14/11/2019

RESENHA #56 - “DE AMOR E OUTRAS INSANIDADES” (LITERATURA NACIONAL) - CHRISTIAN PETRIZI


LIVRO: “DE AMOR E OUTRAS INSANIDADES” (LITERATURA NACIONAL)
AUTOR: CHRISTIAN PETRIZI
EDITORA: CLUBE DE NOVOS AUTORES
 PÁGINAS – 246
  EDIÇÃO 2019
CATEGORIA: CONTOS BRASILEIROS
ASSUNTO: CONTOS DE SUSPENSE E MISTÉRIOS
ISBN: - 978-10-8207-669-5

DE AMOR E OUTRAS INSANIDADES

CITAÇÃO:

“Mas as recordações não duraram muito, porque um barulho de talher caindo no chão desviou sua atenção do experiente casal de namorados. Ele se virou para trás e observou a ruiva que se abaixava para pegar o garfo caído. Em seguida, o garçom apareceu e fez a troca do talher por outro igual e limpo. A jovem deveria ter aproximadamente uns vinte e cinco anos e estava vestida de modo bastante discreto, com uma blusa de moletom azul marinho sobre uma relativamente justa calça jeans no mesmo tom. Só não parecia estar bem, como ele podia observar. Ela apoiou o cotovelo direito na mesa e começou a massagear o centro da testa com a ponta do dedo indicador. [...]” (Conto: Assassinato online - pág. 05)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Pequenas flores brancas como se saíssem do solo. Fundo todo preto.
Capa bem delicada no meu ponto de vista.

NOTA: 4,70 DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são brancas com letras acima da média.
Conteúdo: três contos intercalados.

NOTA: 4,50 DE 5,00

- ESCRITA:

As narrativas são em primeira pessoa pelos protagonistas dos contos.
A linguagem é acessível, em alguns trechos hilários e outros surpreendentes, alguns com termos mais ‘vulgares’(nada pernicioso ou em excesso, apenas bem incluídos no texto) e de fácil entendimento.

NOTA: 4,80 DE 5,00

CITAÇÃO:

“Assim que o despi, dei dois passos para trás e fiquei observando por um tempo o corpo sem vida que ainda me excitava mais que tudo, pois se conservava quase o mesmo de quando o via correr pelas estradas de Visconde, om apenas algumas rugas marcando sua face. Meu primeiro pensamento foi: já li tanto que os necrófilos perseguem profissões onde podem exercer suas preferências, e comigo, mais uma vez, veio tudo de bandeja, pelas mãos do destino.” (Conto: Josélia dos Caixões – pág. 87)


SINOPSE:

“Um jovem introvertido herda a funerária do pai, após se formar em Administração de Empresas. Sendo a única da cidade, o sucesso financeiro estaria garantido, não fosse a necrofilia o fetiche (ou parafilia) do qual tentava se livrar.
Um empresário estrangeiro vivendo em nosso país, há vários anos separado da mulher e filho. Fugir da solidão passou a ser seu objetivo quando conheceu uma nova companheira. Não estivesse sua razão tão afetada por esse mal, perceberia a cilada em que estava caindo, pelas mãos de uma mulher doente e que desejava apenas testar seus limites, cometendo o crime perfeito.
Dois rapazes solitários vivendo no fervilhante bairro boêmio da Lapa carioca. Um garoto de programa que decide mudar o rumo da sua vida e um mineiro fugindo de uma grave traição. O encontro marcado numa sala de bate-papo da internet foi o caminho escolhido para o encontro dos dois. Uma via que pode levar ao risco extremo quando não se conhece o verdadeiro passado das pessoas que encontramos pela frente.
Contos sobre Amor, Solidão, Irracionalidade e Horror.”

CITAÇÃO:

“-Não existe nada relacionado com mentiras ou deslealdade pra te contar. Aliás, eu falei que já tinha teclado outras vezes com outros caras em bate-papo. Contei inclusive que já estava saturado disso e quase deixei de falar contigo depois de me passar teu número de celular, pensando que você era mais um desses putos que inventam histórias na internet, mas que na verdade só querem uma foda pra se aliviarem no final da noite.” (Conto: Implacável sedução, inexorável solidão – pág. 196)

RESUMO SINÓPTICO:

O  livro consiste em três contos:
Implacável sedução, inexorável solidão = Dois rapazes solitários vivendo no fervilhante bairro boêmio da Lapa carioca. Um garoto de programa que decide mudar o rumo da sua vida e um mineiro fugindo de uma grave traição. O encontro marcado numa sala de bate-papo da internet foi o caminho escolhido para o encontro dos dois. Uma via que pode levar ao risco extremo quando não se conhece o verdadeiro passado das pessoas que encontramos pela frente.
Josélia dos Caixões = Um jovem introvertido herda a funerária do pai, após se formar em Administração de Empresas. Sendo a única da cidade, o sucesso financeiro estaria garantido, não fosse a necrofilia o fetiche (ou parafilia) do qual tentava se livrar.
Assassinato online =  Um empresário estrangeiro vivendo em nosso país, há vários anos separado da mulher e filho. Fugir da solidão passou a ser seu objetivo quando conheceu uma nova companheira. Não estivesse sua razão tão afetada por esse mal, perceberia a cilada em que estava caindo, pelas mãos de uma mulher doente e que desejava apenas testar seus limites, cometendo o crime perfeito.
De acordo com o autor os contos foram escritos entre 2012 e 2015 e eram em formato adaptado de pequenos romances.
“A decisão de reuni-los num só volume se deu pelas características comuns que os interligavam: a solidão doentia como pano de fundo em todas as tramas é a principal delas. A solidão que turva a razão na hora de escolhas. A solidão que enlouquece. A solidão que faz aflorar a psicopatia. Um mal cada vez mais presente em nosso meio cada vez mais virtual”.


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

Nem sei como começar essa resenha, juro... Tem livros que são tão interessantes e bons que fico sem palavras para descrevê-los, colocar meus sentimentos quando fiz a leitura, e esse é o caso aqui.
Tenho lido muitos livros de contos e o mais interessante é que cada um tem lá sua peculiaridade, seus temas, alguns com diversos autores, outro com apenas um, enfim, contos rápidos de serem lidos e outros um pouco mais longos. E o inusitado, aquilo que surpreende, conquista mais e mais... foi assim que me senti ao fazer a leitura: totalmente arrebatada pelos contos.
Um dos pontos mais importantes e que chamou minha atenção, foi o formato em que os contos estão dispostos. Eles não vem completos em uma única parte, eles vem intercalados: começamos a ler um conto, em seguida outro e o terceiro por último, um trecho de cada e depois continuam e continuam da mesma forma, trazendo grande ansiedade pela continuação, ao tempo que um suspense no que virá em seguida. Achei sensacional essa ideia. Claro que o leitor pode pular as páginas e ler cada conto na continuidade, porém não recomendo, porque o suspense não será o mesmo.
Outro ponto interessante, é a diversidade das personagens e seus ‘relacionamentos’, leiam sem preconceito e com a mente aberta, porque alguns poderão parecer chocantes, entretanto, mostram uma realidade, mesmo que não tão explícita na sociedade, porém com certeza acontecem. E o melhor.... os finais são completamente surpreendentes, de forma alguma imaginamos o fechamento de cada um, e, amo ser surpreendida.
Como recebi o exemplar 1 e não havia correção na diagramação, acredito que foi o único ponto negativo, mas não tira o brilho da obra desse excelente escritor e recomendo muito a leitura.
Tem outros livros do autor resenhado aqui no blog, espero que leiam as resenhas também. Obrigada.

NOTA : 4,70 DE 5,00

Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILE

SOBRE O AUTOR:


O mineiro Christian Petrizi é farmacêutico e bioquímico formado pela Universidade Federal de Ouro Preto e pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente vive e trabalha na cidade Rio das Ostras/RJ, onde também escreve.

Exemplar cedido pelo autor.


CHEIRINHOS


RUDY



32 comentários:

  1. Olá Rudy! Curto muito um livro de contos e esse parece ser bastante interessante, ainda não li nenhum livro desse autor, essa sua resenha me deixou super curiosa em conferi esses três contos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá! ♡ Ainda não conhecia nem o autor nem o livro, mas espero fazer essa leitura em breve!
    Gosto bastante de contos! Adorei saber que os contos são repletos de suspense e mistério. Já estou curiosa para conferir, adoro finais surpreendentes.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa!
      Espero que tenha oportunidade de ler, só entrar em contato com o autor para saber como adquiri-lo.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Oiii ❤ Achei interessante que esse livro parece tratar de temas que nunca li sobre. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas é bom saber que você gostou muito da leitura.
    Parece uma ótima leitura, ainda mais para quem curte livros de contos.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane!
      E como não gostar de contos bem escritos?
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Te entendo, amiga. Tem livros que são tão bons que fica bem difícil pôr em palavras e expressar o quanto a obra nos tocou.
    Gostei muito da premissa e to louca pra entrar e férias pra começar a ler meus amores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Tem autores e livros que nos conquistam totalmente que fico sem palavras.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Parecem ser bem escritos, originais e fluídos, mas acho que não lerei porque achei tudo muito chocante kkkkkkk
    Mas é bom pra variar, sair só da onda de romances né kkk
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Gosto de diversificar, inclusive com as coisas chocantes, valem a pena de serem conhecidas.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Eu sou um privilegiado! Acordar e receber uma análise e resenha tão completa, preparada com todo esse carinho, pela Rudy... Não tem preço! É um aval de uma leitora voraz e de qualidade. Muito obrigado ao Alegria de Viver e Amar, mais uma vez. Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Christian!
      Quem agradece sou eu o prazer de poder ler livro tão bom.
      Sucesso sempre!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Olá Rudy!!
    Não conhecia esse autor, adoro livros com contos, achei super interessante os contos virem intercalados, fiquei com muita vontade de ler e conhecer esses contos e esse final surpreendente que você falou!! Amei a resenha, Parabéns!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Rudy!
    Um livro bem interessante, fiquei bastante curiosa por ele, traz uma premissa boa. Não sou muito boa de contos mais alguns sempre me agrada.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lily!
      O bom dos contos é a diversidade, acabamos nos identificando com alguns.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Oi!
    Que legal esse "jogo" de intercalação entre as histórias. Nunca li um livro nesse formato, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovanna!
      É diferente e gostei muito, ficamos ansiosos para saber o que acontecerá.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Não conheço mas pela resenha sei que leria sim e um formato para mim novo talvez ate por isso tentaria ler sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Lucia!
      Gosto quando o autor inova e é o caso aqui.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. já li um livro do autor e gostei bastante da forma como escreve. Achei muito interessante a forma como distribuiu os contos nesse livro. É bem diferente e sai do comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Bom que gostou de outro livro dele e espero que leia esse.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  12. Confesso que contos não é um tipo de leitura que gosto muito de fazer, mas o gênero horror não me agrada nem um pouco, pode ser um preconceito de minha parte já que nunca peguei um livro desse gênero para ler.
    Mas confesso que no momento não seria uma opção de leitura, mesmo você falando bem do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiolla!
      É bom lermos oq ue mais gostamos, mas temos de estar abertos para o novo.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  13. Oi rudy sempre é bom ler gêneros diferentes e tenho certeza que este é um conto que vale a pena ser lido
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deise!
      Todos os livros do autor são bons.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  14. O livro parece um tanto interessante, vou procurá-lo para ler.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Rudy! Que livro interessante! Adorei a forma da estrutura narrativa, intercalando trechos dos contos. Achei genial! Quero mto ler.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy