMARÃES
EDITORA: RECORD
 PÁGINAS – 376
  EDIÇÃO 2018
CATEGORIA: ROMANCE INGLÊS
ASSUNTO: THRILLER PSICOLÓGICO/SUSPENSE
ISBN: - 978-85-0110-955-2

Menina Boa Menina Má

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Toda dourada (linda) com uma garota na capa mostrando apenas parte do rosto e olhar.
Design original de superfantastic.

NOTA: 5,00 DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são levemente amareladas e com letras pretas um pouco acima da média que facilitam a leitura.
Conteúdo: dedicatória; pensamento; prólogo; quarenta capítulos numerados; e, agradecimentos.
Editoração eletrônica: Abreu’s System.

NOTA: 4,80  DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em primeira pessoa pela protagonista, até tem um mantra que ela fala no final de cada capítulo e diálogos complementares.
Confesso que no início a linguagem ficou um tanto desconexa, depois que pega o jeito, dá para ver a dinâmica da escrita e tudo passa a ser mais claro.
Alguns pequenos erros de ortografia e concordância, não sei se foi devido a tradução ou não.
Preparação de original: Flavia de Lavor.

NOTA: 4,50 DE 5,00

CITAÇÃO:

“-ÀS VEZES, AS PESSOAS NÃO SÃO O QUE DIZEM SER.” (PÁG. 100)


SINOPSE:

“Os corações das crianças pequenas são órgãos delicados. Um começo cruel neste mundo pode moldá-los de maneiras estranhas Nome novo. Família nova. Eu. Nova. Em folha. A mãe de Annie é uma assassina em série. Um dia, Annie a denuncia para a polícia e ela é presa. Mas longe dos olhos não é longe da cabeça. Os segredos de seu passado não a deixam dormir, mesmo Annie fazendo parte agora de uma nova família e atendendo por um novo nome — Milly. Enquanto um grupo de especialistas prepara Milly para enfrentar a mãe no tribunal, ela precisa confrontar seu passado. E recomeçar. Com certeza, a partir de agora vai poder ser quem quiser... Mas a mãe de Milly é uma assassina em série. E quem sai aos seus não degenera...”

CITAÇÃO:

“[...] A dor faz isto: envelhece a gente com seu horror, mas também nos torna pequenos, de volta a um estado no qual queremos ser mimados e protegidos do mundo. [...]” (págs. 347/348)

RESUMO SINÓPTICO:

ANNIE está com 15 anos e após vários anos vendo a mãe e um grupinho de amigos torturarem e matarem crianças, ao todo 9, sendo o último DANIEL, um garoto que ela conhecia do trabalho da mãe que ‘fingia’ proteger mulheres abusadas pelos companheiros, bem como a maltratando e obrigando a fazer coisas inimagináveis, não suportou e resolveu entrega-la para polícia.
Annie não é uma criança dentro dos padrões ditos como ‘normais’, passou por muita coisa e depois que o irmão aprontou para ser preso, porque também não suportava mais os maus tratos que a mãe causava nos dois. Ela acabou assumindo as atividades pouco convencionais que o irmão fazia, como esconder os corpos das crianças mortas no porão, ficar observando as torturas por um buraco na parede e muitas outras coisas horripilantes.
Como ela vai ter que depor contra a mãe no tribunal, os médicos que a estão acompanhando, encontram uma nova família temporária para que ela fique até o julgamento, nova escola, novo nome, agora passa a se chamar MILLY e tem de enfrentar ainda PHOEBE, a filha do casal que a está abrigando e tratam com carinho e atenção. Phoebe vive enciumada e tenta prejudicar Milly de várias formas, mas ela não a conhece realmente, não sabe do que ela é capaz e de quem é a mãe dela, que por sinal, fica ‘conversando’ com Milly dentro da cabeça dela, um inferno total.
Milly gosta da nova família e vai tentar fazer tudo que é possível para não ser enviada à outra família temporária...

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Serei bem franca nessa resenha, sempre sou, mas acredito que esse livro não é para qualquer pessoa. É um livro tão FORTE que dói no coração e na alma, ainda mais por saber que deve existir esse tipo de história em algum lugar e nenhuma criança merece passar por tudo que a protagonista passa, mas também, tudo que ela passou, a tornou um tanto desajustada, embora seja inteligente e muito astuta.
O livro mostra também que não apenas uma criança que viveu em um lar desajustado pode ser má. A ‘irmã’ temporária dela, é aparentemente mais má do que ela, inclusive com outras pessoas, não somente com a protagonista. Algo tão visceral e doloroso, que dá aquela sensação de terror, é um verdadeiro thriller psicológico que nos faz ficar tensos e querer saber até onde vai tudo, como tudo irá acabar.
Na verdade no início da história, fiquei bem tentada a dar um tempo, porque não conseguia entender o que estava acontecendo, a forma como a narrativa se desenrolou no começo me confundiu um pouco, porém, como sou persistente, continuei e aí tudo começou a se encaixar e ir fazendo sentido, tornando a leitura cada vez mais interessante e angustiante.
Fazia tempo que não lia um livro que mexia tanto comigo em termos psicológicos, porque pude perceber, mesmo já sabendo que existia, que as pessoas tem sempre dois lados e dependendo de suas histórias de vida, um pode ser mais bem desenvolvido do que o outro e o quanto isso pode ficar dentro da mente de uma pessoa, perturbando-a ao ponto de achar que o que está fazendo é correto. Só lendo o livro para entenderem o que estou falando.
Recomendo sim o livro, mas leiam apenas se estiverem preparados psicologicamente para ler sobre situações bem escabrosas.

NOTA : 4,50 DE 5,00

Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILE

SOBRE O AUTORA:

Foto -Ali Land

Depois de se formar em Saúde Mental na faculdade, ALI LAND passou uma década trabalhando com crianças e adolescentes em hospitais e escolas no Reino Unido e na Austrália. Hoje, é escritora em tempo integral e mora em Londres.

CHEIRINHOS


RUDY




27 comentários:

  1. Eu amo thriller psicológico, mas não sei se leria esse livro. Parece ser bem pesado e eu choro com muita facilidade.
    Parece ser bem interessante, mas no momento eu não leria.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Estimular a leitura sempre.

    Te convido para ler: 😎 Contemporize. Coloque a maçã na gaveta.
    Um abraço. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio!
      Vou lá, pode deixar.
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Olá Rudy! Curto muito um trilher psicológico e tem uma trama bastante interessante, porem parece bem pesado e no momento estou preferindo um leitura mais tranquila.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi!
      Também nem pensava que fosse tão forte, mas consegui sobreviver.
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Olá Rudy!!
    Eu adoro thriller psicológico, mas esse pela resenha me pareceu muito pesado, mas fiquei com vontade de ler e conhecer os dois lados da mente da ANNIE/MILLY .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Pesado mas bom, leia sim quando puder.
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Oiii ❤ Nossa, deve ser perturbador e angustiante ler como foram os anos de Annie com a mãe, tendo que vê-la praticando atrocidades com crianças. Não consigo nem imaginar como uma criança absorve uma coisa dessas.
    Fiquei bastante curiosa para saber com detalhes como tudo isso foi para Annie, mas acho que não tenho psicólogico para ler algo assim.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane!
      É muita tortura tanto física e principalmente psicológica.
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Olá, Rudy! ♡ Eu gosto muito de thriller, mas acho que não conseguiria encarar esse, pelo menos não nesse momento, parece um livro muito forte.
    De fato, nenhuma criança merece passar por tudo que a protagonista passou, ela era tão pequena e teve que conviver com uma mãe tão cruel.
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa!
      Leia apenas quando achar que está pronta para as atrocidades que vai encontrar.
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Adorei sua resenha, Rudy!
    Eu não gosto muito de thriller mas esse parece muito bom, que nos toca profundamente, causando dor, repulsa, triste e choca.
    Bom quando marca né kkkk
    Assim que der lerei!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Choca de verdade e vale a leitura.
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Olá Rudy!
    Já tinha visto esse livro mas nunca parei para ler em relação a ele. Agora, lendo aqui fiquei bastante curiosa e interessada pela leitura mas como você diz tem que saber que a leitura não é para qualquer que um. Espero conseguir ler algum momento.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lily!
      Tem de escolher o momento certo para ler.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Deve ter sido bem difícil mesmo para a protagonista viver todos esses anos com a mãe. E mesmo indo para um lar temporário não tem sossego.
    Realmente, só sendo forte para ler um livro como esse.
    Não curto thriller, sendo que nunca peguei um para ler, então não sei se esse seria um livro que colocaria na minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiolla!
      É bem macabro mesmo tudo que ela passou.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Quero ler, com certeza! Adoro thriller psicológico e suspense. Lembro que a primeira vez que vi uma criança sendo realmente má fiquei chocado. Foi no filme O anjo malvado, com macaulay Culkin. Mesmo com esse início que parece deixar a leitura um pouco pesada, o livro parece muito interessante. Coloquei na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      É bom, mas é pesado.
      Também fiquei chocada quando um pequeno vizinho de 7 anos, pegou um pintinho e quebrou o pescoço dele. Conversei com os pais para que procurassem ajuda porque ele tinhas tendências para a maldade sociopata...um horror!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Bem,Rudy não curto trilher psicológico apesar de ter uma trama bastante interessante, mas me parece bem pesada preferindo um leitura mais tranquila ainda não estou preparada para esse tipo de leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Lucia!
      É bem pesado mesmo e não é leitura para todos, tem de gostar.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  12. Oi rudy esse livro parece ser bem angustiante acho que vale a leitura beijos

    ResponderExcluir
  13. Nossa que história forte desse livro, realmente não é para qualquer um, e é triste saber que isso ocorre por ai, ou seja, faz parte da realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcy!
      É uma história bem forte mesmo.
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  14. Oi, Rudy! Thrillers psicológicos despertam sempre meu interesse. Esse parece ser bem forte, realmente. É o tipo de história que mexe com o leitor e deixa marcas, com certeza.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy