O tema da nossa coluna Gêneros Literários de hoje é Fantasia!
Esse é um gênero da ficção que usa fenômenos sobrenaturais e mágicos, entre outros, como elemento primário do enredo. Muitas obras do gênero ocorrem em mundos imaginários onde há criaturas e itens mágicos, mas também pode-se misturar com realidade, como no caso de Harry Potter, que se passa em Londres, mesmo tendo um universo mágico por trás.
Neste gênero, o autor tem a liberdade de criar seus próprios mundos, com leis, regras e características que podem ser diferentes da realidade, onde exista a magia e/ou forças sobrenaturais.
Uma característica marcante da fantasia é a independência da ciência ou tecnologia como as conhecemos. Muitos mundos têm sua própria ciência, suas próprias tecnologias, não as possuem ou não se prendem tanto aos conceitos reais. A magia é um exemplo disso. A ciência diz que a magia não existe, entretanto, na fantasia podemos vê-la se manifestar livremente.
As histórias podem conter apenas criaturas humanas e seres do mundo real, quanto podem reunir criaturas como dragões, centauros, elfos e vampiros. Não é regra, então são vistos como elementos. São comuns: jovens guerreiros, magos, profecias, maldições demoníacas, lendas de dragões.
Esse é um gênero muito popular, que tem espaço em quase todas as mídias. Enquanto que a arte fantástica e os filmes de fantasia foram altamente bem-sucedidos, é na literatura e nos jogos eletrônicos que o gênero se expandiu mais e se diversificou.
É importante ressaltar a relevância dos jogos de fantasia para a popularização do gênero. O RPG de mesa, mais precisamente o famoso Dungeons & Dragons, foi o principal percursor da fantasia fora da literatura, mas que a usava de certo modo. No mundo dos games eletrônicos, ficou em evidência o japonês Final Fantasy, nome de peso, se tornando um ícone dos RPG eletrônicos. Devido a esses jogos, surgiu muito conteúdo artístico, literário e até musical. Passou-se a publicar livros fantásticos com base no universo dos seus jogos. Do mesmo modo, filmes baseados em livros de fantasia e séries de TV com essas temáticas também se tornaram populares.
A fantasia moderna, incluindo a mais recente, também criou muitos subgêneros sem ligação clara com o folclore ou a mitologia, embora a inspiração nestes temas continue. Há mais liberdade para se desenvolver algo nesse gênero. Os autores gostam da fantasia principalmente por poderem usar sua imaginação ao extremo para causar as mais diversas emoções em seus leitores.
Dentro da fantasia, existe vários subgêneros. São eles:
- Fantasia sombria (fantasia que envolve elementos do terror)
- Alta fantasia (fantasia que ocorre em mundos alternativos)
- Baixa fantasia (Fantasia que ocorre no mundo real)
- Fantasia romântica (fantasia com temas românticos, geralmente amor ou drama)
- Fantasia científica (fantasia com ficção científica)
E você? Curte o gênero? Conta pra gente que tipo de fantasia você gosta de ler e o que gostaria de encontrar no mercado brasileiro que ainda não foi publicado.
Até a próxima!
cheirinhos
Rudy
Aii amooooo fantasia!
ResponderExcluirFantasia e romântico são os meus preferidos!
Maravilhosos mesmo.
Bjs
Olá Rudy! Curto muito fantasia, gosto de todos esses subgêneros mostrados aqui, em especial a romântica e e a científica. Bjs
ResponderExcluirOlá Rudy!!
ResponderExcluirAdoro livros de Fantasia!
Fantasia Romântica é o que mais gosto!